Profile cover photo
Profile photo
Luftur Eventos Carnaval Rio
18 followers -
Na Luftur a compra do seu ingresso para o Carnaval do Rio é 100% segura e garantida. Não deixe para a última hora, garanta já o seu ingresso!
Na Luftur a compra do seu ingresso para o Carnaval do Rio é 100% segura e garantida. Não deixe para a última hora, garanta já o seu ingresso!

18 followers
About
Posts

Post has attachment
Rio Carnaval 2019 - Denise dias é a mais nova Musa do GRES Tuiuti
Dona de um corpo escultural, com curvas muito bem torneadas, Denise Dias promete causar no carnaval 2019 Depois de sacudir a Sapucaí como rainha de bateria da Inocentes de Belford Roxo, o carnaval de 2019 já promete ser melhor ainda para Denise Dias. Como s...
Add a comment...

Post has attachment
Sambódromo do Rio de Janeiro!

O Sambódromo do Rio de Janeiro é o nome popular da "Passarela do Samba", onde acontece os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Esta construção de 1984, fica na rua Marques de Sapucaí, local onde muito antes do "Sambódromo" as escolas já desfilavam. Mas antigamente as arquibancadas e camarotes para a assistência eram montadas anualmente para a festa, e ao termino eram desmontadas.

O sambódromo foi projetado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer e teve sua construção finalizada em 1984.

Se tornou um também um ícone arquitetônico do Rio de Janeiro, e este tipo de construção acabou desencadeando uma onde de construção de "sambódromos" por várias capitais do Brasil.

Como Chegar ao Sambódromo
Para ir ao sambódromo ou passarela do samba, que situa-se na Rua Marques de Sapucaí, o meio mais fácil para quem não está de condução própria é por taxi ou pelo metrô, descendo na estação praça onze do metrô carioca, estação esta que fica bem próxima.
Entretanto, existem também diversas linhas de ônibus que passam pelo local.

Visita ao Sambódromo durante o Ano
O Sambódromo pode ser visitado durante o ano, em períodos fora do Carnaval. Durante o dia, o local geralmente fica aberto à visitação e pode-se aproveitar para visitar o Museu do Samba que fica no mesmo local. Outra boa pedida, para conhecer o Sambódromo fora de época de Carnaval, é durante os ensaios das Escolas de Samba, que são realizados no local à partir de Dezembro, à noite nos finais de semana.

Museu do Samba
Durante a visita, pode-se visitar também o Museu do Samba, que fica na Praça da Apoteose, sob o grande arco de concreto. No Museu do Samba ficam expostas.

Fatos e História do Sambódromo
O nome oficial do Sambódromo é "Passarela Professor Darcy Ribeiro", um antropólogo, escritor, educador, professor universitário, político, ex-ministro, e vice-governador do Estado do Rio de Janeiro na época da construção.

Darcy Ribeiro é tido como um dos principais articuladores da construção da passarela do Samba, e a ideia de uma parte mais larga, em forma de praça cercada por arquibancadas ao final da passarela, é atribuída à ele, assim como o nome "Praça da Apoteose" é tida como sendo de sua autoria.

A idéia de Darcy Ribeiro era criar um espaço na extremidade final da passarela, onde ao final do desfile as escolas de samba e seus participantes atingiriam o esplendor final culminando cada desfile com uma festa monumental e gloriosa.

O Sambódromo foi construído em apenas 120 dias, usando muitas técnicas de construção pré-moldada em concreto armado. A pista tem 700 metros de extensão e 13 metros de largura na pista do desfile e sua capacidade é de aproximadamente 60 mil espectadores.

A Praça da Apoteose e seu Arco Parabólico
Ao longo dos anos, a Praça da Apoteose, foi bastante utilizada não somente durante os desfiles de Carnaval, mas também como local de eventos e shows.

É na Praça da Apoteose que existe um grande arco parabólico de concreto com um pendente ao centro. Este arco se tornou um símbolo do sambódromo do Rio e mais um ícone arquitetônico criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Grandes artistas nacionais e internacionais lá se apresentaram, e também festivais de música também tiveram o local como sede, entre eles o antigo Hollywood Rock.

Na praça da Apoteose já se apresentaram entre outros artistas de fama mundial nomes como Eric Clapton, Supertramps, Bon Jovi, David Bowie, Rolling Stones, a lendária banda Sex Pistols em sua turnê de retorno chamada Filthy Lucre.

Qual o significado o arco parabólico da Praça da Apoteose
À menos que o arquiteto deixe por escrito, ou que as formas tenham referências simbólicas muito claras, é difícil saber o que se passou na cabeça de um arquiteto ao desenhar algumas formas cuja única função seja plástica, criando uma referência marcante.

Mestre Valentim criou as duas pirâmides do Passeio Público, e certamente ele tinha uma forte influência destas formas, tanto é que usou-as também no topo do Chafariz da Pirâmide na Praça 15. Oscar Niemeyer sempre gostou de trabalhar com arcos e linhas curvas e à menos que ele tenha explicado ou deixado escrito, podemos formular hipóteses para entender o que significa o arco da Praça da Apoteose.

A primeira hipótese, poderia ser uma forma meramente abstrata baseado no seu estilo pessoal de criar ícones arquitetônicos. Se entendermos neste sentido, o tirante central, que desce do arco, foi pensado em termos estruturais e plásticos (criar beleza) para sustentar uma marquise ou laje que fica mais abaixo. Talvez o tirante nem tenha função estrutural, mas a ideia inicial pode ter sido ligada também à este fato.

A segunda hipótese, para entender o significado do arco, seria associa-lo com à uma mulher de bikini. Observe que no topo do arco, existe um pequeno triangulo que poderia ser a parte baixa do biquine, podendo-se imaginar a mulher ou passista tanto em pé como deitada de bruço.

Dados do Projeto do Sambódromo

Capacidade e Setores do Sambódromo:

A capacidade atual do Sambódromo é de 75.518 espectadores no total, divididos em vários setores como:

Camarotes com 7.056 pessoas
Frisas com 11.498 lugares
Arquibancadas especiais contando com 25.984 lugares
Arquibancadas populares contando com 25.700 lugares
Cadeiras individuais contando com 1440 lugares
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Rio Carnaval 2019 - Rainhas de Bateria
Rio Carnaval 2019 - Rainhas de Bateria O Carnaval é uma das grandes festas brasileiras e as rainhas de bateria das escolas de samba são uma atração à parte. Cheias de gingado e samba no pé, as rainhas de bateria são ansiosamente aguardadas pelo público na p...
Add a comment...

Post has attachment
Confira quem são as Rainhas de Bateria do Carnaval 2019 no Rio de Janeiro!
Add a comment...

Post has attachment
Rio Carnaval 2019 - CD do Grupo Especial já pode ser ouvido nas plataformas digitais
O CD de sambas-enredos das escolas de samba do Grupo Especial para o Carnaval 2019 já pode ser ouvido nas plataformas digitais. Desde a noite de quinta-feira, 29 de novembro, as 14 faixas estão disponíveis no Spotify, Deezer e Apple Music. O disco deverá ch...
Add a comment...

Post has attachment
Rio Carnaval 2019 - CD da Série A já está disponível de graça em aplicativos
Os foliões e sambistas apaixonados pelo carnaval carioca já podem começar a se familiarizar com os sambas que vão compor a trilha sonora do Grupo de Acesso da Marquês de Sapucaí em 2019. É que a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, a Lierj, disponib...
Add a comment...

Post has attachment
Aprenda neste vídeo uma maneira prática e rápida de como dobrar suas camisetas em tubo e de  quebra não amassá-la na hora de arrumar a mala de viagem!
Add a comment...

Post has attachment
Ex-mulher de Wesley Safadão será musa da Grande Rio no Carnaval 2019
Mileide Mihaile fará sua estreia na Sapucaí no Carnaval do ano que vem. A ex-mulher de Wesley Safadão foi convidada para desfilar como musa da Grande Rio, que levará para a Avenida o samba-enredo "Quem nunca... Que atire a primeira pedra!", em referência, e...
Add a comment...

Post has attachment
Rainha da Porto da Pedra posa com corpo pintado de Tigresa!
Rainha de bateria da Porto da Pedra, Kamila Reis leva ao pé da letra a função de vestir a camisa da escola do coração. No entanto, no ensaio sensual que estrela para o Sambarazzo a gata da cor do pecado não precisou de nenhuma peça de roupa para encarnar o ...
Add a comment...

Post has attachment
Fique por dentro de todas as novidades do carnaval 2019 do Rio de Janeiro! Notícias, Artigos e Informações de Utilidade Pública!
Comente, curta e compartilhe!
Quer comprar o seu ingresso? Acesse nossa Loja Virtual!
Photo
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded