Profile

Cover photo
Verified name
Rafael Porcari
Works at Rádio Difusora, SBT/VTv, BomDia Jundiaí
Attended Faculdades Padre Anchieta
Lived in Jundiaí-SP
465 followers|546,034 views
AboutPostsPhotosYouTube

Stream

 
Uma novo país-sede para substituir o Mundial do Catar?
Uma Comissão Européia pedirá à FIFA uma nova escolha para a Copa de 2022. Alguém acredita que mudará?
Em:  http://professorrafaelporcari.com/2015/03/02/comissao-europeia-pedira-a-fifa-uma-nova-escolha-para-a-copa-de-2022-alguem-acredita-que-mudara/
Ou em: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/28563/outra-sede-para-a-copa-de-2022
Att
Rafael Porcari
 ·  Translate
Leio que a Comissão de Cultura, Ciência, Educação e Meios da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) vai pedir à FIFA uma nova escolha para a sede da Copa do Mundo de 2022. Michael Conn...
1
Add a comment...
 
A Loucura do #Paulistão: o 7o colocado está fora da Fase 2, mas o 15o (empatado com o que está caindo para a A2), estaria classificado.
Em: http://professorrafaelporcari.com/2015/03/02/regulamento-do-paulistao-e-a-aberracao-na-rodada-7/
Ou em: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/28555/regulamento-do-paulisto-e-a-aberrao-na-rodada-7
REGULAMENTO DO PAULISTÃO E A ABERRAÇÃO NA RODADA 7
Que o #CampeonatoPaulista está em descrédito há um bom tempo, isso é fato. Mas ao término da Rodada 7, um fato curioso trouxe ao torneio uma piada: a tabela de classificação!
Vide: dos 4 grupos do torneio, os 4 grandes são líderes das suas chaves. O interessante é: o #XVdePiracicaba, 15o colocado na classificação geral, que de 21 pontos disputados conquistou míseros 6, mostrando apenas 28,5% de aproveitamento e tendo perdido 5 dos seus 7 jogos, estaria classificado para fase 2! E o #Linense, com O MESMO APROVEITAMENTO (28,5%) dos pontos e com 3 derrotas em 7 jogos, estaria rebaixado para a série A2.
Claro, apesar de menos derrotas, o critério de vitórias faz com que exista essa diferença na classificação. Só que o regulamento é tão maluco que, o #Ituano, 7o colocado da classificação geral, estaria fora da fase 2!
Que loucura. O 7o colocado (Ituano) está fora do grupo dos 8 classificados, dando lugar ao 15o colocado (XV de Piracicaba), que está empatado com 2 times que brigam para não cair para a 2a divisão (#Capivariano, 16o e Linense, 17o).
Quem inventa esse regulamento se supera na incompetência. Ou é completamente “Lelé da Cuca”.

#centraldofutebol   #juizporcari  
 ·  Translate
1
Add a comment...
 
Eram 6 ideias de mudanças de #Regra no #Futebol
Nenhuma vingou! 
Conheça-as e opine,
No Blog “Pergunte ao Árbitro”, em: http://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2015/03/01/as-mudancas-da-regra-de-futebol-que-nao-mudaram/
Ou no Blog “Discutindo Contemporaneidades”, em: http://professorrafaelporcari.com/2015/03/01/as-mudancas-da-regra-de-futebol-que-nao-mudaram/
Ou ainda no Blog do Bom Dia Jundiaí / Diário de São Paulo, em: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/28545/as-mudanas-da-regra-de-futebol-que-no-mudaram
AS MUDANÇAS DA REGRA DE FUTEBOL QUE NÃO MUDARAM!
Eram várias idéias para “modernizar o futebol”, sendo 6 propostas mais importantes (3 a curto prazo e 3 a médio) a fim de que a International Board colocasse em discussão neste último final de semana em Belfast, na Irlanda.
Todas elas não deram em nada...
Vamos falar quais eram?
1) A proposta da FIFA para que ocorresse uma 4a substituição em prorrogações não vingou. A própria FIFA, que a idealizou para o Mundial de 2014 no Brasil preocupada com o calor, abandonou-a durante as discussões.
2) A proposta da Escócia e da Inglaterra para que o jogador substituído pudesse voltar ao jogo não foi aprovada, mas permitida apenas como teste para a 11a divisão da Inglaterra (você leu correto: Décima-Primeira Divisão).
3) A não aplicação de cartão vermelho a um jogador que evita um gol dentro da área e que tal lance resulta em pênalti foi adiada (era a proposta da UEFA).
4) A proposta de 2 tempos de 30 minutos corridos com a paralisação do cronômetro do jogo a cada pausa na partida (proposta dos EUA), foi refutada sem maiores debates.
5) A utilização de replays para que o árbitro possa tirar suas dúvidas de marcações também foi descartada (aqui, a ideia de consulta ao meio eletrônico a qualquer momento).
6) A permissão para o desafio (2 questionamentos das equipes em relação às decisões dos árbitros) também foi rejeitada.
E aí: o que você mudaria para o futebol? Deixe seu comentário:

#centraldofutebol #juizporcari  
 ·  Translate
Eram várias idéias para “modernizar o futebol”, sendo 6 propostas mais importantes (3 a curto prazo e 3 a médio) a fim de que a International Board colocasse em discussão neste último final de sema...
1
Add a comment...
O que esperar do árbitro Enrique Ósses na partida da Libertadores da América entre São Paulo x Danúbio? Simplesmente: um juiz bom tecnicamente, que se posiciona muito bem em campo e que não admite ...
1
Add a comment...

Rafael Porcari
owner

Discussão  - 
 
#SPFC 4x0 #Audax
#Ituano 1x1 #Corinthians
#Portuguesa 1x3 #Santos
#Penapolense 0x2 #Palmeiras
Os lances polêmicos do quarteto dos grandes times no Paulistão: o gol pós-falta “revival” do #Corinthians e o pênalti fora de campo do #Santos; além do acerto no jogo do #Palmeiras e a tranquilidade no do #SãoPaulo.
Como foram os árbitros dessas partidas?
Em: http://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2015/02/23/pitacos-sobre-a-arbitragem-dos-grandes-paulistas/
Ou em: http://professorrafaelporcari.com/2015/02/23/pitacos-sobre-a-arbitragem-dos-grandes-paulistas/
Ou ainda em: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/28470/pitacos-sobre-a-arbitragem-dos-grandes-paulistas
PITACOS SOBRE A ARBITRAGEM DOS GRANDES PAULISTAS: 
Boas, ruins, sortudas e azaradas atuações dos árbitros em jogos envolvendo os times grandes. Vamos falar da atuação deles e dos lances curiosos?
PENAPOLENSE 0 X 2 PALMEIRAS:
Nessa partida, grande destaque para o árbitro Leandro Bizzio Marinho, que foi atento e corajoso ao anular o gol de Cristaldo, aos 14 minutos do 1o tempo.
O atacante argentino dribla um zagueiro, tenta o gol mas o goleiro de Penápolis espalma. No rebote, Dudu chuta para o gol. Cristaldo está em posição de impedimento! Repare que há entre ele o gol apenas um adversário (o zagueiro) e o goleiro está a frente da linha do atacante – para não ser impedimento, devem existir dois jogadores entre ele e a linha de meta. O bandeira não percebe que Cristaldo toca de cabeça e confirma o gol. Bizzio imediatamente pára tudo, chama a responsabilidade para si e acerta. Parabéns!
ITUANO 1 X 1 CORINTHIANS:
Na semana passada, Sheik fez falta em Bruno, dominou a bola e cruzou para Jadson fazer o gol contra o São Paulo. Benefício ao Corinthians.
Neste domingo, Naylor vai roubar a bola de Petros, divide com empurrão e ainda acerta o corinthiano por baixo. O jogador do Ituano consegue tocar para Clayson, que livre toca para Jheimy fazer o gol do Ituano aos 22 minutos do 2o tempo. Prejuízo ao Corinthians...
Márcio Henrique de Góis entendeu como trombada tal lance. Se equivocou. Talvez por adotar um estilo cauteloso e marcar muitas faltas na partida (evitou ao máximo dar vantagem ou entender supostas faltas leves como disputas viris), errou ao mudar o critério e deixar o jogo correr justo nesse lance.
SÃO PAULO 4 X 0 AUDAX:
Boa arbitragem de Tiago Scarascati. Parece que, após 11 anos de trabalho da CEAF presidida pelo Cel Marcos Marinho com a assessoria de Arthur Alves Jr, um árbitro de ponta está sendo revelado. Sem queimar etapas (como estão erroneamente tentando fazer ao razoável árbitro Douglas Marques da Flores, que precocemente e sem experiência chegou a A1), a carreira desse árbitro está ocorrendo com ascensão paulatina e nos jogos adequados. Tem potencial!
PORTUGUESA 1 X 3 SANTOS:
Aos 32 minutos do 1o tempo, um lance difícil (e até de certo ponto, de azar) do árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, que fez uma ótima arbitragem na convincente vitória do Santos sobre a Portuguesa, mas que errou na marcação do pênalti a favor do Santos.
Robinho domina a bola, avança pela linha de fundo, dribla o zagueiro Alex Lima que vai nas suas pernas para cometer a infração. Mas com um detalhe curioso: a bola estava em cima da linha (portanto, o jogo está valendo, já que a bola só sai quando ultrapassa totalmente a linha demarcatória) e o santista está fora de campo!
O que deveria ser marcado: Pênalti, tiro indireto ou outra coisa?
Lance raro e entra o detalhe da regra. Mas adianto a resposta: se marca “outra coisa”.
Vamos lá: a 1a Diretriz da Regra 12 (Infrações e Incorreções) diz que para uma falta existir (e se for dentro da área, pênalti), devem existir 3 condições: 
1) deve ser cometida por um jogador;
2) deve ocorrer no campo de jogo;
3) deve ocorrer com a bola em jogo.
Repare que Alex Lima está com o corpo parcialmente dentro de campo, mas o ato de atingir Robinho (o toque “infracional” em si) ocorre fora de campo. Portanto, não atendeu ao item 2 acima.
Se marca, nesse caso, pasmem: BOLA AO CHÃO, no local onde a bola se encontrava no momento do apito do árbitro!
Entenda a regra:
A) Sair de campo deliberadamente (por burla ou indisciplina, por exemplo) é infração punível com cartão amarelo. Robinho está fora de campo por força da jogada (neste caso, um drible). Portanto, pode retornar normalmente ao gramado. Alex Lima tenta atingir a bola para colocá-la a escanteio e não consegue. Também por força da jogada, seus pés saem de campo e atingem Robinho, que também está fora de campo naquele instante. Assim, não existe pênalti. O árbitro deve punir o jogador que atinge as pernas com cartão amarelo (se entender que foi uma ação temerária) e reiniciar o jogo com bola ao chão onde a bola se encontrava em campo.
B) Se a bola estivesse saído, o jogo deveria ser reiniciado com tiro de meta para a Portuguesa, pois o toque foi fora de campo em um momento em que a bola já houvera ultrapassado a linha de fundo.
C) Se Alex Lima estivesse de pé, equilibrado, e saísse propositalmente para atingir Robinho fora de campo (não foi o caso, pois o carrinho começa dentro de campo e se consome fora por força da jogada), o árbitro deveria marcar tiro livre indireto dentro da área (falta de 2 lances) a favor do Santos onde a bola se encontrava no momento da sua saída. Repare que a situação A é diferente da C. Na A, ambos saem do campo “sem querer” pela velocidade do lance, ou seja, durante uma jogada corriqueira. Na C, há a premeditação em sair do campo.
D) E se Robinho estivesse com “o bico da chuteira” em cima da linha e esse pé fosse o atingido? Seria pênalti, pois um pedaço do pé que seja sobre uma borda da linha significa que está em campo.
E) Porém, nas mesmas condições da situação D, mas sendo o pé atingido outro, fora de campo, seria a mesma situação de A, pois estaria sendo “infracionada” uma parte do corpo fora do campo (bola ao chão).
Lembremo-nos: toda e qualquer infração se consome onde se atinge. 
Exemplo: 
i) se um zagueiro que está fora da área dá uma cusparada que atinge o rosto de um atacante que está dentro da área, é pênalti, pois o ato infracional é no rosto. 
ii) se o zagueiro está dentro da área e a cusparada atinge o atacante fora da área, é falta. 
iii) se o zagueiro (independente de onde ele estiver dentro do campo) cospe no atacante que está fora do campo, é tiro livre indireto ao time adversário pois ele premeditou a cusparada para que ela atingisse alguém fora de campo. 
iiii) se o zagueiro, estando em corrida em qualquer disputa de bola, sai de campo e atinge o adversário também fora de campo (e com a bola em jogo), é somente bola ao chão. E, claro, cartão vermelho ao agressor.
Estudar a Regra do Jogo é maravilhoso, não? Tenho certeza que Marcelo Ribeiro, no calor das 16h30, suado e ligado no jogo, foi iludido que Robinho estava sobre a linha. É o chamado “erro permitido”. Reforço que ele foi muito bem no jogo e que tal equívoco não teve influencia na partida.

#centraldofutebol
#juizporcari
 ·  Translate
Boas, ruins, sortudas e azaradas atuações dos árbitros em jogos envolvendo os times grandes. Vamos falar da atuação deles e dos lances curiosos? PENAPOLENSE 0 X 2 PALMEIRAS: Nessa partida, grande d...
1
Add a comment...
Have him in circles
465 people
Gabriela Cidral's profile photo
Cássio Luiz Zancopé's profile photo
Mayron Rodrigues da Silva's profile photo
Eduardo Oliveira's profile photo
david Richards's profile photo
Paulo Henrique Lima's profile photo
Sueli Su's profile photo
Maicon Lima's profile photo
Gabriel Lins's profile photo
 
Árbitro que tem Padrinho não morre pagão!
Sobre a escala (ruim) de Carlos Vera em San Lorenzo x Corinthians, 
em: http://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2015/03/02/san-lorenzo-x-corinthians-arbitro-que-tem-padrinho-nao-morre-pagao/
#centraldofutebol   #juizporcari  
 ·  Translate
 Carlos Vera, equatoriano, apitará San Lorenzo x Corinthians. Deus do Céu... que temeridade! Vera, quando não atua mal, dá azar. Confesso que levei um susto ao ver sua escala. Aliás, em jogos como ...
1
Add a comment...
 
Mais uma derrota do Paulista na série A2, agora contra o Oeste. Vamos avaliar a arbitragem (que não teve influência na derrota)?
Algumas coisas interessantes: time sem capitão, bandeira muito bom e relaxamento do apito no 2o tempo.
Em: http://professorrafaelporcari.com/2015/03/01/analise-da-arbitragem-de-paulista-1-x-3-oeste/
Ou em: http://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2015/03/01/analise-da-arbitragem-de-paulista-1-x-3-oeste/
Ou ainda em: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/28553/anlise-da-arbitragem-de-paulista-1-x-3-oeste ANÁLISE DA ARBITRAGEM DE PAULISTA 1 X 3 OESTE
Regular arbitragem de Marcos Silva dos Santos Gonçalves na manhã desse domingo.
A) O árbitro começou com uma falha conjunta de desatenção com o bandeira logo nos minutos iniciais, invertendo um arremesso lateral. Ambos se namoraram, o treinador do Oeste Roberto Cavalo indicou o lateral e a arbitragem foi junto. Errou.
Depois disso o árbitro entrou no jogo e fez uma boa partida no 1o tempo. Todos os cartões aplicados na partida foram corretos (Leandro Vicentim, do Paulista, bem expulso) e não tivemos nenhuma marcação polêmica. A partida ajudou, e não digo que foi uma “boa arbitragem” pois Marcos pecou em cartões NÃO APLICADOS. São eles: 
1) aos 26m do 2o tempo, Zeka (OES) fez uma falta dura em Felipe Santos (PAU) e merecia Cartão Amarelo. Ele já tinha recebido minutos anteriores por cera no arremesso lateral e, ao invés do 2o Amarelo e consequentemente o vermelho, o árbitro preferiu apenas a conversa. E aqui fica a crítica construtiva: não relaxar na partida!
2) aos 29m do 2o tempo, Junior Negão (OES) faz uma falta por ação temerária, típica de Amarelo. O árbitro contemporizou.
3) aos 49m do 2o tempo, Roger (OES), que já havia recebido Cartão Amarelo, faz dura falta em Diego Souza (PAU) matando um contra-ataque. Não houve cartão algum.
B) O bandeira Frederico Andrade foi destaque positivo em dois lances:
1) validando corretamente o gol de Foguinho (OES) pois este partiu quase da mesma linha, por trás do zagueiro do time jundiaiense (acertou em não marcar o impedimento), e
2) também foi feliz ao não marcar impedimento de Jailson (PAU), que estava em posição de impedimento passivo mas abdica de jogar se mantendo grudado no pé da trave, na hora do chute de Felipe Santos no gol do Paulista.
C) Luciana Silva Ramos, a bandeira 2, foi bem quando acionada e se mostrou participativa em diálogo com o árbitro – e este foi um ponto positivo do trio.
D) Anderson Paulino Cordeiro, o 4o árbitro, poderia ser mais efetivo no controle dos atletas em pé no banco de reservas, que fizeram uma farra danada durante a partida.
A CURIOSIDADE: Fábio Gomes (PAU) foi substituído por lesão no 1o tempo, e não  passou a braçadeira de capitão a ninguém. Por todo o restante da partida o Paulista jogou sem capitão identificado, e em momento algum a arbitragem percebeu. E se não existia um capitão formal, informalmente ele também não apareceu, já que em momento algum o time questionou a arbitragem, reclamou dos cartões não aplicados ou mostrou espírito de liderança.

#centraldofutebol   #juizporcari  
 ·  Translate
Regular arbitragem de Marcos Silva dos Santos Gonçalves na manhã desse domingo. A) O árbitro começou com uma falha conjunta de desatenção com o bandeira logo nos minutos iniciais, invertendo um arr...
1
Add a comment...
 
Um jovem #árbitro com um péssimo planejamento de carreira proporcionado pela #FPF apitará #Santos x #Linense.
O que esperar do novato Douglas Marques na tarde de domingo?
Em: http://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2015/02/28/a-ma-gestao-de-carreira-na-escala-de-santos-x-linense/
Ou em: http://professorrafaelporcari.com/2015/02/28/a-ma-gestao-de-carreira-na-escala-de-santos-x-linense/
Ou ainda em: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/28532/sobre-a-escala-de-santos-x-linense
A MÁ GESTÃO DE CARREIRA NA ESCALA DE SANTOS X LINENSE
O jovem Douglas Marques das Flores é boa gente. Trabalhador, honesto, esforçado, vem lá de Rancharia. Pode vir a ser um grande árbitro, afinal, tem apenas 29 anos de idade. Mas há um sério problema que não é culpa dele: a condução de sua carreira e suas escalas.
Na ânsia de revelar árbitros (coisa que tem sido difícil na atual gestão da Comissão de Árbitros), a CEAF da FPF vem escalando (ou melhor, colocando a sorteio) de maneira equivocada o árbitro. 
Vide: pouquíssimos jogos na série A3 apitados (apenas 2), 5 jogos acumulados na série A2 na carreira, e uma escala de A1 em Corinthians 3 x 0 Marília.
Com pouca experiência na 2a e 3a divisão, estréia na A1 em jogo do Coringão no Itaquerão? Haja preparo!
Sobre essa partida, falamos sobre a análise da atuação do árbitro às vésperas da escala que recebeu para Paulista x Santo André na A2. Veja o relato em: http://wp.me/p4RTuC-cfq .
A desconfiança sobre a correta condução de sua carreira em jogo “mais pegado” se confirmou com uma má atuação em um clássico da A2. Sobre as virtudes e defeitos do árbitro, também falamos em nosso relato no Jornal Bom Dia Jundiaí e na Rádio Difusora. Extraído do nosso blog, leia como conduziu o jogo em: http://wp.me/p55Mu0-mE
Agora, Douglas Marques está escalado em Santos x Linense. Claro, o jogo é fácil devido a superioridade do Peixe sobre o Elefante da Noroeste. Mas me preocupa: em apenas duas escalas na A1, dois jogos de times grandes? 
Não seria necessário DAR MAIS RODAGEM AO ÁRBITRO NA SÉRIE A3 E NA A2? Parece-me forçar a barra. O árbitro pode vir a ser um grande talento, se subir na carreira alicerçado e paulatinamente. Mas com um planejamento de carreira como este, corre o risco de ser queimado.
Não era melhor o escalar em um jogo entre equipes mais modestas, e aos poucos aumentar a importância das partidas?
Enfim: está tendo a oportunidade dos sonhos de qualquer árbitro.

#centraldofutebol #juizporcari  
 ·  Translate
O jovem Douglas Marques das Flores é boa gente. Trabalhador, honesto, esforçado, vem lá de Rancharia. Pode vir a ser um grande árbitro, afinal, tem apenas 29 anos de idade. Mas há um sério problema...
2
Add a comment...
 
Quem apita e o que esperar do #árbitro de #Paulista x #Oeste?
Em: http://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2015/02/26/analise-pre-jogo-da-arbitragem-para-paulista-x-oeste/
Ou em: http://professorrafaelporcari.com/2015/02/26/analise-pre-jogo-da-arbitragem-para-paulista-x-oeste/
Ou ainda em: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/28521/anlise-pr-jogo-da-arbitragem-p-paulista-x-oeste ANÁLISE PRÉ-JOGO DA ARBITRAGEM PARA PAULISTA X OESTE
Desde que me conheço por árbitro, sempre apitei jogos do Oeste com a preocupação do futebol “anti-jogo”. Sim, tradicionalmente o time de Itápolis abusa do jogo duro no Estádio dos Amaros. Como visitante, sabe jogar fechadinho.
Para o importante jogo entre Paulista x Oeste no Jayme Cintra, a lógica seria um árbitro bom da série A1. Certo?
Errado. Novamente um árbitro que não é da elite. Enquanto isso, em outros jogos da mesma divisão teremos Marcelo Ribeiro de Souza, Antonio Rogério... todos da A1 (isso está virando rotina).
Apitará a partida em Jundiaí o árbitro Marcos Silva dos Santos Gonçalves, 41 anos de idade, 15 de carreira. Experiente em categorias menores, apitou poucos jogos da A2 até então. Em 2015, apitou Santo André 1 x 1 Barbarense e foi 4o árbitro na primeira rodada, na partida entre Barbarense x Oeste.
Já os bandeiras Frederico Andrade e Luciana da Silva Ramos têm algo em comum: a mesma idade, 34 anos, e o mesmo número de jogos: só 1 na A2 e 1 na A3 em 2015. São competentes para um bom trabalho.
O trio de arbitragem pode fazer uma boa partida, mas aqui questiono: estão com pouco ritmo de jogo e não vem com experiências de grandes jogos.
Torço para uma boa arbitragem.

#centraldofutebol   #juizporcari  
 ·  Translate
Desde que me conheço por árbitro, sempre apitei jogos do Oeste com a preocupação do futebol “anti-jogo”. Sim, tradicionalmente o time de Itápolis abusa do jogo duro no Estádio dos Amaros. Como visi...
1
Add a comment...
 
Você consegue definir o que é "ter espírito de A2?"
Sobre ele, a fim de ajudar o Paulista de Jundiaí a se encontrar na competição, o que falamos em publicação no Bom Dia Jundiaí, em:
http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/28495/esprito-de-a2-ou-de-a1
Ou em: http://professorrafaelporcari.com/2015/02/25/espirito-de-a2-ou-de-a1/
Att
Rafael Porcari
ESPÍRITO DE A2 OU DE A1?
Compartilho parte da ótima matéria do jornalista Fábio Estevam e do nosso editor do Bom Dia, Fábio Pescarini, publicada na última edição, sobre o que eu disse a respeito do que é “ter espírito de A2” para o Paulista de Jundiaí engrenar na competição.
TER ESPÍRITO DE A2 é...
“É ter gana para se livrar desta famigerada divisão, de mostrar vergonha por estar abaixo da elite e enxergar a bola como o último prato de comida. É não enfeitar a jogada, mas jogar o simples com disposição. É não fazer firula, mas dar de bico na bola se preciso. É suar mais do que o convencional; comer grama; esquecer a beleza de um drible e jogar feio desde que isso ajude o time; ter vontade de correr até a última bola e, principalmente, SER PRAGMÁTICO! Ou seja: jogar sempre pelo resultado (não ter medo de jogar “por uma bola”), deixar a vaidade de lado e se retrancar se necessário para garantir uma vitória. Ainda: buscar o gol aos trancos e barrancos, sem medo de trombada, encontrão ou cara feia.”
Pois é. Não dá para jogar na A2 com ritmo de A1. Principalmente mostrando o péssimo futebol da A1, fruto do ex-gerente de futebol José Macena, que felizmente o Paulista FC se livrou!

#centraldofutebol #juizporcari  
 ·  Translate
1
Add a comment...
 

Ricardo Marques Ribeiro processará #Ganso. Me parece um caso similar ao de Sandro Ricci e #Neymar.
Até onde o jogador pode reclamar ou não do #árbitro? E chamá-lo de #ladrão?
Em: http://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2015/02/20/ganso-passou-dos-limites-com-reclamacoes-ou-nao/
Ou em: http://professorrafaelporcari.com/2015/02/20/ganso-passou-dos-limites-com-reclamacoes-ou-nao/
Ou em: http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/28447/ganso-passou-dos-limites-com-reclamaes-ou-no
GANSO PASSOU DOS LIMITES COM RECLAMAÇÕES OU NÃO?
Chamar um cidadão de ladrão é calúnia e pode render um processo por injúria?
E se ele estiver em meio ao seu ofício de trabalho, pode?
Ainda: se for o jogador chamando o árbitro de ladrão, o que fazer?
Na Europa, são comuns os casos em que, quando treinadores ou jogadores ofendem ou colocam em dúvida a honestidade dos árbitros, há a multa e suspensão. José Mourinho que o diga!
Aqui no Brasil, Ricardo Marques Ribeiro anuncia que deverá processar o jogador Paulo Henrique Ganso, que fez fortes declarações ofensivas contra ele após sua péssima arbitragem (o jogador disse que “o árbitro mais que errou, ele roubou e que deveria sair de camburão”).
E aí, atitude correta ou errada do árbitro em processar Ganso?
Entendo que, por costume, infelizmente é inevitável que o torcedor não chame o árbitro de “ladrão”, “filho de uma prostituta” ou se “questione sua sexualidade” quando descontente. MAS E O ATLETA?
Lembram-se quando Neymar reclamou de Sandro Meira Ricci, escrevendo no Twitter que “juiz ladrão, tem que sair de camburão”? Pois é. Isso rendeu ao Ricci uma indenização de R$ 15.000,00.
Será que teremos o mesmo desfecho no caso Ricardo Marques e Ganso?

#centraldofutebol #juizporcari  
 ·  Translate
Chamar um cidadão de ladrão é calúnia e pode render um processo por injúria? E se ele estiver em meio ao seu ofício de trabalho, pode? Ainda: se for o jogador chamando o árbitro de ladrão, o que fa...
1
2
Rosemery Miranda Marques's profile photoArthur Waylon Borges's profile photocistiano jesus's profile photo
 
A indenização é certa, ninguém pode ofender ninguém, principalmente publicamente.  
 ·  Translate
Add a comment...
People
Have him in circles
465 people
Gabriela Cidral's profile photo
Cássio Luiz Zancopé's profile photo
Mayron Rodrigues da Silva's profile photo
Eduardo Oliveira's profile photo
david Richards's profile photo
Paulo Henrique Lima's profile photo
Sueli Su's profile photo
Maicon Lima's profile photo
Gabriel Lins's profile photo
Education
  • Faculdades Padre Anchieta
    Graduação, 2012
  • UniSant'Anna
    Mestrado, 2012
  • USP
    Doutorado incompleto, 2012
Basic Information
Gender
Male
Other names
Professor Rafael Porcari
Story
Tagline
Rafael Porcari - professor, comerciante, consultor em arbitragem, blogueiro, mas acima de tudo... pai, filho, esposo, irmão!
Introduction
Professor RAFAEL PORCARI é graduado em Administração de Empresas, especialista em Marketing e mestre em Gestão de Negócios. Atualmente, leciona na área de Ciências Gerenciais, é comerciante na área de Combustíveis, consultor em Arbitragem de Futebol, blogueiro do Diário de SP/ Rede Bom Dia e mantém o blog "Pergunte ao Árbitro". Canal mais amplo de interação: Blog do Professor Rafael Porcari, com os links dos demais citados- professorrafaelporcari.com

Bragging rights
Fazer 1001 atividades com boa disposição!
Work
Occupation
Professor Universitário, Comerciante, Blogueiro e Consultor em Arbitragem de Futebol
Employment
  • Rádio Difusora, SBT/VTv, BomDia Jundiaí
    Comentarista, present
    Comentarista Esportivo
  • Universidades
    Professor Mestre em Ensino Superior, 1999 - present
  • Blogueiro sobre Arbitragem de Futebol
    http://pergunteaoarbitro.blog.terra.com.br, present
  • Blogueiro sobre Futebol
    http://www.redebomdia.com.br/blog/lista/109/Rafael+Porcari, present
  • Blogueiro sobre Contemporaneidades
    http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br, present
  • Autônomo
    Consultoria em Administração de Empresas, present
  • Auto Posto Harmonia Ltda
    Comerciante, present
  • Consultoria em Arbitragem de Futebol
    Árbitro de Futebol, present
Places
Map of the places this user has livedMap of the places this user has livedMap of the places this user has lived
Previously
Jundiaí-SP