Profile cover photo
Profile photo
Museu Ammaia
Cidade Romana de Ammaia
Cidade Romana de Ammaia
About
Posts

Post is pinned.Post has attachment
NOTA INFORMATIVA
Ammaia, 28 de Fevereiro 2016

A Fundação Cidade de Ammaia apresentou em Setembro de 2015, à Camara Municipal de Marvão, uma proposta para a gestão do Monumento Nacional “Castelo de Marvão” para vigorar logo após o fim do contrato em vigor, uma vez que aquele era válido apenas por um ano renovável até um máximo de três anos (6 de fevereiro de 2016).
A Câmara Municipal de Marvão é o principal depositário público do Castelo uma vez que, não só denunciou o contrato existente com 6 meses de antecedência, como também, face aos termos expressos neste, está livre de tomar a decisão que entender, que obviamente a Fundação aceita em termos institucionais.
O número de visitantes que procura o Castelo de Marvão induz verbas importantes que no contrato anterior foram aplicadas de acordo com critérios maioritariamente do Segundo Outorgante coisa que a Câmara Municipal de Marvão, a partir de agora, pretende que sejam impostas contratualmente, usando critérios que serão impostos conforme entende ser o melhor para o Município face ao mandato cívico que obteve.
Durante as últimas semanas a Câmara Municipal de Marvão tem em princípio mostrado uma tendência em dar preferência à Fundação Cidade de Ammaia, sem que isso envolva uma decisão, por esta instituição gerir há mais de 20 anos as ruínas da Cidade Romana de Ammaia, também estas, Monumento Nacional por delegação da Direção Geral do Património Cultural a quem compete em nome do Estado ACOMPANHAR E AUTORIZAR AS OBRAS EM MONUMENTOS NACIONAIS, situação que a Fundação pratica correntemente e que obviamente será seguida com o Castelo se for caso disso.
Por outro lado, a Fundação além da realização de escavações arqueológicas nas ruínas e da criação do museu da Cidade Romana de Ammaia, valorizou todos estes trabalhos e investimentos que projetaram em termos internacionais a Ammaia. Sublinha-se ainda que a Fundação está equipada com um Laboratório de Conservação e Restauro que é certamente um dos dois melhores existentes no país e dispõem nos seus quadros de pessoal técnico habilitado na área do património nos seus mais variados domínios, e que são cientificamente acompanhados pelas Universidades de Évora e de Lisboa, factos que no seu conjunto dão suporte à tendência da Câmara Municipal de Marvão de encarar a nossa proposta como de interesse singular.
Contrariamente a esta expectativa a situação foi protelada mais uma vez com o agendamento duma alternativa politizada, que está em estudo, com sérias insuficiências técnicas.
A Fundação Cidade de Ammaia aguardará com serenidade e respeito institucional todos os desenvolvimentos deste processo.

Engº Carlos Melancia
Presidente Conselho de Curadores
Fundação Cidade de Ammaia
Photo

Post has attachment
Levámos, dia 22, os alunos da 2ª Escola de Verão 2016 a Medellin e a Mérida.
Gostaríamos de agradecer aos responsáveis do projecto arqueológico em Medellin e à equipa do Museo Nacional de Arte Romano de Mérida pela forma como, mais uma vez, fomos recebidos.
A visita foi também guiada pelo Professor Carlos Fabião, um dos coordenadores do projecto científico da Ammaia.
Todas as fotos da viagem na nossa página de facebook
https://www.facebook.com/CidadeRomanaAmmaia/
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
9/26/16
5 Photos - View album

Post has attachment
Nas escavações em curso no fórum da cidade romana de Ammaia foi encontrada uma moeda em muito mau estado, literalmente a desfazer-se.
A pronta intervenção em laboratório permitiu consolidar o que dela restava e proceder à sua limpeza, levando a que se conseguisse identificar uma VRBS ROMA constantiniana.
Provavelmente, este exemplar nunca chegará às vitrines do museu, nem figurará em futura exposição, mas constitui importante informação histórica e científica para o conhecimento da dinâmica de utilização do antigo espaço forense, que se perderia se não houvesse a possibilidade de uma pronta intervenção.
A vital importância de um Laboratório de Conservação e Restauro como o da Fundação Cidade de Ammaia comprova-se em casos como este, para lá da intervenção sobre todos os outros diferentes materiais recolhidos no decurso das escavações.
Mostramos aqui as imagens do antes e do depois.
PhotoPhotoPhotoPhoto
9/26/16
4 Photos - View album

Post has attachment
Casa bem composta para ouvir o Professor Hermenegildo Fernandes na 4ª Edição das Conferência da Ammaia - Prof. José Mattoso.
O tema "Depois da Ammaia. Islamização e Rede Urbana do Gharb" despertou nos participantes enorme curiosidade e ficou a perceber-se a grande importância estratégica que esta região - Ammaia e Marvão - tiveram na definição de alguns aspectos que hoje damos por adquiridos.
Obrigado Professor Hermenegildo Fernandes pela excelente aula de história.
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
9/24/16
5 Photos - View album

Post has attachment
A Fundação Cidade de Ammaia quer formalmente agradecer às duas voluntárias, da nossa bolsa de voluntariado do Museu, que muito têm contribuído para o bom desenrolar das actividades durante este verão.
Maria Emília Simões e Cátia Barbas, aqui acompanhadas pela Directora do Museu, Sofia Borges, têm exercido funções na recepção e acolhimento aos visitantes, na ultimação dos estatutos da Liga de Amigos da Ammaia, em algumas actividades do Serviço Educativo e na loja do Museu.
Obrigado pela simpatia e enorme disponibilidade.
Photo

Post has attachment
Tivemos o privilégio de receber, hoje, a visita do senhor Ministro da Cultura Luís Filipe Castro Mendes e da senhora Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo.
Na visita ao Museu, às Ruínas e ao Laboratório de Conservação e Restauro foi possível mostrar em detalhe os trabalhos que a Fundação Cidade de Ammaia tem desenvolvido, desde há 20 anos, em prol de um património e de um espólio reconhecido como de extrema importância para o conhecimento científico e académico, no âmbito da arqueologia nacional.
Era objectivo principal apresentar os projectos científicos em curso, bem como dar a conhecer as dificuldades com que esta entidade se depara, quer ao nível de financiamentos, quer ao nível dos recursos humanos, cuja resolução é essencial para se poder alcançar a concretização dos mesmos.
Estiveram também presentes a senhora Directora Regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, o senhor Director do Museu Nacional de Arqueologia, António Carvalho, o senhor Director da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Paulo Farmhouse Alberto, a representante da Assembleia Municipal de Marvão, Hermelinda Carlos, o senhor Presidente da Câmara Municipal de Marvão, Victor Frutuoso, o senhor Presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro e o senhor João Manuel Nabeiro, do Grupo Nabeiro.
Photo

Post has attachment
Matar o leão de Nemeia

Com tantas actividades nos últimos dias, quase esquecíamos o prometido: desvendar o teor do pequeno bronze figurativo romano, encontrado nas escavações da Cidade Romana de Ammaia, esta semana.
Trata-se de uma figura masculina, juvenil, envolvida em uma pele de leão. Um orifício na retaguarda indica que estaria destinado e fixar-se em algum outro objecto ou elemento.
A descodificação iconográfica parece clara. Trata-se de uma representação juvenil de Hércules, envolvido na pele do temível leão de Nemeia.
Matar o leão de Nemeia, o maior leão do mundo de pele resistente às investidas das armas, constituiu o primeiro dos doze trabalhos de Hércules, como a tradição helenística transmite. Por ser o primeiro trabalho, é natural que o Herói seja representado com feições juvenis e o facto de não ostentar qualquer outro atributo sugere que se pretende justamente evocar o momento após a realização do primeiro trabalho.
Para a identificação de paralelos e dados de natureza cronológica, só um mais aturado trabalho de investigação poderá aclarar.
Apresentar já devidamente limpo e tratado um artefacto arqueológico metálico poucos dias depois da sua retirada do terreno só é possível pelo excelente Laboratório de Conservação e Restauro da Fundação Cidade de Ammaia, mantido pelas ainda mais excelentes técnicas que nele trabalham.
PhotoPhotoPhotoPhoto
9/19/16
4 Photos - View album

Post has attachment
Jornadas Europeias do Património - Dia 23 Setembro
A programação da Ammaia inclui visitas guiadas gratuitas, dia 23, Sexta-feira, entre as 10h e as 12h30 e entre as 14h e as 16h30.
Escolha o horário, ligue para o 245 919 089 e marque a sua visita.
Venha conhecer melhor o nosso Museu, descobrir as Ruínas e as escavações e espreitar como se trabalha no Laboratório de Conservação e Restauro.
Photo

Post has attachment
Decorre dia 23 de Setembro, pelas 18 horas no Auditório da Casa da Cultura em Marvão, a 4ª edição das Conferências da Ammaia - Professor José Mattoso, com o título "Depois da Ammaia. Islamização e Rede Urbana do Gharb", proferida pelo Professor Hermenegildo Fernandes, Director do Centro de História da Universidade de Lisboa e Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Esta conferência, inserida nas comemorações das Jornadas Europeias do Património, serve também de introdução à homenagem à cultura islâmica que Marvão celebra todos os anos com o festival Al Mossassa, que este ano se realiza a 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro.
Photo

Post has attachment
Decorreu este Sábado, dia 10 de Setembro, reunião conjunta da equipa da Fundação Cidade de Ammaia com os membros da Assembleia Municipal e do Executivo da Câmara Municipal de Marvão.
O encontro incluiu visitas guiadas ao Museu e às Ruínas, conduzidas pelos Professores Carlos Fabião e Amilcar Guerra e uma visita ao Laboratório de Conservação e Restauro conduzida pela Conservadora Restauradora Carina Maurício.
Ao longo da manhã foi possível mostrar em detalhe o trabalho científico que tem sido realizado pela Ammaia e o potencial que este espólio e este espaço ainda têm para oferecer.
Esteve também na agenda dos trabalhos a análise e o debate de soluções para os problemas com que a Fundação Cidade de Ammaia se depara actualmente com vista à auto sustentação da sua actividade.
Debateram-se ainda nesta reunião alguns pontos de preparação da visita do Ministro da Cultura e da Secretária de Estado da Ciência e do Ensino Superior a ocorrer dia 16 de Setembro a Marvão e à Cidade de Ammaia.
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
9/10/16
10 Photos - View album
Wait while more posts are being loaded