Profile cover photo
Profile photo
Trilhando Autonomia
"Viver é experimentar possibilidades e aprender, seguindo em busca do que somos e do que queremos ser"
"Viver é experimentar possibilidades e aprender, seguindo em busca do que somos e do que queremos ser"
About
Posts

Post has attachment
O famoso "Experimento Rosenhan" sobre a validade do diagnóstico psiquiátrico, foi realizado pelo psicólogo David Rosenhan em 1972.

Neste experimento, ele pediu para pessoas sadias fingirem estar alucinadas e tentarem admissão em doze hospitais psiquiátricos de cinco estados dos Estados Unidos.

Rosenhan foi também um "pseudopaciente". Além dele tinha três psicólogos, um pediatra, um psiquiatra, um pintor e uma dona de casa, sendo cinco homens e três mulheres. Nenhum deles tinha sido considerado com problemas mentais e possuíam um vida bem estabelecida...
Experimento Rosenhan
Experimento Rosenhan
tautonomia.com

Post has attachment
“Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar” (Nietzsche)
Frases do Nietzsche
Frases do Nietzsche
tautonomia.com

Post has attachment
Talvez o certo para você seja errado para mim. Cada um é cada um, ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender.

O fato de duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual é a maior prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria.

(Raul Seixas)
Photo

Post has attachment
"Você não está na idade
de sofrer por essas coisas."

Há então a idade de sofrer
e a de não sofrer mais
por essas, essas coisas?

As coisas só deviam acontecer
para fazer sofrer
na idade própria de sofrer?

Ou não se devia sofrer
pelas coisas que causam sofrimento
pois vieram fora de hora, e a hora é calma?

E se não estou mais na idade de sofrer
é porque estou morto, e morto
é a idade de não sentir as coisas, essas coisas?

(Carlos Drummond de Andrade)

Post has attachment
Cada dificuldade que a pessoa traz é uma expressão de um traço existencial dela, classificar sua experiência com termos como ansiedade, estresse ou depressão é limitar sua existência. Mais importante que isso é criar condições para que o indivíduo perceba o significado de suas questões para si mesma.

Post has attachment
Ser empático significa penetrar no mundo perceptual do outro e sentir-se totalmente à vontade dentro dele.

Requer sensibilidade constante para com as mudanças que se verificam nesta pessoa em relação aos significados que ela percebe, ao medo, à raiva, à ternura, à confusão ou ao que quer que ele esteja vivenciando.

Significa viver temporariamente sua vida, mover-se delicadamente dentro dela sem julgar, perceber os significados que quase não percebe, tudo isto sem tentar revelar sentimentos dos quais a pessoa não tem consciência, pois isto poderia ser muito ameaçador.

Implica em transmitir a maneira como você sente o mundo da pessoa à medida que examina, sem viés e sem medo os aspectos que ela teme. Significa, frequentemente, avaliar com a pessoa a precisão do que sentimos e nos guiarmos pelas respostas obtidas.

Passamos a ser um companheiro confiante dessa pessoa em seu mundo interior. Mostrando os possíveis significados presentes no fluxo de suas vivências, ajudamos a pessoa a focalizar esta modalidade útil de ponto de referência, a vivenciar os significados de forma mais plena e a progredir nesta vivência.

Estar com o outro desta maneira significa deixar de lado, neste momento, nossos próprios pontos de vista e valores, para entrar no mundo do outro sem preconceitos; num certo sentido, significa pôr de lado nosso próprio eu.

(Carl Rogers)
Ser empático
Ser empático
tautonomia.com

Post has attachment
"O desespero mais comum é não escolhermos ou não podermos ser nós mesmos, mas a forma mais profunda de desespero é escolhermos ser outra pessoa ao invés de nós mesmos."
(Kierkegaard)
Frases de Kierkegaard
Frases de Kierkegaard
tautonomia.com

Post has attachment
A subjetividade corresponde a tudo aquilo que é intimo e particular de uma pessoa, seu mundo interno e suas inquietações, seus gostos e aversões, a maneira como se sente em cada situação.

Post has attachment
Terapia da Autonomia é uma proposta terapêutica em favor de desenvolver a autonomia da pessoa atendida, sua capacidade de fazer escolhas, criando e encontrando novos caminhos e possibilidades para sua vida, promovendo o bem estar psíquico e a liberdade pessoal.
Terapia da Autonomia
Terapia da Autonomia
pt.slideshare.net

Post has attachment
Criar é, basicamente, formar. É poder dar forma a algo novo. O ato criador abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar.

(Fayga Ostrower)
Wait while more posts are being loaded