Profile cover photo
Profile photo
Holiste Psiquiatria
35 followers -
Cuidar de pessoas é uma vocação!
Cuidar de pessoas é uma vocação!

35 followers
About
Holiste Psiquiatria's posts

Post has attachment
Feliz Páscoa! Que este momento de renovação, transformação e mudança nos inspire sempre para novos recomeços.
Photo

Post has attachment
ACUMULADORES COMPULSIVOS: COMO IDENTIFICA-LOS?

Os acumuladores compulsivos são caracterizados por guardarem grandes quantidades de objetos, em geral, sem muita importância ou sem utilidade, e por terem dificuldade ou impossibilidade de se desapegarem daqueles itens. As pessoas que sofrem desta perturbação, maioritariamente idosos, acumulam tudo o que podem para mais tarde conseguirem dar uma resposta eficaz a uma eventual emergência.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, a Dra. Fabiana Nery, psiquiatra da Holiste, falou sobre como identificar possíveis acumuladores e o tratamento adequado para estes indivíduos.

Confira a entrevista completa.

Post has attachment
CAPRICHO OU DOENÇA?

“Essa é uma pergunta comum por parte de familiares com diagnóstico de transtorno de personalidade e/ou transtorno bipolar do humor.

Ao mesmo tempo, vivemos uma época de proliferação de diagnósticos psiquiátricos, dos quais, por muitas vezes, as pessoas podem se servir como uma forma de não se responsabilizar por suas condutas, ampliando as dúvidas e desafios na convivência com o familiar com estes diagnósticos”.

O psicólogo André Dória irá abordar o tema “Capricho ou doença? ”, onde ele discutirá sobre o entendimento da doença, comportamento e responsabilização.

O Encontros Holiste é um evento gratuito voltado para familiares que lidam com pacientes com transtornos mentais. O evento acontece 15 de fevereiro às 19h no auditório da Holiste Psiquiatria.

Inscrições Gratuitas | Vagas Limitadas | Inscreva-se no site.

Post has attachment
LIDANDO COM O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE

“Os transtornos de personalidade se destacam pela dificuldade de adaptação às demandas sociais, levando a um isolamento quase irreversível. Os primeiros sintomas e sinais dessas condições podem começar durante a adolescência. Ninguém é culpado, mas os elementos familiares e o paciente devem ser chamados ao compromisso para a mudança lenta dos comportamentos desadaptativos, através do mapeamento dos eventos críticos e como as reações emocionais podem ser moduladas”.

“Lidando com o Transtorno de Personalidade” será o tema discutido por Victor Pablo, psiquiatra, onde irá falar sobre as formas de lidar os sintomas e contribuir para a melhora do paciente.

O Encontros Holiste é um evento gratuito voltado para familiares que lidam com pacientes com transtornos mentais. O evento acontece 15 de fevereiro às 19h no auditório da Holiste Psiquiatria.

Inscrições Gratuitas | Vagas Limitadas | Inscreva-se no site.


Post has attachment
O QUE AVALIAR NO PACIENTE PSIQUIÁTRICO | PROGRAMA DE TREINAMENTO HOLISTE

“O diagnóstico de transtornos mentais inicia-se no primeiro contato com o paciente através da avaliação do profissional, levando em consideração entre outros detalhes, a queixa principal e o histórico de comportamento por exemplo.

Claro que o diagnóstico é dado pelo psiquiatra, mas é importante que todos que trabalham em contato com o paciente estejam atentos a detalhes como aparência, comportamento e atividade psicomotora, atitude física e verbal e saibam o que essas mudanças podem significar no quadro psiquiátrico”

Dr. Guimarães realizou treinamento no dia 14 de janeiro para a equipe da Holiste com o tema "Exame Mental: O que avaliar no paciente psiquiátrico".

Saiba mais.

Post has attachment
TRISTEZA E DEPRESSÃO: COMO DIFERENCIAR?

Em entrevista ao programa Sinta-se Bem da rádio Sociedade na última sexta-feira, o psiquiatra, Dr André Gordilho, falou sobre o tema e explicou a diferença entre os dois termos. “A tristeza é uma emoção que a gente tem e convive com isso. Muitas pessoas confundem tristeza com depressão, porém tristeza não é sinônimo de depressão, na realidade, a tristeza é um sintoma da depressão. A depressão é uma patologia e deve ser tratada como uma doença que precisa ser avaliada e tratada”.

Além disso, o psiquiatra explica que várias doenças clínicas estão associadas à depressão, por este motivo é imprescindível investigar o histórico clínico do paciente para identificar possíveis causas da doença.

Confira a entrevista completa.

Post has attachment

CUIDADOS AO ESCOLHER A ESCOLA PARA OS FILHOS

O início do ano acompanha o período de novas matrículas nas escolas. Esse é um período muito importante, pois a educação é fundamental para o desenvolvimento dos jovens e será no ambiente escolar que eles irão adquirir muitos dos valores que levarão para o futuro. Por este motivo, é necessário ter um cuidado especial na hora de escolher a escola ideal para os seus filhos.

Nadja Pinho, psicopedagoga da Holiste, participou do programa da TVE Bahia para explicar mais sobre este assunto.

Confira a entrevista completa em nosso blog.

Post has attachment
JORGE FORBES E ANDRÉ GORDILHO | CICLO DE PALESTRAS HOLISTE

A felicidade, a tristeza e as angústias em lidar com esses sentimentos são o ponto de partida para o quarto encontro do Ciclo de Palestras Holiste.

Os psiquiatras Jorge Forbes e André Gordilho são nossos convidados para conversar sobre estes temas.

O Ciclo de Palestras Holiste acontece no dia 25 de janeiro (quarta) no São Salvador Hotel. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Inscreva-se no site palestras.holiste.com.br.


Post has attachment
DR. VICTOR PABLO COMENTA SOBRE O SURTO PSICÓTICO | JORNAL CORREIO

Segundo o médico psiquiatra da Clínica Holiste, a estrutura de uma personalidade frágil combinada com um quadro de depressão podem levar a um quadro psicótico e paranoico, principalmente, quando as pessoas não desenvolvem uma boa capacidade de enfrentamento. “Nesse dia de fúria, ele pode ter projetado toda a culpa no ambiente de trabalho e no chefe”, pontua o especialista.

Confira a matéria completa.

Post has attachment
LUIZ FERNANDO PEDROSO: DOENÇA MENTAL MATA | JORNAL CORREIO

"Apesar da negligência em torno da questão, principalmente do poder público com suas desastrosas políticas de saúde pública, doença mental é um assunto sério e que leva milhares de pessoas a óbito todos os anos. Seja através de atos como o de anteontem, seja nos suicídios isolados, nos atentados terroristas ou em outros atos que aparentemente possuem alguma motivação lógica e justificável, é preciso enxergar a doença mental por trás de cada um deles, pois, salvo raras exceções, ninguém mentalmente saudável protagoniza este tipo de evento".

Confira o artigo completo do Dr. Luiz Fernando Pedroso, psiquiatra e diretor clínico da Holiste, para o jornal Correio.
Wait while more posts are being loaded