Profile

Cover photo
Verified name
Rafael Porcari
Works at Universidades
Attended Faculdades Padre Anchieta
Lived in Jundiaí-SP
296 followers|161,308 views
AboutPostsPhotosYouTube

Stream

 
Incoerências Futebolísticas da Segunda-Feira!
No Rio de Janeiro e em São Paulo, muitas coisas discutíveis aconteceram no mundo do futebol. Vamos à elas?
Em: http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/2014/04/15/incoerencias-futebolisticas-da-segunda-feira/
Att
Rafael Porcari
1- O Vasco da Gama declarou que quer anular o jogo decisivo com o Flamengo, após sofrer um gol em impedimento no último minuto regulamentar. Reclamar, pode. Mas não vai conseguir anulação, afinal, é “erro de fato” (quando há falha de interpretação ou de tomada de decisão, como a de domingo, onde o bandeira mal posicionado não marcou impedimento).  O jogo só poderia ser anulado caso fosse “erro de direito”,  ou seja, quando toma uma decisão errada por desconhecimento da regra de jogo. 
O gozado é que só agora o Vasco da Gama resolveu reclamar da arbitragem. Antes do jogo, após a polêmica das declaracões da esposa de Marcelo de Lima Henrique (que apitou bem a partida), o time da Colina declarou que confiava na arbitragem. Ora, era naquele momento que ele deveria, por motivos óbvios, pedir outro sexteto de arbitragem. Quando o placar é desfavorável resolver chiar? A propósito, e as declarações do goleiro flamenguista Felipe de que “Ganhar roubado é mais gostoso.”? Ficará sem punição por parte da FERJ?
2 – Em São Paulo, a FPF promoveu sua festa de encerramento do campeonato. Os dois bandeiras da Copa do Mundo são dois paulistas, e não foram premiados por nada. Não seriam eles os melhores, já que estarão no Mundial? Mas os premiados foram Tatiane Sacilotti (justo, falamos em várias análises de arbitragem do ótimo trabalho da moça nas partidas que comentamos) e Carlos Augusto Nogueira. Discordo do Carlão, pois Anderson Moraes Coelho foi melhor do que ele neste ano. O curioso é: foi Carlos Nogueira quem errou e não marcou impedimento no jogo da final de domingo entre Santos x Ituano, aquele mesmo lance que virou o tão discutível pênalti... Prêmio pelo erro?
Aliás, o árbitro premiado foi Luís Flávio de Oliveira, que não trabalhou nas fases finais. Vai entender... Mas a desculpa é boa: culpa do sorteio.  E fico pensando: o aspirante à FIFA Luiz Flávio daria pênalti na bola na mão que virou mão na bola, marcado pelo Rodrigo Guarizzo no jogo de ida?
3 – Sobre as homenagens da noite: José Maria Marin ganhou um prêmio por serviços prestados ao futebol. E o vereador Toninho Paiva entregando prêmio a Boleiro? Aí é demais... Cadê os craques do passado, que mereciam as justas homenagens?
4- Destaque para a performance de Cleber Machado e Carolina Galan na condução do evento. Aliás, a apresentadora da TV FPF, ex-aluna da escola de árbitros da FPF e noiva do presidente da FPF, cobrou cachê da FPF para apresentar o evento? Apesar da beleza da moça (indiscutível) a diferença com Cleber Machado como jornalista é grande, não?
E aí, o que achou da segunda-feira pós término dos estaduais? Deixe seu comentário:

#centraldofutebol #juizporcari
 ·  Translate
1
Add a comment...
 
#Ituano será Bicampeão Paulista Inconteste? O possível título de 2014 se equivalerá ao de 2002, disputado sem os grandes?
Em: http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/2014/04/08/ituano-sera-bicampeao-paulista-inconteste/
Ou em:
http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/24693/Ituano+sera+Bicampeao+Paulista+Inconteste%3F
Att
Rafael Porcari
BICAMPEÃO DA #ELITE?
O simpático Ituano dos ex-boleiros #JuninhoPaulista e #Doriva pode ser #campeão #estadual no próximo domingo. Mas ficará a questão: ele, de fato, será o primeiro clube do interior paulista a vencer por duas oportunidades o #Paulistão na sua divisão principal?
Teoricamente, sim, já que o Ituano é Campeão Paulista de 2002, podendo ser considerado bicampeão.
Porém, há aqueles que contestarão: o Paulistão daquele ano foi disputado sem os clubes grandes, que entraram posteriormente em uma outra fase denominada “Supercampeonato Paulista”, disputado posteriormente ao Torneio Rio-SP e vencido pelo São Paulo FC.
E aí: a 1a divisão de 2002 valeu como Primeirona ou a 1a de verdade equivaleu ao Supercampeonato Paulista?
Deixe seu comentário:
 ·  Translate
1
Add a comment...
 
O Grave Erro do #Árbitro em #Ituano 1 x 0 #Santos. Culpa de quem?
Em: http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/2014/04/06/o-grave-erro-do-arbitro-em-ituano-1-x-0-santos-culpa-de-quem/
Ou: http://pergunteaoarbitro.blog.terra.com.br/2014/04/06/o-grave-erro-do-arbitro-em-ituano-1-x-0-santos-culpa-de-quem/
Ou ainda em: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/24685/Ituano+1+x+0+Santos+e+o+erro+grave+do+Arbitro
Att
Rafael Porcari
MÃO NA BOLA OU BOLA NA MÃO?
Falamos na última semana que se o jogo fosse #SantosFC x #Palmeiras, Rodrigo Guarizzo não teria sido sorteado (texto em: http://is.gd/Azarao). E, de fato, quando exigido, falhou.
O que dizer da bola na mão (e não “mão na bola”) que virou #pênalti para o Santos?
Na verdade, o grande problema que tem ocorrido em lances desse tipo é a nova orientação para a interpretação de infrações por uso indevido de mãos na bola. A Regra não mudou, continua-se avaliando a intenção ou não (lembrando que essa é a única falta que não pode ser marcada por imprudência). Agora, deve-se levar em conta se há a “subjetiva intenção”, ou seja, o desejo velado de meter a mão na bola e disfarçar a situação como casualidade (para as outras condições, clique em: http://is.gd/524eGZ).
Na partida de hoje, Guarizzo errou ao marcar mão na bola. Nada de intenção disfarçada, o zagueiro tenta tirar o braço e não consegue a tempo. O contato é inevitável, o membro não sumirá instantaneamente do corpo.
Mas por quê isso têm acontecido frequentemente?
Na pré-temporada, a #FPF trabalhou bastante essa situação. Não acredito que foi vendida pela Comissão de Árbitros a ideia de que “bateu na mão” deva ser marcado pênalti, pois, afinal, é uma situação que merecia demissão imediata dos seus integrantes pela gravidade do erro. O Cel Marcos Marinho não é do ramo, dá para entender; seu assessor Arthur Alves Júnior divide o tempo como membro da CEAF-SP, dirigente da Coafesp e presidente da Safesp, e, talvez, não tivesse tido tempo para orientar melhor. Mas não entra na minha cabeça que o Roberto Perassi e a Sílvia Regina, da Escola de Árbitros, não tenham falado sobre esse tipo de lance.
Conversei bastante sobre os trabalhos da Pré-Temporada com alguns árbitros que participaram, e ambos diziam o seguinte: “chegamos a um consenso que em quase todos os lances é para marcar a falta/ pênalti, mas não quer dizer que bateu na mão é infração”. Um deles me disse: “agora, está mais fácil marcar pênalti”.
Discordo. Está muito mais difícil! A subjetividade é traiçoeira no futebol. 
Vide o seguinte: marcaram pênaltis em bola na mão vários árbitros medianos / ruins ao longo do Paulistão. Mas Luiz Flávio de Oliveira, Raphael Claus, Marcelo Rogério ou Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza marcaram em lances semelhantes nos seus jogos?
Não. Portanto, se houve de fato a inadmissível orientação errada, os bons têm corrigido o equívoco, pois são mais experientes e capacitados.
Em tempo: a #CBF promoveu nos últimos dias um curso de aprimoramento aos seus árbitros, e vários assuntos (como esse) foram tratados. Guarizzo também estava lá! Será que veremos no Brasileirão lances e decisões iguais ao deste domingo, ou no Paulista as jogadas de dúvida são diferentes?
Não posso ser leviano em dizer que, se o lance fosse em favor do Ituano, o pênalti não seria marcado. Aí seria má fé, e não creio nisso, mas sim na incompetência e no equívoco.
E você, marcaria pênalti ou não?
 ·  Translate
1
Vanderlei Laganaro's profile photo
2 comments
 
Eu nao marco penalty!!! É tanto que o santos nao teve competencia em empatar!! E o santos tem que descer do salto alto e respeitar o adversario. Se o santos fosse o melhor time do brasil nao perdia de 8 a 0 para o barcelona!! Kkkkk eita aranha.......
 ·  Translate
Add a comment...
 
Estamos apequenando nossos grandes #clubes
#Futebol brasileiro endividado, sem craques e perdendo espaço junto aos torcedores.
Qual clube brasileiro consegue fazer frente a um europeu de mesma grandeza hoje, em qualquer amistoso marcado?
Idem aos nossos vizinhos #sulamericanos...
E se os grandes estão endividados, imagine os pequenos?
Lembrando: hoje se discutirá o perdão dos impostos devidos (R$ 3,2 bilhões)!
Veja alguns dados interessantes, em: http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/2014/04/02/estamos-nos-distanciando-do-futebol-premium/
Ou em: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/24642/Estamos+nos+distanciando+do+Futebol+Premium%3F
Att
Rafael Porcari
ESTAMOS NOS DISTANCIANDO DO FUTEBOL PREMIUM?
Antes, o brasileiro se gabava que na Europa, "todo mundo era cintura dura". Sim, havia um fundo de verdade, já que o futebol moderno, originário da Inglaterra, foi reinventado no Brasil graças à miscigenação de raças e, sejamos justos, com uma pitada de racismo; afinal, registra-se historicamente que o "dribling game", termo que deu origem ao drible, surgiu da ginga dos negros que fugiam das faltas não marcadas pelos árbitros da época.
Quando nasci para a vida futebolística (anos 80), os clubes brasileiros mediam forças de igual para igual com os estrangeiros. Me recordo que em 86 se admirava quantos jogadores que jogavam fora do país poderiam ser convocados por Telê Santana... (Hoje, Scolari tem poucas peças dos campeonatos internos para convocar). Quando se falava de futebol europeu, lembrava-se da tragédia da violência dos hooligans e dos chuveirinhos ingleses.
No final dos anos 90, começou o êxodo de brasileiros à Europa. Os times europeus se organizaram melhor, os campeonatos se firmaram como um sucesso e as duras leis contra os torcedores brigões vingaram.
Hoje, ainda persistem alguns mais fanáticos em quererem equiparar nossas equipes com as da Europa. Loucura...
1- Nossos melhores jogadores estão lá fora, nas grandes ligas (vide Barcelona x Atlético de Madrid, recheado de brasileiros);
2- nossos medianos atletas estão no Leste Europeu (na Rússia e Ucrânia, há equipes com mais da metade do elenco formadas por ilustres bazucas desconhecidos), e
3 - nossos veteranos e os de 'segundo escalão' permanecem no Brasileirão.
Vejam a Bundesliga (Alemanha) ou Premier League (Inglaterra): ocupação total das arquibancadas, futebol sem chutão e jogadores selecionáveis até em times pequenos.
Nos apequenamos internamente?
Claro, temos um campeonato nacional extremamente competitivo, com baixo nível técnico e com as promessas em campo cada vez mais comprometidas com transações ao exterior. Clubes falidos e perda de torcedores às equipes de fora.
Estamos nas 4as de final da Liga dos Campeões da Europa, e jogam: Chelsea x PSG, Real Madrid x Borussia Dortmund... e pela Libertadores da América, temos Real Garcilasso x Defensor, Botafogo (em véspera de greve de jogadores) x Unión Espanhola.
Não dá para comparar.
O Flamengo de Zico batia tranquilamente Barcelona, Internazionale ou Liverpool. Idem ao São Paulo de Raí, ganhando amistoso na Espanha ou título mundial no Japão frente ao Barcelona. Também o Palmeiras de Evair fazia frente aos europeus, tanto como o Corinthians bem montado de Tite. O Santos de Pelé? Dispensa comentários...
E hoje, qual time brasileiro venceria um co-irmão europeu de mesma grandeza?
Ou mudamos o futebol brasileiro, com administração profissional dos gestores tentando fortalecer os clubes nacionais, promovendo intercâmbio, capacitação de treinadores e amistosos no exterior, ou encaremos a realidade: os times do Brasil estão se apequenando! E se diga o mesmo aos hermanos: cadê Boca Juniors, River Plate, Peñarol e Nacional? Deram vez ao Santa Fé, Emelec, Zamora e Strongest no cenário Sulamericano?
E se os grandes estão assim, imagine os pequenos! Veja abaixo as dívidas dos principais clubes brasileiros (apenas uma amostra recente, já que o montante dos times em impostos devidos ao Governo atualmente é de R$ 3,2 bilhões - e há quem queira o Proforte para o perdão das contas):
 ·  Translate
1
Vanderlei Laganaro's profile photo
3 comments
 
Muita panelinha!! Gostaria muito de ver jogadores ruins no futebol,ainda! Lembro do caio em 97 ruim pra caramba e otimo comentarista. Esse foi carta marcada, com certeza. Jamelly, outro ruim, pavao, jura laterais do sp, kate, sandro yroshi,esse era ruim demais. Osvaldo, pelo amor de deus. Ate o luis fabiano. Vamos ver se o pato vai surpreender. Ate o edinho goleiro era ruim demais. O claudio lateral tambem! 
 ·  Translate
Add a comment...
In his circles
297 people
Have him in circles
296 people
Romulo Prado's profile photo
Tito Lobo Lobo's profile photo
Francisco Santos's profile photo
Thais Aretha Bueno's profile photo
sebastião franco silva's profile photo
Mariana Batista's profile photo
márcia malheiro's profile photo
joziel vieira de sousa brito Vieira's profile photo
thiago bernardo's profile photo

Rafael Porcari
owner

Discussão  - 
 
Análise da Arbitragem de #Santos 1 x 0 #Ituano – Final do Paulistão.
Como foi o juizão?
Em: http://pergunteaoarbitro.blog.terra.com.br/2014/04/14/analise-da-arbitragem-de-santos-1-x-0-ituano-–-final-do-paulistao/
Att
Rafael Porcari
SANTOS X ITUANO
Jogo chato para o árbitro apitar. Raphael Claus foi bem na partida, embora, existam duas situações importantes a discutir.
1- O pênalti pró-Santos! Lance difícil, daqueles que geram discussão. Pegou na bola e quando atinge o atleta do Santos já é jogada vencida (fruto do inevitável contato físico). Mas respeito quem interpretou de outra forma – a de que o atleta pega a bola e o adversário por imprudência, e daí sim é infração. Eu não marcaria, mas entendo que é questão interpretativa e aceito a segunda opção. Sobre o impedimento, realmente estava, mas numa jogada rápida e lance difícil para o bandeira. 
Em suma, esse lance foi irregular mas com um grau de dificuldade muito maior do que a mão na bola marcada na semana passada. O desse último domingo é o erro aceitável, diferente da semana passada, que é erro crasso.
2- A catimba do Ituano. A “lá argentinos”, os jogadores do Galo de Itu souberam fazer a cera e gastaram bem o tempo, com a anuência do árbitro. E aqui uma observação: se o pênalti foi aos 45m, o árbitro deu os acréscimos e o jogo ficou paralisado por 2 minutos pelas discussões, por quê não foi acrescido o tempo perdido? Nesse item, pecou Claus.
Considerações diversas: o Ituano é o 1o bicampeão paulista do Interior (embora, a primeira conquista tenha sido sem os grandes, que jogaram o Rio-SP e posteriormente o ‘Supercampeonato Estadual do Farah”). Ganhou do São Paulo no Morumbi, do Palmeiras e do Santos no Pacaembu, e desclassificou o Corinthians em sua chave. É um time bem treinado pelo Doriva. Por quê tanta gente “assustada”?
É claro que em ritmo de competição e em pontos corridos, os grandes clubes teriam um desempenho melhor e dificilmente o Ituano seria o vencedor. Mas com as regras do torneio, foi o campeão.
Porém, o Ituano não se tornou melhor time do mundo de uma hora para a outra, nem tem Messi ou Cristiano Ronaldo em seu elenco. É uma equipe ajeitada, que joga pelo coletivo. E que não se iluda! No Brasileirão da A1, onde se posicionaria na tabela?
Aliás, é irônico: o campeão da FPF jogará a 4a Divisão do Campeonato Nacional... 
Coisas possíveis graças ao Marco Polo Del Nero e suas fórmulas!
Enfim: PARABÉNS AO ITUANO!
 ·  Translate
1
Add a comment...
 
Análise Pré-Jogo da #Arbitragem de #RaphaelClaus em #Santos x #Ituano (Final do Paulistão 2014).
Você não acreditava que o sorteio conspiraria para um nome menos qualificado, né?
Justa escala. O que esperar?
Em:
http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/2014/04/10/claus-e-o-finalista/
Ou em: http://pergunteaoarbitro.blog.terra.com.br/2014/04/10/analise-pre-jogo-da-arbitragem-de-claus-em-santos-x-ituano-final-do-paulistao-2014/
Ou ainda em: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/24706/Raphael+Claus+apitara+a+Final+do+Paulistao-14
Att
Rafael Porcari
RAPHAEL CLAUS APITARÁ A FINAL DO PAULISTÃO-14
Pois é: quem acompanha nossos comentários na Rádio Difusora, no Futebol Esporte Show da VTV / SBT e no Jornal Bom Dia / Diário  de SP, soube antes: Raphael Claus era um dos sorteáveis para a finalíssima do Paulistão-14 e não deu outra!
Falávamos desde a fase eliminatória que Claus e Luís Flávio eram os favoritos, junto com Ceretta, Marcelo Ribeiro e Leandro Bizzio (correndo por fora um ou outro nome). Mas estes eram os preferidos: Guilherme Ceretta e Luís Flávio pois são aspirantes à FIFA (e a Federação Paulista não tem mais nenhum árbitro internacional), e Claus por ser o melhor paulista em atividade (provavelmente brigará pelo escudo FIFA em 2015). Devido a má atuação de Rodrigo Guarizzo no primeiro jogo, o "universo não conspiraria para que a bolinha premiasse um árbitro menos qualificado". Na hora de rodar o globinho da sorte, saiu o melhor!
Claus apita bem grandes confrontos; se destacou em uma semifinal São Paulo x Santos no Morumbi onde fez uma perfeita partida. Porém, reparo que em jogos de meio de tabela ou que nada valem, ele cai de produção; nos jogos em que é exigido, é incontestável. Deixa o lance correr e não gosta de conversa fiada. Nada de faltinha marcada e de parar a jogada nos trancos legais. É um "Vuaden no começo da carreira".
E a felicidade veio em dobro: já ganhou uma nova escala, no sábado 19/04, abrindo o Brasileirão no jogo Internacional x Vitória, partida marcada no novíssimo Beira-Rio.
Boa sorte ao árbitro de Santa Bárbara do Oeste, eleito o melhor juiz em 2012 e provavelmente será o vencedor do prêmio em 2014! Estendo o desejo de sucesso a toda a sua equipe também.
 ·  Translate
1
Add a comment...
 
Uma confusão envolvendo o #árbitro da final do #Campeonato #Carioca, após bate-papo irônico da esposa do juizão em rede social, traz à discussão: os árbitros devem participar de #RedesSociais?
Ainda: deve-se manter ou não o árbitro na finalíssima (vide no link o imbrólho)?
Em:
http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/2014/04/08/voce-queria-estar-na-pele-do-arbitro-da-final-do-cariocao/
Ou em:
http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/24691/Voce+manteria+ou+nao+o+Arbitro+do+Cariocao
Att
Rafael Porcari
VOCÊ MANTERIA OU NÃO O #JUIZ DA FINAL DO CARIOCA?
Árbitro de futebol tem que se policiar em tudo. Não basta ser honesto, tem que demonstrar a honestidade.
Marcelo de Lima Henrique pertence às Forças Armadas. Sujeito sério, ótimo árbitro, pertencente ao quadro da #FIFA e que está escalado para a decisão do Campeonato Carioca entre #Vasco da Gama x #Flamengo.
Todavia, o árbitro do "Clássico dos Milhões" está em uma situação difícil. Sua esposa, conversando entre amigos pelo Facebook, brincou com os amigos dela de que "o Vice-Campeonato é certo" ao time da Colina. Vascaína, ela escrevia a uma moça que aparentemente era sua comadre e a outros internautas do seu círculo.
Entretanto... torcedores observaram a discussão e começaram a entrar na conversa, até que um sujeito pergunta quanto ele cobraria para "apitar certinho", pois estava disposto a cobrir a hipotética (porém inexistente) proposta flamenguista. Ironicamente, a moça respondeu que "não tinha cacife para bancar uma proposta".
E aí, José?
Situação delicada. Quem lê o bate-papo, percebe que é uma conversa cheia de ironia e provocação, nada de sério (ou alguém pensa que se fosse verdade tal relato estaria publicamente divulgado?).
Porém, pense: foi a esposa do árbitro quem escreveu; ele, Marcelo, que não tem nada a ver com a brincadeira, não redigiu uma linha sequer e que devia estar se preparando para o jogo, entrou involuntariamente numa saia justa. O que fazer?
Se fica na escala, pode ser questionado até por lateral invertido. Se sai da rodada, perde um pouco do seu brilho.
A FERJ o manteve. Você também o manteria?
Boa sorte ao Marcelo de Lima Henrique, que todos sabem, é um sujeito íntegro. O problema é: vai explicar isso ao torcedor fanático... Se o torcedor comum já se preocupa com qual time o juiz torce (e quem é arbitro sabe: não dá para torcer para clube depois que se engata a carreira, você torce para o seu sucesso e acaba deixando de torcer naturalmente para o seu antigo time), imagine aqueles que gostam de uma polêmica, o que dirão?
E tal episódio trará de novo o debate: a participação dos árbitros em redes sociais! Os que são contra, se apoiarão nesse episódio e há quem defenderá que até os seus parentes deverão cair fora delas!
O problema não é estar no Facebook, Google+ ou Twitter; é o mau uso.
 ·  Translate
1
Add a comment...
 
Análise Pré-Jogo da Arbitragem de #Ituano x #Santos (decisão do #Paulistão-14).
Rodrigo Guarizzo Ferreira do Amaral foi sorteado. Teria sido ele também, caso o jogo fosse #SFC x #Palmeiras?
O que esperar do sexteto, em: http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/2014/04/04/analise-pre-jogo-da-arbitragem-de-ituano-x-santos-decisao-do-paulistao-14/
Ou no “Pergunte ao Árbitro”: http://pergunteaoarbitro.blog.terra.com.br/2014/04/04/analise-pre-jogo-da-arbitragem-de-ituano-x-santos-decisao-do-paulistao-14/
Ou ainda no Blog da Rede Bom Dia / Diário de São Paulo: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/24662/Analisando+o+arbitro+da+Final+do+Paulistao
Att
Rafael Porcari
ITUANO X SANTOS
Durante a semana, discutimos sobre os prováveis nomes dos árbitros que poderiam ser sorteados para a final o Paulistão, elencando cinco candidatos: Guilherme Ceretta, Raphael Claus, Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza e Leandro Bizzio Marinho (lembrando que PC Oliveira está fora por aceitar o convite da Rede Globo para ser comentarista na TV). 
Pois é: todos esses nomes foram para o globinho da sorte, acrescido de Rodrigo Guarizzo Ferreira do Amaral. E não é que o árbitro, morador da longínqua cidade de José Bonifácio, foi o escolhido?
Para mim, surpresa. Eu colocaria Luiz Flávio de Oliveira, Raphael Claus e Marcelo Aparecido Ribeiro como favoritos nos 2 jogos. Guarizzo, bom e discreto árbitro, não estaria na minha lista. E creio que se a final fosse o esperado jogo entre Santos x Palmeiras não estaria na lista da FPF também.
Rodrigo tem 38 anos, sendo 15 como árbitro da FPF e há 10 anos apita na série A1. É professor de Educação Física e sempre está bem condicionado fisicamente. Porém, nunca apitou um clássico envolvendo os 4 grandes do Estado.
TECNICAMENTE, Guarizzo discerne bem as jogadas, sem ser contestado. Mas tivemos problemas nesse quesito em lances de infração/penal numa má atuação na partida Palmeiras 1 x 1 Audax neste ano. Fora isso, nos demais jogos em que trabalhou (de fácil condução), nada a criticar.
DISCIPLINARMENTE não costuma aplicar muitos cartões. Bom indício para quem tiver jogador pendurado, pois provavelmente não ficará fora da finalíssima.
Sobre os árbitros assistentes, boas escolhas. Anderson Coelho, vulgo Bocão, erra muito pouco ou quase nada. Tatiane Saciloti, como já foi dito em outras oportunidades, é a melhor bandeira do quadro, e está em estado de graça: passou no teste físico da CBF para o Campeonato Brasileiro alcançando índices dos árbitros masculinos.
Nada a questionar os AAA: Raphael Claus (adicional 1) e Vinícius Furlan (adicional 2) poderiam estar como árbitros centrais. Bizzio como árbitro reserva é uma boa escolha.
E aí, gostou do sexteto de arbitragem? Deixe sua opinião!
 ·  Translate
1
Add a comment...
People
In his circles
297 people
Have him in circles
296 people
Romulo Prado's profile photo
Tito Lobo Lobo's profile photo
Francisco Santos's profile photo
Thais Aretha Bueno's profile photo
sebastião franco silva's profile photo
Mariana Batista's profile photo
márcia malheiro's profile photo
joziel vieira de sousa brito Vieira's profile photo
thiago bernardo's profile photo
Work
Occupation
Professor Universitário, Comerciante, Blogueiro e Consultor em Arbitragem de Futebol
Employment
  • Universidades
    Professor Mestre em Ensino Superior, present
  • Blogueiro sobre Arbitragem de Futebol
    http://pergunteaoarbitro.blog.terra.com.br, present
  • Blogueiro sobre Futebol
    http://www.redebomdia.com.br/blog/lista/109/Rafael+Porcari, present
  • Blogueiro sobre Contemporaneidades
    http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br, present
  • Autônomo
    Consultoria em Administração de Empresas, present
  • Auto Posto Harmonia Ltda
    Comerciante, present
  • Consultoria em Arbitragem de Futebol
    Árbitro de Futebol, present
Places
Map of the places this user has livedMap of the places this user has livedMap of the places this user has lived
Previously
Jundiaí-SP
Story
Tagline
Rafael Porcari - professor, comerciante, consultor em arbitragem, blogueiro, mas acima de tudo... pai, filho, esposo, irmão!
Introduction
Professor RAFAEL PORCARI é graduado em Administração de Empresas, especialista em Marketing e mestre em Gestão de Negócios. Atualmente, leciona na área de Ciências Gerenciais, é comerciante na área de Combustíveis, consultor em Arbitragem de Futebol, blogueiro do Diário de SP/ Rede Bom Dia e mantém o blog "Pergunte ao Árbitro". Canal mais amplo de interação: Blog do Professor Rafael Porcari, com os links dos demais citados (http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br)
Bragging rights
Fazer 1001 atividades com boa disposição!
Education
  • Faculdades Padre Anchieta
    Graduação, 2012
  • UniSant'Anna
    Mestrado, 2012
  • USP
    Doutorado incompleto, 2012
Basic Information
Gender
Male
Other names
Professor Rafael Porcari