Profile

Cover photo
35 followers|41,766 views
AboutPostsPhotosYouTube
Story
Tagline
No coração e no espírito, compromisso com a verdade
Introduction
Após 59 anos de história, e luta em prol dos municípes, o Jornal O Liberal, mantem-se fiel a suas metas traçadas em seu primeiro editorial publicado em 01 de junho de 1952, época, em que o jornal surgiu de forma singela, de criação do atual presidente Jessyr Bianco e os irmãos, Romeu e Arnaldo Mantovani.
Para esclarecer melhor, segue o primeiro editorial do jornal, com a missão e opinião que segue até os dias atuais:

Cumprindo necessária praxe, aqui estamos para explicar ao público leitor as diretrizes a serem palmilhadas pelo bi-semanário “O Liberal”.

Com as naturais deficiências que caracterizam as folhas interioranas, vem este jornal a lume, neste primeiro de junho de 1952, acariciando no coração a esperança de poder, dentro de uma linha de elegância jornalística colaborar na realização dos justos anseios do povo de Americana. 

Não nos move, nesta missão que reconhecemos penosa, o prazer da crítica fácil, nem a vontade servil de tecer elogios imerecidos a governantes, grupos econômicos ou colégios políticos.

Temos no coração e no espírito a preocupação da verdade. Ela haverá de nortear os nossos atos. Não haveremos de distanciar-nos, sob pena de qualquer sacrifício, dessa linha que nos propormos seguir. Entre o povo em geral não distinguimos pessoas, senão os atos delas, segundo as conseqüências benéficas ou nocivas que terão sobre a coletividade.

Americana tinha necessidade de um novo órgão de imprensa, fator inegável de progresso e de liberdade. 

Como jornalistas, na melhor acepção do termo, haveremos de discutir os fatos, sem paixão nem partidarismos, entregando ao povo em geral a solução dos problemas trazidos ao nosso conhecimento.

Ingrata é, no interior, a missão da imprensa. Criticado por uns, incompreendido por outros, vivendo entre a indiferença de uns outros tantos, só mesmo a custa de sacrifícios ingentes, de verdadeiro idealismo, pode o jornal do interior vencer os obstáculos naturais que lhe vedam o caminho.

Conhecemos essas dificuldades; antevemos os empecilhos contra os quais devemos lutar, mas, mesmo assim atiramos resolutos, num terreno ainda sáfaro, esta semente que encerra um ideal sincero de bem servir.

Confiamos na compreensão dos americanenses; esperamos dos jovens intelectuais de nossa terra, e de todos os homens de boa vontade, o necessário apoio moral ao nosso trabalho; e repousando, principalmente, no acendrado espírito de patriotismo deste nobre povo, haveremos de vencer a dura jornada, certos de estarmos cooperando para o progresso de Americana e o bem estar de seus filhos. 
Contact Information
Contact info
Phone
1934710300
Email