Profile cover photo
Profile photo
Prefeitura de Açucena
37 followers -
Canal oficial da Prefeitura de Açucena
Canal oficial da Prefeitura de Açucena

37 followers
About
Posts

Post has attachment
O município de Açucena, recebeu nesta quinta-feira (10), uma audiência para aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB do município.

O documento é uma exigência da lei federal 11.445/2007 e propõe diretrizes que irão guiar as ações voltadas aos quatro eixos que compõem o saneamento básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Saiba mais em nosso site: www.acucena.mg.gov.br
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
10/11/16
22 Photos - View album

Post has attachment
Foi um sucesso a comemoração dos 09 anos da Feira Municipal de Economia Solidária e Cultural.

A festa de aniversário aconteceu no último dia 28, paralela à Exposição de Empreendedorismo da Escola Municipal "Said Farah" da comunidade de Ruinha.

A dupla Cristian & Vinicius, animaram a noite.

A Administração Municipal em nome da Prefeita Darcira, registra felicitações a todos que lutam para manter a feira, que é sempre um exemplo de sucesso.​
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
07/11/16
17 Photos - View album

Post has attachment
#OutubroRosa

Como forma de prevenção e adesão à Campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou através das 5 Equipes de Estratégia da Saúde da Família - ESF, uma campanha especial de coleta de preventivos e auto exame das mamas.

Foram ofertado às açucenenses, palestras educativas, limpeza de pele, cuidados com sobrancelhas e auto massagem corporal.

A campanha é um alerta para todas as mulheres e tem o objetivo de despertar e reforçar a necessidade de ações preventivas. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento de câncer.

#AçucenaContraoCâncer #MaisSaúde #MaisQualidadedeVida
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
31/10/16
10 Photos - View album

Post has attachment
A cultura do município de Açucena, ganhou um grande reforço no mês de abril deste ano. Através de uma doação do Governo do Estado de Minas Gerais, do antigo prédio do Fórum de Açucena, a Administração Municipal, através do Departamento de Cultura, criou o Centro Cultural de Açucena. O espaço foi inaugurado e recebe eventos culturais, feiras, exposições e uma gama de atividades.

Recentemente, o Centro Cultural recebeu uma exposição de artes sacras. O evento foi uma parceria entre a Administração Municipal, Paróquia Nossa Senhora da Piedade e comunidade, que cedeu um amplo acervo. Foram registradas mais de 680 visitas, entre elas, alunos das Escolas da Rede Municipal e Estadual, jovens, adultos e principalmente idosos, de todas as comunidades, que conheceram um pouco mais da cultura religiosa do município, que é parte fundamental na história de Açucena.

Recentemente, o Centro Cultural recebeu uma exposição de artes sacras. O evento foi uma parceria entre a Administração Municipal, Paróquia Nossa Senhora da Piedade e comunidade, que cedeu um amplo acervo. Foram registradas mais de 680 visitas, entre elas, alunos das Escolas da Rede Municipal e Estadual, jovens, adultos e principalmente idosos, de todas as comunidades, que conheceram um pouco mais da cultura religiosa do município, que é parte fundamental na história de Açucena.
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
27/10/16
39 Photos - View album

Post has attachment
A Prefeita de Açucena, Darcira de Souza Pereira, assinou na tarde desta quinta-feira (23), a ordem de serviço para pavimentação asfáltica do bairro Jardim das Oliveiras.

A obra é fruto de convênio com o Governo do Estado de Minas Gerais, através de emenda do Deputado Estadual Durval Ângelo a quem a Administração Municipal agradece, em nome do povo açucenense. “Agradecemos desde já o Governo do Estado e o nosso Deputado Durval Ângelo, que nos concedeu o recurso para esta obra tão sonhada por todos nós,” agradeceu a prefeita.

Durante a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação, que irá executar a obra, a prefeita ainda entregou para a Secretaria de Saúde do município, cinco novos veículos adquiridos para atender a secretaria.

Foram adquiridos uma Doblô de 7 lugares, para o transporte de pacientes do TFD (Tratamento Fora de Domicílio), também com emenda do Deputado Durval Ângelo. Um Fiat Mobi, para as equipes de saúde, com emenda do Deputado Bonifácio Mourão, uma Ambulância Doblô, através de emenda do Deputado Leonardo Monteiro, um Fiat Toro, para as equipes de saúde, com emenda do Deputado Marcus Pestana e uma Ambulância de Remoção, adquirida com recursos próprios do município.
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
Prefeita assina ordem de serviço para pavimentação asfáltica
55 Photos - View album

Post has attachment
A Administração Municipal de Açucena, no trabalho constante de não silenciar diante de toda e qualquer mazela social, realizou através do Centro de Referência de Assistência Social – Cras, palestras de sensibilização à população em geral sobre o enfrentamento a violência a pessoa idosa, referendando o dia 15 de junho.
 
Esta data foi instituída em 2006 pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e digna, sem as ameaças da opressão e da indiferença.
 
Os encontros que aconteceram no Centro Cultural, na sede do Projeto Transformação e na Comunidade de São Pedro, discutiram as diferentes formas que a violência ocorre contra os idosos, como identificar e notificar as autoridades competentes. O grupo de idosos e familiares que participaram saíram sensibilizados e motivados a multiplicarem o que ouviram e viram.
 
O evento ainda contou com a participação do Conselho Tutelar de Açucena na apresentação de teatros, onde encenaram momentos de violência e também a intervenção e orientação que deve acontecer nesses momentos.
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
Açucena trabalhando nas mazelas sociais
15 Photos - View album

Post has attachment
O município de Açucena foi contemplado pelo Governo do Estado, com dois novos veículos, para atender a Secretaria Municipal de Saúde.
 
A Prefeita Darcira de Souza Pereira e a Secretária Municipal de Saúde, Josilene Amaral, estiveram presentes na cerimônia de entrega, na segunda-feira (13). A cerimônia realizada em Ipatinga, contou com a presença do Governador Fernando Pimentel, deputados, prefeitos e lideranças políticas regionais.
 
A nova ambulância atenderá as demandas de atendimento na Policlínica na sede do município. A ambulância é fruto de emenda parlamentar do Deputado Federal Leonardo Monteiro, e um veículo doblô de 07 lugares, atenderá o TFD – Tratamento Fora de Domicílio, que é uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Durval Ângelo.
 
De acordo com a Prefeita Darcira, os veículos chegaram em boa hora para o município e os mesmos foram solicitados aos parlamentares, para ampliar o atendimento aos moradores. “Este investimento é fundamental para ampliar, ainda mais, o campo de atuação das equipes de saúde. Os novos veículos representam muito para o município. Sempre trabalhamos para que os açucenenses tenham uma saúde de qualidade”, destacou Darcira.
 
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
Açucena recebe novos veículos para a Saúde
16 Photos - View album

Post has attachment
Para marcar o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, o Centro de Referência de Assistências Social - Cras de Açucena, em parceria com as Secretarias de Saúde e de Educação, realizou uma série de atividades de conscientização no município.

Palestras, caminhadas, blitz educativas, foram algumas das atividades, que contou com participação dos alunos das redes Municipal e Estadual.

18 de maio – Nesta data em 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’ a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O ‘Caso Araceli’, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem em todo o Brasil.

Por isso! Não se omita! Violência contra criança e adolescente é crime e precisa ser denunciado.
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
Açucena contra o Abuso e a Exploração Sexual
61 Photos - View album

Post has attachment
Moradores, lideranças comunitárias, autoridades municipais e o deputado estadual José Bonifácio Mourão, participaram na noite desta quinta-feira (12), da inauguração das obras no distrito de Aramirim.

A Prefeita Darcira e seu vice-prefeito, Geraldo Babão, entregaram para os moradores as obras de calçamento das ruas do distrito, a Ponte que liga Aramirim à Penha, uma Academia ao Ar Livre, e o serviço de telefonia móvel, do programa Minas Comunica, obras e projetos que contou com intervenção e indicações parlamentares do Deputado Mourão.

Em seu discurso a prefeita emocionada, fez um relato disse ter uma imensa alegria e concluir as obras no distrito de Aramirim, terra do seu vice-prefeito Geraldo Babão. “Estamos trabalhando em todo o município, mas poder entregar a vocês do Aramirim todas essas conquistas, nos deixa emocionados. Açucena hoje vive uma nova realidade e mesmo em tempos difíceis que o nosso país enfrente, esta inauguração é motivo de festa para todos nós”, discursou.

“O nosso governo é feito por vocês e para vocês. Nosso objetivo é atender cada vez mais a população de todos os distrito e comunidades”, disse a prefeita Darcira, que também anunciou as obras de calçamento e da construção da UBS no distrito de Naque-Nanuque, que também passar por uma transformação.
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
Inauguração de obras no distrito de Aramirim
15 Photos - View album

Post has attachment
Ainda nas comemorações de Inauguração do Centro Cultural de Açucena, no domingo (17), Açucena recebeu a segunda edição do Projeto Oiti Instrumental, com incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Cenibra e apoio da Prefeitura de Açucena e Instituto Cenibra.

O projeto consiste na realização de um circuito de encontro de bandas de música no Estado de Minas Gerais. Em Açucena, as bandas desfilaram pelas ruas da cidade e se apresentaram para o público presente, que teve o privilégio de assistir um grande espetáculo de resgate da cultura musical de Estado.

Além do incentivo da música instrumental, o projeto gera o intercâmbio entre músicos com apresentação gratuita para a população das cidades visitadas.

A Administração da prefeita Darcira faz questão de participar e trazer para o município, projetos tão ricos culturalmente como este.

Confira as fotos!
PhotoPhotoPhotoPhotoPhoto
Açucena recebe Projeto Oitis Instrumental
15 Photos - View album
Wait while more posts are being loaded