Profile cover photo
Profile photo
Holiste Psiquiatria
10 followers -
Holiste é uma clínica psiquiátrica especializada em saúde mental
Holiste é uma clínica psiquiátrica especializada em saúde mental

10 followers
About
Posts

Post has attachment
AMBIENTOTERAPIA: REALIZANDO UM PROJETO TERAPÊUTICO | VÍDEO

“Nossa meta foi construir um lugar de acolhimento de pessoas, sobretudo, de pessoas que estão sofrendo. Nós fizemos um lugar bonito e agradável. Mas não tínhamos em nenhum momento a meta de fazer um lugar luxuoso ou fútil. Procuramos fazer algo de qualidade, pois para nós, isso é respeito ao paciente, pois o doente mental, muitas vezes é tratado com muito desprestígio, como alguém sem importância”, explica Luiz Fernando Pedroso, psiquiatra e diretor clínico da Holiste.

A Holiste Psiquiatria comemora um ano de consolidação do seu projeto terapêutico em sua nova casa.

Inaugurada em dezembro de 2016, a nova sede da Holiste Psiquiatria traz uma estrutura pensada em cada detalhe para receber e acolher pacientes e seus familiares. Um ambiente com conforto e segurança, projetado para promover a convivência e o diálogo.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a Ambientoterapia e o nosso projeto terapêutico.

Post has attachment
MEDICINA PERSONALIZADA NA PSIQUIATRIA: TESTE FARMACOGENÉTICO

“O teste farmacogenético apresenta-se como uma alternativa para auxiliar na escolha do melhor tratamento, respeitando as especificidades genéticas daquela pessoa. Podemos definir se é necessário aumentar ou reduzir a dosagem da medicação, ou buscar uma outra alternativa que se adapte melhor ao tipo de metabolismo do paciente, possibilitando uma melhor adesão ao tratamento e uma maior qualidade de vida”, explica a psiquiatra Fabiana Nery.

A Holiste oferece o teste farmacogenético em parceria com a GnTech, laboratório catarinense de genética e bioinformática, que realiza exames de alta qualidade e precisão, provenientes do sequenciamento do genoma humano.

Saiba mais sobre o teste farmacogenético.

Post has attachment
DEPENDÊNCIA EMOCIONAL IMPEDE DENÚNCIAS DE AGRESSÕES

A dependência emocional das mulheres que são agredidas pelos maridos, muitas vezes impede que as denúncias de violência sejam feitas. E sem ajuda, as agressões tendem a ficar cada vez mais graves.

Em entrevista ao jornal BA Record, a Dra. Livia Castelo Branco, psiquiatra da Holiste, falou a respeito dos relacionamentos abusivos e que na maioria das vezes, a pessoa agredida não percebe que está vivenciando uma relação perigosa e de que existe ali um quadro de dependência emocional envolvido.

Confira a matéria completa em nosso blog.

Post has attachment
EXPOSIÇÃO INFANTIL NA INTERNET | ENTREVISTA COM ETHEL POLL

Em entrevista à rádio Metrópole, Ethel Poll, psicóloga da Holiste, fez um alerta sobre o comportamento cada vez mais adulto de crianças e jovens em redes sociais e de como essa exposição infantil pode influenciar no seu desenvolvimento.

“Muitas vezes o que está implicado não é o desejo genuíno da criança. A criança é um ser ingênuo que, na maioria das vezes, é capturado pelo que lhe é exposto e pelo que está na moda. A imitação na esfera da brincadeira é saudável. O problema é quando a imitação sai da esfera do lúdico e passa a incorporar a problemática e complexidade do mundo dos adultos, e o que era apenas para ser uma diversão passa a ser uma obrigação”.

Confira a entrevista completa.

Post has attachment
PSIQUIATRIA SALVA VIDAS

“Apesar da negligência em torno da questão, principalmente do poder público com suas desastrosas políticas de saúde pública, a doença mental é um assunto sério e que leva milhares de pessoas a óbito todos os anos. Seja nos suicídios isolados, nos atentados terroristas ou em outros atos que aparentemente possuem alguma motivação lógica e justificável, é preciso enxergar a doença mental por trás de cada um deles, pois, salvo raras exceções, ninguém mentalmente saudável protagoniza certos tipos de evento”.

O transtorno mental ainda é uma questão negligenciada em todo mundo. O jornal ATarde publicou um artigo de Luiz Fernando Pedroso, psiquiatra e diretor clínico da Holiste, onde defende a importância de um olhar mais cuidadoso sobre a saúde mental.

Confira o artigo completo em nosso blog.

Post has attachment
A LIBERDADE REFÉM DA BUROCRACIA | ARTIGO JORNAL CORREIO

“Se há um tipo de agente público pior que o político corrupto é aquele que quer legislar sem ter sido eleito; é o concurseiro que aparelha a máquina pública para impor sua ideologia e que ninguém consegue se livrar na eleição seguinte. É aquele que imbuído de uma suposta superioridade moral, transmuta-se num justiceiro defensor dos fracos e oprimidos, num padrão mental que Melanie Klein definiu como infantil e esquisoparanoide”.

Luiz Fernando Pedroso, psiquiatra e diretor clínico da Holiste, fala sobre legalização das drogas, burocracia e liberdade em artigo publicado no jornal Correio.

Leia o artigo completo em nosso blog.

Post has attachment
OS PERIGOS DO USO INDISCRIMINADO DE PSICOTRÓPICOS

O uso de psicotrópicos sem orientação médica pode trazer sérios danos à saúde do indivíduo. A psiquiatra Livia Castelo Branco falou sobre os perigos associados ao uso indiscriminado de medicamentos como a Ritalina ou Rivotril.

“A indicação de remédios ansiolíticos e/ou estimulantes deve ser muito bem estudada, com uma avaliação psiquiátrica completa e exames complementares em alguns casos – como eletrocardiograma e eletroencefalograma – que possam excluir doenças associadas. O acompanhamento psiquiátrico deve ser contínuo, até porque algumas drogas podem causar dependência e tolerância, quando são necessárias doses cada vez maiores para fazer efeito”, explica a psiquiatra.

Leia a matéria completa.

Post has attachment
SUICÍDIO: UM MAL TRAIÇOEIRO

Em julho deste ano, Chester Bennington, vocalista da banda americana Linkin Park, cometeu suicídio. Sua esposa compartilhou um vídeo feito 36 horas antes do ato, com o intuito de mostrar às pessoas que a depressão não é uma doença tão óbvia quanto parece.

Nas imagens compartilhadas por Talinda Bennington, Chester aparece sorrindo e brincando com a família, sem os sinais mais clássicos da depressão ou de que cometeria suicídio.

Leia a matéria completa: https://lnkd.in/dNUWXUD

Post has attachment
RECRIANDO VÍNCULOS ATRAVÉS DO ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO (AT)

“Nos transtornos mentais, uma das consequências negativas é a limitação do sujeito em sua relação com o outro, consigo mesmo e até com seus atos. Por isso, muitas vezes, além do tratamento medicamentoso e psicoterápico, o paciente precisa reestabelecer seus vínculos perdidos, reorganizar suas atividades, e esse trabalho de intervenção na vida cotidiana tem gerado bons resultados”, explica o psicólogo Cláudio Melo.

Desenvolvido para ser um instrumento de monitoramento da rotina do paciente psiquiátrico – com o objetivo de reorganizá-la, resgatar sua autonomia e promover sua reinserção no convívio social – o Acompanhamento Terapêutico (AT) é um trabalho clínico que também permite gerenciar conflitos, identificar dificuldades e limites e, em alguns casos, fazer com que a pessoa retome a construção do seu projeto de vida.

Saiba mais na matéria da Revista Holiste

Post has attachment
ISOLADA, MENTE. A IMPORTÂNCIA DO LAÇO SOCIAL

“A condução do tratamento com os pacientes crônicos, principalmente psicóticos, não passa por tutelá-los, excluindo o indivíduo de suas responsabilidades; pois, se assim for, condenamos o tratamento ao fracasso e a impossibilidade da transformação. Trabalhar para que esse paciente possa trazer suas questões à tona possibilita tratar o sintoma e mediar a sua relação com o mundo, buscando devolver a sua identidade enquanto indivíduo que tem anseios pessoais, objetivos de vida e responsabilidades, deixando para trás a apatia do rótulo de “doente mental”.”

O Jornal Correio publicou o artigo de Caroline Severo, onde a psicóloga fala sobre a importância do “Laço Social” na relação com pacientes psiquiátricos crônicos.

Confira o artigo completo.
Wait while more posts are being loaded