Profile cover photo
Profile photo
Centro Educacional Tempo de Despertar em Florianópolis
1 follower -
Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano
Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano

1 follower
About
Centro Educacional Tempo de Despertar em Florianópolis's posts

Post is pinned.Post has attachment
Photo

Post has attachment
Photo

Post has attachment
Entrevista com a diretora Maria Helena

Com o objetivo de apresentar a história da escola Tempo de Despertar para a turma do 2° ano que neste mês estudou o tema "Minha escola", a professora, juntamente com seus alunos, elaborou uma entrevista com a diretora Maria Helena Mozzaquatro. O objetivo desta entrevista foi de conhecer a história da nossa escola.

Foi muito gratificante observar a interação, a curiosidade da turma pelo seu ambiente escolar. Sentiram a emoção que foi para a nossa diretora contar e relembrar o caminho que as três sócias conseguiram conquistar com dificuldade mas, acima de tudo, com muito amor pela educação que conquistaram juntas, este espaço onde estudamos e somos felizes, a Escola Tempo de Despertar.

Essas foram as palavras da turma do Segundo Ano.

Clique no link abaixo para visualizar as fotos:

http://www.escolatempodedespertar.com.br/infusions/hsgallery_panel/entrevista-com-a-diretora-maria-helena-galeria-escola-id-174.htm

Post has attachment
Cooking Class com os alunos do G5

No último dia 06 realizamos um cooking class na aula de Inglês (sugestão da apostila 2 do J. Piaget) para, na prática, revisarmos todo o vocabulário dos ingredientes utilizados na confecção de cupcakes. Contamos com o auxílio da professora Shirlei nesta atividade. Com a ajuda das professoras, as crianças enfeitaram os bolinhos, usaram tocas, colher para pegar o doce de leite e assim enfeitarem com confeitos. Além de divertida e enriquecedora, esta atividade foi deliciosa...

Confira as fotos!

http://www.escolatempodedespertar.com.br/infusions/hsgallery_panel/cooking-class-com-os-alunos-do-g5-galeria-escola-id-173.htm

Post has attachment
Pais e professores têm importante papel na socialização da criança com Down

A criança com Síndrome de Down é rejeitada até mesmo nas escolas, quando os pais tentam matriculá-la e não conseguem. Toda criança precisa do contato com a escola, com outras crianças, inclusive a que tem a síndrome.

Os pais e os professores têm um importante papel na socialização da criança. A convivência com outras crianças pode representar um estímulo imediato. Alfabetizar uma criança com Síndrome de Down há mais de uma década era considerado tarefa impossível. Hoje, a realidade é diferente.

“A Síndrome de Down é considerada a síndrome mais ‘popular’ e aceita pela sociedade. A abordagem de casos em novelas e a inclusão dos pacientes no mercado de trabalho têm feito a sociedade enfrentar a situação de outra forma. A inclusão das crianças em escolas regulares é uma conquista valiosa para muitos pais e um benefício grande para as crianças”, reforça a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne.

http://www.escolatempodedespertar.com.br/pais-e-professores-t%C3%AAm-importante-papel-na-socializa%C3%A7%C3%A3o-da-crian%C3%A7a-com-down-rn216.htm

Post has attachment
Nas asas da imaginação

A leitura não é inata, ninguém nasce com o prazer de ler. A família e a escola são exemplos de instituições que criam esse prazer. Bons hábitos de leitura dependem, fundamentalmente de valores e costumes da leitura atribuída pela família.

Em todas as circunstâncias o ato da leitura, individual, coletivo, deve se dar em contato ou mais realistas possíveis, sempre procurando ressaltar a função da leitura e da escrita e não com um ato rotineiro meramente escolar ou mecânico.

A sonoridade e a musicalidade próprios do texto poético são agradavelmente percebidos pelas crianças, o que mostra que esse gênero que se presta a leitura oral, individual ou em coro. Por outro lado, a leitura de textos poéticos em fase de alfabetização, não só se aproxima desse gênero como exerce papel fundamental da formação da sua expressão verbal.

Segundo Kleiman (2000), quanto a interpretação, o leitor não recebe pronto o significado do texto, ele constrói gradualmente.

Atualmente cabe ao professor mediar essa construção seja apontado aos alunos pistas contidas no texto, seja fazendo perguntas que os leve a refletir mais sobre o assunto enfocando, ou orientando-os nas relações que podem estabelecer entre o texto e o contexto histórico-social de produção e escrita. Um texto, especialmente desdobra-se em múltiplas leituras. Os professores que leem livros para as crianças estão contribuindo para serem futuros leitores com um caminho infinito de descobertas e de compreensão de mundo.

continue em:
http://www.escolatempodedespertar.com.br/nas-asas-da-imagina%C3%A7%C3%A3o-rn215.htm

Post has attachment
Photo

Post has attachment
Visita da Psicóloga Rosana Cunha à turma do 4º ano

Esteve em nossa Escola, com a turma do quarto ano da professora Adriana, a psicóloga, Sra. Rosana Cunha - Psicóloga Cognitiva Comportamental, especialista em crianças e adolescentes. Atende no Espaço Saúde, na Rodovia 405, 2507, Rio Tavares, Telefone (48) 3226-7660.

Nessa tarde a Sra. Rosana desenvolveu com o grupo de alunos duas atividades bastante divertidas e muito significativas.

Dinâmica da bola: uma brincadeira divertida que trabalha com relacionamentos interpessoais, a comunicação, a atenção e a socialização. Tem por objetivo promover a integração, fazer um aquecimento e elevar os ânimos antes da atividade principal.

Dinâmica do presente: tem por objetivo trabalhar a atenção, a observação, o desapego, a sinceridade, a emoção de dar e repartir um bem recebido, demonstrando assim a construção de um mundo mais solidário e mais humano!

Agradecemos a Sra. Rosana pelas dinâmicas desenvolvidas. Foram momentos descontraídos e bastante prazerosos vividos pelo quarto ano.

Clique no link abaixo para visualizar as fotos:

http://www.escolatempodedespertar.com.br/infusions/hsgallery_panel/visita-da-psic%C3%B3loga-rosana-cunha-%C3%A0-turma-do-4%C2%BA-ano-galeria-escola-id-172.htm


Post has attachment
Photo

Post has attachment
O Desafio da Inclusão Social na Educação

Em contraponto da ideia de que a educação é um direito de todos os cidadãos universalmente, a exclusão social ainda se faz presente na sociedade. Garantir a integração das diferentes raças, gêneros e classes sociais em escolas e universidades é uma das principais missões das pessoas que atuam na área de Direitos Humanos.

Diante da realidade da existência de preconceito e exclusão surge a educação inclusiva, que dá apoio a indivíduos, em sua maior parte crianças e adolescentes, tentando tornar todos iguais mesmo com as diferenças. As Secretarias de Educação juntamente com diretores escolares também colaboram para que haja diversidade na educação, colocando no plano de ensino das escolas atividades que mostrem e explorem culturas de diferentes povos que existem naquela comunidade.

Anualmente acontecem milhares de palestras, convenções e encontros em todo o país que debatem formas de tornar as práticas de inclusão mais eficazes para democratizar de uma vez por todas o acesso ao ensino. Aceitar o outro como indivíduo que possui diferenças com relação a você, mas que nem por isso o torna inferior é o maior desafio encontrado.

Entretanto, somente com representantes dos Direitos Humanos e profissionais da educação não é possível transformar o cenário educacional. Para que essa mudança ocorra é necessário que toda a sociedade esteja envolvida com os processos, afinal ela é parte fundamental nisso.

http://www.escolatempodedespertar.com.br/o-desafio-da-inclus%C3%A3o-social-na-educa%C3%A7%C3%A3o-rn213.htm
Wait while more posts are being loaded