Profile cover photo
Profile photo
Claudio Mesquita
81 followers
81 followers
About
Posts

Post has attachment
https://www.instagram.com/p/BrTKeHRnOr_/

REABILITANDO LCA - Confira no Instagram

1. Valgo dinâmico do joelho em deslocamento lateral
2. Valgo dinâmico -primeiras correções - pct em frente ao espelho
3. Leg press bilateral *
4. Leg press unilateral *
5. Cadeira extensora unilateral *
6. Mesa flexora unilateral (*) uso de eletroestimulação para maior recrutamento muscular

Tem muito mais a fazer ainda!

Vem fazer sua reabilitação conosco!



#fisioterapia #butantã #butantan #morumbi #vilasônia #esporte #joelho #fisioterapiaesportiva #lca #ligamento #reabilitação #futebol #futsal #handball #handebol #voleibol #medicinadoesporte #optimafisioterapia #claudiomesquita
Add a comment...

Post has attachment

Post has attachment

Post has attachment
SÍNDROME DA BANDA ÍLIOTIBIAL - O QUE É?

A Síndrome da Banda (ou Trato) Íliotibial é um condição de dor bem na região lateral do joelho. É uma dor bem pontual, logo acima da articulação, que se inicia durante o após atividades nas quais se dobra ou estica muito o joelho.

Diferentemente da #dor #patelofemoral, a dor da #síndrome da #banda #íliotibial é bem pontal e localizada.

Sua origem está na combinação de atrito e compressão da banda nas estruturas dessa região lateral do joelho. A banda, em si, é um tecido fibroso rígido que desce por toda a extensão da região lateral da coxa. É tão rígido que nenhum "foam rolling" vai fazer ela relaxar ou aumentar a amplitude do movimento (o que se faz é comprimir os músculos e tecidos abaixo dela). Muito comum em #corredores.

#fisioterapia #fisioterapiaesportiva #ortopedia #reumatologia #fisioterapianobutanta #fisioterapianomorumbi #vilasonia #jdbonfiglioli #optimafisioterapia #claudiomesquita #butantan #butantã #corrida #corridaderua #corridaderuasp #corridaderuasaopaulo #corridaderuabr #corridaderuabrasil #triathlon #maratona #21km #42km

https://www.instagram.com/p/Bqpo81IHrgd/
Add a comment...

Post has attachment
CORREÇÃO DO GESTO ESPORTIVO DA CORRIDA GERA RESULTADOS?

Aí estão as imagens de um dos atletas que acompanho, maratonista.
Iniciou os tratamentos devido a dor lombar, antes de completar sua primeira prova de #42km.
Já fez duas.

Embora faça acompanhamento com fortalecimento muscular, depois de sua 2a prova passou a ter dores na região externa do joelho direito, logo acima da patela. Mudanças no programa de fortalecimento não surtiram nenhum efeito (mesmo a adequação de ângulos e carga). A dor surgia depois do 8km.

A filmagem do gesto esportivo revelou marcha cruzada (imagens à esquerda). Orientamos a #correção do #movimento em duas sessões através de orientações simples. Passou a usar essa orientação quando a dor aparecia durante os treinos. Nos "longões", a dor passou a aparecer mais tarde.

Em 5 semanas a dor desapareceu. Não sente mais dor no joelho (nem na coluna). OBS: não consegui fazer o "review" com a filmagem (gravação comentada com os dois vídeos rolando lado a lado - o app no celular não permite isso). A análise do movimento mostra um movimento consistente após a correção, e uma frequência de "cruzamentos" bastante alta antes disso ter sido feito.

OBS 2: tudo feito com baixíssima tecnologia física. Nada além de um celular com app apropriado e raciocínio clínico.

#fisioterapia #fisioterapiaesportiva #biomecânica #exercício #corrida #maratona #triathlon #ciclismo #corridaderua #corridaderuasp #corridaderuasaopaulo #corridaderuabr #corridaderuabrasil #21km #ortopedia #reumatologia #medicinaesportiva #optimafisioterapia #butantã #butantan #vilasônia #morumbi #saúde #fitness #claudiomesquita

https://www.instagram.com/p/Bqhk-ohn9fl/
Add a comment...

Post has attachment
6 VERDADES SOBRE OS RANGIDOS DO JOELHO NA CONDROMALÁCIA PATELAR

Uma das preocupações mais frequentes em quem tem #condromalácia patelar (ou dor patelofemoral) são os rangidos e barulhos do joelho.

As pessoas costumam relacionar esses rangidos à degeneração do joelho, mais especificamente, muitos temem que na haja mais cartilagem e osso esteja em contato com osso.

Porém, isso não parece verdade. Ter barulhos pode ser visto como um evento normal. Porém, se houver dor ou limitação funcional junto (ou mesmo sem) o barulho, aí sim é algo a ser investigado.

#fisioterapia #dor #patelofemoral #joelho #artrose #artrite #optimafisioterapia #claudiomesquita #crepitação #rangido #estalo #degeneração #articulação #butantã #butantan #corrida #ciclismo #triathlon #maratona #esporte #reumatologia #fisioterapiaesportiva #medicinadoesporte #condromalacia

https://www.instagram.com/p/BqYO5iTnc7_/
Add a comment...

Post has attachment

Post has attachment
CONDROMALÁCIA PATELAR - QUAL O PRINCIPAL FATOR DE RISCO PARA DESENVOLVER?

Dor patelofemoral é o outro nome para condromalácia patelar. Também é chamada de síndrome fêmoropatelar ou joelho do corredor.

Muita gente vai te dizer coisas malucas sobre fatores de risco e prevenção. Muitas dessas coisas vão te assustar ou fazer você achar que o "demônio está nos detalhes". Embora fatores como a #biomecânica do movimento do dia a dia ou do esporte possam, eventualmente, contribuir para o surgimento ou manutenção dos sintomas, o PRINCIPAL FATOR DE RISCO é a menor força da musculatura anterior da coxa, o quadríceps.

A sugestão que fica é manter o condicionamento da musculatura através de um trabalho de fortalecimento muscular frequente. Simples assim.

Em atletas, especialmente, outros aspectos da prevenção que devem ser levados em conta, como descanso, especialização precoce (em crianças e adolescentes) e treinamento progressivo. "Déficits" biomecânicos são mais comuns em pessoas sem qualquer preparo físico. É necessário lhes dar condicionamento físico, através de um treinamento progressivo, e, como exemplo no caso da corrida, atletas iniciantes devem primeiro correr e treinar a corrida pra descobrir seu "jeitão de correr". Nada de tentar corrigir os detalhes da biomecânica do esporte em gente sem nenhum preparo ou hábito de corrida, certo?

Idéias e opiniões? Coloquem aí nos comentários!

Abraços,

Claudio


#fisioterapia #fisioterapiaespotiva #corrida #corridaderua #corridaderuasp #corridaderuasaopaulo #corridaderuabr #corridaderuabrasil #butantã #butantan #optimafisioterapia #claudiomesquita #condromalácia #dor #patelofemoral #joelho #maratona #ciclismo #triathlon #meia #21km #42km #esporte #fitness #musculação

https://www.instagram.com/p/BqD6ORiHX7_/
Add a comment...

Post has attachment
O que é e como tratar a dor patelofemoral!

Um vídeo simples, no youtube.

Confiram!

https://www.youtube.com/watch?v=DOfH29obAXs
Add a comment...

Post has attachment
O QUE É A DOR PATELOFEMORAL?

O nome mais popular da dor patelofemoral é condromalácia patelar. Ela vem por outros nomes também, como síndrome da dor patelofemoral, síndrome da dor fêmoropatelar, dor anterior no joelho, joelho do corredor e, eventualmente, outros.

Qualquer que seja o termo ele se refere à dor sentida ao redor ou atrás da patela (o pequeno osso que temos na articulação do joelho) que se agrava ou aparece após uma atividade que sobrecarregue a articulação. Exemplos de atividade desse tipo seriam:
. agachar
. saltar
. andar em escadas
. correr
. dentre outras.

Uma observação. Consideramos o termo condromalácia inadequado, pois é um termo que indica alteração da cartilagem. Porém, a dor tem pouca relação com a cartilagem em si, mesmo porque esta não é inervada e, logo, não pode ser fonte da dor.

#fisioterapia #ortopedia #reumatologia #cartilagem #joelho #dor #artrose #condromalacia #condromalácia #patelofemoral #corrida #corridaderuasp #corridaderuabrasil #corridaderuasaopaulo #corridaderuabr #esporte #fisioterapiaesportiva #optimafisioterapia #claudimesquita #triathlon #ciclismo #maratona #caratê #karate

https://www.instagram.com/p/Bp0Jz11nyFX/
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded