Profile

Cover photo
Francisco Ernesto de Souza
84,245 views
AboutPosts

Stream

 
 
Simplesmente pai

Ser pai é acima de tudo, não esperar recompensas. Mas ficar feliz caso e quando cheguem.

É saber fazer o necessário por cima e por dentro da incompreensão. É aprender a tolerância com os demais e exercitar a dura intolerância (mas compreensão) com os próprios erros.

Ser pai é aprender errando, a hora de falar e de calar. É contentar-se em ser reserva, coadjuvante, deixado para depois. Mas jamais falar no momento preciso.

É ter a coragem de ir adiante, tanto para a vida quanto para a morte. É viver as fraquezas que depois corrigirá no filho, fazendo-se forte em nome dele e de tudo o que terá de viver para compreender e enfrentar.

Ser pai é aprender a ser contestado mesmo quando no auge da lucidez. É esperar. É saber que experiência só adianta para quem a tem, e só se tem vivendo.

Portanto, é aguentar a dor de ver os filhos passarem pelos sofrimentos necessários, buscando protegê-los sem que percebam, para que consigam descobrir os próprios caminhos.

Ser pai é saber e calar. Fazer e guardar. Dizer e não insistir. Falar e dizer. Dosar e controlar-se. Dirigir sem demonstrar. É ver dor, sofrimento, vício, queda e tocaia, jamais transferindo aos filhos o que, a alma, lhe corrói.

Ser pai é ser bom sem ser fraco. É jamais transferir aos filhos a quota de sua imperfeição, o seu lado fraco, desvalido e órfão.

Ser pai é aprender a ser ultrapassado, mesmo lutando para se renovar. É compreender sem demonstrar, e esperar o tempo de colher, ainda que não seja em vida.

Ser pai é aprender a sufocar a necessidade de afago e compreensão. Mas ir às lágrimas quando chegam.

Ser pai é saber ir-se apagando à medida em que mais nítido se faz na personalidade do filho, sempre como influência, jamais como imposição. É saber ser herói na infância, exemplo na juventude e amizade na idade adulta do filho. É saber brincar e zangar-se.

É formar sem modelar, ajudar sem cobrar, ensinar sem o demonstrar, sofrer sem contagiar, amar sem receber.

Ser pai é saber receber raiva, incompreensão, antagonismo, atraso mental, inveja, projeção de sentimentos negativos, ódios passageiros, revolta, desilusão e a tudo responder com capacidade de prosseguir sem ofender. De insistir sem mediação, certeza, porto, balanço, arrimo, ponte, mão que abre a gaiola, amor que não prende, fundamento, enigma, pacificação.

Ser pai é atingir o máximo de angústia no máximo de silêncio. O máximo de convivência no máximo de solidão.

É, enfim, colher a vitória exatamente quando percebe que o filho a quem ajudou a crescer já, dele, não necessita para viver.

É quem se anula na obra que realizou e sorri, sereno, por tudo haver feito para deixar de ser importante.
 ·  Translate
7 comments on original post
1
 
 
Que a gente saiba apreciar as pequenas vitórias. E não esqueça que o pensamento é a chave do bem-estar. Que a gente cuide da saúde e da alma. E gaste energia somente no que faz bem. Que a gente fique de olhos e ouvidos abertos. E não se deixe levar por fofoca ou intriga. Que a gente passe a se preocupar com o que tem fundamento. E deixe pra lá o que não acrescenta ou faz bem. Que a gente entenda que o silêncio é de ouro. E que nem sempre o que sai da nossa boca é bem interpretado ou visto. Que a gente comece a cuidar mais da própria vida. E exercite um pouco aquele egoísmo saudável. Que a gente vá até onde a força permitir. E perceba que sempre resta um pouquinho de força. Que a gente ame sem pedir em troca. E perceba o quanto isso é reconfortante. Que a gente tenha mais paciência. E perdoe os erros. Que a gente obedeça o coração. E não esqueça que é preciso manter pelo menos um pé no chão. Que a gente ache o caminho. E que se perca de vez em quando. Que a gente mantenha um sorriso na boca. E não esmoreça quando a vida fechar uma porta. Que a gente entenda que não dá pra abraçar o mundo. Mas dá pra abraçar algumas pessoas e fazer a diferença.
Clarissa Corrêa
 ·  Translate
2 comments on original post
1
 
 
BOA NOITE AMIGO(A)S !
ONDE HÁ FÉ , HÁ AMOR, ONDE HÁ AMOR, HÁ PAZ,ONDE HÁ PAZ, HÁ DEUS, ONDE HÁ DEUS NADA FALTA !!!
 ·  Translate
4 comments on original post
1
 
 
Boa tarde Nação!!!
Hoje Tem muita Emoção!!!
Muita Energia Positiva para o Timão!!!
Muita paz no Coração!!!
VAMOS QUE VAMOS!! CORINTHIANS!!!!
SEMPRE! ♥ ♥♪♥
 ·  Translate
4 comments on original post
1
 
 
Amém Senhor....😃😊
 ·  Translate
View original post
1
 
 
Que o Sol ilumine nossa Alma, que a Brisa acalente nossa Alegria e que os Ventos nos tragam Paz !

Vamos  ser felizes com o que temos!

 ·  Translate
13 comments on original post
1
 
 
"E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam e os que veem sejam cegos. Aqueles dos fariseus que estavam com ele, ouvindo isso, disseram-lhe: Também nós somos cegos? Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos, por isso, o vosso pecado permanece.'' ( João 9:39-41 )
 ·  Translate
View original post
1
 
 
"Eu estava tentando ficar o maior que pudesse"
 ·  Translate
Os músculos sempre foram a obsessão de Deam Wharmby, um personal trainer de 39 anos. Em busca do corpo perfeito, o inglês apostou em uma dieta...
1 comment on original post
1
 
 
_*Essa frase "Que vença o melhor" precisa mudar.Então que vençam por competência,porque o Melhor todos nós sabemos que é o #Corinthans❤ Uma raça guerreira, de confiança coragem e fiel amor à Nação Corinthiana! Que venha o Galo ! #AquieCorinthans❤
 ·  Translate
38 comments on original post
1
 
 
Desejo de mudança demonstrado nos protestos de 2013 não se refletiu em pesquisas. http://glo.bo/10ASAYK #Eleições2014

Foto: André Coelho/ Agência O Globo
 ·  Translate
37 comments on original post
1
Collections Francisco is following
Work
Occupation
Operador extração
Story
Tagline
Eu tenho 4 vidas : 1 A minha ! 2 A que os outros cuidam ! 3 A que os outros pensam de mim ! 4 A que os outros inventam !
Basic Information
Gender
Male