Profile cover photo
Profile photo
QEdu
298 followers -
Enem, Ideb, Prova Brasil e Censo Escolar você encontra no maior portal de informações educacionais do Brasil!
Enem, Ideb, Prova Brasil e Censo Escolar você encontra no maior portal de informações educacionais do Brasil!

298 followers
About
Posts

Post has attachment
Veja 10 cases concretos de uso de dados que vão te inspirar a também usá-los a partir de agora: http://ow.ly/VrCce
Add a comment...

Post has attachment
Este é o mapa do aprendizado em matemática dos alunos dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas, segundo dados da Prova Brasil 2013. Explore esse mapa em detalhes em http://bit.ly/mapa-aprendizado.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Andando Brasil a fora, percebemos que ainda existe em alguns locais uma sensação de que a Prova Brasil não serve para quase nada. Em alguns discursos ouvimos que a Prova Brasil é apenas gasto do dinheiro púbico. Será mesmo que o Brasil precisa investir nessa prova? O que ela traz de benefícios que a justifique?

Os resultados gerados a partir da Prova Brasil são utilizados, por exemplo, para “oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas”.
Add a comment...

Post has attachment
Para conseguir essa fotografia da situação escolar de cada ano, o Censo Escolar divide seus esforços em quatro grandes grupos de dados:

Escolas – dados sobre a parte física da instituição: quais tipos de salas tem, as condições dos materiais e locais, tipo de banheiros, se é adaptada para portadores de deficiência, quais recursos disponibiliza (TV, computadores, etc.) entre outros.

Turmas – que tipo de atendimento (escolarização, atividade complementar, sistema prisional, etc.), horários, modalidade, etapa, disciplinas, etc.

Alunos – sexo, raça, idade, se têm e qual o tipo de deficiência, se usam transporte escolar, local de nascimento, entre outros.

Profissionais – dados de quem trabalha com os alunos: além de professores, monitores e técnicos. Dados como sexo, idade, raça, escolaridade, disciplina que ministra e outras.

Veja para quê esses dados servem.
Add a comment...

Post has attachment
No dia 6 de novembro, o QEdu completou três anos. Ao longo desse tempo, milhões de pessoas têm acessado e usado o QEdu para transformar a realidade da educação no Brasil. Várias delas nos contaram como têm usado os dados disponíveis no portal. Que tal conhecer essas histórias?
Add a comment...

Post has attachment
Os alunos da sua escola e da sua rede estão preparados para mais uma edição da Prova Brasil? Está prevista para novembro a realização de mais uma edição da avaliação.

É um momento importante, pois o resultado desta avaliação permite que redes e escolas acompanhem e definam estratégias pedagógicas para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos, além de ser utilizado no cálculo do Ideb das escolas, municípios, estados e do Brasil. 

Recebemos várias perguntas de professores e gestores com dúvidas sobre a estrutura da Prova Brasil, por isso resolvemos listar alguns pontos importantes que podem ajudar na preparação para essa avaliação.
Add a comment...

Post has attachment
Professores, gestores escolares e equipes de secretarias de educação podem participar do programa de formação da Fundação Lemann e Elos Educacional para promover o aprendizado efetivo dos alunos. Os cursos “Gestão para Aprendizagem” e “Gestão de Sala de Aula” estão com inscrições abertas até o dia 19 de novembro. As atividades devem iniciar em março de 2016.
Este ano, as secretarias de educação também poderão se inscrever nos cursos para implementar ações de impacto que envolvam os gestores de instituições de educação básica para melhorar o ambiente escolar, a gestão da sala de aula e o aprendizado dos alunos.
Add a comment...

Post has attachment
Para ter um instrumento poderoso como esse era preciso superar três grandes desafios:

1- Perceber se os alunos de uma mesma escola e rede de ensino dominavam competências comuns, isto é, o básico que se espera de conhecimento de habilidades cognitivas, como português e matemática;
Desenvolver um método que permitisse comparar os resultados da avaliação ao longo dos anos, pois só assim seria possível verificar a evolução do aprendizado e traçar metas;
Instituir um método adequado de correção das provas que demonstrasse se de fato houve e qual o nível de aprendizado dos alunos.
A prova foi desenvolvida pensando esses três grandes desafios. Entenda como eles foram solucionados.
Add a comment...

Post has attachment
A educação brasileira enfrenta muitos desafios. Uma internet rápida nas escolas pode ajudar a virar esse jogo, afinal, em um mundo cada vez mais conectado, é urgente que as escolas públicas brasileiras tenham acesso rápido à internet.

Além de democratizar o conhecimento, a internet na escola pode ser o catalisador de uma educação de qualidade em grande escala no país. Para se ter uma ideia, já existem programas que identificam os pontos em que os alunos têm dificuldades e ajudam os professores a dar uma aula mais personalizada. Para isso, é necessário que se crie a infraestrutura adequada para aumentar a velocidade da internet nas escolas.

Ter internet rápida em todas as escolas públicas do país depende também da sua mobilização. Veja como você pode ajudar nessa causa em três passos: http://ow.ly/TBb1s
Add a comment...

Post has attachment
A professora Marilde, hoje aposentada, contou como acontece o processo de aplicação da prova e deu algumas orientações para que as escolas possam se preparar para este momento tão importante.
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded