Profile

Cover photo
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
11 followers|35,647 views
AboutPosts
Story
Introduction
Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, a poucos metros da Praça da Alfândega, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) se constitui em um equipamento a serviço das diversas expressões da arte.

Abriga-se no “Edifício Força e Luz”, cuja vocação inicial fica evidente no próprio nome – sediar a Companhia Estadual de Energia Elétrica do RS (CEEE). O prédio com arquitetura de inspiração francesa, erguido entre 1926 e 1928 pelo arquiteto Adolfo Stern, foi tombado em 1994, transformando-se no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo em 2002.

De lá para cá, a casa acolhe milhares de visitantes em atividades que englobam diferentes manifestações artísticas e formativas, como exposições, espetáculos cênicos e musicais, sessões de cinema, contação de histórias, cursos, seminários, oficinas, palestras, lançamento de livros, de filmes, debates. Enfim, o que de mais nobre se produz em termos de cultura no Estado passa pela casa, cumprindo ininterrupta agenda de iniciativa própria.

Sua vocação de origem ainda hoje se revela no 2º andar, que abriga o Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul (MERS). Nascido em 1977, é pioneiro em registrar a história da energia elétrica no Brasil, colocando a CEEE como exemplo para outras instituições nacionais. Em seu acervo – 2 mil peças – estão valiosos objetos reunidos por todo Estado em uma exposição interativa ao dispor dos visitantes.

Agora, o projeto original do CCCEV ganha formas definitivas a partir da criação do Memorial Erico Verissimo. É quando a casa passa a dar visibilidade e acesso a um acervo que revela vida e obra do escritor gaúcho que deixou as mais profundas marcas na Literatura Brasileira.
Contact Information
Contact info
Phone
(51) 3228-9710
Email
Address
Rua dos Andradas, 1223 Centro - Porto Alegre / RS

Stream

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo hasn't shared anything with you.

People are more likely to share with you if you add them to your circles.