Profile

Cover photo
Marcelo Monteiro
Worked at Estúdio Hybrido
Attended Atelier Livre
Lived in Porto Alegre
305 followers|65,095 views
AboutPostsPhotosYouTube

Stream

Marcelo Monteiro

Shared publicly  - 
 
Dia 6 de Junho no Vila Flores, Rua Hoffmann 447, as 19h, a exposição com performance ao vivo do Projeto 3s
 ·  Translate
 
O Estúdio Hybrido apresenta pela primeira vez ao público, um recorte do "Projeto 3s".

Abertura no dia 06 de Junho de 2015 as 19h, com performance do grupo ao vivo as 20h.
Local: Vila Flores - Rua Hoffmann 447 - Bairro Floresta - Porto Alegre 

O projeto é composto por:

Marcelo Monteiro - artista visual
Marcio Vaz - artista visual
Carla Vendramin - bailarina
Hugo Varella - poeta/visual/musical
Joana Castilhos - artista visual
Vanessa Berg - design de moda
Cassio Forti - musico
Scafandro - grupo musical experimental

“O artista avança, recua, debruça-se, franze os olhos, comporta-se com todo o seu corpo como um acessório de seu olho, torna-se por inteiro órgão de mira, de pontaria, de regulagem, de focalização.” (Valéry, 2003, p. 71)

"Se a minha virtude é uma virtude de bailarino; se muitas
vezes saltei de pés juntos em êxtase de ouro e esmeralda; e se
meu Alfa e Ômega é que tudo o que é pesado se torne leve,
todo corpo vire bailarino, todo espírito vire pássaro: então, em
verdade, é isto o meu Alfa e Ômega."
(Nietzsche

"A linha, como deslocamento do ponto no espaço e no tempo, constitui o registro mais fiel do movimento."(T.Poester)

3s - O projeto
O Estúdio Hybrdo, a partir de uma pesquisa de Marcelo Monteiro, organizou uma ação de modelo vivo em movimento com o intuito de unir em um mesmo processo criativo diferentes linguagens artísticas. A base para o início de um diálogo entre os artistas escolhidos pelo Estúdio Hybrido surgiu dos escritos de Paul Valery sobre os desenhos das bailarinas de Degas, do gesto e do desenho de Caribé e da pesquisa de Teresa Poester sobre o gesto no desenho, entre influências de outros autores (Michaux, arte oriental). Usando ainda um vídeo (“Beams Story”, do artista Matthew Dear) como referência inicial, Marcelo fez, por meio da
rede social, o convite aos artistas escolhidos e, através da web, se iniciou uma conversa plena de possibilidades criativas. A proposta: fazer 3 encontros, de aproximadamente 3 horas cada, no período de uma semana. Foi acordado que o centro da ação seria a bailarina, e todos
artistas, de maneira livre e crescente, buscariam alcançar uma sincronia iniciada pelos ritmos e gestos da primeira (e também pelas impressões das ações dos artistas entre si). As áreas artísticas envolvidas no processo foram: dança, música, desenho, pintura, fotografia, vídeo e
poesia. O processo possibilitou a cada integrante do projeto a consciência de seu próprio processo criativo e, ao mesmo tempo, uma amplificação dos sentidos e da percepção do todo.
Consequentemente, gerou um diálogo simultâneo e plural entre as ações e criações das diversas áreas artísticas envolvidas. A proposta tinha uma intenção mais experiencial do que experimental, indo ao encontro da experiência vivida, e consistiu em cada artista tentar resgatar o tempo do gesto e do movimento no tempo da ação. Essa proposta nos remeteu ao
nome do projeto - “3s”, ou seja, 3 segundos - tempo que o cérebro humano leva para registrar o tempo presente. A dinâmica do processo não teve a pretensão de chegar a uma conclusão, mas ao invés disso, se aproximar do caráter de “poiética”, tema este também estudado por
Valery, que trata a obra-sendo-feita, ou seja, é uma reflexão sobre o que está em obra na obra, dos meandros do processo criativo.
 ·  Translate
Exposição Projeto 3s
Sat, June 6, 7:00 PM GMT-3
R. Hoffmann, 447

5 comments on original post
1
1
Silvio Schuh's profile photo
Add a comment...

Marcelo Monteiro

Shared publicly  - 
2
Add a comment...

Marcelo Monteiro

Shared publicly  - 
 
Dia 29 de Novembro um sábado pra visitar o novo Estúdio Hybrido e todos os coletivos e artistas que residem no Vila Flores!
 ·  Translate
 
Convidamos todos os amigos, colegas e colaboradores, pra nossa reabertura, que acontece dia 29 de Novembro, sábado das 10h ás 22h.
O evento vai apresentar pra comunidade, o Projeto Vila Flores, um Centro Cultural que abriga projetos e coletivos nas áreas da Cultura, Educação e Negócios Criativos.
Todos esses coletivos e artistas estarão com seus espaços abertos, pra mostrarem seus trabalhos e projetos.
O Estúdio Hybrido faz parte deste grande projeto, e agora conta com mais dois artistas residentes, Kelvin Koubik e Ernani Chaves.
Nosso novo endereço é no Bairro Floresta, na Rua Hoffmann 447, esquina com Rua São Carlos.


A programação do dia contará com:
- Exposições de Artes Visuais
- Projeções Audiovisuais
- Shows
- Apresentações cênicas
- Banquinhas de chefs

Vila Flores de Portas Abertas
Dia 29 de Novembro de 2014
Horário: Das 10h às 22h
Endereço: Rua São Carlos, nº 759. Esquina com a Rua Hoffmann - Bairro Floresta.

Entrada gratuita.
 ·  Translate
2
Add a comment...

Marcelo Monteiro

Shared publicly  - 
 
Gravetos Armados – queima na praia de Ipanema
trabalho de Antonio Augusto Bueno 
filme de Marcelo Monteiro 
música de Hugo Varella
abertura 15 de novembro (sábado) das 19h ás 22h
visitação aos domingos até o dia 07 de dezembro de 2014 | das 15h às 19h
Jabutipê | Rua Fernando Machado, 195 | Centro Histórico de Porto Alegre
www.jabutipe.com.br 

Gravetos Armados é um trabalho em processo que vem sendo realizado desde 2008, quando Antônio Augusto Bueno se mudou para o Jabutipê e diariamente começou a coletar e armazenar os gravetos que caiam no pátio dos fundos de seu atelier. Em 2010 a primeira mostra aconteceu no próprio Espaço Expositivo do Jabutipê, quando Antônio Augusto realizou uma atividade de imersão, abrindo à visitação ao final de três semanas e mostrando na ocasião o registro do processo do trabalho realizado com os gravetos coletados. De lá para cá, muitas montagens foram feitas em museus, galerias, espaços culturais, ateliês, espaços públicos em formato de exposições, instalações, intervenções e ações em Porto Alegre e outras cidades do RS e também de outros estados. Nos anos de 2012 e 2013 “Gravetos Armados” recebeu indicação para o Prêmio Açorianos na categoria escultura pelas exposições na Galeria Iberê Camargo e no Porão do Paço Municipal. 
No início deste ano de 2014, Antônio Augusto recebeu o convite da AEERGS para participar de uma atividade na orla do Guaíba em Ipanema dentro do evento Arte e Artista na Orla. Antônio Augusto comenta: “desde a primeira montagem senti vontade de ver os gravetos em chamas, imaginando um registro em vídeo, mas nunca tinha surgido a oportunidade de um local seguro com autorização e todas as precauções necessárias. Quando recebi esse convite vi que era o momento e convidei o Marcelo Monteiro para as filmagens”. Com o filme editado, a primeira projeção aconteceu em uma edição especial do Cabaré do Verbo no Meme Santo de Casa, quando Hugo Varella compôs a trilha musical ao vivo. 
Agora o filme já musicado será projetado no Jabutipê e disponibilizado na rede. Além da projeção, fotos, frames e um depoimento de Antônio Augusto comporão a mostra. No dia da abertura Hugo em uma performance fará uma improvisação com seu acordeom em cima da trilha já composta. Essa performance será filmada e editada por Marcelo. Ainda nas palavras de Antônio Augusto: “Gosto muito de trabalhar em parceria, trabalhar com amigos é sempre muito bom, e o bacana é ver as coisas acontecendo naturalmente, no último encontro preparando a exposição, o Hugo sugeriu a performance improvisando em cima da trilha e o Marcelo já veio com a ideia de isso virar um outro material editado. Gosto muito disso, uma coisa vai puxando outra”.
Com abertura marcada para às 19h do sábado do dia 15 de novembro, as visitações ocorrerão até o dia 07 de dezembro sempre aos domingos, das 15h às 19h no Jabutipê, situado na Rua Fernando Machado, 195 no Centro Histórico de Porto Alegre.
 ·  Translate
1
1
Marcelo Monteiro's profile photoVera Conceição Cruz Quintana's profile photoWaldemar Max Barbosa da Silva's profile photoCristine Saldanha Pilla's profile photo
4 comments
 
Valeu o convite, estarei lá sim, logo após o Negrinha, da Sirvana Errodrigues, no Largo Zumbi dos Palmares.
 ·  Translate
Add a comment...

Marcelo Monteiro

Shared publicly  - 
2
1
Silvio Schuh's profile photo
 
Casa nova funcionando, que maravilha, precisamos ir chegando... abs e sucesso de sempre! Abs.
 ·  Translate
Add a comment...

Marcelo Monteiro

Shared publicly  - 
 
 
DIa 24 de Julho ás 19h, abre a exposição "O Jardim" de Leandro Machado na Galeria dos Arcos no Gasômetro.
 ·  Translate
2
Add a comment...
Have him in circles
305 people
Atelier de Massas's profile photo
Marcelo Armesto dos Santos's profile photo
Alexandre Pereira's profile photo
Jorge Velhote's profile photo
roger Silva's profile photo
casa grande's profile photo
Cabaré do Verbo's profile photo
Elise Vicente's profile photo
André Severo's profile photo

Marcelo Monteiro

Shared publicly  - 
3
Add a comment...

Marcelo Monteiro

Shared publicly  - 
3
Add a comment...

Marcelo Monteiro

Shared publicly  - 
 
subversos no Vila Flores
2
estúdio Hybrido's profile photo
2 comments
 
E a foto também...
 ·  Translate
Add a comment...

Marcelo Monteiro

Shared publicly  - 
2
1
Silvio Schuh's profile photo
Add a comment...

Marcelo Monteiro

Shared publicly  - 
 
convite / convocatória
 
O Núcleo de Gravura do RS, a convite do Museu do Trabalho, participa da Parada Gráfica 2014, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de Julho dás 14h ás 20h, com a organização da banca de gravura, que promoverá – além da divulgação de obras e artistas – a venda de gravuras em diferentes formatos e suportes.

Convocamos artistas, sócios, coletivos e/ou grupos que desenvolvam trabalhos estéticos com a linguagem da gravura à enviar suas  propostas  para integrarem ao evento.

Este ano o NGRS completa 30 anos de fundação e essa  atividade faz parte das ações de reativação do Núcleo, que na ocasião apresentará a nova diretoria, projetos futuros e abertura de inscrição para novos sócios.

A comercialização das obras será coordenada pelo Núcleo. Os trabalhos bidimensionais deverão ser apresentados em pastas e identificados com o nome do artista, técnica, dimensão e preço, incluindo 10% para o Núcleo,  a título de apoio para a associação. O artista deve, também,  fornecer as embalagens adequadas para a entrega de seu trabalho.

Para confirmar sua participação, preencha os dados neste link: http://nucleodegravurars.wordpress.com/ e aguarde o contato por email.

Os trabalhos dos artistas participantes, deverão ser entregues até o dia 25 de julho (em mãos ou pelo correio) na secretaria do Museu do Trabalho, (Rua dos Andradas, 230 -Porto Alegre/RS 90020-000) de terça a sexta, das 13h30 às 18h e sábados e domingos das 14h às 18h. Os trabalhos enviados por correio deverão vir com envelope selado para devolução.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email: nucleodegravurars@gmail.com.

Links:
http://nucleodegravurars.wordpress.com/
http://paradagrafica.tumblr.com/
https://www.facebook.com/aparadagrafica/info
http://www.museudotrabalho.org/
 ·  Translate
1
Add a comment...
People
Have him in circles
305 people
Atelier de Massas's profile photo
Marcelo Armesto dos Santos's profile photo
Alexandre Pereira's profile photo
Jorge Velhote's profile photo
roger Silva's profile photo
casa grande's profile photo
Cabaré do Verbo's profile photo
Elise Vicente's profile photo
André Severo's profile photo
Work
Occupation
artista visual
Employment
  • Estúdio Hybrido
    administrador
Places
Map of the places this user has livedMap of the places this user has livedMap of the places this user has lived
Previously
Porto Alegre
Story
Tagline
I am an acme of things accomplished And I am an enclosure of things to be (Sou um ápice de coisas realizadas/Eu sou um cercado de coisas que serão) Walt Whitman
Introduction

Marcelo Monteiro

Artista natural de Porto Alegre, estudou no Atelier Livre. Trabalha com xilogravura, litografia, calcografia, desenho, fotografia e vídeo.
Primeira exposição individual "Ossos do Ofício" em 2004, edital do Núcleo de Gravura do RS.

Membro fundador Amigos do Atelier Livre; organizador de oficinas abertas.

Sócio Artista do Núcleo De Gravura do RS atuou como suplente da Direção (2002 – 2004);

Membro fundador do Grupo Pelosmuros, que tem como objetivo produzir gravuras em grande formato p/ intervenções urbanas (2005-2008);

Em 2006 no MARGS participou na coletiva "Percursos – Gravuras Contemporâneas".
No ano de 2007 teve seus desenhos publicados no livro"Dos Homens" de Louis L. Kodo, pela Editora Zouk (SP).
Primeiro lugar na Premiação "Descobrindo Talentos" pelo SESI em 2008.
Fez parte do projeto "Xirugravuras" da Galeria Choque Cultural de São Paulo, livro com tiragem de 400 exemplares, em 2008.
Colaborou e participou do apanhado histórico sobre gravura no Estado do RS "Gráfica Gaúcha I, II e III" sob curadoria de Anico Herszkovitz.

Participou como artista convidado no Macondo Circus nos anos de 2009 e 2012;
Em Janeiro de 2010, participou da exposição "Do Papel ao Pixel" no Memorial da América Latina em São Paulo.
Artista convidado em 2011 no “Projeto 72 Horas”, em comemoração aos 50 anos do Atelier Livre de Porto Alegre, houve mostra da produção no Museu de Arte Contemporânea do RS.

Ministra cursos, oficinas e palestras sobre gravura, desenho e vídeo.

 Produção em vídeo:

 Atua na produção de vídeoarte, vídeodança, experimental, documentários e videoclip.

Realizador do Filme Documentário ¨Circe Saldanha - Gravadora¨, exibido no Santander Cultural em 2004, na comemoração dos XX anos do Núcleo de Gravura do RS.
Participou com videos nas seguintes mostras:
- Dança em Foco 2012 (RJ);
- FASE4 - Encuentro de Arte y Tecnologia 2012(Buenos Aires);
- Video Guerrilha 2012(SP);
- Mostra de Videoarte no Cine Santander Cultural (POA);

- diretor/entrevistador do primeiro “ARTECONTEMPORÂNEARS.DOC”, projeto que consiste em uma série de documentários para 11ª SEMANA BRASILEIRA DE MUSEUS (2013), uma produção do MACRS em parceria com a Galeria Mamute.

Vídeos disponíveis no Vimeo e Youtube.

O Estúdio Hybrido.

É co-proprietário juntamente a designer de moda Vanessa Berg, do Estúdio Hybrido, desde 2011.

O Estúdio Hybrido foi planejado para abrigar projetos e ações transdisciplinares nas áreas das artes visuais, moda, dança, performance, tecnologia, vídeo e fotografia. A sua estrutura e ambientação permitem uma constante transformação. O estúdio dispõe de uma iluminação cênica, equipamento fotográfico, audiovisual digital e analógico, prensas para gravura, máquinas de costura, biblioteca especializada para consulta local, além de objetos e mobiliário para cenografia e uma loja no andar térreo onde são comercializados os trabalhos ali produzidos.

Também são oferecidas oficinas, cursos, encontros e projeções de filmes independentes, assim como apresentações dos projetos desenvolvidos.

O Estúdio Hybrido está situado na Rua Hoffmann, 447 no bairro Floresta em Porto Alegre.Dentro de um conjunto construído entre 1925 e 1928 pelo engenheiro-arquiteto José Franz Seraph Lutzenberger, complexo arquitetônico formado por 3 edificações e um pátio em um terreno de 1.415 m2. Este Centro Cultural é chamado de Vila Flores, e abriga projetos e coletivos nas áreas da Cultura, Educação e Negócios Criativos.

 Porto Alegre – Brasil 2013.

http://issuu.com/estudiohybrido/docs/portfoliomarcelomonteiro2014

Bragging rights
meu filho
Education
  • Atelier Livre
Basic Information
Gender
Male