Profile

Cover photo
16 followers|5,472 views
AboutPostsPhotosVideos

Stream

UPEssencia

Shared publicly  - 
 
 
Mitologia e Psicologia

Postarei aqui, um mesmo artigo que postei na Comunidade de Mitos e Lendas há um tempo atrás.

MITO:

A  JORNADA DO  HERÓI - CONHECER OS MITOS É APRENDER O SEGREDO DA ORIGEM DAS COISAS

Tanto para o homem quanto para a mulher, enxergar realisticamente a vida é uma tarefa heroica. É algo que nos força a ver não apenas a beleza e o potencial contidos no viver, como também as contradições, condicionamentos e as ilusões que trazemos conosco ao nível  inconsciente.
     Jornadas heroicas conduzem sempre a vales sombrios e a confrontos difíceis mas, ao perseverarmos, alcançaremos um novo estágio de conscientização.
     Porém, um mito faz mais do que isso: se aprendermos a ouvir, ele também nos fornecerá informações psicológicas precisas e nos ensinará as verdades profundas da psique.
    Quanto a verdade, um mito é verdadeiro, não no sentido exterior, físico, mas é uma expressão exata de uma situação psicológica, da condição interior da psique: Os mitos são como os sonhos e, os sonhos, são os mensageiros do inconsciente e de seus arquétipos. Se aprendermos a linguagem do mito, seus símbolos, entenderemos o que está se passando lá dentro da psique, em um nível inconsciente. Poderemos até descobrir o que fazer a respeito.
    Somente atingiremos a totalidade (self) e passaremos para uma nova etapa da nossa evolução de consciência, quando aprendermos a conviver conscientemente com os Mitos - isto é, com as imensas forças psicológicas que ele representa: Na evolução da consciência, nosso maior problema é sempre nossa oportunidade mais preciosa. É quando estamos mergulhados no caos que mais precisamos enxergar as possibilidades de ação.


No caminho de nosso desenvolvimento, sempre chegamos a um problema, um obstáculo tão grande que nem o podemos engolir nem o podemos expelir:
     Um carvão em brasa entalado na garganta.
     Esse nó na garganta é um aviso de que um tremendo potencial evolutivo está tentando se manifestar.
    A humanidade toda está a mercê desta enorme força evolutiva que o mito representa.
    Todo mito é o registro simbólico de um estágio de crescimento na vida de um povo. Ele não só nos mostra os conflitos e as ilusões, como também as potencialidades contidas na situação existencial presente.

Acordar para a unidade do Self é a grande meta da nossa evolução psicológica, a Pérola que não tem preço, o objeto dos nossos desejos mais profundos: A tentativa interior de uma união sempre começa com um conflito e este exige um tributo:
    Quando nós nos recusamos a integrar uma nova e poderosa potencialidade do inconsciente, o inconsciente cobra um tributo, de uma ou de outra maneira: O tributo pode tomar a forma de uma neurose, de um estado de espírito compulsivo, obsessões, doenças imaginárias ou depressão paralisante, medo.
    O trabalho do herói é específico: empreender a jornada interior, enfrentar os dragões e gigantes que lá existem e encontrar o tesouro escondido. Qualquer um pode empreender a jornada interior e assumir a tarefa de se tornar completo .
    Os mitos estão repletos de paradoxos porque a realidade é, em si, paradoxal: um contra senso. Gostamos de acreditar que já sabemos tudo, que já conseguimos imaginar tudo e é por isso que o verdadeiro paradoxo é sempre doloroso. O paradoxo entra em conflito com os nossos preconceitos, desafia nossas premissas e insulta nossas verdades coletivas. É faltando isso, que gostamos de interpretar os Mitos como sendo fantásticas invenções de mentes primitivas e infantis. Mas, se os considerarmos seriamente, como afirmação da realidade que são, então veremos todos os nossos cômodos chavões, todos os nossos velhos e sedimentados conceitos de verdade serem incomodamente questionados.
    Examinar o Mito à procura de sabedoria significa retornar à matéria primordial da psique. Interpretar um Mito, buscando apenas a confirmação de nossas opiniões arraigadas, só nos trará confusão: Os símbolos não fluem do inconsciente para nos dizer aquilo que já sabemos ou queremos ouvir, mas sim para nos mostrar o que ainda temos para aprender. O maior de todos os aprendizados está em conhecer-se a si mesmo. O começo da sabedoria é a real compreensão do óbvio.

Num determinado estágio de nossa evolução, a ligação que mantemos com nossa psique e a que mantemos com a nossa esfera humana externa, entram em terrível conflito e esse conflito é uma prova de fogo para se chegar à conscientização.
    É este o poder do Mito. E é em função disso que precisamos da mitologia. Mas não será isso uma afronta à razão ? O que os deuses e heróis da mitologia tem a nos dizer hoje, num mundo informatizado, não está ultrapassado ? Pensamos que não.
    O que muitos não sabem é que os vestígios desses deuses e heróis se alinham, ainda hoje, ao longo dos muros de nosso sistema interior de crenças e valores. E, de mais a mais, a razão há muito já vem sendo desafiada pelas verdades de conveniência e mais, a parafernália tecnológica não vai nos salvar ou sequer, ao menos, nos ajudará a ver melhor a realidade.
    A busca do si mesmo nunca estará completa se recusarmos trilhar o caminho do Mito e este passa inexoravelmente por dentro do ser humano, pelas cavernas e grutas do inconsciente. Sem que se estabeleça a ligação do ser humano com seu mundo mitológico arquetípico, de nada adiantará os avanços da ciência e da tecnologia, nem uma e nem outra dará conta da humanização das pessoas, pelo contrário, as robotiza como autômatos.
    Temos que confiar em nossa intuição, em nosso verdadeiro Ser e empreender a busca da sabedoria subjacente ao Mito.
    É disso que trata a jornada do herói, não é para negar a razão . Trata-se isso sim de ampliá-la para além dos seus próprios limites lógicos. Pela superação das paixões tenebrosas, o herói simboliza nossa capacidade de busca, nossa capacidade de controlar a sombra irracional dentro de nós.
     A jornada do herói é vista não como um ato de coragem, mas como uma vida vivida em termos de Auto descoberta. O fim da jornada do herói não é o engrandecimento do herói. O objetivo último da busca não será nem evasão nem êxtase para si mesmo, mas a conquista da sabedoria e do poder que ela confere na busca do auto conhecimento e do conhecimento do mundo.

Se você quiser empreender uma busca e encontrar algo significativo em sua vida, deverá retomar os Mitos onde eles se encontram; dentro de você mesmo.

Ainda não estamos, talvez, preparados para esta busca que a nós caberá empreender, mas há um início de tomada de consciência nessa direção.

Os primeiros mitos versam sobre a descoberta do Poder que emerge da Terra e vai para as mãos humanas.

Os mais recentes, falam da volta do poder à Terra, às mãos dos deuses, antes que nos destruamos com ele.
 ·  Translate
View original post
1
Add a comment...

UPEssencia

Shared publicly  - 
 
UP! reúne Treinadores Ofi ciais e reforça
missão de revolucionar a sua vida!
Diretoria da empresa ressalta que a constante presença dos principais líderes é a
grande oportunidade de alavancar e motivar a expansão de sua rede no MMN da UP!
 ·  Translate
1
Add a comment...

UPEssencia

Shared publicly  - 
 
UP! contrata agência ZAZCOMM. para valorizar
e potencializar comunicação com distribuidores
Pa rc e r i a te m co m o o b j et i vo a u x i l i a r n a c r i a çã o, re a l i za çã o e p re m i a çã o d e to d a s
c a m p a n h a s e t re i n a m e nto s , a l é m d e fo r ta l e c e r o re l a c i o n a m e nto d a fa m í l i a U P !
1
Add a comment...

UPEssencia

Shared publicly  - 
 
Palavra do
presidente

Família UP!,
O que era sonho já
é realidade: a UP! está
cravando e expandindo a
consolidação de sua marca no
cenário nacional. Tudo graças
ao esforço imensurável
de uma rede com mais
de 100 mil distribuidores,
além da seriedade e
comprometimento por parte
da diretoria executiva da UP!.
Pude perceber, após
visita a São Luís, que o estado
do Maranhão é muito
promissor e trará sucesso
a todas as redes, e tenho
certeza que será mais um
celeiro de grandes líderes
Depois das parcerias
com a Vector Consultoria
e o Rapidão Cometa, outra
decisão importante da UP!
neste mês foi a contratação
da agência de comunicação
ZAZCOMM., que vai criar,
padronizar e oti mizar todos
os ti pos de eventos da UP!,
que prioriza mais uma
ação para dar o máximo de
atenção a todos os nossos
distribuidores e garantir a
melhor receptividade aos
novos especialistas.
Além disso, depois
de César Pimenta, Carlos
Silva, Danielle e Leonardo
Pereira, parabenizo com
muito orgulho Anac e
Fabiano Montarroyos, de
Recife-PE, pela conquista do
Duplo Diamante. Um casal
determinado, que não mede
sacrifícios para capacitar
novas pessoas e alcançar
uma posição de destaque no
melhor plano de carreira em
MMN do Brasil.
Um grande abraço a
todos! Que Deus os abençoe!
Clarel Lopes
 ·  Translate
1
Add a comment...

UPEssencia

Shared publicly  - 
 
Para o dia dos namorados, nada como um belo perfume, venham e façam seu pedido...
 ·  Translate
2
Add a comment...

UPEssencia has a new profile photo.

Shared publicly  - 
1
Add a comment...

UPEssencia

Shared publicly  - 
 
UPEssencia encontrou-se com uma pessoa.Soninha Santos
 ·  Translate
UPEssencia's profile photoSoninha Santos's profile photo
UPEssencia was in a video call with 1 other
1
Add a comment...
Have them in circles
16 people
Emerson Da Cruz Caldeira's profile photo
Arlom Silva's profile photo
Rodrigo Mariano's profile photo
RAIMUNDO EMPREENDEDOR's profile photo
Socratesantana San's profile photo
edilson heleno's profile photo
3Marketing's profile photo
Editora Escala Educacional's profile photo
Elias A. farias's profile photo

UPEssencia

Shared publicly  - 
 
 

Religião e Ciência

O conflito entre religião e ciência, apesar de ser caracterizado como institucional é, na verdade, gerado no âmago da psique humana, pois é uma batalha individual para entender duas aparentemente distintas realidades, ou seja, de um lado uma irrevogável, observável e visível percepção do universo, enquanto que do outro, um sistema místico, dogmático, subjetivo e não-observável. No meio destas duas vertentes, jaz confuso, curioso e atônito o ser humano que, quando congregado com outras mentes, institucionalizam suas incertezas e, para minimizar suas impotências frente suas dúvidas, elegem um lado que, falaciosamente, lhes propicia a idéia de segurança e entendimento. Para sanar tais incertezas, é necessário conceber a possibilidade de uma realidade onde estas duas aparentemente distintas vertentes são, em essência, uma coisa só. Quando isto acontecer, uma interessante, objetiva e sublime jornada inicia na vida humana, assim como se abre amplamente a porta para que a maioria dos conflitos humanos desapareceram. (Tadany – 16 07 11) 

PS: Para citar este texto: 
Cargnin dos Santos, Tadany. Pensamento 993. www.tadany.org ® 
 ·  Translate
View original post
1
Add a comment...

UPEssencia

Shared publicly  - 
 
 
Discurso contra a limitação na ciência tradicional

Falando em dimensões de percepção sensorial,  através de experiências sensoriais e psíquicas, como dimensão astral, causal, búdica ou etérea, infradimensão e supradimensão.

Não discordo sobre o avanço das neurociências, mas nossas máquinas não podem medir sentimentos de amor, medo, perda, preguiça, ira.  Qual é a dimensão do amor? Quanto pesa o amor? Qual altura do amor de uma pessoa pelo próximo? Qual a pressão do medo em relação  psique?  Quanto pesa e qual a dimensão da preguiça, do ódio, da ignorância? Qual dimensão sensorial que nossos sentimentos podem ser investigados?

O homem é lobo do homem. Como fazer o  homem se tornar mais humano e sensível em relação a vida e a tudo que o cerca? Apenas metas sociais de conduta não podem fazer ele se tornar consciente de si mesmo e da sua conduta diante da vida. O homem precisa se descobrir em si-mesmo, verificar em qual país psicológico vive e qual deseja habitar em seu processo de autodisciplina e descoberta. Que experiência é maior do que aquela vinda de si-mesmo?
10 comments on original post
1
Add a comment...

UPEssencia

Shared publicly  - 
 
UP! forma Diamantes pelo Brasil e
conduz mais famílias ao sucesso no MMN!
 ·  Translate
1
Add a comment...

UPEssencia

Shared publicly  - 
 
É um ótimo livro, vale a penar ler.
 ·  Translate
1
Add a comment...

UPEssencia

Shared publicly  - 
 
Com a UP Essencia o impossível já é possível, alcançar suas metas e objetivos é fantástico, e você consegue, é só acreditar e começar a trabalhar.
 ·  Translate
1
Add a comment...
People
Have them in circles
16 people
Emerson Da Cruz Caldeira's profile photo
Arlom Silva's profile photo
Rodrigo Mariano's profile photo
RAIMUNDO EMPREENDEDOR's profile photo
Socratesantana San's profile photo
edilson heleno's profile photo
3Marketing's profile photo
Editora Escala Educacional's profile photo
Elias A. farias's profile photo
Story
Tagline
Confiança, qualidade, uma empresa solida, 100% brasileira
Introduction
De conhecimento público...