Profile cover photo
Profile photo
Claudio Mesquita
80 followers
80 followers
About
Posts

Post has attachment

Post has attachment
CONDROMALÁCIA PATELAR - QUAL O PRINCIPAL FATOR DE RISCO PARA DESENVOLVER?

Dor patelofemoral é o outro nome para condromalácia patelar. Também é chamada de síndrome fêmoropatelar ou joelho do corredor.

Muita gente vai te dizer coisas malucas sobre fatores de risco e prevenção. Muitas dessas coisas vão te assustar ou fazer você achar que o "demônio está nos detalhes". Embora fatores como a #biomecânica do movimento do dia a dia ou do esporte possam, eventualmente, contribuir para o surgimento ou manutenção dos sintomas, o PRINCIPAL FATOR DE RISCO é a menor força da musculatura anterior da coxa, o quadríceps.

A sugestão que fica é manter o condicionamento da musculatura através de um trabalho de fortalecimento muscular frequente. Simples assim.

Em atletas, especialmente, outros aspectos da prevenção que devem ser levados em conta, como descanso, especialização precoce (em crianças e adolescentes) e treinamento progressivo. "Déficits" biomecânicos são mais comuns em pessoas sem qualquer preparo físico. É necessário lhes dar condicionamento físico, através de um treinamento progressivo, e, como exemplo no caso da corrida, atletas iniciantes devem primeiro correr e treinar a corrida pra descobrir seu "jeitão de correr". Nada de tentar corrigir os detalhes da biomecânica do esporte em gente sem nenhum preparo ou hábito de corrida, certo?

Idéias e opiniões? Coloquem aí nos comentários!

Abraços,

Claudio


#fisioterapia #fisioterapiaespotiva #corrida #corridaderua #corridaderuasp #corridaderuasaopaulo #corridaderuabr #corridaderuabrasil #butantã #butantan #optimafisioterapia #claudiomesquita #condromalácia #dor #patelofemoral #joelho #maratona #ciclismo #triathlon #meia #21km #42km #esporte #fitness #musculação

https://www.instagram.com/p/BqD6ORiHX7_/
Add a comment...

Post has attachment
O que é e como tratar a dor patelofemoral!

Um vídeo simples, no youtube.

Confiram!

https://www.youtube.com/watch?v=DOfH29obAXs
Add a comment...

Post has attachment
O QUE É A DOR PATELOFEMORAL?

O nome mais popular da dor patelofemoral é condromalácia patelar. Ela vem por outros nomes também, como síndrome da dor patelofemoral, síndrome da dor fêmoropatelar, dor anterior no joelho, joelho do corredor e, eventualmente, outros.

Qualquer que seja o termo ele se refere à dor sentida ao redor ou atrás da patela (o pequeno osso que temos na articulação do joelho) que se agrava ou aparece após uma atividade que sobrecarregue a articulação. Exemplos de atividade desse tipo seriam:
. agachar
. saltar
. andar em escadas
. correr
. dentre outras.

Uma observação. Consideramos o termo condromalácia inadequado, pois é um termo que indica alteração da cartilagem. Porém, a dor tem pouca relação com a cartilagem em si, mesmo porque esta não é inervada e, logo, não pode ser fonte da dor.

#fisioterapia #ortopedia #reumatologia #cartilagem #joelho #dor #artrose #condromalacia #condromalácia #patelofemoral #corrida #corridaderuasp #corridaderuabrasil #corridaderuasaopaulo #corridaderuabr #esporte #fisioterapiaesportiva #optimafisioterapia #claudimesquita #triathlon #ciclismo #maratona #caratê #karate

https://www.instagram.com/p/Bp0Jz11nyFX/
Add a comment...

Post has attachment

Post has attachment
O PERFIL DE QUEM MELHORA RÁPIDO COM AS TÉCNICAS MANUAIS DA FISIOTERAPIA!

Fisioterapeutas norte-americanos buscaram identificar um perfil de pessoas com #dor #lombar que obtivessem uma melhora rápida das dores com uso de manipulações articulares rápidas.

Eles mostraram isso através de dois estudos. O primeiro buscou identificar esse perfil. O segundo estudo buscou confirmar que esse perfil de indivíduos, de fato, obtinha uma melhora significativa. E conseguiu.

Esse perfil, via de regra, apresenta 4 de 5 das seguintes características:
. dor presente a menos de 16 dias
. dor que não desce abaixo do joelho
. mobilidade do quadril adequada
. 1 segmento da coluna lombar com pouca mobilidade num teste articular
. com pouco receio de se movimentar (mensurado via questionário específico)

90% das pessoas com 4 dessas 5 características apresentam uma melhora média de 70% na capacidade de realizar tarefas físicas com apenas 1 ou 2 sessões de atendimento.

#fisioterapia #ortopedia #reumatologia #optimafisioterapia #claudiomesquita #tratamento #exercício #esporte #disco #hernia #espondilólise #espondilolistese #protrusão #extrusão #estenose #crônica #artrose #osteófito #bicodepapagaio #ressonânciamagnética #butantã #butantan

https://www.instagram.com/p/BpQN99PhQBW/?taken-by=fisioclaudiomesquita
Add a comment...

Post has attachment

Post has attachment
UMA DAS FORMAS DE TORNAR A DOR CRÔNICA É ATRAVÉS DO MEDO!!!

Temer a dor, pensar que ela é sinal de lesão e de que não se deve fazer atividades físicas ou exercícios devido a ela pode ser uma estratégia errada, que leva a ações clínicas ou comportamentais incorretas e, dessa maneira, à dor crônica.

Essa é uma forma de tornar a dor crônica. Nem sempre acontece, e não é a única maneira pela qual uma dor aguda se torna crônica, se mantendo ao longo de meses ou mesmo anos.

O raciocínio básico é o de que uma pessoa com dor tem medo de se mover, ficando então em inatividade. Com isso os tecidos do corpo se enfraquecem, pois não são estimulados. tecidos fracos são menos capazes de tolerar a sobrecarga, levando a maior risco de novas ou mais intensas dores.

Mais dores geram mais medo, reiniciando-se o ciclo vicioso.

Tem (muito) mais coisa que dá pra aprofundar, mas esse é o raciocínio básico.

Vale enfatizar novamente: não é a única forma que faz uma dor aguda se cronificar. Inclusive existem pessoas com dor crônica fazendo exercícios e atividades físicas em boa quantidade.

E você, conhece alguém que tem dor crônica por ter medo de atividade física?

https://www.instagram.com/p/Bo-UEzbBwiq/?taken-by=fisioclaudiomesquita

#fisioterapia #ortopedia #reumatologia #fisioterapianobutanta #fisioterapianomorumbi #vilasonia #jdbonfiglioli #optimafisioterapia #claudiomesquita #dor #crônica #cronica #medo #inatividade #exercício #fortalecimento #esporte #fitness #saúde
Add a comment...

Post has attachment
FISIOTERAPIA PRECOCE ACELERA RETORNO AO ESPORTE NAS LESÕES MUSCULARES!



Atletas com lesões de estiramento dos músculos posteriores da coxa foram divididos em dois grupos. O primeiro recebeu Fisioterapia precoce, com início 2 dias após a lesão, enquanto o outro só a iniciou 9 dias após.



Os resultados mostraram que aqueles que iniciaram precocemente retornaram ao treinamento esportivo cerca de 3 semanas antes, em média, do que os que iniciaram a Fisioterapia mais tardiamente.



https://www.instagram.com/p/BounmDCBuX-/?taken-by=fisioclaudiomesquita



#fisioterapia #fisioterapiaesportiva #estiramento #distensão #futebol #corrida #sprinting #ortopedia #reumatologia #medicinadoesporte #optimafisioterapia #claudiomesquita #corridaderua #corridaderuasp
Add a comment...

Post has attachment
Wait while more posts are being loaded