Profile

Cover photo
264 followers|59,415 views
AboutPostsPhotosVideos

Stream

Nalanda

Shared publicly  - 
 
Olhe aqui nossa programação para este sábado com o Dr. G.T. Maurits Kwee, PhD em Psicologia Clínica e Fundador do Institute for Relational Buddhism & Karma Transformation, Holanda, e Faculty Member do Taos Institute (USA) e da Tilburg University (Holanda).

Se você mora em Belo Horizonte pode vir, passar o dia em nosso centro e desfrutar da natureza, e voltar para dormir em sua casa.

Plenitude do Coração (observação vigilante/mindfulness pura): Como se relacionar com os sentimentos e pensamentos aqui e agora?

Uma experiência com a mãe de todas as meditações tal como praticada durante 2600 anos por numerosos Buddhas que encontraram a paz dentro de si e consigo mesmos. A habilidade da plenitude do coração foi desenvolvida e transmitida por gerações e sintetizada aqui em 8 passos: tranquilização, absorção, originação dependente, vazio/não-eu, não, matar o Buddha, inter-mente e desconstrução. Este processo enriquecedor da vida é fundamentado no treinamento de como aceitar incondicionalmente o fluxo do sentir/pensar/fazer. Ele se insere na psicologia buddhista não-religiosa/secular.

O objetivo é ir além da famosa plena atenção (mindfulness) redutora de estresse. O exercício de escolha é #sentir o foco no coração que clareia que eu e si mesmo são construções linguísticas e que torna compreensível o significado da vida como estar vivo. O esforço sem esforço é chegar a conhecer o eu enquanto ser e desmascarar o si mesmo como uma imagem-conceito dualista. Esvaziar as auto-ilusões separativas e desativar a ilusão da Verdade Transcendental é uma prática contemporânea de desconstrução social. Prestar atenção a isso aumenta a consciência da vida como uma série de momentos aqui-agora que torna fúteis o apego ao ontem e ao amanhã.

Este workshop interativo almeja a felicidade neste mundo como um efeito colateral da plenitude do coração em ação durante o pensamento criativo e o concomitante comportamento-no-fluxo. A maior experiência é o vazio derradeiro do si mesmo (via natureza-de-buddha até o Buddha-dentro) que abre nossa interconexão relacional como uma realidade a ser vivida de maneira habilidosa, como um Buddha sorridente em meio à adversidade.

Mais informações para o Workshop do dia 6 de fevereiro (sábado): A Pura Observação Vigilante (Mindfulness) + as Meditações da Respiração, Sentir e da Morte

http://nalanda.org.br/featured/2401-a-1402-buddha-como-terapeuta-meditacao-conversas-prof-dr-maurits-kwee-no-brasil-2016
 ·  Translate
É um grande prazer para o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda anunciar a primeira vinda do Prof. Dr. Maurits Kwee ao nosso país, para um programa de ensinamentos e práticas em Sergipe e Minas Gera…
1
Add a comment...

Nalanda

Shared publicly  - 
 
A prisão das superstições

Uma das características marcantes dos ensinamentos do Buddha, tal como preservados pela tradição Theravada, é sua implacável oposição a todo tipo de crença infundada, mesmo aquelas que nos chegam de fontes religiosas. Uma porção significativa das conversas do Buddha com religiosos brahmāṇicos e andarilhos espirituais de sua época girou em torno do esclarecimento de questões com esse tema. Ontem, como hoje, as pessoas se refugiam nas crenças, nos ritos e nos feitos mágicos, pois sentem necessidade de um ‘poder maior’ que as protejam. E apesar de combatidos pelo Buddha, mesmo o Buddhismo não escapou de se tornar no decorrer dos séculos um lugar cheio de superstições, de palavras e ritos mágicos, de superstições. No trecho abaixo, um dos grandes mestres da tradição Theravada, Ajahn Buddhadasa, descreve com sua forma característica, o papel das superstições em nosso aprisionamento:

Continue lendo ~>

http://folhasnocaminho.nalanda.org.br/a-prisao-das-supersticoes/
 ·  Translate
Uma das características marcantes dos ensinamentos do Buddha, tal como preservados pela tradição Theravada, é sua implacável oposição a todo tipo de crença infundada, mesmo aquelas que nos chegam d…
2
Add a comment...

Nalanda

Shared publicly  - 
 
Último texto do ano! Terceira parte (longa) do ensaio do Ven. Payutto:

"A ênfase no Buddhismo muda de fé à sabedoria, e esta é uma mudança revolucionária. Tal sabedoria começa com o desejo de saber, ou o desejo de conhecimento – antes que possa haver sabedoria, deve haver uma aspiração para tal. Mas essa aspiração pelo conhecimento difere da ciência, como vou apresentar em seguida".

Continue lendo ~>

http://nalanda.org.br/payutto/buddhismo-como-fundacao-da-ciencia-03
 ·  Translate
III. Ciência e Buddhismo: Um encontro ou uma separação? Tal qual uma religião, mas não… PARA FALAR DO BUDDHISMO, temos primeiramente de falar de suas origens. Eu disse que a origem da religiã…
2
Add a comment...

Nalanda

Shared publicly  - 
 
24/01 a 14/02 – Buddha como Terapeuta: Meditação & Conversas | Prof. Dr. Maurits Kwee no Brasil 2016, Em Sergipe e Minas Gerais.

http://nalanda.org.br/featured/2401-a-1402-buddha-como-terapeuta-meditacao-conversas-prof-dr-maurits-kwee-no-brasil-2016
 ·  Translate
É um grande prazer para o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda anunciar a primeira vinda do Prof. Dr. Maurits Kwee ao nosso país, para um programa de ensinamentos e práticas em Sergipe e Minas Gera…
1
Add a comment...

Nalanda

Shared publicly  - 
 
O absurdo da auto-importância

"De acordo com o Buddha, a principal causa do sofrimento é a ideia que temos de que existe um “eu” ou “mim” em tudo isso: que há um ego. Assim, o ego quer as coisas ao modo dele ou dela. Penso que a melhor forma de entendermos como o ego funciona é trabalharmos com a ideia de que eu sou Alguém. Por isso, é muito engraçado que o Alguém queira as coisas a sua própria maneira. O Alguém é uma pessoa muito importante. E quando temos essa ideia de que somos um Alguém, é muito fácil ser ferido e se machucar.

Na verdade, se você analisar as emoções, verá que elas são criadas por este sentimento de sofrimento. Tome raiva. Se alguém quer que os outros ajam conforme o seu modo, e então vê que os outros não estão se comportando de acordo com seu sentimento de ser Alguém, então ele fica com raiva, pensando: “Eles deveriam ter se comportado de acordo com o que este Alguém diz”.

Estamos entretidos. Nós pensamos que é divertido. Mas quando somos Alguém, não sentimos dessa forma. Somos realmente machucados, somos realmente feridos, ficamos realmente desanimados. Tome o medo. O medo está relacionado a isso. Este Alguém pode perder alguma coisa e assim Alguém tem medo. E a ansiedade? Isto é muito importante. Alguém pode cometer erros.

Então você fica ansioso. E se Alguém quiser receber apenas pontos positivos de outras pessoas - como os outros podem dar pontos negativos para esse Alguém? É impossível. Vocês veem, quando se analisa dessa forma, quão absurdo esse nosso comportamento é.
Assim, ver isso talvez nos leve a desenvolver o senso de absurdo, ver a absurdidade de nossa auto-importância. Então, isso é muito poderoso, quando vocês vêm a segunda Nobre Verdade desta maneira, como vocês criam sofrimento para vocês mesmos; se vocês puderem ver isso claramente, então o caminho para sair do sofrimento também tornar-se-á claro para vocês".~ Godwin Samararatne | http://nalanda.org.br/ | Uma tradução da Equipe de Tradução do Nalanda
 ·  Translate
4
Add a comment...

Nalanda

Shared publicly  - 
 
Hoje é terça, dia de Aula ao Vivo Online (20h00). Nosso tema será a 2a parte de "Lidando com o Medo", conversando sobre um artigo do professor de Dharma Gil Fronsdal. Você sente medo? O que o medo tem a ver com a prática da observação vigilante? A meditação pode nos ajudar a lidar com nossos medos?

Inscreva-se em nosso programa de Educação à Distância e participe de aulas sobre este e vários outros temas direto de sua casa ou de seu grupo de meditação.

http://ead.nalanda.org.br
 ·  Translate
para quem quer sair do básico, sem sair de casa
1
Add a comment...

Nalanda

Shared publicly  - 
 
Como anunciado na Aula Online de ontem, o próximo GEO começará dia 9 de novembro e será um ciclo de estudos e conversas sobre o livro do Venerável Dhammasami sobre meditação vipassana.

Enviaremos os capítulos uma semana antes para que os participantes tenham oportunidade de ler e as conversas sejam mais ricas.

Os GEOs (Grupos de Estudo Online do Programa de Educação à Distância do Nalanda) são interativos e participativos, com ampla oportunidade para perguntas, esclarecimento de dúvidas e trocas entre os participantes. Eles ocorrem às segundas-feiras, às 20h00.

Então, se você estiver interessado em participar inscreva-se no Programa de Educação à Distância do Nalanda, e envie um email para que no próximo dia 2 o primeiro capítulo seja enviado para seu email. Será uma ótima oportunidade para conversar sobre meditação e sua prática pessoal.

http://ead.nalanda.org.br/alunos/
 ·  Translate
2
Add a comment...
Have them in circles
264 people
Marcia Chies's profile photo
Ni Vy Ed kas's profile photo
Claudio Fonseca's profile photo
Rosemary Orasmo Faria's profile photo
Luiz Mario Bonfatti Ribeiro's profile photo
Alejandro P. de León's profile photo
Cristiano de Paula's profile photo
Paulo Lopes's profile photo
Canal Nalanda's profile photo

Nalanda

Shared publicly  - 
 
Olhe aqui o que você pode fazer neste domingo

Se você mora em Belo Horizonte pode vir, passar o dia em nosso centro e desfrutar da natureza, e voltar para dormir em sua casa.

Nossa programação para o dia 7 de fevereiro com o Dr. G.T. Maurits Kwee, PhD em Psicologia Clínica e Fundador do Institute for Relational Buddhism & Karma Transformation, Holanda, e Faculty Member do Taos Institute (USA) e da Tilburg University (Holanda).

Workshop O Buddhismo Grego Antigo/Pan-Buddhismo/Buddhismo como Apollo + Meditação da Respiração e da Morte

Buddha como Apolo: Introdução às Meditações Terapêuticas e ao Diálogo Transformador

Este workshop é sobre a prática e as bases das meditações de cura e dos diálogos transformadores, fundamentados na Terapia Comportamental Racional Emotiva, almejando a desintoxicação daquilo que o Buddhismo chama de três venenos: ganância, ódio e ignorância presentes na mente. Esses temas são ainda relevantes nos dias atuais como pode ser notado na ganância e ódio presentes na sociedade.

Em termos contemporâneos a ganância se refere ao medo de perder e à tristeza quanto ao que se perdeu. O ódio se refere à raiva ou agressividade em relação aos outros ou a raiva em direção a si mesmo, também conhecido como depressão. Em resumo, isso se trata de discernir os sentimentos ruins (tristeza, loucura e medo) e transformá-los no se sentir alegre, contente e feliz.

O workshop lida com a meditação em relação ao vazio e com o diálogo terapêutico para a transformação dos três venenos, uma narrativa psicológica que sublinha alguns momentos da vida do Buddha e alguns dos mais relevantes eventos do pan-Buddhismo. Sua essência é desmitologizar a pessoa do Buddha e a secularização do Buddhismo no contexto do ajuste de seu ensinamento sobre o karma para o século 21.

O resultado é denominado Buddhismo 4.0, uma forma secular de Buddhismo que lida com a psicoterapia e com a psicologia que não se opõe ao Buddhismo enquanto busca da libertação para a humanidade (1.0), como movimento religiosos (2.0) e como filosofia ética (3.0).

Mais informações para o Workshop do dia 7 de fevereiro (domingo): Buddha como Apolo: Introdução às Meditações Terapêuticas e ao Diálogo Transformador

http://nalanda.org.br/featured/2401-a-1402-buddha-como-terapeuta-meditacao-conversas-prof-dr-maurits-kwee-no-brasil-2016
 ·  Translate
É um grande prazer para o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda anunciar a primeira vinda do Prof. Dr. Maurits Kwee ao nosso país, para um programa de ensinamentos e práticas em Sergipe e Minas Gera…
1
Add a comment...

Nalanda

Shared publicly  - 
 
A vida online correta

Um dos elementos do caminho óctuplo é a fala correta. Falar a verdade, não mentir, não ser fofoqueiro, etc., são algumas das coisas envolvidas nessa prática. Em tempos de internet, redes sociais e grupos temáticos em redes sociais, não seria estranho inserir sob essa rubrica a “digitação correta” ou a “vida online correta” como modalidades de fala correta". uma colaboração de Derley Alves

continue lendo~>

http://folhasnocaminho.nalanda.org.br/a-vida-online-correta/
 ·  Translate
por Derley Alves Um dos elementos do caminho óctuplo é a fala correta. Falar a verdade, não mentir, não ser fofoqueiro, etc., são algumas das coisas envolvidas nessa prática. Em tempos de internet,…
3
1
Sonielson Luciano de Sousa's profile photo
Add a comment...

Nalanda

Shared publicly  - 
 
Saindo do forno: O que podemos tentar fazer durante o retiro, uma nova tradução da transcrição de uma palestra do professor de dharma Godwin Samararatne:

"Deveríamos ficar realmente felizes com a oportunidade de passarmos alguns dias aqui, com um grupo de amigos espirituais neste lugar tão bonito. Deveríamos também aprender a ser agradecidos por ter uma chance como essa. Assim, gostaria de dar algumas sugestões sobre o que podemos tentar fazer durante os próximos dias. Tentaremos aprender a desenvolver certas qualidades espirituais e certas habilidades que nos ajudarão no caminho espiritual".

Continue lendo~>

http://nalanda.org.br/godwin/o-que-podemos-tentar-fazer-durante-o-retiro
 ·  Translate
1
1
Jorge Luiz Ricardo Furtado's profile photo
Add a comment...

Nalanda

Shared publicly  - 
 
O Buddha, em seus 45 anos de ministério, teve o tempo e a dedicação de transmitir muitos ensinamentos. Ainda em vida, esses ensinamentos começaram a ser guardados na memória de seus ouvintes e alunos mais próximos e, após a sua morte, passaram a ser transmitidos oralmente, geração a geração. Apesar de a data precisa em que Buddha viveu ser ainda matéria controversa, sabemos que o imperador Asoka, uma figura de grande importância para todo o Buddhismo, foi coroado em 268 a.C., e que entre a morte do Buddha e o coroamento de Asoka, a comunidade monástica iniciada pelo Buddha se dividiu em pelo menos dois grandes grupos.

Continue lendo~>

http://folhasnocaminho.nalanda.org.br/nasce-o-theravada/
 ·  Translate
Algumas das pessoas que chegam a este blog já leram um artigo meu em que explico um pouco das diferenças e variedades das escolas buddhistas existentes. O artigo se chama “A Que Escola Pertenço?” e…
3
Add a comment...

Nalanda

Shared publicly  - 
 ·  Translate
4
Add a comment...
People
Have them in circles
264 people
Marcia Chies's profile photo
Ni Vy Ed kas's profile photo
Claudio Fonseca's profile photo
Rosemary Orasmo Faria's profile photo
Luiz Mario Bonfatti Ribeiro's profile photo
Alejandro P. de León's profile photo
Cristiano de Paula's profile photo
Paulo Lopes's profile photo
Canal Nalanda's profile photo
Story
Tagline
um espaço criado para o entendimento e prática dos ensinamentos primevos do Buddha
Introduction
Agenda 2012
Sala de Estudos
Fale conosco


A Comunidade Buddhista Nalanda é um espaço criado para o entendimento e prática dos ensinamentos primevos do Buddha, contando com grupos de prática em São Paulo, Aracaju, Porto Alegre, Camaquã, Londrina e Joinville, além de sua sede em Belo Horizonte e o Centro de Retiros em Casa Branca/MG. A Comunidade também conta com membros à distância espalhados por todo o Brasil e Portugal.

Na Comunidade Nalanda buscamos redescobrir os ensinamentos originais do Buddha, investigando as expressões mais antigas de seus ensinamentos, bem como as linhagens de transmissão dos mestres que, através dos séculos, trouxeram o Dhamma precioso até os dias atuais.

Nosso intuito principal é colaborar nessa reflexão sobre a mensagem intemporal do Buddha, oferecendo para isso espaços de meditação e estudo, nos quais são realizados cursos, reuniões e retiros. Nossas atividades têm como finalidade ajudar na compreensão teórica e prática do Dhamma (o ensinamento do Buddha); colaborar na transmissão de técnicas de meditação tradicionais; e incentivar a formação de um grupo de pessoas que se esforce por viver segundo tais ensinamentos com amizade e companheirismo.


Contact Information
Contact info
Email