Profile

Cover photo
Lazaro Curvêlo Chaves
Works at LCC Publicações Eletrônicas
Attended Universidade Federal Fluminense
Lived in Niterói
115 followers|83,803 views
AboutPostsPhotosYouTube

Stream

Lazaro Curvêlo Chaves

Shared publicly  - 
 
IV Viagem de Trabalho da ASTRA – 20 a 23 de Setembro de 2016 - Relatório Preliminar

Conforme explicitamos em nossa mensagem “A Caminho da ETAv”, realizamos com sucesso uma viagem de curta duração, contudo bastante produtiva!

O Tenente Coronel Especialista em Fotografia PRIMO Ferreira Gonçalves, Graduado pela Turma 22 da EEAer na Ponta do Galeão foi nosso Anfitrião. Profundo conhecedor – pois que VIVENCIOU – da História da FAB em largo período de sua existência, nos culminou de informações, fotos, listagens e relatos que estamos processando para publicação em breve (fique atento). Primo graduou-se nas dependências da ETAv, pois que o contingente da EEAer na Ponta do Galeão foi provisoriamente transferido para o Prédio sito à Visconde de Parnaíba, 1316 precisamente no ano de sua Formatura, conforme reportamos em nosso Relatório acerca da Primeira Viagem de Trabalho e Pesquisas da ASTRA, em particular no endereço http://www.veteranoseear.org/fusaoeearetav1951.htm

Pela manhã do dia 21 de Setembro Tivemos uma Reunião de Trabalho altamente produtiva com a Diretora Técnica do GPPM (Grupo de Preservação do Patrimônio Museológico do Estado de São Paulo), a Sra. Cristiane Batista Santana na Secretaria da Cultura do Estado. Dentre os pontos sobre que conversamos:

_ Consulta acerca de uma Exposição a ocorrer no mês de Outubro de 2017 – como os Amigos sabem, o dia 23 de Outubro foi oficializado como “Dia do Aviador” pela Lei n° 218, de 4 de julho de 1936, em homenagem ao primeiro voo de Dumont, realizado naquela data, em 1906. De 16 a 23 de Outubro celebramos a “Semana da Asa” e seria muito bom que a Exposição coincidisse também com aquela Efeméride. Naturalmente, a duração da Exposição, com um mínimo de um mês, ficaria a critério da agenda e da generosidade dos gestores do Museu da Imigração – instalação que funciona no endereço da ETAv: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – afinal, os Heróis ali Forjados para a Força Aérea Brasileira já estão com mais de oitenta anos de idade; por um lado será demorado e complexo aos colegas que moram mais longe (Belém, Porto Alegre, Corumbá...) visitar aquele Espaço, por outro será de uma felicidade imensa aos nossos Antigões ter uma Exposição de Longa Duração no Espaço em que estudaram ao final de sua adolescência com a vantagem suplementar de suprir a lacuna do grande desconhecimento acerca dos destinos daquela Edificação na Década de 1940.

_ O que nos conduz ao segundo ponto de pauta daquela reunião: o atual Museu da Imigração conta com uma Página muito bem elaborada e interativa na Internet, contudo, ao navegarmos por ali percebemos que o Histórico da Edificação “salta” de 1932 (quando funcionou como um Presídio, durante a Revolução Constitucionalista) para o ano de 1952. Nem uma palavra sobre a FORÇA AÉREA BRASILEIRA ou a FORJA DE HERÓIS que formou quase 4.000 (quatro mil) dos melhores Técnicos Militares Especialistas em Aeronaves e seu suporte na década de 1940. Vitória neste ponto! A Diretora Técnica comprometeu-se a encaminhar aos encarregados da manutenção daquela página a sugestão de atualização de dados acerca da Escola Técnica de Aviação naquele espaço, completando a imperdoável lacuna no Histórico do Museu.

_ Ao cabo da Exposição afixaríamos um MEMORIAL com a finalidade de perenizar o trecho esquecido da História da Edificação, tão importante para nós, Especialistas da Força Aérea Brasileira.

_ Solicitamos ainda a preservação de UMA SALA no Museu (“Sala da ETAv” ou “Sala da FAB”) onde nos comprometeríamos a manter uma linha direta com informações sobre aquele período histórico aos Veteranos da FAB que para lá se dirigem durante todo o ano sem encontrar o menor vestígio da Escola Técnica de Aviação. Esta idéia pode evoluir na direção, por exemplo, de escalarmos um ou vários colegas a se fazerem presentes prestando PESSOALMENTE as informações e distribuindo material literário e mesmo recordações (broches, fotos, camisetas, bonés...) a quem eventualmente procure este tipo de material temático referente àquele tempo naquele Espaço.

Consulta acolhida e registrada com simpatia e amabilidade, ouvimos a informação de ser provável ocorrerem algumas modificações na virada do ano de 2016 para 2017 pois a Secretaria da Cultura trabalha com um sistema de Parcerias e pode a Entidade Mantenedora Atual vencer o Edital de Concorrência e continuar ou mesmo haver uma substituição. Portanto, a PROPOSTA para a efetiva realização da Exposição ficou marcada para ser apresentada por nós ao início do próximo ano, preservando o período solicitado (Outubro de 2017) para a Exposição efetivamente acontecer.



AL LAVORO, Senhores!



Já entramos em contato com aproximadamente cem Veteranos Graduados na ETAv. Destes, trinta nos enviaram seus dados para a Galeria de Honra aos Nossos Antigões. Aos colegas que ainda não enviaram seus dados fica renovado o pedido de que o façam; aproveitamos inclusive para apelar aos familiares que auxiliem nossos Antigões; poucos se aventuram pelos caminhos modernos da Internet...

TODOS os Veteranos com quem conversamos dispõem de algum material em fotos, documentos e jornais de época, peças de vestuário e material de pequeno porte.

Deixando claro que a Exposição em Outubro próximo ainda não está assegurada, dependemos das alterações que ocorrerão no início de 2017 para esta certeza, sentimos ventos favoráveis e conclamamos todos os colegas Graduados na ETAv a que comecem a preparar e separar material para a Exposição, que virá de nós. Sugerimos que, em se viabilizando de fato a Exposição, os colegas emprestem o material para a Exposição e resgatem suas relíquias, levando-as de volta ao seu término.

Penso em solicitar ao PAMA-SP e à EEAR algum material de grande porte, como motores e outras peças de aeronaves para colocarmos em Exposição. O que pensam os Colegas? Factível? Muito volumoso...

Embora procuremos a Partitura em todas as Unidades da FAB, não estamos conseguindo localizar uma cópia. Conseguimos com o Chefe da Banda de Música da EEAR, Tenente Reginaldo, a promessa de um Arranjo Marcial, com os recursos Modernos, do Hino ETAv, Forja de Heróis. Como será uma Peça Formal e Histórica, é importante identificarmos o Autor da Letra e da Música da Escola Técnica de Aviação. Colega que tenha esta informação, por cortesia, entre em contato com a maior brevidade.

Sonhem comigo, Amigos... Exposição montada em Outubro de 2017, a Visconde de Parnaíba, 1316 volta a ser a ETAv durante pelo menos um mês! Abrem-se Marcialmente os trabalhos com a presença de um Destacamento da FAB e a Melhor Banda de Música do Brasil, a Banda da EEAR executando “ETAv, Forja de Heróis” como não se ouve ao vivo naquele espaço há quase setenta anos!

Se o Colega é um Homem de Fé, erga suas preces conosco: com a Graça de Deus, teremos êxito!

Agradecendo aos colegas que, se cotizando, tornaram possível esta viagem, temos ainda a reportar o carinho e apreço com que fomos recebidos pelos Veteranos do PAMA-SP na Padaria Polar (Suboficiais Durval, Bonorino, Elói...) com suas espetaculares histórias e recordações, além o quanto aprendemos com o Coronel Primo que realmente conhece muito sobre a Força Aérea Brasileira, já estando com seu livro de Memórias também em processo de acabamento.

Saúde e Paz,

Professor e Ex-Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - Branca - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica, atualmente “BET”)

Secretário-Geral da ASTRA - Associação dos Ex-Alunos Especialistas da Força Aérea Brasileira

(*) Chegando de viagem uma Carta do Comando da Aeronáutica esperava por nós: A ESQUADRILHA DA FUMAÇA ABRILHANTARÁ O ENCONTRO ANUAL DE VETERANOS / 2017 (Clique sobre a imagem para vê-la amplada)

Voltaremos ao tema e aprofundaremos outros episódios desta viagem. QAP...

https://www.youtube.com/watch?v=o1NB8Dcwaa4
 ·  Translate
1

Lazaro Curvêlo Chaves

Shared publicly  - 
 
Veterano Especialista Graduado entre 1942 e 1966 (com 50 ou mais anos de Formatura). A ASTRA - Associação dos Ex-Alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica mantém no ar uma GALERIA DE HONRA AOS NOSSOS ANTIGÕES.
Caso o Amigo - com MEIO SÉCULO OU MAIS - de Formado ainda não consta daquela relação, entre em contato (curvelo@gmail.com) para que o possamos arrolar também!
Saúde e Paz,
Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - Branca - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica)
http://www.veteranoseear.org/galeriadehonra_fevereiro2016.htm
(*) Clique no link para abrir na Nossa Página
 ·  Translate
Galeria de Honra dos Pionerios Especialistas e Antigoes Reverenciados por todos os Especialistas da FAB
1

Lazaro Curvêlo Chaves

Shared publicly  - 
 
 Brasil desgovernado por Mercadores, Usurários e seus Lacaios Políticos


 Os Mercadores e Agiotas tomaram conta do Poder, dando ordens aos políticos e juízes.
   Mercadores e banqueiros têm o seu lugar na sociedade, e este não é o Comando Supremo de todo o Ordenamento Social que hoje, na prática, ocupam, pervertendo a sociedade inteira.

      A este problema gigantesco que nos assola há quase três décadas o governo do Partido (dito) dos Trabalhadores pratica o contrário do que prega, seguindo cegamente os ditames do mercado, penaliza trabalhadores em prol das camadas ociosas da sociedade (notadamente as "de cima": agiotas e mercadores; apostadores da bolsa de valores e banqueiros, que ficam com a maior parte de tudo o que produzimos. Pior ainda: praticam a rapinagem partidária e pessoal beneficiando a poucos em detrimento de todos os que trabalham trazendo ao cenário a derrota da política, que se reduz à temática policial (quem-roubou-o-quê-e-que-provas-se-pode-produzir) o que o desgoverno petista mais realizou nesta década e um terço em que está no poder foi escândalos, desviando o foco da atenção ao problema mais sério, que é o domínio dos mercadores e agiotas, para a pequenez do noticiário policial...

      Há que se reverter esse quadro. Não será simples, nem rápido, nem indolor, mas há que se começar a pensar em RESGATAR O BRASIL PARA OS BRASILEIROS!

     Aqui se tecem algumas considerações e está aberto o debate em torno do tema.

Lázaro Curvêlo Chaves, 08/02/2016

http://www.culturabrasil.org/mercadores_e_agiotas_destruindo_brasil.htm

https://www.youtube.com/watch?v=-bvsQYIqHfw
 ·  Translate
1

Lazaro Curvêlo Chaves

Shared publicly  - 
 
Pela Transparência TOTAL no uso do Dinheiro Público
Leia o texto na íntegra em
http://www.culturabrasil.org/transparencia_total.htm

https://www.youtube.com/watch?v=wL1Nl_YaPG4
 ·  Translate
1

Lazaro Curvêlo Chaves

Shared publicly  - 
 
NOSSOS ANTIGÕES - GALERIA DE HONRA - 04/11/2015

Galeria de Honra dos Veteranos Especialistas

 EEAer Ponta do Galeão - ETAv - EEAer Guaratinguetá

Listagem dos Pioneiros Especialistas e Antigões Reverenciados por todos os Especialistas da Aeronáutica por uma Vida dedicada ao Serviço Pátria

Para compreender por que motivos nosso Grupo nasceu e quais as suas finalidades, leia o Histórico da Criação do Grupo de Veteranos Especialistas da Força Aérea Brasileira: http://www.veteranoseear.org/historico_do_grupo.htm

http://www.veteranoseear.org/galeriadehonra04nov2015.htm
 ·  Translate
Galeria de Honra dos Pionerios Especialistas e Antigoes Reverenciados por todos os Especialistas da FAB
1

Lazaro Curvêlo Chaves

Shared publicly  - 
 
"O Modelo Econômico Atual é Genocida, Fratricida, Ecocida e Suicida. Enquanto permitirmos que os comunistas aliados aos banqueiros e aos mercados decidirem os rumos da política mundial, não há Futuro para a Humanidade" - D. Pedro Casaldáliga - Bispo Prelado de São Felix do Araguaia
http://www.culturabrasil.org/vozes_contra_globalizacao.htm
 ·  Translate
1
1

Lazaro Curvêlo Chaves

Shared publicly  - 
 
ASTRA - A Caminho de Pernambuco com a Graça de Deus e o Apoio dos Amigos

Com vistas a prosseguir em nossos trabalhos em prol da ASTRA e da Valorização do Especialista da Força Aérea Brasileira, gostaríamos de levar a cabo algumas viagens ainda neste primeiro semestre. Serão contatos importantes com Antigões e Associações de Veteranos de diversas partes do país. Em o(a) Amigo(a) podendo auxiliar, sem sacrificá-lo(a), entre em contato para que lhe forneça meus dados bancários.

Grupo AGARRA-PE (Associação Grupo de Amigos da Reserva, Reformados e Pensionistas da Aeronáutica de Pernambuco)


Esquadrilha da Fumaça (em Pirassuninga - SP )

Com o apoio imprescindível da ASMIPIR - Associação dos Militares Inativos e Pensionistas de Pirassununga - sempre a primeira e mais entusiasta a apoiar as iniciativas da ASTRA - gostaríamos de colocar em contato os atuais Anjos da Guarda da Esquadrilha da Fumaça com componentes de antigas formações de Anjos da Guarda do EDA, de acordo com Ofício encaminhado ao Comandante da Força e que obteve linha branca! Pretendemos entrevistá-los, trazer fotos e recordações daquela Importante e Tradicional Organização da Força Aérea Brasileira para publicar na página dos Veteranos Especialistas e ampla divulgação onde tenhamos voz.

Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Guaratinguetá - SP

Rio de Janeiro - RJ
Brasília - DF

Preciso entrevistar o Brigadeiro de Infantaria Rodolfo Freire de Rezende, os Brigadeiros Nóbrega, Paulo Leal, os Suboficiais Renaldo Macedo (Turma 146) e Antônio Augusto Basílio (de minha Turma, 171) e, em sendo viável ainda, solicitar Audiências no CECOMSAER e no GABAER para debatermos temas importantes para o desenvolvimento da ASTRA - Associação dos Ex-Alunos Especialistas da Força Aérea Brasileira.

Com meu mais profundo Respeito,

Professor e Ex-Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - EEAer Guaratinguetá - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica - Atual "BET")

Secterário-Geral da ASTRA - Associação dos Ex-Alunos Especialistas da Força Aérea Brasileira



https://www.youtube.com/watch?v=lMiRLCC2PeM
 ·  Translate
1

Lazaro Curvêlo Chaves

Shared publicly  - 
 
A Caminho da ETAv com a Graça de Deus e o Apoio dos Amigos - Ago/2016

https://www.youtube.com/watch?v=o_o2A3Hjhbo

É nosso firme propósito empenharmo-nos ao máximo para a realização de uma Mega-Exposição na Escola Técnica de Aviação (Atualmente "Museu da Imigração") na Semana da Asa, que é celebrada entre os dias 16 e 23 de Outubro. Gostaríamos, nós e os Veteranos Graduados na Escola Técnica de Aviação, efetivá-la em 2017; temos portanto, pouco mais de um ano para nos prepararmos.

Já temos colegas nossos por todo o país encarregados de procurar por peças de Aeronaves similares às usadas nas Instruções que tinham lugar na ETAv durante a década de 1940: motores, painéis, asas... Todas as peças que compôem uma aeronave e os Alunos da ETAv aprendiam a manter em bom funcionamento, NA PRÁTICA, em seu Estabelecimento de Ensino Técnico-Militar (o Melhor da América do Sul, ao tempo, equiparável ao Ensino Técnico-Militar ministrado nos EUA. Era o tempo do Esforço Internacional de Guerra Antifascista e nós éramos aliados de primeira hora dos Estados Unidos da América.

Percebendo que ficava mais simples e econômico trazer o Ensino Técnico-Militar para o Brasil ao invés de enviar nossos Técnicos para cursos no exterior como se estava fazendo até então. O Presidente da República contratou uma empresa norte-americana, a Embry-Riddle School of Aviation, de Mr. John Paul Riddle, para implantar em nosso país uma Escola daquele porte. O local escolhido foi a antiga Hospedaria dos Imigrantes, pois reunia as condições necessárias à boa formação Técnico-Militar que se almejava.

Professores e Professoras vieram dos EUA para instruir nossos Técnicos em Equipamentos similares àqueles utilizados pelos nossos aliados do Norte. O maior conhecedor vivo da História da ETAv e seus desdobramentos é o hoje Advogado bem sucedido, Suboficial Reformado e Ex-Aluno da ETAv Zózimo Lima Filho que, por sinal, lançará seu livro "Memórias de um Ex-Aluno da ETAv" no dia 07/07/2017, por ocasião do 16º Encontro Anual de Veteranos na EEAR, em Guaratinguetá. De todos os Graduados na ETAv que encontramos até este momento destacam-se a nos orientar com precisão, pela ordem: Zózimo Lima Filho, Germano Hammerle e Primo Ferreira Gonçalves - estes três têm demonstrado para conosco a paciência e a atenção meticulosa de que precisamos a melhor conhecer a nossa história. Brinco com eles ser a nossa "pré-história", uma vez que me graduei na Escola de Especialistas de Aeronáutica em Guaratinguetá e os PIONEIROS ESPECIALISTAS da EEAer na Ponta do Galeão e da Escola Técnica de Aviação constituem nossa "pré-história".

A Cerimônia de Fusão da EEAer na Ponta do Galeão com a ETAv ocorreu em Julho de 1951, conforme testemunharam, fotografaram e nos relataram os Ex-Alunos Germano Hammerle (Turma 95 da ETAv) e Primo Ferreira Gonçalves (Turma 22 da EEAer na Ponta do Galeão). Confira aqui as fotos e o relato que deles recebemos.

Segundo relatado na Revista Comemorativa dos 70 anos da Escola de Especialistas de Aeronáutica, lançada em 2011, o Ministério da Aeronáutica celebrou um convênio com o Estado de São Paulo sob os auspícios do Prefeito de Guaratinguetá, André Broca Filho. Nos termos do convênio, o Ministério da Aeronáutica transferia a propriedade de todas as Edificações da Escola Técnica de Aviação e recebia em troca a Escola Prática de Agricultura, situada no município de Guaratinguetá e que oferecia todas as condições para a ampliação e a modernização pela qual a Força estava passando naquele momento histórico. Tema controverso. Há uma versão, em transmissão oral, dando conta de a Edificação onde funcionou a ETAv haver sempre pertencido ao Estado de São Paulo, havendo sido cedida ao Ministério da Aeronáutica pelo período de 1943 a 1953; tema a levantarmos na documentação eventualmente preservada no Museu da Imigração e na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o que pretendemos levar a cabo.

Nossos Antigões relatam que as negociações foram demoradas e até mesmo a transferência integral para Guaratinguetá, uma vez decidida, levou três anos! De 1951 a 1953, quando todo o material da FAB estava transferido para a nova sede da Escola de Especialistas de Aeronáutica e, somente então, a as edificações da ETAv foram formalmente transferidas para o Estado de São Paulo.

Enfim, a Escola de Especialistas de Aeronáutica seguiu seu caminho histórico que vamos, aos poucos, percorrendo e compreendendo melhor, o mesmo ocorrendo com a antiga "Hospedaria dos Imigrantes", atualmente "Museu da Imigração". Graças ao empenho dos colegas de várias gerações a História da Nossa Escola está registrada em diversas Obras. Já quanto ao que aconteceu com a antiga Hospedaria dos Imigrantes quando a ETAv deixou de funcionar naquela Edificação há muitas lacunas. Sequer a Página do Museu da Imigração na Internet informa meramente que a ETAv funcionou naquele prédio durante dez anos...

Al Grano!

Preciso ir até São Paulo conversar com o Secretário de Cultura do Estado, com o Representante no Brasil da Embry Riddle e Entrevistar vários colegas Antigões que muitos aportes têm a nos ofertar para a nossa recomposição histórica. Conforme é do conhecimento dos Amigos, vivo com parcos recursos e cuido de minha mãe idosa (tarefa que, felizmente, posso ocasionalmente dividir com minha irmã, que é a Melhor Enfermeira da Galáxia). Poucos dias após meu regresso de Guaratinguetá meu velho computadorossauro pifou para além de qualquer possibilidade de reparo. No dia 2 recebi pelo Correio, presente de um Amigo que não deseja ver-me sem condições de trabalho, um COMPUTADOR NOVO que levei aí uns cinco dias para configurar a contento, deixando-o da maneira que estou acostumado a trabalhar.

No processo, tive oportunidade de confirmar o que já sabíamos: vivemos hoje uma das piores situações financeiras de nossa história (pessoalmente, é a pior situação que vivencio nesta existência): a maioria dos colegas declara não ter mais meios de reparar equipamentos eletrônicos quebrados, menos ainda comprar novos!

Estamos em processo de formalização jurídica da ASTRA. No entretempo, para que não fique "inativo" como ouço, por vezes, dizer, preciso de alguma ajuda. Que fique bem claro: com meus vencimentos da FAB sobrevivo e não me queixo (ainda consigo pagar as contas de água, luz e telefone; comprar alimento e medicamento - E MAIS NADA): por sorte, ao longo dos anos recebi para análise "quando tiver tempo" grande quantidade de livros e documentários. Enquanto conseguir me alimentar e tiver alguma forma de iluminação que me ajude a ler o que está nos livros, de nada tenho que me queixar: vivo bem e como quero. A questão fica complicada quando se precisa fazer algo pelo COLETIVO de Nossa Classe. Ainda consigo manter o domínio veteranoseear.org no ar e oferto de bom grado o meu trabalho, que meu Amigo Paulo Leal (O Pioneiro Especialista Mais Antigo Vivo) considera "Hercúleo" e eu vejo como atividade lúdica!

Para levar a cabo a viagem precisarei, mais uma vez, contar com o apoio dos Amigos, desde que não se sacrifiquem para isso: a crise não está fácil! Ainda assim, consegui fazer três longas e altamente produtivas e instrutivas viagens de Estudos e Pesquisas, sempre com o fruto da contribuição voluntária dos Amigos, nos termos em que sugeriu nosso Amigo Benonil Gomes de Mello (Turma 17 da EEAer na Ponta do Galeão) Após alguma relutância, aceitei a oferta e vejo a Sabedoria do Antigão: quão útil tem sido a todos nós!

Enfim, se couber no seu bolso alguma ajuda pecuniária a que sigamos em nosso trabalho, apresento meus dados em contas no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal:

Lázaro Curvêlo Chaves

Banco do Brasil

Agência 0066-3

Conta Corrente: 20.726-8

CPF: 663.594.307-20




Lázaro Curvêlo Chaves

Caixa Econômica Federal

Agência 0352

Operação: 013

Conta Corrente: 67925-5

CPF: 663.594.307-20



Mais Atividades à Frente!

1 - É nosso firme propósito, em viável se tornando, atender ao convite que me fez o Brigadeiro Bhering quanto lá estive entrevistando o Major Brigadeiro Terroso: "Curvêlo, você nos deve uma visita!" - o Brigadeiro Bhering é Diretor do MUSAL e fiquei fortemente tocado não apenas pelo atraente convite (eu ainda não conheço o MUSAL!) como pelo fato de ele se recordar de meu nome! Tenho de ir até lá e já obtive a promessa do nosso Amigo Benonil Gomes de Melo de ciceronear-me quando estiver de volta ao Rio de Janeiro. Pretendemos ir ao MUSAL e verificar como está o Espaço onde funcionava a EEAer, Quartel na Ponta do Galeão. Estimaria fazer aquela viagem, em possível se tornando, entre meados de Setembro e começo de Outubro.

2 - Será muito bom para O Especialista entrevistarmos o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Júnior e o Comandante do Corpo de Alunos, Coronel Eder Santaroni Cortat. À oportunidade, poderemos levar-lhes nossas idéias e propostas, verificando sua receptividade. Sim, a finalidade primacila da EEAR é FOMAR NOVOS SARGENTOS ESPECIALISTAS PARA A FORÇA AÉREA BRASILEIRA, o que faz com raríssimo brilhantismo a Melhor Escola de Ensino Técnico-Militar da América Latina!

Quando estive na EEAR pela última vez, em Agosto passado, deixei abertas várias questões, colocadas como pontos de ponderação para o Comando da Escola, por exemplo:

_ Conseguirmos um Arranjo Marcial com os Recursos Modernos para o Hino da ETAv - "Forja de Heróis"

_ Lançarmos as sementes de um Espaço para acolher o Ex-Aluno Especialista em visita à Escola. Quando lá estive, pedi licença aos Alunos e, nos intervalos entre uma atividade e outra usei o Espaço da Sociedade dos Alunos. Quem sabe conseguimos um Espaço Similar? Algo como um "Museu do Aluno", por exemplo... Disse-me o Coronel Santaroni que já existe um Espaço assim na EPCAR. Que belo exemplo!

_ Conseguirmos Revistas de Formatura, se possível Boletins de Formatura (na semana de 15 a 19 de agosto a EEAR estava recebendo visitantes ilustres adrede agendados e poucas oportunidades tive de conversar com o Comandante Jayme. Agendando mais precisamente, conversaremos com a devida atenção e calma. Tomara consiga mesmo realizar aquela viagem a Guaratinguetá novamente e entrevistar o Comandante Jayme e o Comandante Santaroni! Gostaria de estar presente à Formatura da Turma 243, que tive a grata satisfação de ver o Serginho (SO Paulo Sérgio Oliveira, Ex-Aluno da Turma 165) treinar para que os Formandos façam as Divisas de Sargento ou o Gládio Alado (ou "Asa"). A boa educação, a dedicação esmerada e a atenção cuidadosa daquela turma simpática conquistou-me o coração: gostaria de estar presente à sua Formatura (que ocorrerá no dia 25 de Novembro próximo, a 700 Km ou R$ 1.200,00 de distância de onde moro...)

Contando com a compreensão dos Amigos com os quais estou visceralmente comprometido a dar o máximo de mim para serví-los, aproveito o ensejo para enviar a todos, particularmente ÁS FAMÍLIAS, que têm-se demonstrado excepcionalmente pacientes e compreensivas para com o momento emocional que estamos vivenciando neste instante.

Saúde e Paz,

Professor e Ex-Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - Branca - 13/07/79 - Q AT RA MR (Especialista em Eletrônica)
 ·  Translate
1

Lazaro Curvêlo Chaves

Shared publicly  - 
 
NOSSOS ANTIGÕES - GALERIA DE HONRA - FEVEREIRO / 2016

PIONEIROS e ANTIGÕES REVERENCIADOS POR TODOS OS VETERANOS DA FAB POR UMA VIDA DE SERVIÇOS PRESTADOS À NAÇÃO BRASILEIRA.

Destaques:

_ Brevíssimo Histórico da EEAR a fim de tornar a locução mais compreensível

_ LEITURA NOMINAL DOS JÁ QUASE DUZENTOS PIONEIROS E ANTIGÕES ESPECIALISTAS LOCALIZADOS ATÉ ESTA DATA (21/02/2016)

_ Pioneiros Especialistas: aqueles que se graduaram na EEAer na Ponta do Galeão e na Escola Técnica de Aviação na década de 40 do século passado

_ Antigões Especialistas: aqueles que se graduaram na EEAer em Guaratinguetá com 50 anos ou mais de Formatura: Turmas 108 a 146

_ Comunicado sobre a Associação de Ex-Alunos da EEAR, que já existe virtualmente, somos nós e que nascerá juridicamente em Guaratinguetá, no XV Encontro Anual de Veteranos. Àqueles que poderão participar, convidamos para a 1ª Reunião Histórica da Associação de Ex-Alunos da EEAR que está marcada para o Rancho às 16h do dia 1º de Julho de 2016, quando a Associação Nascerá como Pessoa Jurídica, Sem Fins Lucrativos

_ Chegou o momento de pensarmos mais a fundo em como participaremos do XV Encontro Anual de Veteranos: vamos elaborar camisetas, faixas, montar a programação de cada Turma...

_ AGRADECIMENTOS: Aos 2.200 Componentes do Grupo dos Veteranos no Facebook, ao RESERVAER, ao CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA EEAR, À ASMIPIR, À AGARRA-PE, ao PAMA-SP, ao SPV-SP, ao VELHAS ÁGUIAS-RJ, à EMBRY-RIDLE, À A.M.I.G.A

A Galeria Completa com fotos e dados dos Pioneiros e Antigões Especialistas citados neste vídeo está no ar na Página dos Veteranos Especialistas na Internet em:

http://www.veteranoseear.org/galeriadehonra_fevereiro2016.htmgaleriad...

Saúde e Paz,

Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - Branca - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica)

(*) ANTES de solicitar ingresso ao nosso Grupo Fechado no Facebook, certifique-se de ler, tão carinhosa e atentamente quanto escrevemos para o Amigo, as Regras Gerais do Nosso Grupo na Página dos Veteranos Especialistas em:

http://www.veteranoseear.org/novas_regras.htm

https://www.youtube.com/watch?v=VyRDQmZw7Gc
 ·  Translate
1

Lazaro Curvêlo Chaves

Shared publicly  - 
 

Como Participar do Grupo de Veteranos Especialistas?
Envie uma Mensagem Pessoal a um dos nossos Administradores com o NÚMERO DA SUA TURMA ou DATA DE FORMATRURA + ESPECIALIDADE + NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNO (ou "MILHÃO")
http://www.veteranoseear.org/administradores_veteranos.htm
Leia atentamente as Regras Gerais do Nosso Grupo e vamos ao Congraçamento entre Todas as Gerações de Especialistas da FAB de todos os Tempos, desde 1942 até os dias atuais!
http://www.veteranoseear.org/novas_regras.htm
Fraternalmente,
Aluno 77-1183 - Lázaro CURVÊLO Chaves - Turma 171 - Branca - 13/07/79 - Q AT RA MR (Eletrônica)
https://www.facebook.com/groups/veteranoseear/
https://www.youtube.com/watch?v=bG-PesAYfp8
 ·  Translate
1

Lazaro Curvêlo Chaves

Shared publicly  - 
 
Mensagem aos Veteranos Especialistas da Força Aérea Brasileira. Leia o texto relativo ao que aqui vai dito em nossa página na Internet em http://www.veteranoseear.org/disciplina_amor_coragem.htm

https://www.youtube.com/watch?v=SFuTS8zwD78
 ·  Translate
1
Work
Occupation
Mantenedor da página "Cultura Brasileira" em http://culturabrasil.org
Employment
  • LCC Publicações Eletrônicas
    Autônomo - Mantenedor de minha página - http://culturabrasil.org, 1998 - present
  • Força Aérea Brasileira
    1977 - 1986
  • Universidade Federal Fluminense
    1986 - 1993
  • Rede de Colégios e Cursinhos "Objetivo"
    Professor de História de 5ª Série até o Pré-Vestibular, 1993 - 1997
  • Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo
    Secretário de Cultura, 1997 - 2000
Places
Map of the places this user has livedMap of the places this user has livedMap of the places this user has lived
Previously
Niterói - Caçu - Goiânia - Uberlândia - Guaratinguetá - São José do Rio Pardo - Niterói
Story
Tagline
Professor Universitário Aposentado. Hoje mantenedor da página Cultura Brasileira em http://culturabrasil.org
Introduction
Depois que saí da vida pública, vivo em meu auto-exílio com minha mãinha sertenaja, já quase octogenária e me dedico principalmente à literatura, assistir BONS filmes e documentários e atualizar minha página, "Cultura Brasileira" em http://culturabrasil.org - ou - http://www.culturabrasil.pro.br pois sempre há algo de novo sendo descoberto em ciências, inclusive as ciências sociais.
Sou um camarada afável, cordial, sincero na maior parte das circunstâncias da vida.
Só tenho AVERSÃO, OJERIZA, ASCO a idiotices e imbecilidades - como faz falta a palavra "BULSHIT" no idioma português! Parece que, ao envelhecermos, vamos ficando mais e mais ranzinzas...
Fico muito chateado com o retrocesso GERAL da cultura mundial: cadê a poesia? Mesmo na música... Todos parecem sacrificar a maior parte de suas vidas ao Bezerro de Ouro da Globalização. Isso vai acabar pois só é "sustentável" no discurso mesmo.
A moral, os costumes, seguem caminhos com os quais não concordo; por exemplo: quem mais ganha dinheiro são os parasitas que nada fazem e os que trabalham produzindo coisas materiais ou descobertas culturais e científicas são penalizados com um salário decrescente há tempos, o que gera desigualdade social ampliada, portanto, muita corrupção e violência.
Sou contra o voto obrigatório (o Brasil e mais uns quatro países subdesenvolvidos ainda obrigam seus cidadãos ao exercício do que deveria ser um DIREITO CIVIL, como casar-se ou não, ter ou não religião à sua escolha, etc. Pior: só no Brasil e no Paraguai há "urnas eletrônicas" capazes de computar votos em número vastamente superior ao eleitorado (há inúmeras pessoas que possuem 4 ou mais títulos de eleitor em diferentes zonas eleitorais) e apresentar o resultado antes mesmo que a votação esteja concluída.
"Tá tudo dominado", como se diz vulgarmente. Escrevi sobre isso em minha página. Chamo a atenção para minhas atualizações periódicas. Eram semanais, mas quando descobri que a maioria dos brasileiros se mediocrizou tanto que "não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe" tomou um novo significado: a "raiva de quem sabe" - ou tenta saber um pouco - intimida, é ASSASSINA.
Visite periodicamente http://www.culturabrasil.org/polemizando.htm para minhas atualizações sobre conjuntura político-econômico-social e confira "Brasil controlado por Criminosos" em http://www.culturabrasil.org/brasilcontroladoporcriminosos.htm
Bragging rights
Tenho uma Família Unida - minha mãe viúva e meus irmãos principalmente - e me orgulho muito d eminha memória também ;)
Education
  • Universidade Federal Fluminense
    Ciências Sociais, 1981 - 1986
Basic Information
Gender
Male
Relationship
Single