Profile cover photo
Profile photo
ECK Projeto Eletrônico
1 follower
1 follower
About
Communities and Collections
View all
Posts

Post has attachment
PROJETO LMC ELETRÔNICO AUTOMAÇÃO POSTOS COMBUSTÍVEIS.

Na primeira etapa o requisito pedido pela Locktron foi o desenvolvimento de uma interface GPRS que leia os dados de encerrante das bombas Gilbarco e Wayne e os dados de leitura dos tanques de combustível do posto de combustíveis através das interfaces com equipamentos Medliq e Telemed.

Esses dados seriam devidamente protegidos e enviados a um servidor de internet para que o cliente manipula de forma a ter um controle mais efetivo do posto de combustível em tempo real.

Na segunda foi um projeto com financiamento do governamental para o desenvolvimento de um sistema de controle da cadeia de combustíveis desde o refino no caso do petróleo e a usina de álcool até a venda nos postos de combustíveis.

Na primeira etapa desse projeto por questão de simplificação trabalhamos diretamente no HUB do fornecedor das bombas de combustível de forma a evitar trabalhar dentro da área classificada que tornaria o processo de certificação extremamente complexo, o fornecedor da bomba nos forneceu todos os detalhes necessários para a criação das interfaces

A Medliq e Telemed nos forneceu sua documentação de protocolo de forma a poder criar a interface com seu produto, no caso da Telemed nos foi cedido um emulador de sistema que ajudou muito no desenvolvimento.

O servidor foi desenvolvido pela empresa SynapSystem.

Na segunda etapa era necessário monitorar os caminhões de combustíveis através de rastreadores gprs e satélite.

A liberação do abastecimento que já era um produto de Locktron (lacre eletrônico) que através de um condigo enviado ao sistema de lacre libera o abastecimento somente com o caminhão no posto.

Um sistema de molécula marcadora servia para indicar se houve diluição do combustível, o sistema de inserção e leitura da concentração da molécula marcadora foi desenvolvido por um consultor da Locktron, a ECK cabia a parte de envio do resultado ao servidor.

O sistema também envia a um smartphone dados fiscais, de rota, peso do caminhão e etc de forma a em postos ficais poderem ser conferidos ao longo do caminho e mesmo pelo próprio posto de combustível.

visite nosso site: https://eck.eng.br

Photo
Add a comment...

Post has attachment
RASTREADOR COM INTERFACE TACÓGRAFO.

Inicialmente este produto era um rastreador comum usando o processador MSP430, Modem e GPS da Richardson (Ericsson) e nasceu da parceria de 3 empresas, mas um dos problemas era que a empresa que controlava o sistema GPRS não tinha capacidade para processar as informações e nem interesses em investir na melhoria da sua infraestrutura.

A ECK foi contratada para o desenvolvimento de um sistema de rastreamento semelhante ao atual, o maior desafio foi que o volume de dados devido à grande quantidade de rastreadores.

Na segunda etapa migramos do MSP430 (processador da Texas) para o GT60 (Freescale) pois conseguiram atingir o mesmo nível de consumo, mas com um custo mais baixo.

Na terceira etapa o fabricante do modem também fabricava tacógrafos e desejava enviar os dados do tacógrafo para o seu sistema fazendo uma integração dos dois produtos.

O cliente também desejava treinar sua equipe de desenvolvimento de maneira a poderem eles mesmos fazerem as futuras evoluções do produto.

Definido os objetivos desenvolvemos a primeira versão com MSP430 usando protocolo UDP e compactação para envio dos dados usando modens da Richardson.

O sistema de envio ficou bastantes sofisticado permitindo recuperação de histórico, cerca eletrônica e etc.

O que ajudou muito o desenvolvimento foi o parceiro da empresa que fazia o sistema de estrutura de internet e um cara que considero um grande analista de sistema e programador Eduardo Oda.

Foi um dos projetos mais tranquilos que fizemos nesse aspecto.

Ao terminar a primeira etapa começamos a segunda etapa, como já tínhamos desenvolvido tudo em Ansi C a migração foi extremamente rápida e quase indolor para o GT60.

A interface com tacógrafo foi um pouco mais enrolada pois o GT60 tinha somente duas seriais (uma para modem GPRS e outra para o GPS) precisávamos de uma terceira para o tacógrafo a solução foi emular a serial via software.

Como o cliente já tinha uma equipe bem formada e experiente em projetos seu treinamento foi tranquilo e esse se tornou um produto um sucesso

Visite nosso site : https://eck.eng.br
Photo
Add a comment...

Post has attachment
PROJETO RASTREADOR GPRS CORREIO.

A Readers Digest (revista seleções) é um grande usuário do serviço de correios no Brasil, havia a necessidade de avaliar de forma efetiva o processo de envio de seus produtos indicando quando um produto ficou parado além do tempo normal dentro de uma das unidades do correio, ou mesmo no caso de extravio da mercadoria.

Havia uma solução desenvolvida para o mercado americano, mas que não atendeu os requisitos de robustez mecânica do produto e nem resolveu o problema de consumo, a bateria deveria durar mais de 25 dias e o problema do gps conseguir pegar posição dentro de um caminhão ou em um prédio embaixo de diversas outras mercadorias e sem uma posição da antena determinada.


Interessava ao cliente somente quando o produto estava parado acima de x horas;
Como as centrais do correio de distribuição tem locais conhecidos não é necessária grande precisão no rastreamento um erro de 1000 metros é aceitável.
Baseado nisso desenvolvemos um rastreador com modem G100 da Ublox com uma antena PCB do tipo PIFA extremamente robusta, um simcard de encaixe mecânico mais apropriado as necessidades.

Nessa solução usamos um acelerometro que indicava que o rastreador estava parado, com essa informação sabiamos do tempo que rastreador encotrava-se parado na central do correio.

Como o cliente não queria investir em um site de rastreamento para a aplicação desenvolvemos uma interface com o google Earth de maneira a gerar arquivos KML e com isso obter as informações necessárias.

Um fato interessante desse produto foi um rastreador que começou a marcar posição na Africa no começo achamos que fosse um erro, mas depois descobrimos que havia sido um erro do correio é que o produto estava na Africa realmente.

Visite nosso site: https://eck.eng.br
Photo
Add a comment...

Post has attachment
PROJETO BOIA MONITORAMENTO DE POLUENTES...

A Seaodysssey solicitou um projeto de um sistema de controle para uma boia de medição de poluentes a ser colocada na lagoa da Pampulha em Minas Gerais.

A boia tem um sistema de guincho que permite a medição de poluentes em diversas profundidades.

A Energia é gerada por células solares e armazenada em um sistema de baterias.

A Boia teria que ter um sistema de segurança para evitar roubos de equipamentos e acesso ao armário de controle com sistema de monitoramento por GPRS e um sistema de localização por GPS.

A solução para controlar a profundidade da sonda foi usar um guincho automobilístico de 24 Volts e um sistema de controle. O sistema de medição de profundidade foi um enconder HP de 1024 pulsos por volta, com sistema de medição de ponto zero para evitar danos ao cabo e a sonda e um corrigir erros de medidas.

Um sistema de medição de corrente usando sensores de efeito HALL da Allegro garante a proteção do motor do guincho.

Um modem GPRS Telit e um GPS Telit fazem o sistema de localização, proteção e monitoramento da boia.

Um processador ARM M3 da ST gerencia o sistema de energia do conjunto, interface modem e GPS.

As condições difíceis de operação foram um grande desafio, que exigiu uma grande analise de qualidade de fornecedores, operar em um lago é sempre difícil devido à o grande grau de umidade, descargas elétricas e etc.

https://eck.eng.br
Photo
Add a comment...

Post has attachment
PROJETO BALANÇA DE GADO

A ECK foi solicitada pelo fabricante de balanças a auxiliar sua área de desenvolvimento a resolver problema de homologação na sua balança KM3, que apresentava problemas de suscetibilidade de interferências eletromagnéticas.

O objetivo era projetar a balança em um prazo de 60 dias com certeza de homologação no INMETRO, não podíamos alterar a caixa que era plástica não teria uma blindagem eficiente no conversor AD.

Um dos problemas do projeto original era que o amplificador e o conversor AD estavam separados, com isso tornou-se mais um ponto de entrada de ruídos.

Os planos de gnd estavam projetados de maneira errada misturando sinais analógico e digitais com isso o conversor AD sofria de interferência na flutuação.

As trilhas da pcb estavam próximas e no extremo da placa sem uma blindagem de terra.

Para dar início aos trabalhos mudamos o conversor AD para um que já estávamos habituados a trabalhar e já tínhamos homologados em outras balanças de forma que com isso tínhamos certeza dos seus pontos fortes e fracos.

O segundo passo foi projetar uma fonte de alimentação de maneira a diminuir ripple e com isso melhorar a imunidade eletromagnética conduzida.

O terceiro passo foi projetar os filtros de entrada do AD e buscar um sistema de conexão da célula de carga que diminui-se a interferência.

O quarto passo foi projetar os planos terras da pcb de maneira separar os retornos de gnd e retorno do terra.

O quinto passo foi projetar a pcb mantendo a simetria na trilhas de entrada e usando modo diferencial no conversor AD

visite nosso site https://eck.eng.br
Telefone : 011.2528.2444
contato@eck.eng.br
PhotoPhotoPhoto
30/09/2017
3 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
PROJETO SISTEMA CONTROLE EXPANSÃO DE TUBOS USINAS TERMOELÉTRICAS.

.
Desenvolvemos um sistema que mede a expansão dos tubos de vapor de uma usina termoelétrica evitando que venham a explodir caso não seja bloqueada expansão mecânica provocada pelo calor, para isso usamos tecnologia Zigbee e GPRS.
https://eck.eng.br/controle-expansao-tubo-usina-termoeletrica/
Photo
Add a comment...

Post has attachment
PROJETO DETECÇÃO VIDRO QUEBRADO.

ECK Desenvolvimento de projeto eletrônico, maquina para detecção de quebra de vidro através de reflexão de feixe... visite nosso site https://eck.eng.br
#eck #projeto #desenvolvimento #eletrônico #automação
Photo
Add a comment...

Post has attachment
PROJETO CENTRAL DE ALARME 8 ZONAS

Projeto de uma central de incêndio usando modem GPRS da Ublox desenvolvida pela ECK com microprocessador ARM M0. visite nosso site e veja outros projetos... https://eck.eng.br
#eck #projeto #desenvolvimento #engenharia #eletrônica #gprs #central incêndio
Photo
Add a comment...

Post has attachment
PROJETO CENTRAL DE ALARME.

Esse foi o estudo da mecânica que fizemos no Alarme de 8 zonas com e sem fio e com interface GPRS para um cliente usando ARM M0 e modem M95 da Quectel, o sistema pode controlar a central por qualquer telefone comum ... DTMF ou pelo Celular, se quiser conhecer melhor esse projeto visite nossa pagina... https://eck.eng.br/projeto-alarme-gprs-8-zonas/

#eck #projeto #consultoria #eletrônica #engenharia #Alarme #GPRS #Quectel #M95
Photo
Add a comment...

Post has attachment
PROJETO RASTREADOR PORTÁTIL GPRS, GPS e WIFI...

Conheça o projeto de rastreador de cargas e pessoas que fizemos para a TracerTag com GRPS, GPS, WIFI e CellId do tamanho de um cartão de credito, a integração de tantas funções em um espaço pequeno foi um grande desafio: https://eck.eng.br/rastreador-gsm-gprs-gps-cellid-wifi/
#eck #projeto #consultoria #eletrônica #engenharia #GPRS #GPS #CellID #Rastreador
Photo
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded