Profile

Cover photo
Luis Machado
Works at Porto
Attended ESSM Lisboa
Lives in Guimarães
1,569 followers|1,015,272 views
AboutPostsPhotosVideos

Stream

Luis Machado

Shared publicly  - 
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
Forte de São João Baptista e os arcos que o ligam à ilha da Berlenga - Ilha da Berlenga Grande, Peniche (Portugal).

A ilha da Berlenga Grande, ao largo da costa de Peniche, foi ocupada no início do século XVI por uma comunidade de frades jerónimos que aí edificou o Mosteiro da Misericórdia da Berlenga para auxílio aos náufragos. No entanto os ataques de corso afastaram os frades do arquipélago, e em meados do século XVII D. João IV ordenava a edificação de uma fortaleza na ilha, com o objectivo de reforçar a defesa da cidadela de Peniche.
Foi então edificado o Forte de São João Baptista, sobre um ilhéu junto à enseada da ilha e a ela ligado por uma ponte de alvenaria. O projecto da fortaleza é atribuído ao engenheiro Mateus do Couto. Em 1666 o Forte da Berlenga foi preponderante para travar o ataque de uma esquadra espanhola, que tinha por objectivo raptar a rainha D. Maria Francisca de Sabóia na sua chegada a Portugal, à época do seu casamento com D. Afonso VI. Depois deste ataque o rei mandou reparar a fortaleza, aumentando o poder de fogo da mesma, como atesta a inscrição na porta de armas.
Durante as Invasões Francesas, serviu de base a tropas inglesas, tendo sido posteriormente pilhada pelos franceses. Em 1821 D. João VI ordenava um novo restauro da fortaleza, mandando reedificar a capela, anos antes queimada pelas tropas napoleónicas. Foi ainda utilizada durante as Guerras Liberais, servindo de base às tropas de D. Pedro para a conquista da fortaleza de Peniche, ocupada por forças miguelistas. Catorze anos depois foi desartilhada, o que levou ao seu gradual abandono.
Na década de 50 do século XX a Fortaleza de São João Baptista foi restaurada pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais para uma posterior adaptação do espaço a pousada.
O Forte da Berlenga possui planta octogonal irregular, adaptada à morfologia do ilhéu onde está implantada, cujos alçados virados ao mar se encontram rasgados por canhoeiras, dispostas a intervalos regulares. No interior da praça foram edificadas diversas construções de planta rectangular, no centro do forte e adossadas a dois dos alçados. O portal, de moldura rusticada, possui lápide no tímpano com inscrição, sendo encimado por frontão de aletas interrompido por escudo coroado. As fachadas principal e lateral são rasgadas por dois registos de janela de moldura redonda. Adossadas às muralhas exteriores foram edificadas as antigas casamatas e o paiol.
[Fonte: Catarina Oliveira - GIF/ IPPAR/ 2004]

+Foto de autor não identificado+
 ·  Translate
39 comments on original post
2
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
E eu também queria que ele regressa-se.
 ·  Translate
Pedro Martins pode estar prestes a receber mais um reforço de peso para a próxima temporada. O ganês Bernard Mensah está a caminho do regresso ao Vitória.
View original post
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
In the walled complex of Saksaywaman, Peru, the precision of the stonework, the rounded corners of the blocks, and the variety of their interlocking shapes, have puzzled scientists for decades. The standard explanation is that the builders used a laborious “guess and check” method of chipping away at the stone. However, there is an ancient legend that speaks of a liquid derived from plants, which could turn stones soft. Could there be any truth to the legend?
#peru #saksaywaman
Lying on the northern outskirts of the city of Cusco in Peru, lies the walled complex of Saksaywaman. The site is famed for its remarkable large dry stone walls with boulders carefully cut to fit toge
1 comment on original post
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
27.05.2016 » 5 things Real Madrid should do to win against Atletico. Tweet. Real Madrid vs Atletico Madrid for the Champions League final in 2016. The UEFA Champions League final will take place this Saturday evening in the city of Milan, as Real Madrid and Atletico Madrid prepare to lock horns ...
2 comments on original post
1
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
O Forte de S. João Baptista da Foz, na Foz do Douro, Porto
 ·  Translate
34 comments on original post
2
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
Exposición "Danzad, Danzad, Malditos" #MECA   #Almería  
 ·  Translate
La exposición fotográfica “Danzad, Danzad, Malditos” del fotógrafo Antonio Jesús García, Che, se expone en el MECA Mediterráneo Centro Artístico hasta el día 6 de junio del 2016. La exposición muestra al visitante una selección de 15 imágenes, que conforman un c
View original post
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
[PHOTOS] C'est l'une des plus belles villes d'Europe ! Voici, en images, douze raisons d'aller à Lisbonne, l'irrésistible capitale portugaise.
 ·  Translate
C'est l'une des plus belles villes d'Europe. Ce qui fait le charme de Lisbonne ? Sa douceur de vivre au fil du Tage, le dédale de ses ruelles, son relie...
9 comments on original post
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
Montalegre é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Vila Real, com cerca de 1 800 habitantes.
É sede de um município raiano com cerca de 805 km² de área e 10 537 habitantes
O concelho de Montalegre é, com Boticas, um dos dois concelhos do Barroso. Um pouco mais de 26,25% da superfície do concelho faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês, sendo dos concelhos que o integram aquele que contribui com maior área para o Parque. O município integra ainda as serras do Larouco e do Barroso.
Um pouco por toda a região encontram-se vestígios arqueológicos que mostram uma presença humana já desde tempos pré-históricos, de facto no local onde se encontra a vila de Montalegre, é provável que tenha existido um povoado castrejo pré-histórico que, mais tarde, teria dado lugar a um povoado de vocação agro-pastoril. Por Montalegre habitaram Lusitanos, Celtas, Visigodos, Suevos e, claro, Romanos, que deixaram um importante património arqueológico, tendo sido posteriormente uma terra importante na Idade Média, dado a sua localização estratégica. Montalegre conta, pois, com uma interessante história e um património rico.
O seu castelo do século XIV, com a imponente Torre de Menagem com 27metros de altura, provavelmente o terceiro castelo a ser construído nesta localidade, a Capela da Misericórdia, e toda a arquitectura rural granítica atestam o valor patrimonial de Montalegre.
Todo o concelho de Montalegre respira este ambiente histórico e pitoresco, como as Igrejas Românicas de São Vicente de Chã e de Viade e as várias casas senhoriais espalhadas pela região, que tão bem têm sido mantidas, muitas delas hoje em dia transformadas em unidades de alojamento turístico de qualidade.
 ·  Translate
4 comments on original post
1
Add a comment...
People
Have him in circles
1,569 people
Corrado Bodino's profile photo
Eu Amo Portugal's profile photo
Tim Martin's profile photo
NYKO GOMEZ's profile photo
Bernard Chambres's profile photo
carlos arias's profile photo
Décio Mirândola's profile photo
D = CAMPEÕES's profile photo
Jorge Branco's profile photo
Education
  • ESSM Lisboa
    Enfermeiro
  • Escola Secundaria Martins Sarmento Guimarães
  • escola secundaria martins sarmento
Basic Information
Gender
Male
Story
Bragging rights
Sêr Português
Work
Occupation
Enfermeiro
Employment
  • Porto
    present
  • Enfermeiro
  • HFAR Polo Porto D. Pedro V
Places
Map of the places this user has livedMap of the places this user has livedMap of the places this user has lived
Currently
Guimarães
Previously
Porto, Lisboa, Horta,Angra do Heroísmo, Tomar...
Links