Profile cover photo
Profile photo
MS - Moniz Silva
16 followers -
A contribuir para Angola crescer com saúde!
A contribuir para Angola crescer com saúde!

16 followers
About
Posts

Post has attachment
LAVAR AS MÃOS É IMPORTANTE

Muitas doenças apanham-se por causa de mãos sujas, que estão contaminadas com bactérias e outros organismos, mesmo parasitas que se encontram na Natureza.

É muito importante manter as coisas limpas à nossa volta, dentro e fora de casa, evitar ter poças de água parada e lixo ao pé da nossa habitação, e lavar as mãos com frequência.

Sempre que se mexe na terra e em coisas que podem estar sujas, devemos lavar as mãos.

É muito importante ensinar as crianças a lavarem as mãos várias vezes, porque as crianças têm o hábito de levar as mãos à boca, o que pode provocar doenças.

http://monizsilva.co.ao/blog/lavar-maos-importante
Photo
Add a comment...

Post has attachment
POLIOMIELITE: ANGOLA SEM CASOS, MAS COM VIGILÂNCIA

Há três anos que a poliomielite não tem circulação em Angola, mas a Organização Mundial de Saúde acabou de oferecer ao governo angolano equipamento laboratorial para vigilância ambiental do vírus selvagem da pólio. Este equipamento tem um valor de 80 mil dólares e o Ministro da Saúde angolano, José Van-Dúnem, referiu que este apoio está inserido no esforço que Angola e os seus parceiros internacionais estão a fazer para melhorar a vigilância deste vírus.

Este é um primeiro passo para que se possa começar a tratar das amostras em Angola, sem ser preciso enviá-las para a África do Sul, como acontecia até agora.

Foi em Julho de 2014 que Angola introduziu o método de recolha de amostras ambientais em esgotos, para verificar se o vírus da pólio está em circulação. 

Angola é assim o terceiro país de África, a par da Nigéria e do Quénia, a estabelecer vigilância ambiental da poliomielite.

Apesar de se poder já considerar a doença erradica de Angola, após três anos sem casos clínicos, o Ministro da Saúde refere que se continua a fazer campanhas de vacinação “para garantir a vacinação em massa”.

http://monizsilva.co.ao/blog/poliomielite-angola-sem-casos-mas-com-vigilancia
Photo
Add a comment...

Post has attachment
HOJE É DIA MUNDIAL DO VOLUNTARIADO

A população angolana convive desde há muito com voluntários de todas as raças e origens, que procuram o nosso país para trabalhar como voluntários, ajudando assim na assistência aos cuidados de saúde, educação e outras necessidades básicas.

Jovens e menos jovens, profissionais das mais diversas áreas, médicos, enfermeiros, professores, etc. pertencentes a mais de 300 Organizações não-governamentais (ONG) locais, ajudam a implementar projectos nas cidades e nas províncias de Angola.

Entre as maiores ONGs que trazem voluntários a Angola destacam-se: a Cruz Vermelha Angolana, Caritas Angola (duas ONGs locais que derivam de Comissões/Congregações internacionais) e ADRA (uma ONG local que está ligada à agricultura). 

As maiores, têm mais de 100 voluntários entre os seus colaboradores, mas a maior parte tem apenas 2 a 3 trabalhadores e até 6 voluntários.

Das organizações internacionais destacam-se a UNICEF (Fundo para as Crianças das Nações Unidas), PAM (Programa Alimentar Mundial) e ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados). Entre as organizações locais podemos destacar, mais uma vez, a Cruz Vermelha Angolana e a Amega, a Igreja Cristã União Espírito Santo, e a Associação Muari Nda e o Centro de Cooperação e Desenvolvimento.

E você, já pensou em abraçar a causa do voluntariado?

http://monizsilva.co.ao/blog/hoje-dia-mundial-voluntariado
Photo
Add a comment...

Post has attachment
BIÉ: 900 NOVOS CASOS DE HIV/SIDA

Entre Janeiro e Outubro deste ano, 2014, foram diagnosticados 900 novos casos de HIV/SIDA positivos nas unidades sanitárias e Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) na província do Bié.

Neste período foram testadas mais de 60 mil pessoas, maioritariamente mulheres. Foi indicada a morte de um doente com esta patologia. Em relação ao mesmo período de tempo em 2013 verificou-se um aumento de 572 casos. 

Esta é uma situação que naturalmente preocupa as autoridades sanitárias, devido também ao impacto negativo que esta enfermidade provoca nas comunidades. O programa de luta contra o HIV intensificou as suas palestras de sensibilização, nomeadamente sobre as formas de transmissão e de prevenção desta doença, sobre o uso de preservativo e pelo combate ao estigma que o HIV/SIDA provocam.

Ao longo do ano têm sido distribuídos panfletos, milhares de preservativos, folhetos e livros sobre o perigo desta moléstia, para alertar os cidadãos sobre os efeitos devastadores da Sida.

http://monizsilva.co.ao/blog/bie-900-novos-casos-hiv-sida
Photo
Add a comment...

Post has attachment
“Eu Amo Angola”

Foi criado o prémio nacional de Redacção intitulado “Eu Amo Angola”. A primeira edição deste prémio vai acontecer entre 03 de Dezembro de 2014 e 11 de Novembro de 2015.

Esta iniciativa tem por objectivo incentivar o gosto e o hábito pela leitura e pela escrita, ao mesmo tempo que enaltece o orgulho patriótico dos mais novos.

O prémio vai ser anual e abranger todo o país, num concurso para jovens entre os 12 e os 25 anos. A apresentação pública deste prémio, que vai ser feito em parceria com o Ministério da Educação, foi feita hoje no Centro de Imprensa Aníbal de Melo.

Um projecto alargado que vai poder levar à descoberta de novos talentos na escrita, ao mesmo tempo que estimula o amor à pátria e à leitura.

http://monizsilva.co.ao/blog/eu-amo-angola
Photo
Add a comment...

Post has attachment
O jornal português Observador refere que Angola e Portugal “vão desenvolver um plano de acção para o sector das pescas, centrado na investigação, formação e abertura de oportunidades para as empresas portuguesas”. Esta informação foi dada à agência de notícias LUSA pelo Secretário de Estado das Pescas português, Manuel Pinto de Abreu, que falou a partir de Luanda. 

Pinto de Abreu foi o convidado de honra da primeira edição da Feira Internacional de Pescas e Agricultura de Angola, que teve lugar em Luanda entre 27 e 30 de Novembro.

Nas palavras do secretário de Estado, Angola é o segundo maior mercado de exportação dos produtos de pesca portugueses e o maior ao nível extracomunitário. O objectivo é levar os produtos a todos os pontos de Angola.

http://monizsilva.co.ao/blog/angola-portugal-juntos-nas-pescas
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Angola reconhecida nos Prémios Sirius

O papel de Angola no panorama internacional foi agora reconhecido durante a cerimónia de entrega dos Prémios Sirius, organizada pela empresa multinacional Deloitte, com a presença do vice-presidente da República, Manuel Vicente.

O presidente do ramo angolano desta companhia, Rui Santos Silva, referiu a dimensão relevante e prestigiada de Angola no âmbito da política internacional.

Foi sublinhado o facto de Angola ter sido eleita recentemente como Membro do Conselho de Segurança da Nações Unidas e assumir a presidência da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.

O crescente prestígio internacional de Angola reflecte-se em várias áreas, incluindo um grande reconhecimento no quadro da Cultura.

http://www2.deloitte.com/…/Do…/legal/premios_sirius_2014.pdf

http://monizsilva.co.ao/blog/angola-reconhecida-nos-premios-sirius
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Farmacêutica compra direitos de vacina contra Ébola

A multinacional farmacêutica americana Merck já comprou os direitos internacionais de uma vacina experimental contra o vírus Ébola, desenvolvida pela farmacêutica NewLink Genetics.

A vacina rVSV-EBOV foi originalmente desenvolvida pela Agência de Saúde Pública do Canadá e foi licenciada pelo governo canadiano para a empresa americana NewLink. O acordo entre as duas farmacêuticas dá agora à Merck a autorização exclusiva global para pesquisar, desenvolver, produzir e distribuir esta vacina.

Esta é uma das duas vacinas experimentais contra o Ébola, ambas identificadas pelas Organização Mundial de Saúde (OMS) como tendo demonstrado resultados promissores nos testes em macacos.
A outra vacina experimental é produzida pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline e pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos da América, tendo a denominação ChAd3.

Neste momento ainda não existe um tratamento ou vacina contra o vírus Ébola, mas há já alguns casos de pessoas infectadas que reagiram positivamente aos tratamentos experimentais e ficaram livres do vírus.

O mundo tem assistido à pior epidemia de Ébola registada desde 1976, com já mais de 15 mil casos.

http://monizsilva.co.ao/blog/farmaceutica-compra-direitos-vacina-contra-ebola
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Angola quer reduzir nanismo e má nutrição

O Ministério da Saúde angolano lançou já um folheto sobre alimentação infantil e deu início também a um projecto que inclui a promoção de compra de alimentos agrícolas produzidos localmente. Maria Tatia, responsável de nutrição do Ministério da Saúde, refere que Angola carrega os fardos da má nutrição e do nanismo, evidenciando que o governo quer “reduzir a malnutrição crónica para menos de 0,5% e reduzir o nanismo”. Estas declarações foram dadas à rádio ONU na segunda Conferência Internacional sobre Nutrição, que teve lugar em Roma, na Itália.

A subnutrição em Angola afecta principalmente crianças com menos de cinco anos, havendo actualmente um índice de 20% para o nanismo e de 15% para a malnutrição crónica.

No entanto, a responsável também sublinhou que a realidade oposta, a do excesso de peso e obesidade, é igualmente um problema que afecta os angolanos. Maria Tati sublinhou, nesta cimeira sobre nutrição, que a forma como as crianças devem ser alimentadas é uma das prioridades do plano de acção sobre nutrição, liderado pelo presidente da República de Angola.

http://monizsilva.co.ao/blog/angola-quer-reduzir-nanismo-ma-nutricao
Photo
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded