Profile cover photo
Profile photo
Ranulfo Pedreiro
27 followers
27 followers
About
Posts

Post has attachment

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
HOMENAGEM A GARDEL

O projeto Quartas Musicais: Londrina em Cena recebe amanhã (dia 7 de junho) o pesquisador e produtor cultural José Luís da Silveira Baldy, ao lado do músico Osvaldo René, para comentar e interpretar a obra de Carlos Gardel.

Apesar de se chamar Quartas Musicais, o evento será realizado, desta vez, na quinta-feira. É uma exceção. A realização é da Associação dos Amigos do Festival Internacional de Londrina.

A apresentação começa às 19h30, no Centro Cultural Sesi/AML (Praça 1º de Maio, 130, em Londrina), e tem entrada gratuita.

Baldy é autor, ao lado de Mario Ulises Labella, do livro “Cem letras de tangos, canções, valsas e milongas gravados por Carlos Gardel traduzidas para a Língua Portuguesa”, lançado no ano passado em edição independente.

Mario Ulises Labella nasceu no Uruguai e viveu em Londrina, onde produziu e apresentou o programa Tangomania na Rádio Uel FM. Infelizmente, Labella faleceu em 2015.

Baldy é produtor e apresentador do programa Passado a Limpo, dedicado a grandes intérpretes e compositores da música brasileira, que vai ao ar às quartas (22h) e domingos (19h) também pela Rádio Uel FM.

Durante 12 anos, Labella e Baldy realizaram encontros semanais para conversar, discutir e ouvir música. Amigos, trocavam impressões sobre os mais diferentes assuntos.

E traduziam letras de tango.

Foram anos de trabalho que incluíram estudos profundos sobre o tango e sua linguagem, uma mistura de espanhol, lunfardo (dialeto da periferia de Buenos Aires e Montevidéu) e italiano.

Ambos traduziram centenas de letras.

O primeiro livro foi dedicado a músicas interpretadas por Gardel, mas há muitas outras letras traduzidas guardadas - e que podem render novas publicações.

“O tango não é só melodrama. Isso tem que ser desmistificado. O tango fala sobre todos os aspectos do drama humano”, ressalta o pesquisador.

Ao lado de Baldy, que vai comentar sobre as traduções e a história de Gardel, Osvaldo René vai interpretar, ao violão, tangos inesquecíveis.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no local com 1 hora de antecedência.

É bom, é ao vivo, é grátis.

Exemplares do livro estarão à venda no local. Para quem não puder ir, a obra pode ser encontrada nas Livrarias Curitiba (Catuaí Shopping) ou na Livraria da UEL (campus universitário).

No vídeo, Baldy conta um pouco mais dessa história.
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Mestre do improviso livre, Cecil Taylor fará muita falta.
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Ele conhece o Lobisomem, já andou se aventurando com o Curupira e costuma criar Saci. Paulo Freire é um violeiro fantástico. Ontem, contou histórias impagáveis no Ecoh (Encontro de Contadores de Histórias de Londrina), transformando o Sesi/|AML em palco de sustos e gargalhadas. Hoje estará ao lado de André Siqueira, no Brasiliano, às 20h30, para remexer a alma da gente com sua música atemporal.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded