Profile cover photo
Profile photo
UNESC NOTÍCIAS
11 followers
11 followers
About
Posts

Post has attachment
Estudantes do curso de Engenharia Civil da UNESC-Porto Velho realizam visita técnica à Britamar

Os estudantes do quarto período do curso de Engenharia Civil da UNESC-Porto Velho, visitaram, no dia 15 de setembro, a pedreira Britamar Extração de Pedras e de Areia, no município de Porto Velho.

A visita foi acompanhada pela professora Dra. Leidiane Caroline Lauthartte, docente da UNESC. A atividade proporcionou conhecer toda a logística e a operabilidade da Britamar Extração de Pedras e de Areia.

O empreendimento realiza a produção de britas que são um tipo de pedra extraída de áreas ricas em granito e calcário e as jazidas se diferenciam entre si pela proporção desses dois materiais. Do processo produtivo resultam diferentes tipos de brita: Pó de Pedra, Pedrisco Misto, Areia de Brita (tipo I e II), Brita Graduada, Rachão, Bica Corrida, Pedrisco Limpo, Brita 1, Brita 2, Brita 3, Brita 4 e Brita 5, cuja utilização varia de acordo com seu tamanho, em milímetros. A pedra britada (ou brita) integra o segmento do setor mineral que produz matéria prima bruta ou beneficiada (agregados) para a utilização da construção civil.

Além de ser um insumo fundamental na produção de concreto, a brita também é empregada em obras de saneamento, pavimentação, lastro de ferrovias, escoramento e drenagem. Segundo dados do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, a produção de pedra britada no Brasil é a segunda maior entre as substâncias minerais, ficando atrás apenas do ferro.

A atividade possibilitou aos estudantes informações sobre a importância de se conhecer o processo de britagem, classificação mineralógica, granulometria dos agregados obtidos a partir da fragmentação controlada da rocha maciça, bem como possíveis fatores impactantes ao meio ambiente no exercício da atividade.
PhotoPhotoPhotoPhoto
05/10/2018
4 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
Dia do Contador será comemorado na UNESC com Palestra sobre Perspectivas Profissionais

Na próxima terça feira (09/10), no Auditório da UNESC, às 19:00h, estará presente o empresário contábil Mateus Nascimento Calegari para abordar o tema “Perspectivas Profissionais/Iniciação e Gerenciamento de Escritório Contábil”.

Calegari, além de empresário do ramo da contabilidade, é Presidente da ASCONTACRE, Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/ACRE e Especialista em Contabilidade & Direito Tributário.

O evento, em alusão ao Dia do Contador, é fruto de importante parceria da UNESC com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RO) e tem como objetivo ampliar os horizontes dos acadêmicos e profissionais sobre as possiblidades de atuação no mercado.

O Presidente do CRC/RO, Joelso Tavares de Andrade, destaca que a busca por informações e atualizações é essencial tanto para os profissionais que já atuam no mercado como para os futuros profissionais da contabilidade, principalmente pela necessidade de sintonia com às novas técnicas de atuação em um ambiente cada vez mais digital.
Segundo os Diretores da UNESC, Professora Natividade Cury (Diretora Geral) e Antônio Carlos do Nascimento (Diretor Institucional), o Curso de Ciências Contábeis da Instituição tem direcionado suas ações para a aprendizagem de modo articulado com a realização de eventos que propiciem ao acadêmico a conexão dos conhecimentos em sala com as possibilidades e desafios atinentes à atuação profissional. E nesse contexto, a cooperação técnica do CRC/RO tem sido fundamental.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNESC–Cacoal participam do Workshop Decor&Mais

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESC-Cacoal, marcaram presença no Workshop Decor&Mais conduzido pela arquiteta Carol Cantelli, na cidade de Porto Velho-RO. A professora do curso, arquiteta e urbanista Andressa Zampoli, que também esteve presente no evento, destacou a importância dessa atividade para os estudantes da região: “é importante aproximar os acadêmicos de uma vivência profissional distinta, que ocorre no restante do país”.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Estudantes do 6º período Engenharia Civil da UNESC–Cacoal apresentam projetos

A atividade desenvolvida pelos estudantes do 6º período de Engenharia Civil da UNESC-Cacoal, na disciplina Ética e Legislação, da professora Rosinei Batista tinha como proposta: projetar uma escola de ensino infantil de acordo com as informações de um terreno, e um valor de custo hipotético de 200 mil reais, podendo cada grupo de estudantes negociar adições no valor e variações no projeto, visto que a professora exercia função de contratante do projeto.
Os estudantes consultaram além das normas vigentes, código de obras, leis referentes à área útil em escolas infantis e leis referentes a preservação ambiental, visto que o terreno indicado seria próximo a um rio da cidade.
PhotoPhotoPhoto
02/10/2018
3 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
UNESC - Cacoal inicia o Projeto Caravana do Conhecimento

No dia 31 de agosto de 2018, UNESC-Cacoal deu início ao projeto de extensão: "Caravana do Conhecimento". O projeto consiste em expandir o aprendizado do ensino médio, fazendo uso da estrutura e do corpo docente da instituição.
Os primeiros a participar foram os estudantes do 3º ano do ensino médio da escola Cora Coralina, que foram recebidos pela coordenadora do curso de Pedagogia, a professora mestre Suzi Ramires; pela coordenadora do curso de Arquitetura, a professora mestre Jamille Barbosa e pelo coordenador interino de Engenharia Civil, o professor mestre Lucas Machado.
Os estudantes assistiram a aulas relacionadas aos conteúdos de Eletricidade com o professor mestre Wesden Almeida e sobre materiais e montagem de maquetes com a professora Andressa Zampoli, nos laboratórios de física e de maquetes da instituição.
Os estudantes conheceram também a estrutura da UNESC, que possui laboratórios de biomedicina, nutrição, hidráulica, psicodiagnóstico, materiais de construção, conforto ambiental, entre outros; demonstrado que a instituição está preparada para promover formação com qualidade de profissionais das mais diversas áreas.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Acadêmicos de Engenharia de Produção da UNESC-Porto Velho realizam visita na fábrica de Refrigerantes Dydyo

Estudantes do oitavo período do curso de Engenharia de Produção, da UNESC-Porto Velho, visitaram no dia 05 de setembro de 2018, a fábrica de Refrigerantes Dydyo, localizada no Bairro Tiradentes em Porto Velho – RO.
A unidade tem capacidade para produzir 12.000.000 doze milhões de litros de refrigerantes por mês. Abastecendo os estados de: Rondônia, Mato Grosso, Acre, região Sul do Amazonas e região sudoeste do Pará.
A fábrica de Refrigerantes Dydyo tem como visão ser a empresa líder nos mercados de bebidas onde atua até o ano de 2020, consolidando a marca e fortalecendo o diferencial competitivo. Mostrando-se desta forma, ser um ambiente produtivo adequado para mostrar in loco a aplicação dos conceitos, definições, metodologias e ferramentas vista nas disciplinas do oitavo período do curso de Engenharia de Produção:
· Gestão da Cadeia de Suprimentos e
· Planejamento, Controle e Gestão da Qualidade.
A coordenação do curso de Engenharia de Produção da UNESC-Porto Velho vem adotando a prática de visitas técnicas as indústrias instaladas no município de Porto Velho. Focado em novas metodologias de ensino mais eficaz para que o estudante reforce o conteúdo ministrado em sala de aula com a realidade vivenciando a prática. Mostrando a importância da aplicação de Metodologias Ativas no aprimoramento da capacidade técnica do profissional formado pela UNESC.
Photo
Photo
27/09/2018
2 Photos - View album
Add a comment...

UNESC-Vilhena realiza Campanha de Responsabilidade Social

A UNESC-Vilhena realizou ação da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular promovida pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior para suporte a comunidades com fragilidades sociais.
O evento, ocorrido na terça-feira, dia 18, contemplou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Vilma Vieira, localizada no bairro Embratel, e contemplou mais 400 alunos.
Coordenadores, estudantes e funcionários da Unidade Vilhena aderiram à Campanha e arrecadaram, a título de doação, 262 livros de literatura infantil, 75 caixas de lápis de cor, 200 borrachas, 800 balões de festa, 400 unidades de giz, 777 unidades de lápis preto, 90 cadernos, 100 apontadores, 55 unidades de cola, dentre outros itens, com o objetivo de ampliar os materiais de apoio didático.
A diretora professora Marli da Cunha Miranda agradeceu à UNESC-Vilhena pela Escola Vilma Vieira ser escolhida para a realização do evento: “Foi uma alegria quando soubemos que vocês viriam. Os livros de literatura são muito bem-vindos, pois há carência nessa área, pois são tantas crianças. Aliás, as crianças merecem ser agraciadas com atividades como essa. Vocês viram como eles participam mesmo. Nós ficamos imensamente agradecidos por tudo o que fizeram hoje aqui.”.
Para encerrar, após a organização de diversas atividades recreativas e de educação física escolar promovida pelo curso de Educação Física da UNESC-Vilhena, foram servidos saquinhos de pipoca, momento em que todos confraternizaram.
Add a comment...

Post has attachment
Acadêmicos da UNESC-Cacoal são aprovados no Exame do CFC

A UNESC-Cacoal alcançou excelente desempenho no último Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Foram aprovados os estudantes Cássia Franciele Silva Amaro, Leandro Souza Merlin, Rogério Braum Schulz e Wender Souza Lemke, todos do 8º Período de Ciências Contábeis da instituição.
O percentual alcançando pelos estudantes do 8º período que se inscreveram no Exame, é de 66%, um ótimo desempenho em relação às médias estaduais e nacionais.
Para a Diretora Geral da UNESC, Professora Natividade Cury, e o Diretor Institucional, Dr. Antônio Carlos do Nascimento, a aprovação dos acadêmicos ainda na fase de conclusão da graduação mostra que a concepção pedagógica da Instituição está no caminho correto, priorizando a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Acadêmicos de Psicologia, Pedagogia e Letras da UNESC-Cacoal realizam visita à comunidade quilombola

No dia 14 de setembro estudantes e professores dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Letras da UNESC-Cacoal, embarcaram para uma viagem a cidade de Costa Marques. A atividade faz parte do projeto de extensão “Expedição Costa Marques: história, identidade e resistência” coordenado pela professora Ana Paula P. Gottardi.
A atividade proporcionou aos participantes conhecer a história do Real Forte Príncipe da Beira, descrita como a maior edificação militar portuguesa construída fora da Europa. O Forte está situado na margem direita do rio Guaporé, no município de Costa Marques, em Rondônia, na fronteira com a Bolívia.
No local ainda existe uma comunidade quilombola, onde os estudantes coletaram dados para uma pesquisa sobre identificações e posicionamento dos membros da comunidade relacionando ao contexto histórico cultural.
O professor Charlisson Mendes, coordenador do curso de Psicologia da UNESC-Cacoal destaca que a existência dos quilombos evidencia a ideia de que a escravidão ocorreu a partir de relações violentas e hostis. Além disso, a distribuição dos escravizados e o tráfico se deram em grandes proporções em nosso território, o que ressalta a relevância da escravidão para a constituição e formação histórico-cultural da identidade brasileira. “O objetivo geral da atividade foi coletar dados na comunidade quilombola do Forte Príncipe da Beira e produzir uma pesquisa sobre identificações e posicionamentos dos membros da comunidade, relacionando ao contexto histórico-cultural”.
Já a professora Suzi Mara Ramires, coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras enfatiza que, “o projeto tem como objetivo, a partir do estabelecimento de relações entre o passado e o presente da comunidade em questão, solidificar o conhecimento acadêmico por meio da interação entre teoria e prática, possibilitando a partir da visita, de entrevistas e reflexões realizadas, a compreensão e a valorização do povo e da cultura africana, além de contribuir para a pesquisa”.
A atividade se encerrou no 16 de setembro, com uma visita à Bolívia.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
UNESC-Cacoal promove ações sobre o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é dia 10 de setembro. Logo, durante o mês de setembro do ano de 2018 a UNESC-Cacoal está realizando diversas ações com o intuito de promover sensibilização de toda a sociedade.
Foi produzido material impresso alertando para os sinais de risco e frases de alerta e algumas dicas iniciais sobre como auxiliar essas pessoas. O 2º Abraço Coletivo da UNESC-Cacoal ocorreu no dia 12 de setembro e contou com a participação de docentes, discentes e comunidade de Cacoal abraçando a Instituição em prol da valorização a vida. O acadêmico João Vitor do curso de Engenharia Civil da instituição, cantou músicas juntamente com todo o público presente.
Já no dia 17 de setembro, em parceria com a OAB, nas dependências da UNESC ocorreram palestras sobre a temática do suicídio com o médico psiquiatra Dr. Lourenço Jorge e a psicóloga Fabíola Paulino Ruzzante.
Nos dias 18 e 19, a UNESC-Cacoal recebeu o professor José Antônio Souza Trindade, palestrante do Núcleo de Apoio à Vida de Porto Velho, que também abordou o Setembro Amarelo para os todos os acadêmicos dos diferentes cursos da instituição.
PhotoPhotoPhotoPhoto
21/09/2018
4 Photos - View album
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded