Shared publicly  - 
 
Utilizar uma pen para instalar o Ubuntu é uma ideia cheia de benefícios: para além da instalação ser muito mais rápida, não estraga um CD, poupando dinheiro e ajudando o ambiente! Como não existe uma maneira simples de tornar uma pen num dispositivo de arranque, tal como acontece com os CDs, neste artigo apresenta-se 3 soluções que permitem tornar a sua pen USB num dispositivo de arranque capaz de instalar o Ubuntu no seu computador e no dos seus amigos!

Destas 3 soluções, uma delas funciona em Windows (para os utilizadores que ainda não tiverem o Ubuntu instalado) e as outras duas funcionam em Ubuntu.
Translate
23
11
Ricardo Guimarães's profile photoPatrick Thomé's profile photomartins s. a. villanueva's profile photoRicardo Guimarães's profile photo
15 comments
 
No 10.04 não consegui criar a pen nem com o Unetbootin nem com o criador de disco padrão do sistema, tive que gravar na mídia. De toda sorte está instalado e funcionando, estou postando do 12.04.
Translate
 
Eu nao tive problema. Se puder avisar diz.
Translate
 
+Alex Costa isso é estranho. Não se lembra qual era o erro que dizia? Você devia ter experimentado agora o com o U12.04!

É que a instalação pela pen é muito mais rápida e ainda poupa um CD!! ;)
Translate
 
O Ubuntu é uma ótima opção, descartando a ideia de pirataria do Windows. A nova versão estar mais simples, leve. Gosto bastante dele.
Translate
 
Se você instalar no pendrive com o comando dd não vai funcionar da versão 10.04 "para baixo". Mas da 11.10 "para cima" é tranquilo.
Translate
 
Para usuários avançados de Linux é uma boa opção usar o comando dd no terminal além de ser mais rápido é mais "universal" e funciona para várias distros e até mesmo para outros sistemas como o FreeBSD.
Translate
 
Tenho utilizado dois programas muito fáceis de utilizar para qualquer usuário, Universal Linux USB Creator e o Unetbootin - Universal Netboot Installer.
Translate
Translate
 
Olá +Antonio Almeida o problema disso é "o terminal"!

Os utilizadores não gostam de ver o terminal quanto mais seja o que for com o terminal! E verdade seja dita, o terminal não é bonito! :D

Claro que é prático, eu utilizo-o com muita frequência. Mas cativar o utilizador é algo que o terminal não está incluído! ;)
Translate
 
É verdade, acho que meu costume gerenciando servidores me fez ter apego a esta tela preta horrenda. kkkkk
Translate
Translate
 
+Cláudio Novais A instalação no pen finalizou, mas na hora de instalar não funcionou, mas como disse com a mídia funcionou já estou usando o 12.04, atualizações só pelo terminal, não recebi notificações.
Translate
 
Ainda hoje fiz o procedimento pelo artigo (recorri à solução recomendada xD ) e depois de andar às turras com o PC para conseguir configurar o arranque pela Pen USB, lá consegui instalar tudo e está a funcionar!

+Cláudio Novais relativamente a isto:
«Os utilizadores não gostam de ver o terminal quanto mais seja o que for com o terminal! E verdade seja dita, o terminal não é bonito! :D»
Se o problema é o aspecto, pode-se sempre mudar as cores, os caracteres, etc xD

--
Agora a sério, eu não a acho assim tão má... Actualmente tenho trabalhado todos os dias dessa forma (com o terminal maximizado), até já pensei mandar abaixo o X e ficar com a tela preta, certamente ficaria mais leve na RAM lol... O problema é que num ecrã daquele tamanho e a definição do sistema para a placa gráfica, no modo de texto vejo-me perante caracteres com quase 2cm de altura o.O
Translate
 
Eu também gosto do terminal e utilizo-o com muita frequência!

No entanto, isso é para quem tem algum background de programação! Não há hipótese! Para utilizadores normais, a utilização do terminal será inevitavelmente e para sempre algo retrógrado e difícil!
Translate
 
Discordo Claudio. o terminal de uma forma simplificada interessa saber o ls (listar), sudo (super-utilizador)
Depois resume-se a sudo apt-get (para executar acções) install, update, upgrade, remove, autoremove, autoclean.
ou sudo apt-cache search «nome do pacote» para pesquisar pacotes. tens ainda o sudo dpkg -i *.deb para instalar pacotes deb.
Translate
Add a comment...