Profile cover photo
Profile photo
Operação Amazônia Nativa
40 followers
40 followers
About
Operação Amazônia's posts

Post has attachment
A IV Mostra Socioambiental do Araguaia e III Feira de Economia Solidária evidencia a riqueza e a diversidade dos produtos indígenas e da agricultura familiar.

Foram 100 expositores de vários municípios da região do Araguaia-Xingu como São Félix do Araguaia, Nova Xavantina, Luciara, Bom Jesus do Araguaia, Santa Terezinha, Serra Nova Dourada, Canabrava do Norte e Porto Alegre do Norte. Participaram ainda 18 produtores da economia solidária, as mulheres Xavante da Terra Indígena (TI) Marãiwatsédé, e indígenas Karajá, da Ilha do Bananal e da aldeia São Domingos.

http://amazonianativa.org.br/Noticias/Povos-producao-e-diversidade,2,383.html

Post has attachment
Em encontro histórico, indígenas de MT criam a Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso.

Mais de 500 indígenas, representantes de 39 etnias de Mato Grosso, reuniram-se em uma grande Assembleia entre os dias 03 e 06 de junho de 2016 na Terra Indígena Umutina, localizada em Barra do Bugres, cerca de 160 quilômetros da capital Cuiabá. O foco do encontro era a criação e a eleição da primeira diretoria da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt).

http://amazonianativa.org.br/Noticias/Organizando-as-lutas,10,382.html

Post has attachment
Participantes de audiência no MPE repudiam a PEC 65 e continuam diálogo sobre as demais propostas que visam abreviar o licenciamento ambiental.

http://amazonianativa.org.br/Noticias/Licenciamento-a-jato-em-discussao,2,381.html

Post has attachment
Com o tema "hidrelétricas e direitos humanos", o objetivo é estimular a produção de notícias sobre implicações socioambientais de usinas.

O I Concurso de Reportagem da Rede Juruena Vivo vai premiar as melhores matérias de telejornalismo, jornalismo online e jornalismo impresso sobre o tema: “Hidrelétricas e direitos humanos” com foco nas bacias do Juruena e Teles Pires. Jornalistas, com atuação no estado de Mato Grosso, estarão aptos a concorrer com reportagens veiculadas no período de 1º de janeiro a 1º de setembro de 2016.

http://amazonianativa.org.br/Noticias/Rede-Juruena-abre-inscricoes-para-concurso-de-reportagem,2,374.html

Post has attachment
Texto dedicado ao menino Jack, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Cujubim, no Amazonas.

http://amazonianativa.org.br/Noticias/Uma-vida-inteira,2,356.html

Post has attachment
Um drama humanitário chama atenção no estado de Mato Grosso do Sul. A situação do povo Guarani impacta e incomoda grande parte da população daquela e de outras regiões brasileiras. Há quem se solidarize com a dor e a vida de grande parte da população indígena, mas há também muita gente que considera esse grupo social um estorvo, um entrave a ser banido para que o progresso e a pujança do Estado prosperem. Com esta visão, não há argumentos que convençam quem não quer ver um índio na sua frente. Para essas pessoas, na melhor das hipóteses, pode-se aceitar a ideia de que “os índios devem ser integrados e que sejam produtivos”.

http://amazonianativa.org.br/Noticias/Uma-luta-por-0-5-de-MS,2,366.html

Post has attachment
O povo Manoki, que vive no noroeste de Mato Grosso, luta há mais de 30 anos pelo seu território tradicional. Atualmente demarcada, a Terra Indígena (TI) Manoki só precisa passar pela última etapa da regularização fundiária, a homologação. Em março deste ano, os indígenas entregaram à relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre direitos indígenas um dossiê com dados sobre violações de seus direitos e destacaram a urgência da homologação da TI para a garantia da segurança física, cultural e jurídica do seu povo. Agora, para dar ainda mais visibilidade a esta luta, lançam uma petição online pela homologação imediata da TI Manoki.

http://amazonianativa.org.br/Noticias/Peticao-pela-homologacao-da-TI-Manoki,2,358.html

Post has attachment
A flexibilização do licenciamento ambiental é um golpe contra o meio ambiente e contra os direitos civis, humanos e políticos de todos os brasileiros.

http://amazonianativa.org.br/Noticias/Licenca-a-jato-o-Brasil-vai-pagar-mais-esta-conta,2,367.html

Post has attachment
Katukina e Deni fazem expedição para aprimorar vigilância territorial. Atividade ampliou oportunidades de diálogo com moradores do entorno.

http://amazonianativa.org.br/Noticias/Cada-pedaco-do-nosso-chao,2,370.html

Post has attachment
Dentro das comemorações dos 25 anos do Instituto Centro de Vida (ICV), ganhou destaque o capítulo da criação do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad). O Formad foi a primeira articulação da sociedade civil de Mato Grosso, com o objetivo de democratizar as informações, promover o debate socioambiental, propor alternativas de desenvolvimento sustentável e incidir em espaços de políticas públicas para a melhoria das condições de vida da população.

Hoje, mais de 30 organizações fazem parte deste fórum. A OPAN também faz parte do Formad e, atualmente, é uma das organizações que compõem a coordenação do fórum. A convite do ICV, o coordenador geral da OPAN, Ivar Luiz Vendruscolo Busatto, conta um pouco dessa história no vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=Ezw1mKnabLY
Wait while more posts are being loaded