Profile cover photo
Profile photo
Dr. Leônidas Tavares Silveira
48 followers -
Médico, Clínico Geral e Nutrólogo.
Médico, Clínico Geral e Nutrólogo.

48 followers
About
Dr. Leônidas Tavares Silveira's posts

Post has attachment
O diagnóstico da obesidade é relativamente fácil, no entanto descobrir a causa ou causas da obesidade nem sempre é tão fácil, pois a mesma pode ter muitas causas, isoladas ou juntas provocando a doença.  E há muito preconceito até por parte dos profissionais de saúde até no diagnóstico da “Doença Obesidade”, talvez até por desconhecimento, muitos ainda a consideram como um distúrbio alimentar ou comportamental e não uma doença.

#derramecerebral #Diabetes #distúrbioalimentar #doençasdocoração #emagrecimento #obesidade

http://nutrologocampos.com.br/?p=11963
Photo

Post has attachment
Há uma pandemia de obesidade no mundo, e a mesma aumenta o risco de diversas doenças como diabetes, alguns tipos de câncer, doenças articulares, aumento do colesterol e triglicerídeos, aumento do risco de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular…

Post has attachment
Observamos muitas pessoas se perguntando qual a diferença de diet x light? Qual a vantagem de um e de outro? E os outros alimentos, os orgânicos, os transgênicos, o que são? Os alimentos que fazem bem a saúde, os in natura, o que significa e quais são?…

Post has attachment
Vitaminas Lipossolúveis são do bem ou do mal?

As vitaminas são substâncias muito importantes na manutenção de nossa saúde, pois tanto a deficiência de determinada vitamina pode levar a quadros patológicos-doenças, quanto excesso também pode levar a vários prejuízos a nossa saúde. Portanto, as…

Post has attachment
As #vitaminas Lipossolúveis são do BEM ou do MAL?

As vitaminas lipossolúveis - Vitaminas A, D, E, e K - dependem da presença de lipídios, bile e suco pancreático para serem absorvidas no intestino e são transportadas pela circulação linfática.

As vitaminas são substâncias muito importantes na manutenção de nossa saúde, pois tanto a deficiência de determinada vitamina pode levar a quadros patológicos-doenças, quanto excesso também pode levar a vários prejuízos a nossa saúde.

No ser humano, a quantidade a ser ingerida pode variar conforme idade, sexo, estado de saúde e atividade física do indivíduo. As doses devem ser aumentadas em gestantes e lactantes, em indivíduos em crescimento ou com saúde debilitada, e mesmo trabalhadores em funções que exijam muito esforço físico.

Mas ATENÇÃO ✋❗️❗️❗️😳 😳 😳, as vitaminas são substâncias que só devem ser suplementadas se forem verificadas a deficiência das mesmas, seja por sinais e sintomas apresentados pelo indivíduo ou por dosagem no sangue.

Nas próximas postagens vamos falar um pouco mais das vitaminas lipossolúveis que são a Vitaminas A, D, K e E, analisando a importância das mesmas, fontes alimentares, toxicidade entre outras.

#nutrologia #nutrologiaesportiva #nutrologiaclinica #nutrologiafuncional #gratidao #healthylife #healthy #loveyourself #porummundomaisleve #sejafeliz
Photo

Post has attachment
Se você apresentar sinais e sintomas físicos de #hipotireoidismo ou fatores de risco, seu médico pode decidir fazer exames para verificar se você tem mesmo esse quadro.

O médico normalmente pede um exame de sangue para verificar os níveis de T4 livre e TSH. Se a sua tireoide não estiver funcionando corretamente, a hipófise produz mais TSH para tentar fazer com que a tireoide produza mais T3 e T4. Um nível de TSH elevado pode indicar ao médico que você tem um problema de tireoide.

O tratamento do hipotireoidismo primário é a reposição do #hormônio tireoidiano, a levotiroxina. Tratamento esse, que na maioria das vezes é tão simples, e pode evitar e reverter uma série de problemas.

DICAS IMPORTANTES

Há pessoas em que tem maior risco de desenvolver hipotireoidismo e outras que podem ter um prejuízo mais intenso de sua saúde e desenvolvimento, principalmente crianças e gestantes.

Alguns medicamentos e alimentos podem interferir com os medicamentos. Sempre informe seu médico sobre todos os medicamentos que tomar, mesmo que sejam medicamentos que não exigem receita. Algumas vitaminas e suplementos, especialmente de ferro e cálcio, também podem interferir com o tratamento e devem ser discutidos com o médico.

Portanto, digo com todo carinho, que sempre tenha um médico de confiança, capacitado, em que você o tenha como referência, para que lhe acompanhe para o resto de sua vida, que possa olhar para você como um todo, promovendo sua saúde e bem-estar físico psíquico, assim como, prevenir doenças, tratar e reabilitar, para que tenha uma vida mais longeva e com qualidade.

Leia o artigo completo em: http://4et.us/miwGY4

#nutrologia #nutrologiaesportiva #nutrologiaclinica #nutrologiafuncional #gratidao #healthylife #healthy #loveyourself #porummundomaisleve #sejafeliz #tireoide
Photo

Post has attachment
Os sintomas do #hipotireoidismo variam muito de pessoa para pessoa. Os sintomas geralmente se desenvolvem lentamente em vez de aparecer de repente e dependem da severidade da doença.

Os sinais e sintomas gerais podem ser, por exemplo:

Acumulo de glicosaminoglicanas na pele e outros tecidos levando a mixedema (pele espessada e aparência inchada), macroglossia (inchaço com aumento de tamanho da língua) e voz rouca por espessamento das membranas mucosas da faringe e laringe;
Pele áspera;
Pele seca;
Pele amarelado por acumulo de carotenos;
Edema palpebral;
Sudorese diminuída;
Madarose – perda do terço distal da sobrancelha;
Queda de cabelos;
Cabelos ressecados e quebradiços;
Fragilidade da unha;
Intolerância ao frio, pele fria e pálida;
Derrame pericárdico;
Derrame pleural;
Aumento dos triglicerídeos e colesterol;
Anorexia;
Constipação intestinal;
Fadiga muscular, mialgias e cãibras;
Raciocínio lento;
Déficit de concentração;
Fala lenta e arrastada;
Perda de memória;
Letargia e apatia;
Demência;
Síndrome do túnel do carpo;
Aumento do sangramento menstrual e irregularidade do mesmo;
Infertilidade feminina, diminuição de libido e aborto espontâneo;
No homem – diminuição do libido, impotência e diminuição da produção de espermatozoides;
Anemia.

À medida que a doença progride, os sintomas tornam-se cada vez mais intensos.

Se o hipotireoidismo for extremamente severo, você pode entrar em coma, quadro esse conhecido como coma mixedematoso. Esse é um quadro que traz ameaça à vida.

Procure um médico, para que ele possa avaliar os sinais e sintomas, dosar seus hormônios e dar o diagnóstico correto.

Leia o artigo completo em: http://4et.us/miwGY4 #nutrologia #nutrologiaesportiva #nutrologiaclinica #nutrologiafuncional #gratidao #healthylife #healthy #loveyourself #porummundomaisleve #sejafeliz #tireoide 
Photo

Post has attachment
O hipotireoidismo primário é aquele em que, por algum problema na própria glândula tireoide, há diminuição na produção dos hormônios tireoidianos.

A causa mais comum de #hipotireoidismo primário é a doença de Hashimoto. Essa é uma doença autoimune que faz com que o sistema imunológico ataque a tireoide.

O hipotireoidismo primário também pode surgir por várias outras razões:

- Tratamento do hipertireoidismo com radio iodo ou tireoidectomia;
- Radioterapia externa cervical;
- Bócio endêmico – em áreas com deficiência grave de iodo;
- Doenças infiltrativas como amiloidose, sarcoidose e hemocromatose, cistinose e esclerose sistêmica progressiva;
- O excesso de iodo também pode levar a um hipotireoidismo transitório;
- Drogas que bloqueiam a síntese e/ou liberação dos hormônios tireoidianos como o lítio, contrastes iodados e amiodarona;
- Tireoidite subaguda – granulomatosa e linfocítica;
- Tireoidite de Riedel – fibrose da tireoide.

Em alguns casos, a mulher pode desenvolver hipotireoidismo após o parto. De acordo com os Institutos Nacionais da Saúde dos EUA (National Institutes of Health), a doença é mais comum em mulheres e pessoas com mais de 50 anos de idade.

Na próxima postagem, vou listar os sintomas do hipotireoidismo que variam muito de pessoa para pessoa e, por isso, mesmo, é importante estar atendo e comunicá-los imediatamente ao seu médico de confiança para que ele possa dar o disgnóstico correto e, se for o caso, indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Photo

Post has attachment
Essa é uma dúvida que muitas pessoas que chegam em nosso consultório apresentam, essa relação hipotireoidismo e obesidade. E é bom que fique claro logo de início que hipotireoidismo é a diminuição na produção de hormônios tireoidianos na glândula…

Post has attachment
Essa é uma dúvida que muitas pessoas que chegam em nosso consultório apresentam, essa relação hipotireoidismo e obesidade. E é bom que fique claro logo de início que hipotireoidismo é a diminuição na produção de hormônios tireoidianos na glândula tireoide, pois essa é outra dúvida que apresentam.
Agora, então, vamos desmistificar a pergunta: Hipotireoidismo engorda?
Não, o #hipotireoidismo não leva a um quadro de obesidade, no máximo propicia ganhar discretamente algum peso. No entanto, o hipotireoidismo, quando não tratado, pode dificultar um pouco a perda de peso, pois como a produção do hormônio da tireoide está diminuído, a nossa taxa metabólica basal também diminui e consequentemente o nosso gasto energético.
A glândula tireoide fica na parte anterior de nosso pescoço, estimulada por um peptídeo (proteína) chamado TSH, ela produz os hormônios tireoidianos que são o T4 (tetraiodotironina) e T3 (tri-iodotironina). Esses hormônios são responsáveis por grande parte de todo controle de nosso metabolismo, assim o hipotireoidismo – diminuição da produção dos hormônios tireoidianos - pode levar a sérios prejuízos a nossa saúde. Pois, praticamente todas as células de nosso corpo sofrem efeito dos hormônios tireoidianos, e os mesmos são essenciais para o crescimento e desenvolvimento normais, controlam a intensidade do metabolismo, agindo em praticamente todos os órgãos do nosso corpo.
Nos próximos post vamos falar mais sobre o hipotireoidismo, suas causas e como isso pode impactar em nossa saúde.
#nutrologia #nutrologiaesportiva #nutrologiaclinica #nutrologiafuncional #gratidao #healthylife #healthy #loveyourself #porummundomaisleve #sejafeliz
Photo
Wait while more posts are being loaded