Profile cover photo
Profile photo
TRANSBORDAR SENAI/SC
279 followers
279 followers
About
TRANSBORDAR SENAI/SC's posts

Post has attachment
SENAI/SC OFERECE 8,5 MIL VAGAS EM CURSOS PARA CARREIRAS INDUSTRIAIS

São oferecidos em 43 cidades,e o programas têm elevado grau de empregabilidade.
O SENAI está com 8,5 mil vagas abertas em cursos técnicos, ensino médio e cursos superiores de tecnologia, em todas as regiões de Santa Catarina. No total, são 218 opções de cursos, em 43 cidades. Os programas são voltados à capacitação de profissionais para a indústria e oferecem elevado grau de empregabilidade: mais de 80% dos estudantes de cursos técnicos da instituição, por exemplo, obtêm emprego durante a formação ou alguns meses após a conclusão. Informações adicionais podem ser obtidas no site sc.senai.br/cursos telefone 0800 48 1212 (ligações gratuitas).
O diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, explica que a instituição busca continuamente o alinhamento dos cursos às demandas do mercado, o que explica a elevada aceitação dos egressos pelas indústrias do Estado. “A linha mestra é aliar teoria e prática, oferecendo aos estudantes problemas e desafios reais, que são encontrados no ambiente de trabalho; além disso, trabalhamos o desenvolvimento do conhecimento, de habilidades e da parte comportamental, promovendo a formação integral do profissional”, afirma.Entre as opções de cursos constam duas modalidades de ensino médio, ambas articuladas com a educação profissional. Um desses modelos já existe há mais de uma década, em 12 cidades do Estado e permite que o estudante complemente o ensino médio com um curso técnico, realizado no contra turno. Os conteúdos das disciplinas são articulados, de maneira que o estudante aplique nas aulas práticas dos cursos técnicos os conhecimentos adquiridos no ensino médio.
O segundo modelo, que será iniciado em 2017 nas cidades de Florianópolis e Criciúma, é o Ensino Médio Conecte. Nesta modalidade, o estudante faz um único curso de ensino médio integrado a um curso técnico em informática, em um único período. Além das aulas normais do ensino médio, o curso oferece ênfase em linguagem de programação, que pode ser a base para outras profissões que o aluno deseje seguir posteriormente. No contra turno são oferecidas atividades complementares, que vão estimular o protagonismo, liderança, desenvolvimento de criatividade, idiomas, entre outras.
As inscrições prosseguem até o dia 3 de fevereiro. São 6,7 mil vagas em cursos técnicos, 1,5 mil vagas em cursos do ensino médio articulado com a educação profissional e 311 em cursos superiores de tecnologia.
Photo

Post has attachment
Atividade integra Desafio SENAI Audaces e terá desfiles nos próximos dias em Jaraguá do Sul e em Blumenau

Estudantes de cursos técnicos e superiores da área de moda do SENAI nas cidades de Blumenau e Jaraguá do Sul estão produzindo coleções baseadas no conceito de sustentabilidade, com reaproveitamento de peças. A proposta integra o Desafio SENAI Audaces, evento em parceria com a indústria catarinense sediada na Grande Florianópolis e que é líder no Brasil e na América Latina no segmento de tecnologia para moda. Os desfiles de apresentação serão realizados na próxima semana – dia 13, em Blumenau, e dia 15, em Jaraguá do Sul, ambos nas próprias escolas do SENAI.

Em Blumenau são oito alunos participantes, divididos em três grupos. São estudantes dos cursos Superior de Tecnologia de Design de Moda e técnicos em Vestuário e Modelagem do Vestuário. De Jaraguá do Sul, são seis equipes, num total de 24 alunos, do Curso Superior Graduação Tecnológica em Design de Moda. A equipe vencedora em cada unidade ganhará um pacote de software Audaces, no valor de R$ 26 mil.

A AUDACES e o SENAI/SC convidam você para a etapa final do “Desafio SENAI-AUDACES”, onde as equipes participantes apresentarão suas coleções de moda em uma noite cheia de criatividade e inovação!

O “Desafio SENAI-AUDACES” é um concurso que desafia alunos de cursos técnicos e superiores na área de moda do SENAI a confeccionarem uma coleção a partir de peças usadas utilizando as tecnologias AUDACES. No total são 10 competidores de Blumenau (3 equipes) e 23 de Jaraguá do Sul (6 equipes).

SENAI Blumenau
Dia 13/12/2016
Endereço: Rua São Paulo, 1147- Victor Konder
Sala Multiuso
Das 19h00 às 21h00
Credenciamento a partir das 18h30
Palestra de Letícia Cunico (Fashion Office)
“Planejar para acertar: o desenvolvimento da coleção na prática”

SENAI Jaraguá do Sul
Dia 15/12/2016
Endereço: Walter Marquadt, 835 - Rio Molha
Local: Faculdade SENAI (Bloco F)
Das 19h30 às 21h00
Credenciamento a partir das 19h00
Com visita guiada aos Espaços de Inovação

Confirme sua participação clicando AQUI!
https://goo.gl/forms/vOAxFjecS6QjUPLX2

Juntos, a AUDACES , o SENAI e você estão ajudando a promover o sucesso da moda com tecnologia e inovação.
Photo

Post has attachment
Equipes de Joinville e de Jaraguá do Sul venceram desafios realizados no sábado (3), nos quais também foram premiados estudantes de Rio do Sul e Chapecó

Estudantes do SENAI/SC, entidade da FIESC, de diversas regiões do Estado apresentaram, no sábado (3), em Jaraguá do Sul, robôs móveis e softwares voltados à sustentabilidade, que desenvolveram em atividades que colocaram em prática os conhecimentos técnicos. Ao término das demonstrações dos projetos, uma equipe de Joinville sagrou-se campeã em robótica móvel, seguida de Jaraguá do Sul e Rio do Sul. Na classificação final da competição de soluções digitais, a anfitriã Jaraguá do Sul conquistou o primeiro lugar, seguida por Joinville e Chapecó.
Na prova de robótica móvel, as equipes tinham como desafio desenvolver um robô autônomo, com tamanho padrão 40 cm x 50 cm que deveria vencer alguns obstáculos colocados em uma pista, com o menor tempo e somando pontos de acordo com o grau de dificuldade encontrada no trajeto.
Na classificação final, a equipe "Best trak", de Joinville, ficou com o primeiro lugar, seguida de Jaraguá do Sul e Rio do Sul. O estudante Gabriel Giovanetti, representando a equipe vencedora, explicou que o robô foi desenvolvido durante três meses pelos seis integrantes.
A prova de soluções digitais envolveu estudantes dos cursos técnicos em informática, informática para internet e em programação de jogos, sendo desafiados a desenvolver softwares para ambientes industriais ou residenciais, com foco em sustentabilidade.
Na classificação final, a equipe "The casa", de Jaraguá do Sul, ficou com a primeira colocação, seguida de Joinville e Chapecó. O aluno Luigi Taken Kita explicou que o grupo desenvolveu durante cerca de cinco meses um software que oferece um site para web com uma aplicação em java que simula o custo do uso de energia de eletrodomésticos em uma residência.
Acesse o link pra ver a cobertura total do evento: www.flickr.com/photos/fiescnet/sets/72157673522131593


PhotoPhotoPhoto
09/12/16
3 Photos - View album

Post has attachment
Somos diferentes e Somos todos iguais nas nossas Deficiências
Photo

Post has attachment
SENAI CHALLENGE ROBÓTICA MÓVEL E SOLUÇÕES DIGITAIS.

Os alunos participarão do 1° Desafio de Robótica Móvel e Soluções Digitais que será realizado nesse sábado dia 03 de Dezembro no Jaraguá do Sul Park Shopping em Jaraguá do Sul. É uma disputa em que o conhecimento é o principal prêmio.
Alunos do Curso Técnico em Mecatrônica, de diversas cidades do estado toparam o desafio e desenvolveram um robô autônomo, para percorrer um circuito com obstáculos. Já os alunos dos Cursos Técnicos em Informática para internet e Programação de jogos Digitais, desenvolveram softwares para ambientes industriais ou residenciais, com o foco em sustentabilidade.
Os desafios conta com a parceria da Neoyama Automação e da acate Vertical Games & Apps.

Photo
Photo
02/12/16
2 Photos - View album

Post has attachment
A aluna Jéssica Medeiros, de 16 anos do SENAI - Brusque, foi a segunda colocada no Prêmio de Moda Inclusiva

Jéssica dividiu o pódio do 4° Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva com estilitas e estudantes de graduação, e mesmo tendo apenas 16 anos e estar competindo com estilitas formado ou alundo de cursos superiores, a estudante Jéssica Medeiros, do curso Aprendizagem em Desenho de Produto de Moda do SENAI - Brusque, obteve a segunda colocação do evento. O desfile de encerramento aconteceu na ultima sexta-feira dia 25, promovido pelo Instituto Social Nação Brasil. O evento tem como objetivo estimular o debate sobre a moda diferenciada e incentivar a criação de soluções em vestuário para pessoas com deficiência.
Para pessoas cegas ou com baixa visão, Jéssica levou ao desfile roupas com bolsos afixados em locais estratégicos e que auxiliam a guarda de pertences importantes, como dinheiro, celular, remédios, lenços e alimentos. Os bolsos ficam camuflados no jogo de listras feitas, ajudando a evitar roubos. Outras criações da estudante são as roupas especiais para pessoas paraplégicas ou amputadas, com aberturas que facilitam o ato de vestir. Nas criações, ela uniu a praticidade ao conceito de “upciclyng”, (reaproveitamento de material). “Aliar a questão social à sustentabilidade gera os valores necessários para um futuro mais humano e fraterno”, disse a jovem aprendiz, que estuda no SENAI há três anos.
O SENAI-SC contou com seis alunos entre os 20 finalistas do concurso, sendo quatro de Brusque e dois de Rio do Sul.
Photo

Post has attachment
Sábado foi um dia agitado para os nossos coordenadores e equipe. Com muita emoção e euforia na corrida de Karts construídos por nossos alunos do Senai e com muito orgulho celebrando as conquistas com formatura dos Jovens no Programa Novos Caminhos.

No encerramento do SENAI Challenge Kart Elétrico, na noite de sábado (26), em São José, na Grande Florianópolis. Ao final da corrida, realizada no kartódromo do Continente Shopping, a alegria foi maior para as equipes de São Bento do Sul, campeã geral do desafio, e de Palhoça, cujo kart teve o melhor desempenho na pista. A iniciativa envolveu mais de 200 alunos do curso técnico em mecânica da instituição em todo o Estado. Durante o ano, eles trabalharam na construção de um veículo elétrico, um projeto integrador de várias áreas do conhecimento. No sábado que vem, ocorrem os desafios finais de robótica e de soluções digitais, em Jaraguá do Sul.
Toda cobertura fotográfico do evento:
https://www.flickr.com/photos/fiescnet/albums/72157675472605822/page2

Já o Programa Novos Caminhos tem a iniciativa de capacitar os Jovens para o mundo do trabalho com o programas de acolhimento do Estado. Ao todo, 182 jovens participaram da solenidade de formatura neste sábado (26), em Florianópolis.
O programa continuará beneficiando mais jovens, além dos 653 que foram atendidos desde 2013. “O programa será permanente, pois os impactos que estamos alcançando são muito positivos e é nosso dever contribuir para que essa juventude tenha uma boa formação”, declarou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. Durante a solenidade, ele agradeceu o empenho dos participantes do programa. “Estamos trabalhando juntos, com o espírito de fazer o bem. Tenho um sentimento de gratidão a vocês pelo esforço de chegar até aqui e tenho um pedido: que prossigam. Há um grande horizonte pela frente e as portas que se fecham não são motivos para que a gente desista e deixe de sonhar. Que a gente nunca perca a esperança porque juntos somos mais fortes”, acrescentou Côrte.

Photo
Photo
28/11/16
2 Photos - View album

Post has attachment
Os alunos do SENAI constroem Karts, Robôs e Soluções Digitais.
SENAI Challenge chega ao final, com competições em São José e Jaraguá do Sul; Karts Elétricos estarão expostos até o dia 26 de Novembro no Continente Shopping, em São José.

Mais de 450 alunos dos cursos técnicos de todo Estado participam do SENAI Challenge, uma iniciativa que visa aprimorar a qualidade dos cursos da instituição e promover o desenvolvimento de competências. Durante o ano letivo, os alunos aplicam o aprendizado em três desafios e agora se preparam para o evento final: competições de Kart, em São José, na Grande Florianópolis, dia 26 de Novembro; e de robótica móvel e de softwares, em Jaraguá do Sul, no dia 3 de Dezembro. Até o dia da prova, os Karts estarão em exposição no Continente Shopping.

Kart Elétrico

O SENAI Challenge Kart Elétrico propôs aos alunos do curso técnico em mecânica o desafio de construir um veiculo kart tripulado, utilizando kit elétrico padrão composto por motor, controlador e bateria. São 11 equipes, das cidades de Caçador, Canoinhas, Capinzal, Indaial, Joaçaba, Joinville, Mafra, São Bento do Sul, Videira e Palhoça. A prova de encerramento será as 18 horas do dia 26 de novembro (sábado), na pista do Continente Shopping, em São José.
“O desafio foi muito importante para a turma, não só no aprendizado de todos, que é o principal intuito do curso, mas também na formação de grandes amizades”, diz o aluno Paulo Rogério Fernandes Junior, 18 anos, da equipe que construiu o kart em Caçador.

PhotoPhotoPhotoPhoto
22/11/16
4 Photos - View album

Post has attachment
Estamos Orgulhosos!
Senai de SC alcança a terceira posição no ranking geral na olimpíada do conhecimento 2016, encerrada nesse domingo dia 13 em Brasília. Com duas medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze.
Nos desafios individuais, a nossa equipe ficou com o ouro em eletricidade predial e prata no revestimento cerâmico, construção de alvenaria e soluções de softwares para negócios. O grupo que propôs e desenvolveu um aplicativo de dispositivo móvel para auxiliar na coleta de lixos reciclável conquistou prata nos desafios por equipe.
“Na Mostra Inova SENAI, Santa Catarina conquistou o segundo lugar em Processos Inovadores (Criciúma) e o terceiro em Produtos Inovadores (Chapecó). O projeto vice-campeão é um filtro cerâmico para fundição de ferro ou alumínio e que é produzido com areia de fundição e lodo de anodização de alumínio, rejeitos do mesmo processo e que têm alto impacto ambiental. Na produção do filtro, os efeitos nocivos desses subprodutos são neutralizados. O projeto que ficou na terceira colocação é o sorvete no qual a gordura hidrogenada foi substituída por azeite extra virgem, que traz benefícios à saúde. Além disso, o teor de gordura no produto foi reduzido substancialmente, mas o sabor manteve-se inalterado.
Nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), estudantes catarinenses ficaram com o ouro no curso técnico em Logística (Itajaí), prata em eletrotécnica (Chapecó) e bronze no técnico em edificações (Balneário Camboriú). Na competição para pessoas com deficiência (PCD), aluno de Rio do Sul ficou em terceiro em costura. No SAEP, foram realizadas provas individuais, com alunos dos cursos mais procurados no SENAI em todo o Brasil.
Na sexta-feira, o SESI de Joinville havia conquistado o título na Robótica Lego para alunos de escolas públicas. São estudantes que, no contra turno, realizam curso de robótica no SESI.”
Parabéns aos alunos e profissionais envolvidos!

Photo

Post has attachment
E chegou o Grande Dia. Delegação Catarinense rumo a 9° Edição da Olimpíada do Conhecimento.

Santa Catarina participará de três projetos na Olimpíada do Conhecimento 2016. Mais de 40 estudantes do SENAI/SC vão participar da competição que mostra potencial na educação profissional. Acontecerá no dia 09 ao dia 14 de Novembro, em Brasília.
A competição reunirá alunos e professores de todo o Brasil, entre eles mais de 40 Catarinenses. Serão três projetos: uma casa com blocos de montar, tipo lego; um aplicativo de smartphone para gestão de lixo reciclável, ambos equipe de Chapecó. E um carro otimizado, com redução de peso, melhor distribuição de carga, aumento da potencia e economia de combustível, esses elaborados pelos alunos de Blumenau.

Somos a maior delegação do Brasil!!!!!

Além das competições por equipe, serão realizadas provas individuais. E uma quarta equipe de Joinville, participara da prova na área de Moda e Criatividade, com projeto demonstrativo que servirá para que o público compreenda o processo de ensino-aprendizagem em educação profissional do SENAI/SC.
Photo
Wait while more posts are being loaded