Profile cover photo
Profile photo
Associação Viver a Ciência (VAC)
312 followers -
A Associação Viver a Ciência trabalha para fortalecer a relação da sociedade com a Ciência.
A Associação Viver a Ciência trabalha para fortalecer a relação da sociedade com a Ciência.

312 followers
About
Posts

Post has attachment
Sci-Doc – Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa | De 1 a 4 de Dezembro, em Lisboa.

«Na edição de 2016, o SCI-DOC apresenta uma larga seleção de mais de 30 filmes europeus que se encontram nomeados dentro das oito categorias de competição que o Festival e a Entrega de Prémios inclui: Ambiente, Ano da Física, Documentários, Dramas e Docudramas para Televisão, Mulheres na Ciência, New Media – Não Interativa, Pesquisa Médica e Programas de Televisão Generalista.

O SCI-DOC é o maior festival europeu de documentário científico direcionado para o grande público. A sua programação reflete a crescente presença da ciência e tecnologia na vida do espectador. Dos avanços na medicina à fascinante exploração do espaço, da expansão informática, à crescente criatividade em aplicações de IT, é cada vez maior o desejo da sociedade de entender mais sobre o mundo que a rodeia.

O Festival envolve, para além da mostra de documentários realizados para a televisão, docudramas, programas de televisão generalistas dedicados à ciência e debates com investigadores, e pretende criar um ambiente cultural, onde um público heterogéneo de diferentes idades e conhecimentos, usufrua de alguns dos equipamentos culturais mais icónicos da cidade, com o propósito de aprender sobre os mistérios do Universo.»


* Joana Barros, da Associação Viver a Ciência, integra o painel de jurados do festival.


Saber mais: https://www.scidoc.pt/40/Apresenta--o
Programa: https://www.scidoc.pt/120/Dia1#
Photo
Add a comment...

Post has attachment
«ComceptCon 2016: Esmiuçar o Cérebro!» | O cérebro é o tema central da conferência organizada pela +Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa. Realiza-se no dia 19 de Novembro, no Porto, e conta com o apoio da Associação Viver a Ciência (VAC).

Ana Matos Pires (Universidade do Algarve), Diana Parta (IMM), Júlio Borlido Santos (i3S), Maria Ribeiro (IBILI) e Miguel Remondes (IMM) são os oradores da 5ª edição do da Comceptcon 2016, que realiza a 19 de Novembro, a partir das 10h, no Auditório do Pólo das Indústrias Criativas da UPTEC, no Porto.

Saber mais: http://comcept.org/comceptcon-2016/
Photo
Add a comment...

Post has attachment
“Discursos do cérebro: Revelações das neurociências” | Ciclo de conferências que pretende desvendar um pouco do fascinante mundo dos processos neuronais e promover uma discussão mais alargada sobre as suas repercussões filosóficas, éticas, sociais e individuais. Todas as quartas-feiras de Setembro, às 18h30, o Pequeno Auditório da Culturgest - Fundação CGD (Lisboa) é palco das quatro conferências. A entrada é livre (levantamento de senha de acesso 30 minutos antes de cada sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa).

PROGRAMA

7 de setembro
«Decisão Flexível: a base biológica dos comportamentos baseados na memória»
Miguel Remondes (Investigador Principal, Laboratório de Perceção, Memória e Decisão, Instituto de Medicina Molecular)

14 de setembro
«O Cérebro Social: como a vida social influencia o cérebro e o comportamento»
Rui Oliveira (Investigador Principal, Laboratório de Biologia Integrativa do Comportamento, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Instituto Gulbenkian de Ciência)

21 de setembro
«Empatia: Biologia ou Educação?»
Diana Prata (Investigadora Principal, Laboratório de Neurobiologia Humana e Cognição, Instituto de Medicina Molecular)

28 de setembro
«A Arte e a Ética da neuromanipulação do Eu»
Francisco Teixeira (Francisco Teixeira – Diretor do Serviço de Neurofeedback, Neurobios, Instituto de Neurociências)

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1679837572339078/

Saber mais: http://www.culturgest.pt/arquivo/2016/09/discursos_cerebro.html
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Equipa de investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) liderada por Mónica Bettencourt Dias descobriu o mecanismo celular que poderá ser uma das origens da infertilidade feminina. A descoberta foi publicada na semana, na edição online da revista "Science". A história é contada neste artigo do Expresso. #ciênciaPT
Add a comment...

Post has attachment
“A história de um erro”, realizado por Joana Barros (2013, Associação Viver a Ciência) | Disponível online

Ver filme: https://vimeo.com/163702097

Sinopse:
Documentário sobre a Paramiloidose que aborda as repercussões científicas, médicas, individuais e sociais de uma doença genética rara e fatal, particularmente prevalente em Portugal.
A Paramiloidose é uma doença avassaladora que se manifesta normalmente só na idade adulta, mas conduz rápida e progressivamente à morte. Cada filho de um portador tem 50% de probabilidade de herdar o erro genético que está na sua origem e as consequências individuais e familiares de um diagnóstico positivo são avassaladoras.
O filme olha para o caminho da investigação da Paramiloidose desde a sua descoberta no final dos anos 30 até às enormes ramificações que teve na vida dos portadores. Testemunhos de uma geração que viveu uma transição única no diagnóstico e tratamento da doença que deu pela primeira vez a possibilidade aos portadores de re-escreverem os seus destinos.

*Paramiloidose: Polineuropatia Amiloidótica Familiar, PAF, "Doença dos Pezinhos", Doença de Corino de Andrade

Site Oficial: http://www.ahistoriadeumerro.pt/
Encomendar um dvd: http://ahistoriadeumerro.pt/o-dvd/
Photo
Add a comment...

Post has attachment
VAC associa-se à causa da Maratona da Saúde.
Espectáculo solidário realiza-se amanhã, sábado dia 30 de Abril, das 15h às 20h, e tem transmissão na RTP. Pretende angariar fundos para a investigação nas doenças neurodegenerativas. A VAC estará presente para falar do documentário “A história de um erro”. Já pode ajudar, ligando para o número: +351 21 324 62 70.

Mais informação:
A terceira edição do Maratona da Saúde, espectáculo solidário que procura recolher fundos para a investigação em doenças neurodegenerativas, acontece no dia 30 de Maio, entre as 15h e as 20h, e conta com transmissão televisiva da RTP e RTP Internacional.
A Associação Viver a Ciência (VAC) volta a ser parceira deste evento, que no passado já angariou fundos para a investigação científica nas áreas do cancro e da diabetes. 
Joana Barros, coordenadora da VAC, participará no evento para conversar sobre o documentário “A história de um erro” (Joana Barros, 2013), filme que procura simultaneamente partilhar conhecimento, esclarecedor e fidedigno e levantar o véu sobre os complexos aspectos humanos a associados à Paramiloidose, mais conhecida como a “doença dos pezinhos”.
O espectáculo Maratona da Saúde procura financiar a investigação de doenças como o Alzeimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, ELA, Doença dos Pezinhos, entre outras. Muitas delas ainda sem cura. Os donativos fazem-se através do número de telefone +351 21 324 62 70.
Na edição do ano passado, dedicada à diabates, o projecto angariou mais de 90 mil euros. Em 2014, numa edição destinada ao tema do cancro, angariou 160 mil euros. A Maratona da Saúde já entregou, por concurso, 160 mil euros a projectos de investigação nacionais.

Maratona da Saúde: http://www.maratonadasaude.pt/ Documentário “A história de um erro”: http://ahistoriadeumerro.pt/
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Ciência portuguesa apoia estudantes sírios | A equipa +Ar respire connosco do grupo de Neurociências da Champalimaud Foundation / Fundação Champalimaud criou uma campanha de crowdfunding [financiamente colectivo] para ajudar a Plataforma Global de Estudantes Sírios a garantir mais bolsas de estudo para que jovens desse país em conflito possam prosseguir o seu percurso escolar em Universidades espalhadas pelo mundo.

A iniciativa conta ainda com evento «Reconstruindo após Conflito - o Poder da Educação em Emergência», que se realiza no dia 11 de Março, às 21h, no Auditório da Fundação Champalimaud. Contará com a presença de Jo Beal, membro da Direcção Executiva do British Council e Diretora das áreas de Educação e Sociedade e Sultan Barakat, Diretor de Investigação no Brookings Doha Center e Membro Sénior do Center for Middle East Policy. Passando da teoria à prática, este evento contará ainda com a participação de quatro estudantes Sírios apoiados pela GP4SS e do Presidente Jorge Sampaio, que irá falar sobre a forma actuação do GP4SS no apoio a estudantes Sírios colocando-os em Universidades espalhadas pelo mundo, permitindo assim a continuação dos seus estudos.

* O grupo de Neurociências é uma comunidade de cerca de 250 pessoas de várias nacionalidades, variando desde investigadores, alunos de doutoramento, mestrandos e equipa administrativa e está por isso sensibilizada para o impacto da Educação Superior na recuperação de um país em conflito e na sociedade em geral.

* A Plataforma Global de Estudantes Sírios (GP4SS) é uma organização não governamental dedicada à inclusão de estudantes Sírios deslocalizados do seu país em universidades no país de acolhimento, permitindo-lhes continuar ou terminar a educação superior. Assim, a GP4SS procura criar bolsas de estudo para financiar estes alunos.

A Associação Viver a Ciência é também parceira de divulgação da iniciativa.

Apoiar (crwodfunding): http://ppl.com.pt/pt/causas/gp4ss

Inscrever-se para assistir ao evento (entrada livre): http://events.ar.fchampalimaud.org/rebuilding-from-conflict/
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Rolanda Albuquerque de Matos (1926-2015), primeira mulher licenciada em Biologia em Portugal que dedicou grande parte da sua vida ao estudo dos Moluscos, faleceu esta semana.

Da sua extensa actividade científica resultou a mais completa listagem das espécies de caracóis que ocorrem em Portugal. O seu trabalho foi também fonte de inspiração para a Associação Viver a Ciência, na elaboração do projecto “Sair da Concha” (de Raquel Gaspar), com o qual colaborou. Razões mais que suficientes para lhe deixarmos aqui a nossa homenagem.

Nota biográfica:
Rolanda Albuquerque Matos era licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Entre 1949 e 1954 foi, na mesma Faculdade, responsável pelas aulas práticas das cadeiras de Zoologia e Antropologia, ao mesmo tempo que prosseguia trabalhos de investigação iniciados dois anos antes no Museu e Laboratório Antropológico.
Depois, já em Lisboa, grande parte da sua actividade científica foi desenvolvida no Centro de Genética e Biologia Molecular, onde efectuou principalmente estudos sobre genética de Helicídeos.
Posteriormente, dedicou-se à sistemática e cartografia dos Gastrópodes Testáceos terrestres portugueses, tendo frequentado por largos períodos os Museus de Zoologia das Universidades Clássicas portuguesas: Lisboa, Coimbra e, mais assiduamente, Porto, para estudo das colecções neles depositadas.
Outros temas de estudo foram: citologia, citoquímica e diferenciação celular, tecnologia lanar, sistemática de Peixes e Anfíbios, ecologia e protecção da fauna portuguesa. É autora de mais de setenta publicações científicas: trabalhos de investigação, divulgação, formação e traduções.

Projecto “Sair da Concha”: http://viveraciencia.org/index/index.php?option=com_content&view=article&id=103&Itemid=156&lang=pt
Photo
Photo
2015-12-03
2 Photos - View album
Add a comment...

Post has attachment
Festival Europeu de Documentário Científico e Novos Media - European Science TV and New Media Festival | 24 e 25 de Novembro, Cinema São Jorge, Lisboa

Festival que reúne cinema, novos media e ciência. Para além da exibição das produções finalistas, o Festival terá também fóruns de discussão em torno de temas de ciência actuais: a Luz (no âmbito do Ano Internacional da Luz 2015) e a Missão Rosetta | Exploração Espacial. O evento culmina com a gala de Entrega de Prémios, na noite de 25 de Novembro.

Ver programa do Festival: http://www.cienciaviva.pt/img/upload/programa_festival_pag%281%29.pdf

Mais informação: http://www.cienciaviva.pt/festivalmedia/2015/index.asp
Photo
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded