Profile cover photo
Profile photo
Adelino MWPBR
7 followers
7 followers
About
Communities and Collections
View all
Posts

Post has shared content
The Future is next
Veículos conectados: a Internet dos Carros se torna realidade!
Há pouco mais de 3 anos começamos a falar da Internet dos Carros - uma espécie de filhote da Internet das Coisas - por conta do projeto simTD - Safe Intelligent Mobility Deutschland. À época, os alemães anunciaram uma frota de 120 carros de teste, conectados entre si e com a infraestrutura da estrada. (1)

Na semana passada, a Nokia Networks, em parceria com a Deutsche Telekom e o governo alemão, realizaram uma demonstração da sua tecnologia de comunicação. Baseada em rede móvel LTE ela é capaz de transportar dados entre veículos em menos de 20 milissegundos. Para entender o significado do feito, considere que tal performance está prevista nas redes 5G (2) para daqui a uns 5 anos.

Os alemães não querem ficar dependentes da tecnologia americana [citam explicitamente o Google] e mais que isso, pretendem criam um padrão tipo "Testado em Autobhan da Alemanha", que seja reconhecido internacionalmente.

Na foto, a Autobhan A9, a "estrada digital" usada como testbed para os interessados em desenvolver as tecnologias que serão usadas nos carros conectados e mais pra frente nos autopilotados [como eles chamam os self-driving-cars por lá. 


--------------------------------------------
(1) "Internet dos Carros e o projeto simTD - Safe Intelligent Mobility Deutschland" >> http://bit.ly/1kWKLXc

(2) "5G will open up a realm of new possibilities for consumers, the economy and society as a whole. It will allow for massive traffic growth (peak data rate higher than 10 Gbps compared to the 300 Mbps LTE) with virtually zero latency and an explosive growth of the devices. It will also integrate pre-existing technologies, while lowering energy consumption. Future applications and industries such as innovative health care services and self-driving cars will transform the business of most industries with fully automated and self-organizing production processes." 
Photo
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded