Profile cover photo
Profile photo
Lauro César
225 followers
225 followers
About
Posts

Post has attachment
Olá amigos,

Depois de 10 meses lançamos a versão 1.9.6 do abnTeX2.

Esta versão traz diversas correções de erros, novos comandos e melhorias na aparência e no atendimento a regras das normas da ABNT. Inclusive, confirmamos que o abnTeX2 é compatível com a norma ABNT NBR 10719:2015: Informação e documentação - Relatório técnico e/ou científico - Apresentação.

Todos os detalhes desta nova versão estão disponíveis aqui:

https://github.com/abntex/abntex2/wiki/ReleaseNotes

Usuários Mac com o MacTeX 2015, e usuários com TeXLive nativo (Windows ou Linux) poderão atualizar o sistema automaticamente. Usuários do MiKTeX poderão acionar o Package Updater em alguns dias. Outras instruções de atualização estão disponíveis neste link:

https://github.com/abntex/abntex2/wiki/Instalacao

Um forte abraço a todos!

www.abntex.net.br

Att.,

Lauro César

Post has attachment

Post has attachment

Post has attachment
Tese Arquitetura da Informação: aspectos epistemológicos científicos e práticos
Dissertação de leitura fundamental para todos os interessados em Arquitetura da Informação:  http://www.academia.edu/2504826/Arquitetura_da_Informa%C3%A7%C3%A3o_aspectos_epistemol%C3%B3gicos_cient%C3%ADficos_e_pr%C3%A1ticos

Post has attachment
Como hoje é dia 26, foi lançada a versão 1.9.2 do abnTeX2. Esta versão é uma correção para usuários que usam o TeXLive 2012, que recebiam uma mensagem de erro devido a um problema introduzido com o novo sumário baseado na norma ABNT 6027:2012. 

A partir da versão 1.9.2, o novo sumário será carregado automaticamente somente se a versão correta do memoir estiver disponível.

Esta versão também estréia um novo modelo de distribuição de arquivos. Vejam o link:

https://code.google.com/p/abntex2/wiki/Download?tm=2

Vejam as notas de lançamento de versão:

https://code.google.com/p/abntex2/wiki/ReleaseNotes

E as instruções para atualização/instalação:

https://code.google.com/p/abntex2/wiki/Instalacao

Abraços!

Post has attachment
Caros amigos

A versão 1.9.1 do abnTeX2 já está disponível! 

Esta versão inclui correções e aperfeiçoamentos gerais. Destaco os ajustes finais dos sumários (o da ABNT 6027:2012 e o tradicional). O sumário-6027-2012 que agora traz os capítulos em letras maiúsculas e diferenciação de formatação das demais entradas do sumário, e o tradicional ganhou espaçamentos para separar capítulos que não pertencem à parte anterior. 

Outro ponto importante de melhoria foram a inclusão automática de escape dos caracteres %, # e _ em URL de referências bibliográficas. Isso pode exigir que sejam removidos eventuais escapes manuais no caso de referências que já os possuíam.

A lista completa de alterações e melhorias estão disponíveis em https://code.google.com/p/abntex2/wiki/ReleaseNotes

Quero reforçar o tradicional agradecimento a todas as pessoas que contribuíram com essa versão. Apenas para nomear alguns, destaco as contribuições do Marcelo Santana, Henrique Pasti, Sílvio Granja, Waldemar Volanski e tantos outros que enviaram sugestões, dúvidas, elogios e palavras de agradecimento.

Em alguns dias o MacTeX e o MiKTeX já terão a versão para atualização. Até lá, usar as instruções de atualização:

https://code.google.com/p/abntex2/wiki/Instalacao

Um forte abraço e um ótimo 2014 repleto de saúde e paz para todos nós!

Lauro César

Post has shared content
Você já deve ter achado, mas, em todo o caso, os modelos estão aqui: https://code.google.com/p/abntex2/downloads/list
Bom dia, comecei a escrever meu trabalho de conclusão de curso, baixei e instalei o layout no lyx e está funcionando corretamente. No entanto, gostaria de saber se já existe um template pra trabalho acadêmico. Achei alguns sites com esse modelo que desejo, mas por algum motivo não estou conseguindo executar no meu computador. Uso o Lyx no Windows 7. Obrigado, ótimo trabalho que vocês fazem.

Post has attachment
Prezados amigos

É com muito prazer que informo que a versão 1.9 do abnTeX2 está disponível para download. 

Entre as novidades, destacam-se:
Customização do Sumário para atender a ABNT NBR 6027:2012. Para isso, foram adicionadas duas novas opções à classe: 
sumario=abnt-6027-2012, que é o valor padrão e que formata o sumário conforme a sugestão da norma
sumario=tradicional que pode ser usado para restaurar o sumário tradicional do LaTeX.
É importante destacar que a norma em tela não estipula exatamente qual deve ser a forma do sumário, ela apenas apresenta uma sugestão, que foi o que tentamos capturar.
Esta é uma contribuição de Silvio Granja (sggranja), 
Nova macro \phantompart que ajuda a controlar o Sumário e os bookmarks
Adição do pacote microtype a todos os exemplos e arquivos de documentação
Adicionado um quinto nível de estrutura de textos (\subsubsubsection), para atender as normas ABNT. Contribuição de Ricardo Carlini (rcarlini)
Adicionado novo exemplo de referência bibliográfica abntex2cite (chave hamada2008). Contribuição de Elloá Guedes
Corrigidos os links com endereços iniciados com "https" nas bibliografias. Contribuições principais de Silvio Granja e Henrique Pasti (hbpasti)
Corrigido uso do caracter "&" nas URL das bibliografias. Contribuição de PauloQuinan
Corrigido o uso do pacote url e fixado, por padrão, a opção option-package-url=url em abntex2cite.sty. Sem isso, as URL eram impressas sem os delimitadores < e > . Contribuições de Henrique Pasti (hbpasti) e Silvio Granja
Corrigido a impressão do título (\imprimirtitle) com várias linhas nas páginas pré-textuais (\imprimircapa, folhaderostocontent efolhadeaprovacao do modelo abntex2-modelo-trabalho-academico). Contribuição de Henrique Pasti (hbpasti) 
Corrigido o idioma do comando \imprimirdata, que em alguns sistemas era impresso com idioma diferente do esperado. Contribuições de idec743, Gilson Olegário (gilsonolegario), jacksonjsouza, Henrique Pasti (hbpasti) e Silvio Granja
Corrigido o espaço entre o separador de nomes quando havia mais de 9 entradas nas listas de sumário. Silvio Granja
Suprimido o espaçamento entre os itens do sumário de diferentes capítulos (\setlength\cftbeforechapterskip{0pt})
Removido o pacote cmap dos exemplos, por ser desnecessário no caso de uso do pacote lmodern. Sugestão de Youssef Cherem (ycherem) e contribuição de Wagner (wagner@admwagner.com.br)
Além disso, esta versão acrescenta uma novidade no processo de instalação/atualização para Linux e outros sistemas POSIX: trata-se da possibilidade de utilizar um Makefile. Com isso, caso a sua distribuição Linux demore para atualizar o abnTeX2 (caso do Ubuntu, por exemplo, que costuma demorar meses), você pode simplesmente baixar e atualizar o abnTeX2 com o Makefile. O TeXLive é inteligente o suficiente para verificar que há uma versão mais recente do abnTeX2 e utilizará apenas a nova versão, deixando a versão da distribuição intacta. Todas as instruções estão disponível em https://code.google.com/p/abntex2/wiki/InstalacaoLinux#Opção_de_instalação_1_(recomendado). Esta é uma importante contribuição de Marcelo Santana (marcgomes). 

A lista completa de alterações desta versão está em:

https://code.google.com/p/abntex2/wiki/ReleaseNotes

Caso eu tenha me esquecido do seu nome, por favor, avise-me para que possamos corrigir isso.

Em alguns dias ela estará disponível para atualização automática via TeXLive Utility (MacTeX), tlmgr (TeXLive em linha de comando) e MiKTeX para Windows. Outras informações sobre atualização/instalação, consulte:

https://code.google.com/p/abntex2/wiki/Instalacao.

Um forte abraço a todos!

Lauro César

Post has attachment
O Brasil ganhou mais um mirror do CTAN, trata-se do repos­i­to­rios.cpai.unb.br 

http://www.ctan.org/mirrors/mirmon#br

O CPAI é o Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação da Universidade de Brasília, e está localizado no Centro Oeste do país. Com isso, baseado nas rotas gerais da Internet brasileira e, ao menos em tese, acredito que ele proverá os pacotes LaTeX para o centro-oeste e norte e talvez nordeste do Brasil.

Nenhuma configuração é necessária, uma vez que o mirror mais próximo de você é automaticamente selecionado pelas distribuições LaTeX.

Gostaria de agradecer o diretor do CPAI, o professor Mamede Lima-Marques e todos os servidores (entre eles Paulo Argolo, membro deste fórum) e colaboradores do Centro pele prontidão e empenho em disponibilizar esse mirror à comunidade latexiana brasileira.

Post has attachment
Modelo de livros, apresentação de slides, tabelas conforme regras do IBGE... versão 1.8 liberada!

Esta é, sem dúvida, a melhor versão do abnTeX2: há várias melhorias, correções de erros e novos modelos! Entre as novidades, temos:

Modelo de livros
Finalmente temos um modelo de livro produzido com abnTeX2! O objetivo principal é mostrar o quanto é fácil converter sua tese/dissertação em livro e depois publicá-la na Amazon, por exemplo. Precisamos de voluntários para analisar o modelo e escrever na Wiki do abnTeX2 informações sobre publicação de livros acadêmicos. Nosso colega Yossef Cherem (ycherem) é grande autor deste modelo.

Modelo de slides com beamer
Fábio Rodrigues Silva (gfabinhomat) é o autor do modelo de slides com beamer e abntex2cite. O modelo já está integrado ao abnTeX2! Parabéns e obrigado Fábio! Com isto fechamos a "lista de desejos" de modelos a serem disponibilizados no projeto.

Layout e modelo de trabalho acadêmico com abnTeX2 no Lyx! 
Aos amantes do LyX: já podem usar o abnTeX2 com a sua ferramenta favorita. Trata-se de um esplêndido trabalho em conjunto de Silvio Granja (sggranja) e Paulo Fessel (pfessel).

Novas macros \IBGEtab, \fonte e \nota
As macros devem ser usadas para produzir tabelas e importar imagens em formatos compatíveis com as regras impostas pelo IBGE! Contribuição de Silvio Granja (sggranja). Os modelos estão atualizados com exemplos da \IBGEtab.

Melhorias no ambiente abstract
Muitas melhorias, como margens, espaçamentos e outras customizações. Contribuição também do grande Silvio Granja(sggranja).

Correções da definição de no estilo de capítulo provido pelo abnTeX2. Contribuição de Ricardo Erikson (ricardoerikson).

Correções gerais no modelo artigo para atender às normas da ABNT;

Adicionadas novas informações na documentação!

Além das pessoas já indicadas, agradeço imensamente a todos que colaboraram no fórum de desenvolvedores e que postaram dúvidas e comentários no fórum de usuários (latex-br). São tantas pessoas e contribuições diferentes que não seria capaz de enumerar todo mundo. Algumas (e apenas algumas mesmo), estão listadas aqui: https://code.google.com/p/abntex2/people/list

Instruções de instalação e atualização:
https://code.google.com/p/abntex2/wiki/Instalacao
Wait while more posts are being loaded