Profile cover photo
Profile photo
Kleber Kilhian
69 followers -
Nossas preferências não definem o que é verdade. (Carl Sagan)
Nossas preferências não definem o que é verdade. (Carl Sagan)

69 followers
About
Posts

Post has attachment
Para esta resolução, usamos o método de integração por partes.

Resolução com exemplos:
http://bit.ly/int-lnax

#calculo #matematica
Add a comment...

Post has attachment
Como determinar a massa da Terra

Uma das consequências das Leis de Newton, Galileu e Kepler é a determinação da Massa da Terra. Podemos estimar sua massa usando apenas equações simples.

Um estudo demonstrou que a Terra vem perdendo 50 mil toneladas de massa por ano.

http://bit.ly/massa-da-terra

#Matemática #matematica #física #fisica #Terra #mathematic #physics
Determinando a Massa da Terra
Determinando a Massa da Terra
obaricentrodamente.com
Add a comment...

Post has attachment
Teorema da bissetriz interna

O teorema da bissetriz interna é um importante teorema da geometria plana, onde conseguimos determinar segmentos proporcionais em um triângulo.

🔗 http://bit.ly/bi-int

#obaricentrodamente #matematica #teorema #geometria #mathematic #geometry
Teorema da Bissetriz Interna
Teorema da Bissetriz Interna
obaricentrodamente.com
Add a comment...

Post has attachment
Regime de juros simples

A Matemática Financeira fornece subsídios para análise de diversas formas de evolução do dinheiro no decorrer do tempo, além de comparar alternativas para aplicação e obtenção de recursos financeiros.

No regime de capitalização a juros simples, o cálculo dos juros em cada período é realizado multiplicando-se a taxa de juros pelo valor do capital (montante).

Ao se calcular rendimentos utilizando o regime de juros simples, apenas o capital inicial que rende juros e pode ser calculado da seguinte forma:

j = PV × i × n

Leia o artigo completo em: http://bit.ly/juros-simples
Add a comment...

Post has attachment
Biografia de Antonio José Lopes Bigode

Antonio José Lopes, conhecido simplesmente por Bigode, nasceu a 13 de Junho de 1954 no bairro de Ipiranga, São Paulo, SP.

🔗 Biografia completa: http://bit.ly/Biografia-Bigode

Antonio José Lopes Bigode é educador matemático formado no IME-USP, com doutorado em Didática da Matemática pela Universidade Autônoma de Barcelona. Especialista em currículo, avaliação e metodologia da matemática é autor de livros didáticos para o ensino fundamental (EF1 e EF2), EJA (EF2 e EM) e de livros de metodologia da matemática para formação de professores; consultor de instituições como o MEC (PCN. TV Escola, PNAIC) e de SEEs e SMEs. Autor e apresentador da série Matemática em Toda Parte, da TV Escola.
Add a comment...

Post has attachment
A EXPERIÊNCIA DE GALILEU NA LUA

Um dos experimentos mais famosos realizados na Lua foi a reprodução da experiência que Galileu Galilei (teoricamente) realizou na Torre de Pisa no ano de 1589.

A experiência foi realizada no ano de 1971 pelo comandante da Apollo 15 David Scott, no último dia da missão na Lua. Scott usou um martelo geológico de 1,32 Kg e uma pena de falcão de 30 g, 44 vezes mais leve que o martelo. Quando os objetos foram soltos de uma mesma altura e ao mesmo tempo, eles atingiram o solo simultaneamente, comprovando a teoria de Galileu, em que a massa não afeta a atração gravitacional.

Aprendemos que Galileu derrubou as hipóteses de Aristóteles com respeito à queda livre dos corpos utilizando o famoso experimento na Torre de Pisa, onde os objetos teriam deixados em queda livre. No entanto, parece ser um mito. Nenhum texto contemporâneo a Galileu afirma que ele tenha realizado tal feito.

Link do artigo no blog:
http://bit.ly/a-experiencia-de-galileu

Vídeo no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=82&v=ilRtXJo7i5Y
A experiência de Galileu na Lua
A experiência de Galileu na Lua
obaricentrodamente.com
Add a comment...

Post has attachment
A EQUAÇÃO DA HIPÉRBOLE

O estudo das seções cônicas teve início na Grécia Antiga, uma consequência da busca pela solução do problema da duplicação do cubo.

Acesse o link e veja a demonstração da equação:

🔗 http://bit.ly/hiperbole
A Equação da Hipérbole
A Equação da Hipérbole
obaricentrodamente.com
Add a comment...

Post has attachment
O DUELO DE GALOIS
🔗 http://bit.ly/DueloGalois

Durante a madrugada inteira de 30 de maio de 1832, o matemático francês Évariste Galois escreveu, escreveu e escreveu. Nas margens do caderno, como um símbolo de seu desespero, anotou: “Não tenho tempo, não tenho tempo”. Ele sabia que estaria morto antes de o Sol nascer, provavelmente com um tiro na testa. Tinha apenas 20 anos, mas muita coisa a dizer. Especialmente sobre os números que vinha rabiscando de maneira confusa desde os 16. Equações incompreensíveis na opinião de alguns célebres matemáticos, talvez equivocadas.

Doze anos depois, os rascunhos – e as anotações insanas daquela noite – foram finalmente examinados. O rapazote Galois era um gênio! Sua complexa teoria de grupos abria todo um novo campo para a álgebra. Algo que no século seguinte seria fundamental para o desenvolvimento dos computadores, por exemplo.

Mas em 1832 nada disso parecia possível. O jovem Évariste estava atolado até o pescoço em uma confusão dos diabos. Ou melhor, diversas confusões. A escalada começou em 1829, com o suicídio inesperado de seu pai após uma briga feia com inimigos monarquistas. O país estava dividido em facções apaixonadas, opondo católicos a protestantes, republicanos a monarquistas, e Galois resolvera ser republicano até a morte.

Tanto que se envolveu em uma bela enrascada ao fugir da escola para participar das manifestações contra a posse do rei Luís Felipe, em 1830. Foi expulso e nem se abalou: alistou-se imediatamente na Guarda Nacional, logo desativada por decreto real. Um ano depois foi preso por ameaça ao rei: brandira sua espada numa reunião de republicanos. Ainda voltou à cadeia por usar o uniforme da proscrita Guarda Nacional.

Pior que sua sorte na política, só mesmo na academia. Imberbe, tentava provar que tinha algo a dizer sobre equações. Aos 16 e aos 18, tentou sem sucesso entrar na Escola Politécnica, onde circulavam os principais matemáticos franceses da época. A Academia de Ciências fez pior: perdeu duas vezes o relatório com as descobertas de Galois e, quando colocou a mão na terceira versão, reprovou o rapaz. Os juízes simplesmente não entenderam suas ideias e não acreditaram nos resultados registrados.

Enfim, em março de 1832, o caos político em Paris misturou-se ao pesadelo de uma epidemia de cólera e Galois deu seu último passo torto. Apaixonou-se pela filha de um médico, Stéphanie-Félicie du Motel, que não correspondia ao seu sentimento – e tinha outro pretendente. Bom de gatilho, Pescheux d’Herbinville.

Poucos detalhes sobraram dessa tragédia francesa. O próprio Galois tentou fazer parecer que se tratou de um conluio político para eliminá-lo. Mas também deu a entender que a discussão com o desafiante para um duelo pode ter girado em torno de Stéphanie. Em seus rabiscos aflitos, Évariste a chama de prostituta e deplora a trágica estupidez de ter se envolvido num combate de vida ou morte.

O que se sabe é que na manhã daquela quarta-feira, 30 de maio de 1832, Galois foi defender sua honra. Escolheu uma das pistolas, deu 25 passos, virou-se e... tomou o esperado balaço no estômago. Agonizou no hospital até o dia seguinte. Antes de morrer teria dito a seu irmão: "Não chore, preciso de toda a minha coragem para morrer aos vinte anos". E morreu sem saber que, deixando um legado de apenas 60 páginas de garranchos, viria a ser considerado não só um dos mais criativos pensadores que a ciência já teve, mas uma das pedras fundamentais na evolução da matemática.
O duelo de Galois
O duelo de Galois
obaricentrodamente.com
Add a comment...

Post has attachment
DIA DO FÍSICO

O dia 19 de maio é comemorado o Dia do Físico e foi definido pela Sociedade Brasileira de Física no ano de 2005, que foi o ano em que a ONU havia decretado como Ano Internacional da Física.

🔗 http://bit.ly/Dia-do-Físico

ミ●﹏☉ミ:
Parabéns a todos os fisicos!!
19 de Maio: Dia do Físico
19 de Maio: Dia do Físico
obaricentrodamente.com
Add a comment...

Post has attachment
CUBO DE RUBIK

O cubo de Rubik foi criado no dia 19 de maio de 1974 pelo escultor e professor de arquitetura húngaro Ernõ Rubik.

Originalmente foi chamado o "cubo Mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para "cubo de Rubik". Nesse mesmo ano, ganhou o prêmio alemão do "Jogo do Ano". Ernő Rubik levou um mês para resolver o cubo pela primeira vez. O cubo de Rubik tornou-se um ícone da década de 1980, década em que foi mais difundido.

O cubo de Rubik é um cubo geralmente confecionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,7 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.

É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações.

COMBINAÇÕES

Podemos permutar os oito vértices do cubo, logo podemos arranjá-los de 8! formas diferentes. Também podemos permutar suas doze arestas, existindo assim 12! combinações para as mesmas. Entretanto, apenas metade das possibilidades acima são verdadeiras, uma vez que não é possível permutar duas arestas sem trocar também a posição de dois vértices, e vice-versa.

Também é possível girar todos os vértices do cubo, salvo um, sem que nada mais mude no cubo. Uma vez que a orientação do último vértice será determinada pela orientação dos demais, nós temos 3^7 orientações distintas para os vértices. O mesmo vale para a orientação das arestas. Sendo assim, temos 2^11 possibilidades para elas. No total, o número de combinações possíveis no cubo de Rubik é:

(8! x 12! x 3^7 x 3^11) / 2 = 43.252.003.274.489.856.000

Se alguém pudesse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de um movimento por segundo, demoraria 1.400 trilhões de anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinação.

Fonte: Wikipedia
#rubikcube #rubik
Photo
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded