Profile

Cover photo
Luis Machado
Works at Porto
Attended ESSM Lisboa
Lives in Guimarães
1,644 followers|1,101,338 views
AboutPostsPhotosVideos

Stream

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
Фото дня. 50 на 50.
 ·  Translate
Статьи о природе, путешествиях, приключениях, новости науки; факты, конкурсы, тесты, архив журналов; лучшие фотографии дикой природы; новые снимки читателей - профессиональные и любительские.
View original post
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
#22PushUpChallenge: o desafio das Forças Armadas em homenagem aos ex-combatentes
 ·  Translate
Vinte e duas flexões por dia em homenagem a antigos combatentes e a todos os que têm profissões de risco - o desafio que começou nos Estados Unidos (onde se estima que haja 22 suícidos de ex-combatentes por dia) já chegou às Forças Armadas portuguesas
View original post
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
Cascata da Fórnea [Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros] – Porto de Mós (Portugal).

Um estranho fenómeno geológico dá a ilusão de ser um anfiteatro natural. A Fórnea assemelha-se a um enorme abatimento da crosta terrestre começando em Chão das Pias e descendo até Alcaria.
Porque os solos da Serra de Aire e Candeeiros são ocos e apresentam vácuos, puderam dar origem às grutas, mas também a este local: uma depressão de milhões de anos rodeada de cursos de água.
Na zona da várzea existe um vale de oliveiras, enquanto que no espaço envolvente se encontram duas cascatas, e duas nascentes. A zona do semi-circulo é envolvida pela Serra de Ladeiras, Pena de Águia e Cabeço Raposeiro. As erosões provocadas pelas chuvas e pelas águas nascentes criaram um cenário natural impressionante. No interior da Fórnea encontra-se a Cova da Velha, uma cavidade com uma nascente que alimenta o Ribeiro da Fórnea.
[Fonte: Município de Porto de Mós].

Foto de Samuel Domingues.
 ·  Translate
10 comments on original post
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
«Маленький упорный лягушонок». Автор фото — Светлана Пионтковская, участница конкурса «Дикая природа России» в номинации от БИНБАНКА «Энергия жизни». Победитель номинации получит 150 000 рублей: bit.ly/dpr-2016
 ·  Translate
View original post
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
Porto street art is so colourful and lively that Jessica and I had to feature it in a series. Naturally, this series had to include Rua Miguel Bombarda in the neighbourhood of Cedofeita. In fact, C…
View original post
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
Praia do Magoito - Sintra (Portugal).

A praia do Magoito situa-se no concelho de Sintra (distrito de Lisboa), em Portugal. É uma praia rica em iodo, de grande extensão, que se encontra encostada à vizinha Praia da Aguda que fica a sul da praia do Magoito. A partir das suas areias, por entre as quais surgem numerosas rochas, é possível vislumbrar ao longe, a sul, o Cabo da Roca.
A praia do Magoito dispõe de uns excelentes acessos ao areal onde se destaca um passadiço de madeira sem degraus, que permite o acesso à praia de pessoas com mobilidade reduzida.
A chamada duna consolidada é um dos elementos geológicos mais interessantes da praia. Trata-se de uma duna costeira formada pela acumulação de areia gerada pela acção conjugada do mar e do vento.
Esta duna fóssil corresponde a um estádio do processo de evolução da areia solta para a rocha arenito, processo que dura milhões de anos. A duna consolidada do Magoito foi formada há cerca de 10 mil anos. Retalhos de uma duna semelhante à do Magoito surgem encastoadas na arriba, na Aguda (praia imediatamente a sul do Magoito) e mais a norte na Assafora.
As arribas que se desenvolvem para sul do Magoito mostram uma sucessão de camadas quase horizontais de calcários argilosos cinzentos e margas, rochas sedimentares formadas há muitos milhões de anos, quando o nível do mar se encontrava muito acima do actual.
Na duna consolidada do Magoito podem observar-se laminações oblíquas, que permitem determinar qual a direcção em que sopravam os ventos aquando da formação da duna.
[Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre].

Foto de Bonsai Fotografie.
 ·  Translate
9 comments on original post
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
Tem um iPhone? É recomendável que leia este artigo e faça o que o último parágrafo diz
 ·  Translate
View original post
1
Add a comment...
In his circles
3,328 people
Have him in circles
1,644 people
Ballena Nelle's profile photo
Hector Santana's profile photo
Ciaobella Ads's profile photo
Real or Fake's profile photo
Dc Mithu's profile photo
Gilmar Almeida's profile photo
Milan Mladenovic's profile photo
Shreyas Reddy's profile photo
Djoussou “Djouss ANIME” M'DAHOMA's profile photo

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
Kayla Mueller ficou na História do combate ao terrorismo. A carta comovente que escreveu à família correu mundo e agora o vídeo mostra um pouco mais da situação que viveu:
 ·  Translate
ABC News divulga um vídeo arrepiante da jovem de 26 anos que foi morta pelo Estado Islâmico. O vídeo, que foi enviado aos pais algumas semanas depois do sequestro, mostra a jovem a pedir ajuda.
View original post
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
Castelo de Linhares da Beira - Linhares da Beira, Guarda (Portugal).

São muitas as lendas acerca da origem do castelo de Linhares. Elas alicerçam-se na memória popular e em antigas descrições e interpretações corográficas. Foram sistematicamente reproduzidas na historiografia nacionalista da primeira metade e meados do século XX. Mas, em boa verdade, nenhuma delas tem verdadeira comprovação arqueológica, muito pelo facto de nunca aqui se terem realizado sondagens.
O que sabemos, efectivamente, é que Linhares já era povoação acastelada no reinado de D. Sancho I, tutelando, juntamente com Celorico da Beira e outras fortalezas vizinhas, a secção setentrional da Serra da Estrela. Nesse final de século XII, os alcaides do castelo, Gonçalo e Rodrigo Mendes, saíram em auxílio da praça de Celorico, então alvo de ataque por parte de tropas leonesas. No entanto, desconhece-se tudo a respeito da primitiva configuração da fortificação nessa altura. É de presumir que se adaptasse ao protótipo de castelo românico, com torre de menagem isolada no interior do recinto fortificado e cerca implantada de acordo com as curvas de nível, mas nada podemos dizer acerca do castelo comandado pelos irmãos Mendes. Nas Inquirições de 1258, menciona-se que os moradores de Sátão eram obrigados a prestar o serviço de anúduva (ajudar à reparação de estruturas militares) na Guarda e em Linhares, constituindo este dado uma prova da importância estratégica deste último castelo no quadro defensivo do reino.
O conjunto que chegou até hoje data do reinado de D. Dinis, monarca que doou a vila a seu filho, Fernão Sanches, e é uma das mais importantes fortalezas góticas da Beira Alta Interior. Embora obedecendo à exigente topografia do terreno, e integrando numerosos afloramentos rochosos, é um característico castelo gótico, com torre de menagem associada à cerca, respondendo à noção de defesa activa que caracteriza aquele período da história militar ocidental. Planimetricamente, organiza-se em dois recintos desnivelados: a Ocidente, aproveitando o topo mais elevado, definindo um triângulo irregular, situa-se a alcáçova, enquanto que a nascente, numa plataforma mais larga, situar-se-ia a primitiva povoação, defendida assim por cerca.
Na actualidade, o conjunto apresenta apenas duas torres, desconhecendo-se se terão existido outras no projecto gótico. A torre de menagem, de secção rectangular, situa-se entre os dois recintos e protege a porta de acesso à alcáçova. Possui três pisos, fazendo-se o acesso ao interior pelo andar intermédio, através de escadaria metálica (na origem seria amovível) e conserva ainda vestígios de balcões de matacães. No lado oposto, culminando a vertente nascente do conjunto, ergue-se a torre do relógio, igualmente de planta rectangular e a que mais sobressai, pelo acentuado declive do terreno que a circunda. No interior, está atestada a existência de duas cisternas quadrangulares na alcáçova e restos do que se pensa ter sido o palácio dos alcaides. O acesso ao interior do circuito fazia-se por três portas, duas das quais dando para o segundo recinto e a terceira, a porta da traição, aberta na secção ocidental da alcáçova. Uma quarta porta, em arco apontado, faz a transição entre plataformas.
No século XIV, Linhares desempenhou papel relevante nas guerras que assolaram esta parcela do território, mas ao longo dos tempos perdeu preponderância, chegando até ao século XX em acentuado estado de degradação. Os mais efectivos trabalhos de restauro tiveram lugar nas décadas de 40 e de 50 da última centúria. Sem acompanhamento arqueológico adequado, removeram-se terras do interior e reconstruíram-se panos de muralha, entre os quais toda a cerca Norte do recinto inferior. Nas torres, o interior foi também objecto de trabalhos assinaláveis, contando-se as escadarias de madeira, o coroamento com merlões e a nova cobertura em telhado de quatro águas. Mais recentemente, renovaram-se as escadarias metálicas, protegeu-se a parte interna do adarve com guardas e renovou-se a organização interna das torres.
[Fonte: PAF - IPPAR, IP]

+Fotocomposição de autor não identificado+
 ·  Translate
6 comments on original post
1
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
Le Vigan (30)
Le vieux pont est un ouvrage du xive siècle
 ·  Translate
2 comments on original post
1
Add a comment...

Luis Machado

Shared publicly  - 
 
 
Praia da Foz do Arelho [quiosques] - Foz do Arelho, Caldas da Rainha (Portugal).

Na confluência da Lagoa de Óbidos com o mar, a Foz do Arelho oferece a possibilidade de escolha entre dois tipos de praia distintos. De um lado a lagoa, um lugar de grande beleza, ideal para as crianças, devido às águas tranquilas, e para a prática de windsurf, beneficiando do vento que normalmente aqui se faz sentir.
Do outro lado, a praia aberta ao mar, batido e sem grandes correntes, oferece ótimas condições para a prática de surf e possui Bandeira Azul, confirmando a qualidade das suas águas.

Foto de Pedro Presilha / Flickr.
 ·  Translate
4 comments on original post
1
Add a comment...
People
In his circles
3,328 people
Have him in circles
1,644 people
Ballena Nelle's profile photo
Hector Santana's profile photo
Ciaobella Ads's profile photo
Real or Fake's profile photo
Dc Mithu's profile photo
Gilmar Almeida's profile photo
Milan Mladenovic's profile photo
Shreyas Reddy's profile photo
Djoussou “Djouss ANIME” M'DAHOMA's profile photo
Education
  • ESSM Lisboa
    Enfermeiro
  • Escola Secundaria Martins Sarmento Guimarães
  • escola secundaria martins sarmento
Basic Information
Gender
Male
Story
Bragging rights
Sêr Português
Work
Occupation
Enfermeiro
Employment
  • Porto
    present
  • Enfermeiro
  • HFAR Polo Porto D. Pedro V
Places
Map of the places this user has livedMap of the places this user has livedMap of the places this user has lived
Currently
Guimarães
Previously
Porto, Lisboa, Horta,Angra do Heroísmo, Tomar...
Links