Profile cover photo
Profile photo
TRANSBORDAR SENAI/SC
272 followers
272 followers
About
TRANSBORDAR SENAI/SC's posts

Post has attachment
Essa semana foi de muito movimento aqui na Sede FIESC, tivemos o inicio do grande evento que contou com debates sobre ambiente institucional, educação, saúde e segurança e inovação e tecnologia.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizou a 6ª edição da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense do dia 17 a 19 de maio, em Florianópolis. Durante o encontro serão debatidos temas ligados ao ambiente institucional, educação, saúde e segurança e inovação e tecnologia. Entre os palestrantes confirmados estão o economista Cláudio de Moura Castro, a assessora sênior do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Tatiana Lacerda Prazeres, o economista Marcelo Neri, o autor do livro A Idade Verdadeira e médico da Cleveland Clinic, Michael Roizen, o professor da Universidade de Stanford, Paulo Blinkstein, e o diretor do Instituto Fraunhofer, Eckart Uhlmann.
A Jornada apresenta temas fundamentais para o desenvolvimento e o futuro da indústria. Empresários, diretores e gerentes, autoridades, representantes do universo acadêmico e dirigentes de sindicatos industriais reúnem-se para analisar e debater os desafios.
E fim nesta sexta-feira no dia 19, às 10h30, será realizada a solenidade de entrega da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina. Os industriais Ademar Sapelli, de Brusque, Álvaro Weiss, de São Bento do Sul, Carlos Rodolfo Schneider, de Joinville, José Samuel Thiesen, de Saudades, além do governador Raimundo Colombo, receberão da FIESC o mais alto reconhecimento da indústria do Estado. O industrial Ingo Fischer, de Brusque, receberá a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Neste dia também será feita a entrega do Mérito Sindical. A cerimônia é exclusiva para convidados.
A Jornada é patrocinada pelo SESI Nacional, SENAI Nacional, SESI/SC, SENAI/SC, PREVISC, CREDIFIESC e BRDE, e conta com o apoio institucional da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

Também tivemos o grande momento para nossa equipe. O lançamento do Livro: Ensinar é Aprender. Não foi fácil, mas conseguimos. O orgulho é imenso pelo esforço dos envolvidos. PARABÉNS À TODA EQUIPE!!!!!
Confira aqui algumas fotos do envento: https://www.flickr.com/photos/fiescnet/albums/72157683848216675

PhotoPhotoPhoto
19/05/2017
3 Photos - View album

Post has attachment
O novo ensino médio começa a sair do papel numa modalidade em que o Brasil enfrenta as maiores carências: a formação profissional dos estudantes.

Clique no link para ver a matéria: http://exame.abril.com.br/revista-exame/jovens-ja-estudam-em-projeto-piloto-de-ensino-medio/
Photo

Post has attachment
SENAI/SC DEBATE NOVAS REGRAS PARA EXPORTAÇÃO DE ALIMENTOS AOS EUA

Evento será na FIESC, no dia 4 de abril, com a participação de pro­fissionais do Food and Drug Administration (FDA), a agência americana reguladora de alimentos e medicamentos

As novas regras para exportação de alimentos aos Estados Unidos serão deba­tidas em evento na FIESC, no dia 4 de abril, com participação de pro­fissionais do Food and Drug Administration (FDA), a agência americana reguladora de alimentos e medicamentos. O governo americano está implantando regras muito mais rigorosas desde a adoção do Food Safety Modernization Act (FSMA, Lei de Modernização da Segurança de Alimentos), editado em 2011 e que entra em vigor gradativamente. Entre as regras criadas mais recentemente, está o Food Defense, ato que foi publicado em 2016 para proteger os consumidores e a cadeia de alimentos americanos contra contaminações intencionais dos produtos, especialmente a sabotagem, terrorismo, fraudes econômicas.

Photo

Post has attachment
Terceiro ano do Projeto Novos Caminhos no Alto Vale

Na tarde de terça-feira, 14 de março, foi realizada a aula inaugural de 2017, do Programa Novos Caminhos. O encontro aconteceu no SENAI de Rio do Sul, entidade da FIESC, com a presença do juiz da Vara da Família, Infância e Juventude, Rodrigo Tavares Martins e do presidente da OAB-Subseção de Rio do Sul, Antonio Naschenweng Neto. Também participaram representantes das entidades parceiras do projeto e as interlocutoras do SESI, SENAI e IEL.
A turma deste ano é formada por 19 adolescentes, vindos das casas de acolhimento de Rio do Sul, Braço do Trombudo, Ituporanga e Vidal Ramos. A diretora do SENAI, Graziela da Silva Branco, falou em nome do vice-presidente da FIESC para o Alto Vale, Lino Rohden. “Esse projeto é desenvolvido por várias mãos. São diversas entidades envolvidas como o SENAI, SESI, IEL, OAB, SENAC, Unidavi, entre outras. Estamos todos à disposição de vocês para ajudá-los a se desenvolverem pessoal e profissionalmente”, disse a diretora. O presidente da OAB também incentivou os adolescentes. “Dediquem-se e levem a sério. Sem uma boa formação fica mais difícil ingressar no mercado de trabalho. Esse será um diferencial para uma vida melhor”, falou Antonio Naschenweng Neto. “Aproveitem essa oportunidade, nós acreditamos em vocês e estamos oferecendo um novo rumo, um novo futuro”, disse o juiz Rodrigo Tavares Martins.
Em seguida, a coordenadora do Programa SENAI de Ações Inclusivas, Rosana Baron Zimmer Mendes, que na ocasião esteve representando Bianca Pauletti, coordenadora estadual do Programa Novos Caminhos, explicou o que é o programa e quais as entidades parceiras. Ela também falou sobre o objetivo, de capacitar os adolescentes para que tenham condições de saírem das casas de acolhimento, quando completarem 18 anos de idade. Depois, pediu para que os estudantes escrevessem qual profissão gostariam de seguir e colocassem o papel dentro de cápsulas para serem abertas no futuro. O evento terminou com uma visita nos laboratórios do SENAI.
O Programa Novos Caminhos é uma parceria entre FIESC, Associação dos Magistrados Catarinense (AMC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) e Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MP-SC)

PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
30/03/2017
5 Photos - View album

Post has attachment
Foi realizado nesse sábado dia 11 TDEX SENAI Florianópolis

O evento teve como objetivo de disseminar ideias e compartilhar experiências inspiradoras para gerar discussões profundas e reflexões entre os participantes.

Clique no link para saber mais sobre o evento: https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fsenaisc%2Fvideos%2F1216376831744170%2F&show_text=0&width=560
Photo

Post has attachment
Photo

Post has attachment
SENAI/SC ENTREGA, EM TUBARÃO, SEU PRIMEIRO LABORATÓRIO ABERTO DE INOVAÇÃO

Espaço é dotado de equipamentos que permitem a construção de protótipos de inovações criadas por estudantes da própria instituição e de outras escolas da região, além de poder ser utilizado por empresas.
Dotado de impressoras 3D, equipamentos de costura e eletrônica, um novo ambiente instalado no SENAI em Tubarão vai ajudar estudantes e empresas a transformar as ideias em protótipos. Com este propósito, foi entregue nesta quarta-feira, dia 22, o primeiro Laboratório Aberto da instituição em Santa Catarina. “Estamos colocando a partir de hoje o laboratório à disposição da comunidade de Tubarão e região. Qualquer pessoa ou empresa que deseja fazer uma pesquisa ou desenvolver um novo produto pode utilizar os equipamentos que se encontram nesse espaço, com a orientação de professores e participação dos nossos alunos”, explicou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, durante a solenidade de apresentação do novo espaço de criatividade.

Acesse o link para saber mais: https://sc.senai.br/noticia/senaisc-entrega-em-tubarao-seu-primeiro-laboratorio-aberto-de-inovacao?_ga=1.191074282.1585858345.1481640632


Photo

Post has attachment
SENAI/SC OFERECE 8,5 MIL VAGAS EM CURSOS PARA CARREIRAS INDUSTRIAIS

São oferecidos em 43 cidades,e o programas têm elevado grau de empregabilidade.
O SENAI está com 8,5 mil vagas abertas em cursos técnicos, ensino médio e cursos superiores de tecnologia, em todas as regiões de Santa Catarina. No total, são 218 opções de cursos, em 43 cidades. Os programas são voltados à capacitação de profissionais para a indústria e oferecem elevado grau de empregabilidade: mais de 80% dos estudantes de cursos técnicos da instituição, por exemplo, obtêm emprego durante a formação ou alguns meses após a conclusão. Informações adicionais podem ser obtidas no site sc.senai.br/cursos telefone 0800 48 1212 (ligações gratuitas).
O diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, explica que a instituição busca continuamente o alinhamento dos cursos às demandas do mercado, o que explica a elevada aceitação dos egressos pelas indústrias do Estado. “A linha mestra é aliar teoria e prática, oferecendo aos estudantes problemas e desafios reais, que são encontrados no ambiente de trabalho; além disso, trabalhamos o desenvolvimento do conhecimento, de habilidades e da parte comportamental, promovendo a formação integral do profissional”, afirma.Entre as opções de cursos constam duas modalidades de ensino médio, ambas articuladas com a educação profissional. Um desses modelos já existe há mais de uma década, em 12 cidades do Estado e permite que o estudante complemente o ensino médio com um curso técnico, realizado no contra turno. Os conteúdos das disciplinas são articulados, de maneira que o estudante aplique nas aulas práticas dos cursos técnicos os conhecimentos adquiridos no ensino médio.
O segundo modelo, que será iniciado em 2017 nas cidades de Florianópolis e Criciúma, é o Ensino Médio Conecte. Nesta modalidade, o estudante faz um único curso de ensino médio integrado a um curso técnico em informática, em um único período. Além das aulas normais do ensino médio, o curso oferece ênfase em linguagem de programação, que pode ser a base para outras profissões que o aluno deseje seguir posteriormente. No contra turno são oferecidas atividades complementares, que vão estimular o protagonismo, liderança, desenvolvimento de criatividade, idiomas, entre outras.
As inscrições prosseguem até o dia 3 de fevereiro. São 6,7 mil vagas em cursos técnicos, 1,5 mil vagas em cursos do ensino médio articulado com a educação profissional e 311 em cursos superiores de tecnologia.
Photo

Post has attachment
Atividade integra Desafio SENAI Audaces e terá desfiles nos próximos dias em Jaraguá do Sul e em Blumenau

Estudantes de cursos técnicos e superiores da área de moda do SENAI nas cidades de Blumenau e Jaraguá do Sul estão produzindo coleções baseadas no conceito de sustentabilidade, com reaproveitamento de peças. A proposta integra o Desafio SENAI Audaces, evento em parceria com a indústria catarinense sediada na Grande Florianópolis e que é líder no Brasil e na América Latina no segmento de tecnologia para moda. Os desfiles de apresentação serão realizados na próxima semana – dia 13, em Blumenau, e dia 15, em Jaraguá do Sul, ambos nas próprias escolas do SENAI.

Em Blumenau são oito alunos participantes, divididos em três grupos. São estudantes dos cursos Superior de Tecnologia de Design de Moda e técnicos em Vestuário e Modelagem do Vestuário. De Jaraguá do Sul, são seis equipes, num total de 24 alunos, do Curso Superior Graduação Tecnológica em Design de Moda. A equipe vencedora em cada unidade ganhará um pacote de software Audaces, no valor de R$ 26 mil.

A AUDACES e o SENAI/SC convidam você para a etapa final do “Desafio SENAI-AUDACES”, onde as equipes participantes apresentarão suas coleções de moda em uma noite cheia de criatividade e inovação!

O “Desafio SENAI-AUDACES” é um concurso que desafia alunos de cursos técnicos e superiores na área de moda do SENAI a confeccionarem uma coleção a partir de peças usadas utilizando as tecnologias AUDACES. No total são 10 competidores de Blumenau (3 equipes) e 23 de Jaraguá do Sul (6 equipes).

SENAI Blumenau
Dia 13/12/2016
Endereço: Rua São Paulo, 1147- Victor Konder
Sala Multiuso
Das 19h00 às 21h00
Credenciamento a partir das 18h30
Palestra de Letícia Cunico (Fashion Office)
“Planejar para acertar: o desenvolvimento da coleção na prática”

SENAI Jaraguá do Sul
Dia 15/12/2016
Endereço: Walter Marquadt, 835 - Rio Molha
Local: Faculdade SENAI (Bloco F)
Das 19h30 às 21h00
Credenciamento a partir das 19h00
Com visita guiada aos Espaços de Inovação

Confirme sua participação clicando AQUI!
https://goo.gl/forms/vOAxFjecS6QjUPLX2

Juntos, a AUDACES , o SENAI e você estão ajudando a promover o sucesso da moda com tecnologia e inovação.
Photo

Post has attachment
Equipes de Joinville e de Jaraguá do Sul venceram desafios realizados no sábado (3), nos quais também foram premiados estudantes de Rio do Sul e Chapecó

Estudantes do SENAI/SC, entidade da FIESC, de diversas regiões do Estado apresentaram, no sábado (3), em Jaraguá do Sul, robôs móveis e softwares voltados à sustentabilidade, que desenvolveram em atividades que colocaram em prática os conhecimentos técnicos. Ao término das demonstrações dos projetos, uma equipe de Joinville sagrou-se campeã em robótica móvel, seguida de Jaraguá do Sul e Rio do Sul. Na classificação final da competição de soluções digitais, a anfitriã Jaraguá do Sul conquistou o primeiro lugar, seguida por Joinville e Chapecó.
Na prova de robótica móvel, as equipes tinham como desafio desenvolver um robô autônomo, com tamanho padrão 40 cm x 50 cm que deveria vencer alguns obstáculos colocados em uma pista, com o menor tempo e somando pontos de acordo com o grau de dificuldade encontrada no trajeto.
Na classificação final, a equipe "Best trak", de Joinville, ficou com o primeiro lugar, seguida de Jaraguá do Sul e Rio do Sul. O estudante Gabriel Giovanetti, representando a equipe vencedora, explicou que o robô foi desenvolvido durante três meses pelos seis integrantes.
A prova de soluções digitais envolveu estudantes dos cursos técnicos em informática, informática para internet e em programação de jogos, sendo desafiados a desenvolver softwares para ambientes industriais ou residenciais, com foco em sustentabilidade.
Na classificação final, a equipe "The casa", de Jaraguá do Sul, ficou com a primeira colocação, seguida de Joinville e Chapecó. O aluno Luigi Taken Kita explicou que o grupo desenvolveu durante cerca de cinco meses um software que oferece um site para web com uma aplicação em java que simula o custo do uso de energia de eletrodomésticos em uma residência.
Acesse o link pra ver a cobertura total do evento: www.flickr.com/photos/fiescnet/sets/72157673522131593


PhotoPhotoPhoto
09/12/16
3 Photos - View album
Wait while more posts are being loaded