Profile cover photo
Profile photo
Fronteiras no Tempo
22 followers -
Um podcast de História
Um podcast de História

22 followers
About
Posts

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Durante mais de 388 anos a escravização de homens e mulheres africanos perdurou nas terras e na sociedade que hoje chamamos de Brasil. Esse sistema de mercantilização extrema da mão de obra por tão longo tempo deixou chagas que estão abertas até hoje, impedindo que se consolide um ambiente efetivamente democrático e justo para todos os cidadãos. Neste ano em que se completam 130 anos da assinatura da Lei Áurea, C. A e Beraba abordam a forma como a escravidão teve fim no Brasil em 1888.

No episódio:

Descubra como os estudos de história avançaram em relação a escravidão, entenda como eram as formas de resistência dos escravizados, compreenda quais peças compuseram o movimento abolicionista e surpreenda-se ao descobrir qual foi o pacto político que permitiu a assinatura da lei áurea.

http://www.deviante.com.br/podcasts/fronteiras-no-tempo-30-abolicao-da-escravidao/
Add a comment...

Post has attachment
No 8º episódio do Historicidade recebemos novamente o Prof. Dr. Gilberto Rodrigues (Relações Internacionais UFABC) para falar sobre os Refugiados no Brasil.

Entenda como o Estado brasileiro lida, geralmente, com as pessoas que pedem refúgio, compreenda quais as instituições da sociedade civil que atuam como auxiliares do Estado nessa questão, descubra o papel das universidades e aprenda como a questão dos refugiados está intimante ligada a dos Direitos Humanos.

http://www.deviante.com.br/podcasts/fronteiras-no-tempo-historicidade-8-refugiados-no-brasil/
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Se você nasceu em qualquer ponto do globo e está lendo esse texto, parabéns! Você é um humano. O fato de ser um humano já lhe insere nos princípios defendidos e assegurados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo septuagésimo aniversário de sua proclamação será completado no dia 10 de dezembro. Em tempos de muita confusão conceitual, fake news, revisões históricas não muito precisas e usos políticos variados do termo, é importante que compreendamos o que são os Direitos Humanos e sua construção ao longo da história, especialmente nos últimos dois séculos. Embarque nessa viagem temporal com os historiadores C. A e Beraba.

Nesse episódio, descubra o que são os chamados Direitos Humanos, compreenda a trajetória histórica do Estado de Direito no Ocidente, entenda quais as bases filosóficas que sustentam esses direitos, estabeleça conexões entre a Bill of Rights, a Declaração de Independência dos EUA, a Declaração Universal dos Direitos dos Homem e do Cidadão, o nascimento da Organização das Nações Unidas e o surgimento dos Direitos Humanos, e surpreenda-se com as contradições jurídico-filosóficas e o porquê de defendermos a ampliação destes princípios jurídicos e, sobretudo, a aplicação dos seus elementos fundamentais presentes em nossa Constituição de 1988.

http://www.deviante.com.br/podcasts/fronteiras-no-tempo-29/
Add a comment...

Post has attachment
Os últimos sensos do IBGE indicaram que mais de 50% da população brasileira é composta por negros e pardos. Somos o país com a maior população negra fora da África. Contudo, o que sabemos sobre a História dos antepassados da maior parte dos brasileiros? Qual o lugar, o papel e a importância de estudarmos a História da África no Brasil de Hoje?

Acompanhe estas reflexões e muito mais no papo com o Prof. Paulo Fernando Campbell Franco no 7º Episódio do Historicidade.


http://www.deviante.com.br/podcasts/fronteiras-no-tempo-historicidade-7-historia-da-africa-e-da-cultura-afrobrasileira/
Add a comment...

Post has attachment

Contemporaneamente a maior parte de nós vivemos em espaços urbanos. As experiências vividas na cidade, os espaços de sociabilidade, as memórias, os monumentos e os diversos territórios formados também são objetos da História, possuem historicidade.

Mas perguntamos: O que significa um Centro Histórico de uma cidade pra você? O que guardamos do passado e celebramos coletivamente? Quais as histórias e as memórias de uma cidade? O que foi esquecido e por quê?

Acompanhe estas reflexões e muito mais no papo com o historiador Leandro da Silva Alonso no 6º Episódio do Historicidade.


http://www.deviante.com.br/podcasts/fronteiras-no-tempo-historicidade-6/
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Toda boa história, eventualmente, chega a seu fim. Esse é o caso da nossa trilogia especial sobre as Histórias das Copas do Mundo. Beraba continua o papo com Fernando Malta, Marcos Sorrilha e Willian Spengler. Depois dos efusivos e entusiasmados gritos do tetra, o papo partiu do mundial de 1998, passou pelo 7 a 1 e terminou nas expectativas para a Copa de 2018 na Rússia.

Nesse episódio:

Descubra quantos gols da Alemanha você consegue aguentar, compreenda as implicações geopolíticas de um jogo que desportivamente não era tão importante, relembre onde você estava nos grandes momentos do Brasil nas copas recentes e surpreenda-se novamente com os pequenos jogos que ninguém se importa.


http://www.deviante.com.br/podcasts/fronteiras-no-tempo-28-historias-das-copas-do-mundo-parte-3/
Add a comment...

Post has attachment
http://www.deviante.com.br/destaque/fronteiras-no-tempo-historicidade-5-historia-e-futebol/

O futebol é mais do que um esporte em nosso país, ele foi alçado ao posto de símbolo nacional, sinônimo de brasilidade. Contudo, o futebol também é dotado de historicidade. Nesse episódio recebemos o historiador Gabriel Davi Pierin para falar sobre a relação entre História e Futebol e de sua pesquisa sobre o nascimento do Santos Futebol Clube.
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded