Profile cover photo
Profile photo
LIFE+ MarPro
7 followers -
Conservation of Marine Protected Species in Mainland Portugal
Conservation of Marine Protected Species in Mainland Portugal

7 followers
About
Posts

Post has attachment
Um dos principais objetivos do projeto LIFE+ MarPro é o alargamento da rede da Rede Natura 2000 em meio marinho.
Em Agosto de 2015, surgiu o primeiro passo na concretização deste longo  processo, tendo sido aprovada, em  Conselho de Ministros, a criação das zonas de proteção especial do Cabo Raso e de Aveiro/Nazaré, bem como a alteração dos limites da Zona de Proteção Especial do Cabo Espichel e da Zona de Proteção Especial da Costa Sudoeste.  A equipa do Life+ MarPro,  congratula-se com estes avanços na implementação da Rede Natura 2000 em meio marinho e é com ânimo redobrado que aguarda a conclusão do processo paralelo relativo à definição dos SIC marinhos para a conservação de cetáceos.
Add a comment...

Post has attachment
Durante a manhã foi emitido o Documentário LIFE+ MarPro, que poderão visualizar em: https://www.youtube.com/watch?v=AG8N0brmxk0

Descrição:
Portugal continental tem cerca de 900km de costa e mais de 300 mil km quadrados de área marinha. Entre estuários, falésias, dunas, costa rochosa e em ambiente submerso, canhões, fundos arenosos e outros, estes diversos habitats albergam inúmeras espécies de animais marinhos. Portugal tem uma grande responsabilidade na sua protecção. Em particular o Bôto e o Roaz no caso dos cetáceos, e a Pardela-balear, no caso das aves, são espécies para as quais Portugal deve designar Sítios de Importância Comunitária e Zonas de Protecção Especial a integrar no futuro na rede Natura 2000. Em resposta a esta lacuna nasceu o projecto MarPro, cujo principal objectivo é definir áreas de protecção para estas espécies marinhas na costa continental portuguesa.
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Enquanto o programa se alinha, já podem ler, no sítio do Workshop LIFE+ MarPro, os abstracts das apresentações em http://workshop.marprolife.org/speakers/
Até já!
Animated Photo
Add a comment...

Post has attachment
Informamos que o número de inscrições disponíveis para o Workshop LIFE+ MarPro: Sítios NATURA 2000 Marinhos e Pescas em Matosinhos nos dias 2 e 3 de Dezembro, já se encontra perto do limite. A participação é gratuita e o registo deverá ser efetuado em http://pt.workshop.marprolife.org/#tickets .
Add a comment...

Post has attachment
As redes de arrojamentos e de reabilitação são mecanismos essenciais em qualquer programa de monitorização e são ferramentas essenciais para compreender as causas de mortalidade e para avaliar o estado de saúde de espécies-alvo. Infelizmente, estas redes só são eficazes se forem bem geridas e se se forem capazes de responder imediatamente a eventos imprevisíveis. Neste terceiro mini-documentário fala-se do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Projeto LIFE+ +MarPro no âmbito da Acção Concreta de Conservação C3 - Melhoria das redes de arrojamentos e de reabilitação de animais marinhos em Portugal Continental (http://marprolife.org/index.php/pt/project/activities/c ).
O documentário MarPro - Um Mar a Proteger, irá ser apresentado na íntegra no Workshop LIFE+ MarPro: Sítios NATURA 2000 Marinhos e Pescas em Matosinhos nos dias 2 e 3 de Dezembro. A participação é gratuita e pode ser efetuada em http://workshop.marprolife.org/
Add a comment...

Post has attachment
Pela sua experiência e envolvência, a partilha e a troca de informação com o setor pesqueiro para a proteção de espécies é considerada essencial. Este segundo mini-documentário fala sobre o envolvimento do setor no Projeto LIFE+ MarPro. Faz parte de um conjunto de mini documentários que antecederão a apresentação do documentário final MarPro - Um Mar a Proteger, a ser apresentado no Workshop LIFE+ MarPro: Sítios NATURA 2000 Marinhos e Pescas. (http://workshop.marprolife.org)
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Workshop Sítios Natura 2000 marinhos e Pescas
2 e 3 Dezembro de 2015, Matosinhos, Porto, Portugal
http://workshop.marprolife.org 
Este workshop, aberto ao público em geral e de INSCRIÇÃO GRATUITA, terá lugar no auditório da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. O workshop focar-se-á na definição de objectivos de conservação para os Sítios EU - Natura 2000 marinhos e na incorporação das Pescas nos Planos de Gestão. O painel de oradores contará com a presença de vários peritos nacionais e internacionais, que apresentarão diversos casos de estudo sobre a temática em causa. Por forma a que possam discutir problemas e soluções relevantes, bem como definir estratégias de trabalho futuras, realizar-se-ão sessões de debate, abertas à generalidade dos participantes. Desta forma, convidam-se todos os agentes envolvidos nos diversos sectores do cluster do Mar, bem como o público em geral, a participarem neste evento.

Marine Natura 2000 sites and Fisheries Workshop
2 & 3 December 2015, Matosinhos, Porto, Portugal
http://en.workshop.marprolife.org 
This, FREE REGISTRATION, participative workshop will be held at the APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo auditorium. The workshop will focus on the definition of conservation objectives for marine Natura 2000 sites and the incorporation of fisheries on management plans. Participants will include national and international experts, who will present several relevant case studies. In order discuss important issues and solutions, as well as summarize future strategies, debate sessions, open to all participants, will be organized. This way, we invite all key stakeholders and general public to participate on this event.
Add a comment...

Post has attachment
Conservação de Espécies Marinhas Protegidas em Portugal Continental / Conservation of Marine Protected Species in Mainland Portugal
Photo
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded