Profile cover photo
Profile photo
Museu de Imagens
139 followers -
"Debaixo dos pés de cada geração que passa na terra, dormem as cinzas de muitas gerações que as precederam” — A. Herculano
"Debaixo dos pés de cada geração que passa na terra, dormem as cinzas de muitas gerações que as precederam” — A. Herculano

139 followers
About
Museu de Imagens's posts

Post has attachment
No ritual de dança zikr sufi, os homens se juntam círculos que se fundem, formando uma bola giratória hipnotizante. Muitos dos membros estão em transe. O piso treme e faz muito barulho. Dezenas de homens participam do ritual, sendo a maioria jovens. Alguns deles, exaustos, se afastam enquanto outros tomam o seu lugar.

Post has attachment

Post has attachment

Post has attachment
Antes dos navios negreiros chegarem à América, as pessoas transportadas ali, cativas, já haviam perdido a dignidade enquanto ser humano e tinham seu destino possivelmente para sempre selado: a escravidão. Porém, era nos leilões de escravos que a realidade futura de sofrimentos começava a se materializar.

Sempre que um navio negreiro estava prestes a chegar com um novo “carregamento”, os leilões eram anunciados à base de clientes — senhores de escravos — que poderia se interessar em adquirir mais um cativo. Assim que a embarcação atracava, os prisioneiros eram enfileirados e passavam por uma chamada para reconhecimento, em seguida eram enviados para celas onde tomariam banho e se arrumariam para os leilões.

Post has attachment
Anualmente, milhares deles desciam na costa leste dos Estados Unidos. Poucos saíam de seu país de origem por livre e espontânea vontade. Isso porque, foi o desespero, a fome e a pobreza que impeliram a imigração nos Estados Unidos durante o século XIX e século XX, levando imigrantes sonhadores novamente para a miséria.

Acesse a matéria e veja imagens em alta resolução da realidade social do século XIX que ficou invisível aos olhos do mundo e que não era revelada nas propagandas do "sonho americano":

Post has attachment
"Originalmente destinados aos adultos, carregados de cenas hediondas, canibalismo, adultério e incesto, os contos de fadas eram mais do que lições morais. Eles eram a tradução narrada dos anseios, medos, revoltas, crenças populares e desejos de justiça do povo."

Post has attachment

Post has attachment

Post has attachment
A fúria do povo contra a condução da opinião pública praticada pela mídia, 1954.

Após publicações contínuas de manchetes difamando a imagem de Getúlio Vargas e pressões advindas do jornal O Globo contra o governo, a população se enfureceu um dia após o suicídio do presidente, em 1954.

A sede do jornal foi apedrejada e vários de seus carros foram incendiados e virados. 

Foto: © O Globo, Rio de Janeiro, 1954.
Photo

Post has attachment
Uma mãe invisível da Era Vitoriana.

O retrato pode parecer assustador em um primeiro momento, porém possui explicação. Em uma era em que técnicas fotográficas ainda estavam em desenvolvimento e o tempo de obturação das imagens era demasiado longo, conseguir tirar a foto de um bebê poderia acabar sendo um trabalho hercúleo.

Exatamente por isso, para que as crianças ficassem menos impacientes e nervosas para serem fotografadas, as mães permaneciam juntas no cenário com um pano na cabeça para facilitar as montagens fotográficas do século XIX.

>>> Para ver mais fotos curiosas como essa e ler a matéria completa sobre as "mães invisíveis" acesse: http://bit.ly/1EScjUb <<<

Talita Lopes Cavalcante
Administração Museu de Imagens

Foto: © Lee Marks and John C. DePrez, Jr. Palmer Museum of Art / Allen Memorial Art Museum
Photo
Wait while more posts are being loaded