Profile cover photo
Profile photo
BaixaCultura
42 followers -
BaixaCultura concentra suas atividades na informação, divulgação e discussão de conceitos, acontecimentos e propostas ligadas à cultura livre e à (contra) cultura digital.
BaixaCultura concentra suas atividades na informação, divulgação e discussão de conceitos, acontecimentos e propostas ligadas à cultura livre e à (contra) cultura digital.

42 followers
About
BaixaCultura's posts

Post has attachment
Começou ontem o Congresso #GCultural2016. Estamos organizando junto com outros coletivos de ibero-américa. Nossa mesa trata de Experiências de Cultura e Ativismo digital e ocorre entre os dias 20 e 22 de setembro. Confira a programação completa em português:
http://baixacultura.org/congresso-gcultural2016-programacao/

Post has attachment


Recém saiu do forno uma nova tiragem do zine nº do Baixa, "La Remezcla". O zine nº2 fala de um dos nossos grandes temas contemporâneos: La Remezcla. Remix. Remistura. Desvio. Plágio. Cópia. (re) criação. (re) combinação. Várias palavras para tratar de um mesmo assunto, sempre presente nestes quase oito anos de BaixaCultura e na vida de todo mundo que tem a internet como habitat.
No site, a R$15: http://baixacultura.org/selo/

Photo

Post has attachment
Nestes momentos de convulsão social no Brasil, pensamos numa ideia simples, que pode, com sorte, ajudar mentes a mudarem um tanto: disponibilizar informação. Compartilhar conhecimento. Fazer ideias circularem. Não quaisquer informações nem ideias impraticáveis nem conhecimento inerte, mas as táticas e princípio da Bela Baderna: Ferramentas para Revolução
Começamos apresentando a tática MUDE O ESPECTRO DE ALIADOS
"Os movimentos raramente ganham ao dominarem sua oposição: eles ganham ao suprimir a sua base de apoio. Delimite os setores sociais com influência sobre uma determinada questão e trabalhe para aproximá-los da sua posição".

http://baixacultura.org/as-taticas-da-bela-baderna-1/

Post has attachment
Estamos convencidos de que o conhecimento não cresce por acumulação, mas por multiplicação: se eu tenho uma ideia e compartilho esta ideia, a ideia se multiplica e todos saem ganhando. Pensando nisso é que em parceria com mais 5 coletivos da ibero-américa (Uruguai, Bolívia, México e Espanha), lançamos o ‪#‎GCultural16‬, um congresso de gestão cultural 100% online, que vai ocorrer de 2 de setembro a 10 de outubro.
Em vez de alugar salas, usaremos fóruns, chats e videoconferências. Os artigos estarão disponíveis desde sua aprovação em páginas web. As mesas de trabalho não vão funcionar em sedes físicas, mas nas redes digitais, e serão distribuídas. Iremos visitar os endereços web dos coletivos que estarão co-organizando as atividades e faremos as discussões nas redes online.

Abrimos a chamada pública de resumos no site e convidamos a todos que enviem seus resumos de até 500 palavras (em português ou castelhano) para as seguintes mesas:
_ Experiencias y proyectos de cultura y activismo digital;
_ Gestión cultural para la producción de cultura libre;
_ La gestión cultural en las bases;
_ Comunicación en red y herramientas TIC para la gestión cultural;
_ Espacios culturales y comunidad en red Profesionalización en gestión cultural

Todas as infos em http://baixacultura.org/construindo-o-primeiro-congresso-o…/
Photo

Post has attachment
Em 2015 completa 20 anos de "A Ideologia Californiana", ensaio em que Richard Barbook e Andy Cameron definiam a tal ideologia como uma improvável mescla das atitudes boêmias e anti-autoritárias da contracultura da costa oeste dos EUA com o utopismo tecnológico e o liberalismo econômico. Dessa mistura hippie com yuppie nasceria o espírito das empresas ".com" do Vale do Silício, que passaram a alimentar a ideia de que todos podem ser “hip and rich” a partir de seus próprios esforços.
A efeméride é uma desculpa pra retomarmos o assunto, presente como base filosófica hoje nas ações da vigilância em massa da NSA a este próprio Facebook, por exemplo. A crença no fato de que as máquinas produziriam uma sociedade que prescindia, entre outras coisas, de políticos e que se autogovernava e se autorregulava com a ajuda dos computadores era criticada em 1995 - e hoje, parece ter "vencido" e ganhado onipresença no mundo digital corporativo.

http://baixacultura.org/os-20-anos-da-ideologia-california…/

Post has attachment
BaixaCultura fez 7 anos ontem.
Muita internet mudou desde então, assim como nós, que em 15 de setembro de 2008 resenhávamos o "Good Copy, Bad Copy" com a ideia de fazer um "jornalismo work in progress" aberto para o que desconhecíamos - algo que deve ter se perdido, assim como o jornalismo, em algum processo nestes sete anos de site, oficinas, publicações, coletivos...
O post dessa vez retoma a série "Pequenos Momentos Ilustrados da História da Recombinação" com a plunderfonia, "uma citação sonora reconhecível, usando o som real de algo familiar que foi gravado" desenvolvida por John Oswald (FONY) nos anos 1980 e que antecipou uma série de plágios criativos e ações anticopyright mundo da música afora. Uma espécie de "deturnamento" na área musical, que dá pra escutar no post enquanto se lê o texto: 

http://baixacultura.org/pequenos-grandes-momentos-ilustrados-da-historia-da-recombinacao-plunderfonia/

Post has attachment
Perguntas rápidas: você sabe trocar a resistência do chuveiro? consertar o abajur do lado da cama, quando ele abruptamente parou de funcionar? não se desespera quando seu computador não liga na 2º tentativa? Se sim, saiba que você tem tudo para ser um reparador, uma exceção nesse mundo que joga grandes quantidades de material fora, mesmo as coisas com quase nada de errado e que poderia obter um novo sopro de vida depois de um simples reparo.

Fizemos um relato do 2º Café Reparo que participamos, no domingo 12/4 no Centro Cultural São Paulo. Buscamos relacionar a ideia da cultura livre e do copyleft com a questão do reparo em vez do descarte. Ou você não acha que a cultura livre, ao expor o código-fonte da produção, não potencializa a autonomia também no reparo/manutenção dos objetos produzidos?

http://baixacultura.org/reparar-em-vez-de-descartar/ 

Post has attachment
Criamos mais uma seção sem compromisso de continuidade: chama-se “Pirataria do Mês” e vai disponibilizar alguns discos/livros para baixar, coisas que estamos escutando/lendo durante o mês. Curadoria de conteúdo, editar a web, alguém irá dizer. Pode ser.

A primeira edição será de música latina, gaúcha e platina. Chamamos carinhosamente de “Seleção do sul da terra“ um catado de links (download, Youtube) de discos de Atahualpa Yupanqui a Tambo do Bando, passando por Vitor Ramil, Almôndegas, Victor Jara, Saracura, Daniel Viglietti, Yamandu Costa, Mercedes Sosa, Leon Gieco, Os Tápes, Richard Serraria e outros.

Acompanhando tudo, um texto para contextualizar as escolhas e breves palavras sobre cada disco selecionado. Cá está: aproveitem, baixem, escutem, compartilhem que em abril outra seleção virá: http://baixacultura.org/pirataria-de-marco-sul-da-terra/

Post has shared content
Entre gatos, cigarros e cronópios, há 31 anos morria o gigante Julio Cortazar, em Paris. Armamos uma "remezcla" sobre ele, contando sobre a campanha ‪#‎FreeCortázar‬ e de uma obscura historieta de ficção científica dos anos 1970 em que o escritor é autor e personagem.
http://baixacultura.org/remezclas-de-cortazar/

Post has attachment
Entre gatos, cigarros e cronópios, há 31 anos morria o gigante Julio Cortazar, em Paris. Armamos uma "remezcla" sobre ele, contando sobre a campanha ‪#‎FreeCortázar‬ e de uma obscura historieta de ficção científica dos anos 1970 em que o escritor é autor e personagem.
http://baixacultura.org/remezclas-de-cortazar/
Wait while more posts are being loaded