Profile cover photo
Profile photo
EUCATRATUS Eucalipto Tratado
41 followers
41 followers
About
Posts

Post is pinned.Post has attachment
JÁ CONHECE O PROGRAMA DE RECOMPENSA DA EUCATRATUS?

Agora todas as compras na EUCATRATUS acumulam pontos que poderão ser trocados por diversos produtos, como: mourões, postes, réguas e porteiras.

Para quem já é cliente, a EUCATRATUS já contabilizou automaticamente os pontos das compras realizadas em 2016. Basta solicitar o saldo de pontos no contato@eucatratus.com.br.

Se você ainda não é cliente, comece já a acumular pontos. Quanto mais você compra, mais pontos você ganha!

Programa de #Recompensa em madeira?
Só a EUCATRATUS tem!

#sejoga

>>> Simule sua cotação agora e comece a pontuar logo na primeira compra: www.eucatratus.com.br/orcamento
Photo
Add a comment...

Post has attachment
PERGOLADO DE EUCALIPTO:
A EUCATRATUS ENSINA COMO FAZER!

Há alguns anos, o estilo rústico é uma aposta certeira na decoração e no paisagismo. Nesse contexto, o pergolado de madeira tornou-se um ícone do estilo, seja na versão original (natural) ou com acabamentos sofisticados como vernizes, vidros, tecidos e plantas ornamentais. Uma montagem perfeita para halls de entrada, garagens, jardins e áreas externas (playgrounds, piscinas, churrasqueiras etc). Com auxílio do Viva Decora, a EUCATRATUS separou algumas dicas para você montar o seu!

Defina um estilo

Para construir um pergolado de madeira, é essencial o travamento entre as vigas, dessa forma a área terá uma passagem de luz sem perder a sustentação. Você pode optar por pergolados vazados ou então ornamentados com vidro e plantas trepadeiras na parte superior, ou até mesmo com tecidos como linho, que ficam muito bonitos em eventos.
Obs. Caso opte por plantas, fique atento ao tipo de planta que se encaixa para essa função. O teto verde deixará o ambiente mais leve e mais confortável, além de manter a temperatura mais fresquinha abaixo da cobertura.

Utilize madeira de qualidade

A primeira coisa a se fazer é medir o espaço que você deseja colocá-lo. Cada projeto vai implicar em uma medida de madeira diferente. Embora você possa utilizar diversos tipos de madeira, nenhuma delas terá o custo-benefício do eucalipto tratado! Uma madeira duradoura e acessível. E o melhor: na EUCATRATUS você encontra a espécie urograndis, que é a mais retilínea do mercado, deixando seu projeto ainda mais belo! Você pode montar o seu pergolado com peças roliças ou serradas. Aqui na EUCATRATUS costumamos sugerir o uso das roliças porque, além de belas e rústicas, ainda são madeiras com garantia de 15 anos! Pode vir sol, chuva, cupim... nada vai estragar o seu pergolado!
Dica: Lembre-se que as peças do seu projeto devem ser encomendadas nas medidas certas, pois o pergolado não pode ter emenda!

Passo-a-passo (veja a foto-legenda nos comentários)

1: As madeiras que servirão de bases verticais devem ter no mínimo 3,5 metros de comprimento para que você possa enterrar 0,5 metros e obter um pergolado de 3m de altura. Com relação ao diâmetro, a medida mínima é de 10 a 12cm. No entanto, é bom lembrar que, quanto mais grossas forem as bases, mais imponente será o seu projeto! Em resumo, não há um padrão de tamanho, pois é uma questão de gosto pessoal. O que costumamos sugerir é apenas uma proporção entre base e travessas, que não deve ter tanta variação de tamanho (considerando-se um pergolado livre, sem plantas, vidros ou acabamentos superiores). Ou seja: uma boa proporção neste caso é a utilização de duas medidas a menos para as vigas e três a menos para as travessas, com relação à base. Exemplo: base de 18 a 20cm de diâmetro = vigas de 14 a 16cm = travessas de 12 a 14cm.

2: Para marcar os lugares no solo, utilize barbantes. Ao enterrar as madeiras no concreto ou prendê-las no deck, verifique se o nível está correto. É essencial que as peças estejam no ângulo correto para que o seu projeto funcione.

3: Ligue e fixe bem duas bases verticais com uma peça transversal, repetindo o mesmo processo com as outras duas bases. Posteriormente, ligue as outras bases para formar um retângulo e pregue-as com parafusos bem grossos. Você pode fazer pequenos entalhes nas vigas para sustentar as travessas, caso sejam roliças. Ao instalar as travessas da cobertura, deixe um espaço de 20 a 40 cm entre elas, para iluminação e ventilação, pois esta é a graça do pergolado: um jogo de luz e sombra que traz vida ao ambiente!

Dica: em todos os passos utilize nível de bolha para verificar se está com o ângulo de 90º!

Construa o seu pergolado com o eucalipto tratado da EUCATRATUS e mande a foto para nós! Será um prazer publicar o seu projeto por aqui.

>>>Deu vontade de fazer um pergolado? Faça o orçamento das madeiras agora no nosso site e descubra que esse tipo de projeto não sai tão caro como muitos imaginam! Acesse http://goo.gl/wxQLDY e descubra!
Photo
Add a comment...

Post has attachment
A EUCATRATUS deseja a você um maravilhoso Natal e um 2018 repleto de conquistas! 🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Tem madeira da EUCATRATUS em
grandes projetos de construção civil

(Se você é engenheiro, arquiteto, decorador, paisagista... esse post é para você!! 😉)

Há muitos anos, a madeira de eucalipto é utilizada para cercamentos, currais e diversas outras soluções rurais. O que muita gente ainda não conhece é a versatilidade de uso do eucalipto tratado na construção civil...

Há mais de 30 anos, a EUCATRATUS fornece madeira tratada para o uso tanto em construção rural, como em construção civil e grandes projetos de urbanismo, arquitetura e paisagismo. Nossos clientes atestam e comprovam a qualidade da nossa madeira. 👏👏👏

👉👉👉 Inspire-se na foto abaixo, do projeto lindíssimo realizado por empresa de engenharia especializada, para um grande condomínio fechado, utilizando peças roliças e serradas da EUCATRATUS! Área de lazer, longa ponte suspensa e deck 100% feitos com o nosso eucalipto tratado. (O álbum de fotos completo está disponível no nosso Facebook). Show!!!

✅...e quando for colocar o seu projeto no papel, lembre-se da EUCATRATUS! No nosso site você pode fazer um orçamento online, na hora! www.eucatratus.com.br/orcamento 👍
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Uma tábua de eucalipto na mão... e uma ideia na cabeça!
Mais uma #Dica de playground fácil e barato da EUCATRATUS!

GANGORRA DE EUCALIPTO E PNEU
Confira o passo-a-passo 👇👇👇

✅Materiais:

- Metade de um pneu
- 1 tábua de eucalipto tratado 20cmx2,5cm da EUCATRATUS (no comprimento máximo de 1,5m, para não pesar demais o pneu)
- 2 ripas de madeira de 5cm X 2cm, no comprimento da parte interna do pneu (normalmente em torno de 15cm)
- Parafusos de madeira médios
- Parafusos grandes com porcas e arruelas
- Trena
- Furadeira / Parafusadeira
- Broca de madeira
- Tinta em spray
- Opcional: 2 peças de madeira quadrada com 25cm + 2 peças roliças de 25cm para fazer um guidão em "T"

✅Passo-a-passo:

1: Serrar o pneu ao meio e pintá-lo com tinta spray.
2: Pintar a tábua e as ripas de madeira com tinta spray.
3: Fixar as ripas de madeira na parte inferior da tábua, com os parafusos grandes, na distância exata das extremidades do pneu. (Obs. Você pode cortar uma parte da madeira, caso queira que ela fique mais anatômica para o assento da criança. Veja vídeo no link abaixo!)
4: Fixar a tábua sobre o pneu, encaixando as ripas dentro do pneu. Parafusar bem firme.
5: Complemente o seu projeto fixando um guidão de apoio para as crianças segurarem. Você produzi-lo em formato de um T, encaixando uma peça serrada de 25 cm na base e uma roliça da mesma medida no topo do T, onde a criança irá segurar. Também vale usar um puxador de armário ou alça de metalon, fica a seu critério!

😉Super Dica 01: Caso a gangorra fique em área descoberta, lembre-se de fazer furos na base do pneu, para não acumular água!

😉Super Dica 02: Caso a gangorra fique em área coberta, complemente o visual com almofadas coloridas: basta costurar nelas pequenas alças de amarração.

😉Super Dica 03: Com uma tábua mais curta e com o guidão, com a mesma técnica da gangorra, você pode montar um brinquedo individual, um cavalinho, por exemplo.

Para ter uma noção mais exata do projeto, assista ao vídeo do DIY americano no link abaixo. O apresentador fala em inglês, mas é possível entender o projeto mesmo ser compreeender as falas... 👉http://goo.gl/g1Abb7

👉👉👉👉👉 E, claro, precisando de madeira tratada para o seu playground, projetos paisagísticos, jardinagem, decoração, construção civil e rural... já sabe né? Fale com a EUCATRATUS!! Simule seu orçamento no nosso site e receba a cotação na hora!👏👏👏👏

www.eucatratus.com.br/orcamento
Photo
Add a comment...

Post has attachment
EUCATRATUS alerta:
eucalipto tratado NÃO é tudo igual!
🤔🤔🤔

O crescimento do consumo da madeira de eucalipto tratado trouxe benefícios incríveis para os produtores rurais, construtores civis, arquitetos, paisagistas, entre outros profissionais que hoje contam com uma madeira sustentável, de alta qualidade, resistência e durabilidade.

🤔🤔🤔Acontece que, assim como em todo mercado em ascensão, o alto consumo trouxe também diversas empresas pouco confiáveis, que não priorizam a qualidade do produto final, focando-se apenas em sua própria lucratividade. 😡😡Algumas delas, inclusive, aproveitam-se do fato do consumidor ter pouca informação sobre a madeira e, assim, fornecem informações incorretas sobre o eucalipto e suas diversas espécies, além de não apresentar um tratamento regulamentado pelas normas da ABNT.😮😮

Para ajudá-lo a distinguir "o gato da lebre", separamos algumas dicas para vocês! 😉

👉1: Prefira comprar de quem produz

Comprar a madeira diretamente do produtor, além de eliminar os custos do intermediário, ainda lhe dá a tranquilidade de haver um controle de qualidade envolvido no processo. Em uma revenda, por melhor que seja, é difícil acompanhar a qualidade de cada produto revendido, sendo que hoje há centenas de usinas de tratamento e nem todas são confiáveis.

E mais: direto no produtor, você tem a segurança de que a sua garantia será realmente respeitada! Como as peças duram muitos anos, é imprescindível checar o CNPJ da firma (você pode fazer isso rapidamente pela internet). Uma empresa como a EUCATRATUS, com mais de 30 anos de trajetória, pode garantir seguramente a sua madeira pelos 15 anos prometidos. Não dá para ter essa mesma expectativa com uma empresa de poucos anos, não é mesmo?

👉2: Olho no tratamento

De acordo com normas da ABNT existe uma quantidade mínima de produto químico a ser impregnada na madeira. Como o produto preservativo é caro, algumas empresas ignoram as regras e "diluem" o composto químico mais do que o recomendado, para que "renda mais". Isso sem falar no tempo de máquina, que costuma ser encurtado para maior produtividade. Tudo isso implica em peças que aparentam ser tratadas (com coloração esverdeada), porém têm baixíssima durabilidade, já que se trata de um tratamento superficial...

👀👀👀Fique de olho e faça as perguntas: 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻
- Seu fornecedor trata madeira em tambor e não em autoclave❓
- Seu fornecedor utiliza o preservativo correto❓
- Seu fornecedor respeita a normatização da ABNT (considerando o grau certo de umidade da madeira, a diluição correta do preservativo e o tempo certo de "maquinada" na autoclave)❓
- Seu fornecedor faz testes periódicos de qualidade em laboratório❓
- Seu fornecedor oferece certificado de garantia e central de atendimento❓

#FICADICA👍🏻👍🏻👍🏻
Na EUCATRATUS a madeira é tratada rigorosamente no padrão da ABNT, respeitando todos os tópicos acima. O processo é acompanhado pelo setor de controle de qualidade, com amostras regularmente analisadas. A empresa utiliza um preservativo importado (arseniato de cobre cromatado - CCA) e os produtos roliços têm certificado 15 anos de garantia. Sem falar no fato do atendimento da EUCATRATUS ser o mais eficiente e ágil do mercado!
Saiba mais sobre o tratamento da nossa madeira aqui:
🎯>>> https://goo.gl/3xS8SJ

👉3: Padrão de medidas

Poucos centímetros de diferença na bitola de um poste roliço implicam em uma diferença enorme do volume de madeira adquirido. Por isso, na EUCATRATUS, a tabela de medidas varia de 2-2cm nas peças mais finas e 4-4cm nas peças mais grossas (acima de 20cm). Isso faz com que o consumidor receba um carregamento de madeira mais uniforme, sem muita variação. Aqui você recebe exatamente o que solicitou!

👉4: Escolha a espécie adequada

São quase 1000 espécies de eucalipto no mundo. Cada uma delas possui propriedades físicas e mecânicas ideais para cada finalidade e uso. Para atender a um maior número de clientes, a EUCATRATUS optou por trabalhar com o eucalipto urograndis, uma espécie geneticamente melhorada, híbrida do urophylla e do grandis. Possui o aspecto mais belo e retilíneo do mercado e o mais importante: a melhor absorção do produto preservativo! É por isso que o urograndis tem a maior versatilidade uso, sendo excelente para construção civil/rural, projetos de decoração, paisagismo, arquitetura, entre outros.
🎯>>> Já fizemos um post sobre esse assunto aqui no Facebook, se ainda não leu, clique aqui: https://goo.gl/HRV782

👉5: Desconfie de preços fora do mercado!🤔🤔🤔

Por incrível que pareça, o que determina o custo da madeira não é a própria madeira em si, mas sim o produto preservativo, que é importado. Essa é a parte que mais onera o processo, até mais do que a estrutura da usina (maquinário, luz, energia, equipe de colaboradores etc.)

Por isso, tratar madeira não é um processo barato. Com um alto volume de produção, uma margem de lucro justa, somada à tradição no mercado há mais de 30 anos e à liderança no mercado de madeira tratada no sul de Minas Gerais, a EUCATRATUS consegue manter um preço competitivo e seguramente, O MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO DO MERCADO!

Essas e outras informações você pode conferir no nosso site! Por lá também é possível fazer uma simulação de orçamento TOTALMENTE ONLINE: sua cotação aparece na hora em sua tela!

👉👉👉👉Acesse
www.eucatratus.com.br/orcamento
e descubra!
Photo
Add a comment...

Post has attachment
PORQUE O EUCALIPTO É SUSTENTÁVEL?
A EUCATRATUS EXPLICA!

O eucalipto é uma espécie com grande viabilidade comercial: cresce rápido; é resistente a pragas; tem uso versátil, gerando produtos como mourões de cerca, postes em geral, esticadores, esteios, quiosques, vigas, tábuas, caibros, sarrafos, entre outros. Além disso, são mais de 700 espécies que se adaptam com facilidade a diferentes tipos de solo, não exigindo grandes investimentos no cultivo.

A qualidade da madeira do eucalipto garante o seu uso nos mais diversos ramos de atividades. A lista de aplicações viáveis da madeira de eucalipto praticamente triplica quando a madeira é beneficiada pelo tratamento em autoclave, exatamente como é feito na EUCATRATUS: a madeira recebe o produto preservativo (CCA - arseniato de cobre cromatado) sob vácuo e pressão, o que garante uma maior durabilidade e resistência a fungos, umidade, cupins e diversos outros agentes deterioradores.

Com tantas vantagens comerciais, você pode estar se perguntando:
🙄Será possível obter uma madeira de qualidade que seja, ao mesmo tempo, ecologicamente correta?
A RESPOSTA É SIM! 👍👍👍

Na EUCATRATUS, a matéria-prima é extraída a partir de árvores de eucalipto oriundas de reflorestamento. Temos plantação própria e fornecedores parceiros que igualmente trabalham com boas práticas de preservação ambiental. A escolha do eucalipto não levou em conta somente suas qualidade comerciais, mas também suas características naturalmente sustentáveis. Quer conhecer algumas? 👇

1️⃣O eucalipto reduz a pressão sobre a mata nativa e protege a fauna.
️2️⃣O eucalipto recupera solos exauridos pelo cultivo e queimadas e ainda controla a erosão.
️3️⃣O eucalipto mantém a cobertura do solo pela deposição dos resíduos florestais.
4️⃣O eucalipto contribui para regular o fluxo e a qualidade dos recursos hídricos, pois estabiliza o solo e promove a retenção de água.
️5️⃣️O eucalipto absorve grande quantidade de CO2 da atmosfera, diminuindo a poluição e o calor, combatendo o efeito estufa.

E tem mais:🌿🌿🌿
Você sabia que o eucalipto PRESERVA a natureza?

Muita gente não sabe, mas, por ser uma árvore de rápido crescimento e de fácil adaptação às mais diferentes condições de solo e clima, o eucalipto plantado passou a ser uma alternativa racional contra a devastação das florestas nativas.

Hoje, a madeira reflorestada já substitui com a mesma qualidade as árvores nativas no uso industrial. Mas os números ainda podem melhorar muito: apenas 14% da madeira consumida no mundo são provenientes de plantios florestais. No Brasil, o eucalipto já representa 100 dos 300 milhões de metros cúbicos de madeira consumidos por ano, em um consumo distribuído entre geração de energia, na forma de lenha e carvão vegetal; produtos sólidos, como madeira serrada e aglomerados; e celulose, usada na produção de papel.

A EUCATRATUS se alinha à tendência mundial e colabora para um mundo sustentável, fornecendo produtos de qualidade, ecologicamente corretos. Se você busca uma empresa com esses valores, veio ao lugar certo: faça o seu orçamento no nosso site e descubra que uma madeira correta não precisa ser mais cara. Você vai se surpreender!

✅Acesse
https://goo.gl/wxQLDY
e simule seu orçamento!
A cotação sai na hora!👏👏👏
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Inspiração do dia da EUCATRATUS:
"A inspiração existe, mas tem que encontrar você trabalhando" (Pablo Picasso)

Nesse clima de inspiração e muita transpiração, informamos que a EUCATRATUS terá expediente normal nesta sexta-feira, dia 13/12/2017, de 8h às 18h.

Desejamos um excelente feriado a todos e convidamos você a aproveitar esta sexta para visitar o nosso escritório comercial em Caxambu (Av. Magalhães Pinto, 87 - Centro)
endereço no link abaixo👇👇👇
Photo
Add a comment...

Post has attachment
VOCÊ JÁ CONHECE A EUCATRATUS?

Somos uma empresa especializada em EUCALIPTO TRATADO EM AUTOCLAVE, com produção própria. Estamos no mercado há mais de 30 anos fornecendo produtos de alta qualidade, de acordo com as normas da ABNT.

Trabalhamos com mourões em diversas medidas, postes, estacas, réguas, ripas, tábuas, caibros, porteiras, arames e acessórios.
Nosso eucalipto é tratado em autoclave com aplicação de CCA, um composto químico que protege a madeira contra a umidade, fungos, cupins, brocas e outros agentes de deterioração.
Por este motivo, nossas peças roliças possuem 15 ANOS DE GARANTIA.

Nossos produtos:

- Mourões
- Palanques
- Esticadores
- Postes
- Estacas
- Réguas
- Ripas
- Tábuas
- Sarrafos
- Vigas
- Caibros
- Porteiras
- Portões
- Arame Liso
- Arame Farpado
- Grampos
- Pregos e outros acessórios

Temos o melhor custo-benefício do mercado.
Não feche negócio sem antes nos consultar!

>>> Para sua comodidade, faça um orçamento online sem compromisso. Acesse o www.eucatratus.com.br/orcamento
A cotação sai na hora!!!
Photo
Add a comment...

Post has attachment
CERCA ELÉTRICA RURAL:
A EUCATRATUS TEM DICAS PARA VOCÊ FAZER A SUA!
Cada dia mais modernas e seguras, a cercas elétricas vêm se espalhando pelo país, por ser uma alternativa viável e até mesmo econômica no manejo das pastagens. De olho na tendência, consultamos a Belgo e a Embrapa, e assinalamos os principais cuidados ao projetar a implantar qualquer sistema de cerca elétrica. Informe-se e invista em um cerqueiro especializado para não correr riscos de danos à propriedade, aos funcionários e/ou aos animais.
No final do post, um link para o vídeo da Belgo, que contém dicas valiosas para a montagem da sua cerca! Não deixe de conferir!
CERCA ELÉTRICA RURAL:
1: O que deve ser avaliado ao projetar?
♦ O tipo e a raça de animal a ser manejado (cria, recria, engorda);
♦ A quantidade, o tamanho e a forma dos piquetes (a EUCATRATUS comercializa todas as medidas e oferece 15 anos de garantia!)
♦ O número de animais por lote;
♦ A localização da água;
♦ A construção de uma praça de alimentação;
♦ A necessidade de corredores;
♦ A posição e o tamanho dos colchetes;
♦ A possibilidade futura de novas divisões.
2: O que considerar na definição do eletrificador?
♦ O comprimento da cerca elétrica a ser implantada (em quilômetros);
♦ Raio de ação que o eletrificador terá que cobrir;
♦ A localização do eletrificador;
♦ Tipo de eletrificador: 220 ou 12 Volts com painel e bateria;
♦ A localização do aterramento e o tipo de solo (argiloso, arenoso ou misto).
3: O que avaliar para construção da cerca elétrica?
♦ O tipo de terreno (plano, levemente ondulado ou inclinado);
♦ A altura da cerca e a quantidade de fios;
♦ O espaçamento entre as lascas;
♦ A distribuição do choque pelo sistema;
♦ A subdivisão (setorização) dos piquetes com chaves de ligação.
Lembre-se:
Cerca elétrica requer manutenção. É muito importante planejar bem a distribuição do choque e as chaves de ligação para facilitar este serviço. Além disso, é importante que todo material empregado (eletrificadores, isoladores, arame e acessórios) seja desenvolvido para aplicação específica em cerca elétrica, com garantia comprovada.
Cuidados na instalação do Eletrificador de 220V:
♦ Instalar o eletrificador em local limpo e seco abrigado da chuva e do sol, longe do alcance de crianças.
♦ Nunca instalar o eletrificador dentro de casa. A cerca pode ser atingida por um raio e conduzi-lo para dentro da casa.
♦ Não ligar o eletrificador na mesma tomada de outros aparelhos eletrônicos.
♦ Certificar-se da voltagem correta do eletrificador. Nunca tentar ligar o eletrificador de 12 Volts na corrente de 110 ou 220 Volts
♦ Não fazer reparos ou trocar fusíveis com o eletrificador ligado à rede elétrica.
♦ Cuidado com materiais inflamáveis próximos à saída do eletrificador ou das cercas eletrificadas.
♦ Ensinar os funcionários a forma correta de ligar e desligar o eletrificador.
♦ Nunca conectar fio de cobre com arame galvanizado; eles oxidam e isolam a emenda, comprometendo o funcionamento de todo o sistema.
♦ Certificar-se da boa condição da rede elétrica e da tomada no local onde será instalado o eletrificador. Fios desencapados, tomadas velhas ou soltas e fiação muito antiga devem ser substituídos.
Instalação básica de Eletrificadores de 12 Volts com painel solar e bateria
♦ Defina o lugar onde será instalado seu conjunto; painel solar, eletrificador, bateria e aterramento, tudo deve estar o mais próximo possível. Seu conjunto deve estar centralizado em relação à área que será eletrificada.
♦ Proteja o eletrificador e a bateria da chuva e do sol.
♦ Faça a correta instalação e posicionamento do painel solar seguindo as instruções do manual que acompanha o produto.
♦ Faça a ligação entre os cabos do painel com os bornes da bateria.
♦ Certifique que o eletrificador esteja na posição desligado.
♦ Ligue os cabos de entrada da energia do eletrificador nos bornes da bateria. Primeiro ligue o fio negativo...
♦ Faça a ligação do borne negativo do eletrificador nas hastes de aterramento.
♦ Faça a correta ligação do borne positivo do eletrificador no fio da cerca que será eletrificada.
Obs: Cuidado com a polaridade ao ligar os fios do painel na bateria. Ligações invertidas podem provocar a queima do painel solar!
O bom aterramento
O aterramento de uma cerca elétrica não tem a função de segurança como nos eletrodomésticos ou aparelhos eletrônicos, ele é uma parte integrante do circuito elétrico da cerca, pois o fluxo de corrente que passa pelo animal quando ele toca no fio eletrificado, entra na terra pelas suas quatro patas e retorna até o aterramento do eletrificador fechando o circuito elétrico. Um bom aterramento está diretamente ligado à quantidade de choque que o animal vai receber ao tocar na cerca.
Construindo o aterramento
Utilizar no mínimo três hastes de pelo menos 2,5 metros de comprimento, galvanizadas ou cobreadas, enterradas e conectadas entre si, distantes umas das outras por, no mínimo, 3,0 metros em linha reta, ou em forma de “L” ou triângulo.
♦ A distância entre as hastes deve ser sempre superior ao seu comprimento. Exemplo: Para hastes de 3,0 metros de comprimento, a distância entre elas deve ser de, no mínimo, 4,0 metros.
♦ Ao ligar as hastes entre si, dar várias voltas com o fio na haste e prender com o conector.
♦ Certificar se as ligações ficaram bem firmes para não provocar faísca nas ligações provocando interferência em rádio ou TV.
♦ Em todas as ligações que forem feitas no sistema, nunca utilizar arame galvanizado conectado com fio cobreado. As emendas oxidam, isolando a passagem de energia.
Dica: A maior condutibilidade elétrica encontra-se nos lugares mais úmidos e profundos. Quanto maior a haste, maior profundidade ela vai atingir, aumentando a qualidade no retorno do “terra”.
Altura do fio
Para o gado de leite, em divisões de pastagens ou piquetes, a altura do fio mais aplicada varia entre 0,80 e 0,90 cm do nível do solo. Recomenda-se que a altura da lasca seja de 1,20 m, porque se houver necessidade de instalar mais um fio não precisa trocar a lasca, pois elas já estarão com altura suficiente
Distância entre lascas
A distância entre lascas deve ser observada de acordo com a declividade do terreno e com, no máximo, 500 metros entre elas. A mais utilizada para terrenos de pouca inclinação é de 20 a 30 metros. Quando o espaçamento entre lascas for muito longo o arame pode afrouxar e tocar o chão. Por outro lado, se usar lascas muito juntas, o arame não tem flexibilidade e pode arrebentar.
Erros mais comuns e os cuidados a serem tomados
♦ Eletrificador mal dimensionado e mal instalado. Não haverá bom choque em nenhum ponto da cerca, principalmente em períodos secos do ano.
♦ Utilizar castanhas de plástico nos esticadores. As castanhas deverão suportar a tração do arame por toda vida útil da cerca. Castanhas de plástico perdem a resistência mecânica com pouco tempo de exposição à radiação ultravioleta do sol, ressecando e cortando com muita facilidade, perdendo sua função de isolante e deixando vazar o choque nos palanques esticadores, prejudicando todo o sistema.
♦ Utilizar qualquer tubo como isolador nas lascas. Mangueiras pretas, tubinhos de cadeira, mangueiras de cristas, mangueira de jardim não foram feitas para trabalhar como isolante, principalmente nas cercas elétricas rurais, pois, a voltagem é muito alta, o choque irá vazar para o solo através da estaca de madeira e prejudicar todo seu sistema.
♦ Utilizar nas passagens subterrâneas qualquer tipo de fio. Nunca colocar nas passagens fio de aplicação residencial, pois ele tem baixa isolação e não suporta a alta voltagem do eletrificador, provocando vazamentos que drenam todo o choque da cerca para a terra.
♦ Dar pouca atenção ao sistema de aterramento. Este é um dos principais problemas encontrados na maioria dos sistemas com cerca eletrificada.
♦ Utilizar arames velhos e enferrujados, com muitas emendas. Eles não conduzem bem o choque. Além disso, torna-se difícil o arame correr nos isoladores, principalmente no tubular.
♦ Arame eletrificado muito baixo, em contato com a vegetação. O capim em contato com o arame rouba energia da cerca, enfraquece o choque e desperdiçando energia.
♦ Eletrificar arame farpado. Esta ação é muito perigosa, pois, pode cortar o animal caso ele toque na cerca e se assuste. Da mesma forma, pode causar danos maiores a uma pessoa quando tocar e enroscar na cerca eletrificada.
♦ Utilizar fios de cobre nas ligações ao longo da cerca e nas passagens subterrâneas.
♦ Acreditar que simplesmente instalando cerca elétrica na propriedade não haverá mais problemas para alimentar os animais.
♦ Acreditar que instalando cerca elétrica a produção de leite ou carne aumenta de imediato.
♦ Achar que cerca elétrica não necessita de manutenção.
♦ Forçar os animais a tocar na cerca eletrificada no seu primeiro contato com o sistema. Naturalmente os animais vão tocar na cerca até que ela não seja mais novidade para eles.
♦ Achar que as molas dos colchetes foram feitas para resistir à força dos animais.
♦ Construir a cerca com um só fio acreditando que vai conter qualquer tipo de animal.
♦ Estar sempre ocupado para verificar as condições da cerca e não dar a manutenção devida.
>>>>> Com cuidados básicos, sua cerca elétrica terá durabilidade e resistência garantidas. Assim como os mourões, esticadores e piquetes da EUCATRATUS, que são produzidos dentro das normas da ABNT e recebem de fábrica 15 anos de garantida, podendo durar diversas décadas a mais!
Conheça nossas peças e faça um orçamento online no nosso site. A cotação sai na hora!
http://goo.gl/wxQLDY
(Informações técnicas extraídas do Manual “Cerca elétrica: uma alternativa viável e econômica para o manejo de pastagens”, da Embrapa. O vídeo da Eletrix, da Belgo Bekaert está disponível no https://goo.gl/9J6zaj )
Photo
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded