Profile cover photo
Profile photo
Afonso Veiga Filho
5 followers
5 followers
About
Posts

Post has attachment

Nascido em 13/02/1939, quando a família morava na Rua Esteves Jr,, em frente ao antigo portão do Colégio Catarinense, o Afonsinho , filho mais novo de América e Affonso Maria Cardoso da Veiga ( ainda bem que meu nome foi registrado erradamente), morou depois em endereços sempre na mesma região da cidade, como Largo São Sebastião e Av. Rio Branco.
Fez o antigo Curso Primário no Grupo Lauro Müller e o Ginasial no Colégio Catarinense, indo cursar Engenharia Civil em Curitiba ( Florianópolis ainda não tinha o curso) no final dos anos 50 e início dos 60, só voltando a morar em Florianópolis  em 1968, já formado engenheiro e casado com Cleide Maria, sua esposa e companheira até hoje, com quem teve 4 filhos : Stella Maris, Ana Lúcia, Rodrigo Afonso e César Augusto.
Em suas múltiplas atividades ao longo dos anos, fez do Saneamento Básico seu principal campo de atuação profissional, inclusive como professor e um dos criadores  do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, além de professor da Engenharia Civil desde 1972 até a aposentadoria.
Teve, também, forte atuação na área politica, militando no MDB durante o período do regime militar, tendo feito a opção de opositor quando a grande maioria omitia um posicionamento politico contrário aos militares. Essa atitude resultou em demissão da empresa estatal onde trabalhava e da qual tinha sido incorporador e um dos seus fundadores.
Na atividade politica teve participação na área eleitoral, tendo sido eleito vereador em 1976 para mandato até 1983 (o regime militar aumentou o período em 2 anos para haver coincidência de mandatos).Esse período mostrou a pouca aptidão para a parte eleitoral, e levou a participação politica  a ser de caráter técnico e no planejamento e formulação de planos de governo.
Posteriormente, encerrado o período militar, a decepção com a classe politica e com um eleitorado despolitizado fez com que fosse mantida somente a atividade profissional, da qual nunca houve afastamento.
Esse é um perfil bastante resumido, que pretendo desenvolver ao longo das futuras postagens de coisas , fatos e histórias que vivenciei , alem de abordar assuntos da atualidade, de forma equilibrada e , se possível , de maneira pró-ativa.
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded