Profile cover photo
Profile photo
Busca Carioca
9 followers -
"Se você não tem uma visão de futuro, está condenado a viver eternamente a repetição de seu passado." A.R. Bernard
"Se você não tem uma visão de futuro, está condenado a viver eternamente a repetição de seu passado." A.R. Bernard

9 followers
About
Posts

Post has attachment
“Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil”. André Filho tinha razão, nunca duvidem disto, mas a verdade é que algumas maravilhas da história do Rio não são tratadas como deveriam e com a importância histórica e funcional que poderiam. A Estação Barão de Mauá, seu nome original, que fica na Avenida Francisco Bicalho, é a mostra mais que real dos processos de retrocesso funcional e de falta da preservação da história carioca. Afinal, até meados do século passado, dali se poderia ir a São Paulo, Petrópolis, Três Rios, Friburgo e outros destinos, além de ser parte dos ramais da Supervia, antiga e desavergonhada Flumitrens.

Cidade sem planejamento de mobilidade urbana
Construída em 1886, a estação Barão de Mauá ligava o centro a diversos destinos. Foram grandes as brigas acerca das bitolas as quais os trens usariam, afinal, no Brasil sempre há espaço para discussões de interesses particulares. O prédio atual, desativado em 2001, foi inaugurado em 1926, no dia 6 de novembro, e guarda em si, as lembranças de um Rio clássico, que andava sobre trilhos. O trecho que fazia o percurso até a cidade de Três Rios, passando por Petrópolis, foi encerrado em 5 de novembro de 1964, e sua locomotiva encontra-se exposta no Museu Imperial de Petrópolis, no prédio anexo, onde ficava a cozinha real.



Não há como negar que o advento do automóvel é algo fantástico. Afinal, ele não é e nem nunca será o vilão desta história de mandos e desmandos, afinal, são muitos amantes de carro, aqueles que sabem de tudo e adoram uma troca de óleo, e sabem da sua importância como transporte de passeio, como quem vos escreve. Mas que também tem consciência que os processos de mobilidade urbana não passam só pelas estradas. Hoje vivemos dias de incerteza e falta de comprometimento dos políticos acerca do futuro da cidade do Rio de Janeiro.

Em 1998, o último Trem de Prata da história do Rio
Muitos nem sabem que até 1998, ou seja, poucos anos atrás, época em que a Estação Barão de Mauá ainda operava, era possível ir do Rio a São Paulo de trem, o Trem de Prata. No dia 29 de novembro do ano supracitado, partiu da Estação Barra Funda em São Paulo, com destino à Estação Leopoldina, a última composição que fez o trajeto. O retrocesso e o desinteresse é algo que assusta. A falta de comprometimento com a história é tema mais que relevante a se discutir. É uma nostalgia que não deveria ser vivida, pois ainda deveria estar sendo vivida, com gerundismo e tudo.

O trajeto entre Rio e São Paulo, que já tinha sido operado pelos trens Cruzeiro do Sul e à época tinha mais de um século, hoje é conto mal contado por aqueles que se tornaram testemunhas oculares do fato. Hoje, estamos esperando, mais uma das promessas feitas pelos políticos, que, como muitos, desconhecem a história da cidade, a construção ou reconstrução de uma verdadeira história carioca e até paulista. Os prometidos Trem-Bala são um sopro de esperança na recuperação da memória das estradas de ferro deste país!
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Conheça #Ello, a nova rede social.

"Simples, charmosa e sem publicidade". Assim a nova rede social Ello se define e desperta furor na internet.
Quem quiser participar precisa entrar em contato com a empresa por email e esperar uma resposta com o convite para criar sua conta.
O interesse tem sido tão grande que, em dado momento, o site recebeu 31 mil pedidos por hora, segundo seus fundadores, e chegou a sair do ar.
Atualmente, se você enviar um email à Ello, poderá receber uma mensagem de desculpas:
"A Ello é muito popular no momento e estamos recebendo muitos emails. Somos humanos e estamos trabalhando para responder o mais rápido possível".
Tamanha demanda fez com que alguns códigos que dão acessos a convites para a rede social fossem vendidos em sites de leilão na internet por centenas de dólares.
No entanto, mesmo diante deste sucesso, analistas questionam o futuro da rede social, já que outros sites do gênero que fizeram sucesso não cobravam pelo uso, enquanto que a Ello vende certas funções por "alguns dólares".
Photo
Add a comment...

Post has attachment
#RiodeJaneiro #História

Avenida Presidente Vargas

Toda grande cidade precisa de uma grande avenida, certo? No Rio de Janeiro uma só não bastou, a grandiosidade desta cidade, guardava algo ainda mais retumbante! Após a criação da Avenida Central de Pereira Passos, posteriormente Rio Branco, foi idealizada e construída a Avenida Presidente Vargas. À época, foi considerada faraônica pois derrubou quadras inteiras para a passagem de suas largas pistas, sumiu com ruas, foi radical. Destruiu, inclusive, a original Praça Onze que, até então, sediava os novatos desfiles das escolas de samba do Rio. A ideia era ligar a Avenida do Mangue até o Cais dos Mineiros, hoje Arsenal de Marinha, e o projeto foram idealizados e realizados durante o governo de Henrique de Toledo Dodsworth.

Demolições, premissa da cidade para a passagem desta gigantesca Avenida, foram demolidos 525 prédios, muitas ruas antigas como a Senador Eusébio, da Foto, simplesmente deixaram de figurar nos mapas da cidade. Para as pistas laterais foram aproveitadas as Ruas General Câmara (lado ímpar) e Rua de São Pedro (lado par), as pistas centrais é que foram as responsáveis pela grande derrubada ao estilo Pereira Passos. Entre as mais de 500 construções postas abaixo, estavam quatro igrejas: São Pedro dos Clérigos, São Domingos, Bom Jesus do Calvário e NªSª da Conceição. O nome da Avenida foi dado em homenagem ao então presidente da República, Getúlio Vargas. À época o país vivia sobre o regime do Estado Novo.
Para se entender a importância da Avenida Presidente Vargas é importante entender a relevância do Canal do Mangue, construído no século XIX. Na verdade, desde o tempo de Dom João VI já era pensada a construção de um canal navegável que ligasse o mar ao Rocio Pequeno, atual Praça Onze de Julho. Finalmente em 1857, foi iniciada a obra do Canal do Mangue que, à época, era considerada a maior obra de saneamento do Rio de Janeiro. A construção da Avenida Presidente Vargas surgiu com objetivo de ligar pontos extremos do centro carioca. 

Durante as obras de abertura da grande avenida carioca, que passou a ter cerca de 4 km, o carnaval carioca utilizou as instalações do estádio de São Januário, do Vasco da Gama, para realizar os desfiles carnavalescos. A Avenida Presidente Vargas foi finalmente inaugurada no dia 7 de setembro de 1944. Nas fotos abaixo é possível entender o que mudou na cidade desde o momento do início das obras até a sua inauguração. Também serão mostradas construções que foram demolidas para a passagem da Avenida, como a Igreja São Pedro.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
#apple  

Apple revela Apple Watch, seu primeiro relógio inteligente
 
A Apple revelou nesta terça-feira (9) o Apple Watch, seu primeiro relógio inteligente (ou smartwatch). O acessório foi mostrado no mesmo evento em que a empresa anunciou seus dois novos iPhones, o 6 e o 6 Plus, com display maior.

O aparelho tem dois tamanhos e pode ser personalizado pelo usuário para mostrar ponteiros diferentes, inclusive um do Mickey. Ele tem tela quadrada, mas cantos arredondados, mostrando um design melhor do que os concorrentes da Samsung. Ele é tão bonito quanto o Moto360, da Motorola.
Ele tem em três modelos: o tradicional Apple Watch, uma versão esporte, mais resistente, principalmente nas pulseiras, e o Watch Edition, que é feito de ouro 18 quilates.

A tela ainda é sensível ao toque, e o usuário pode acessá-la como faz no iPhone tradicional. Ela também sente diferenças de pressão, que pode dar acesso diferenciado e contextual a controles diferentes.
Além de ver mapas, como foi mostrado pela Apple, o usuário pode ver mensagens, atender ligações telefônicas do iPhone e ver o calendário. Há previsão do tempo, contador de passos, sensor de frequência cardíaca. Estes recursos tornam o Apple Watch um dispositivo para usuários que desejam fazer exercícios.
Ele tem seis diferentes pulseiras que podem facilmente ser trocadas pelo usuário. Isso permite que o relógio seja "diferente" dependendo da ocasião.
A bateria é recarregada por meio de um conector magnético que se conecta na parte inferior do relógio.

Via: G1
Photo
Add a comment...

Post has attachment
#brt   #riodejaneiro   #transporte  

Novas linhas de ônibus que ligam BRT Transcarioca a bairros começam a circular nesta segunda

O Consórcio BRT inicia, nesta segunda-feira (25), nova etapa do que chama de processo de racionalização das linhas de ônibus das regiões do Recreio, Jacarepaguá e Madureira, zona oeste do Rio, para cumprir planejamento da Secretaria Municipal de Transportes. As linhas alimentadoras são um complemento do eixo do BRT, fazendo o trajeto entre pontos de bairros periféricos, onde o corredor expresso não chega, e as estações BRT.

Portadores dos cartões Riocard, Vale Transporte, Bilhete Único (Estado) e Bilhete Único Carioca (Prefeitura) têm o benefício de fazer até três viagens — que incluam um BRT e uma linha alimentadora —, pagando apenas uma passagem desde que as validações sejam feitas dentro de um período de duas horas e meia.

Veja abaixo o itinerário das linhas :

· Início da operação da linha alimentadora 816A (Capela – Tanque), em substiuição a 816 (Taquara – Hospital Cardoso Fontes), com integração ao BRT no Terminal Mestre Candeia, junto a estação Tanque.

· Início da operação da linha alimentadora 690A (Méier – Madureira). em substituição a 690 (Méier – Alvorada via Madureira),  com integração ao BRT nos terminal Paulo da Portela, em Madureira.

· Início da operação da linha alimentadora 890A (Tanque – Alvorada via Cidade de Deus), em subsituição a 690 (Méier – Alvorada via Madureira),  com integração ao BRT nos terminalis Mestre Candeia (junto a estação Tanque) e Alvorada.

· Início da operação da linha alimentadora 932A (Gardênia Azul – Tanque via Pau Ferro), em substituição a 732 (Gardênia Azul – Cascadura), com integração ao BRT no Terminal Mestre Candeia, junto a estação Tanque.

· Início da operação da linha alimentadora 810A (Pontal – Curicica), em substituição a 747 (Vargem Grande – Cascadura), com integração ao BRT na estação Praça do Bandolim (Transcarioca).

· Início da operação da linha alimentadora 809A (Curicica – Recreio via Vargem Grande), em substituição a 749 (Cascadura – Recreio via Vargem Grande), com integração ao BRT na estação Praça do Bandolim (Transcarioca).

· Início da operação da linha alimentadora 954A (Curicica – Recreio via Benvindo de Novaes), em substituição a 758SV (Cascadura – Recreio via Benvindo), com integração ao BRT na estação Praça do Bandolim (Transcarioca).

· Início da operação da linha alimentadora 875A (Praça Seca – Chácara circular), em substituição a 875 (Praça Seca – Chácara), com integração ao BRT na estação Praça Seca (Transcarioca).

· Início da operação da linha alimentadora 991A (Taquara – Alvorada via Cidade de Deus), em substituição a 691 (Méier – Alvorada via Taquara), com integração ao BRT nos terminais Bandeira Brasil (Taquara) e Alvorada.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Rio de Janeiro tem plano de contingência para #ebola

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informa que está trabalhando de acordo com determinações do governo federal para manter as unidades de saúde em alerta, com o objetivo de identificar sintomas relacionados ao vírus ebola.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde já tem um plano de contingência, elaborado em parceria com as secretarias municipais de Saúde, o Corpo de Bombeiros e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  É importante ressaltar, no entanto, que, pelas características da transmissão do vírus, assim como pelo seu comportamento clínico, a possibilidade de disseminação para outros continentes é baixa no momento.

Em caso suspeito da doença, o paciente será encaminhado pela unidade de emergência em que for atendido para uma unidade de saúde de referência para isolamento e início dos cuidados médicos adequados. Trata-se de uma doença de notificação compulsória imediata e deve ser feita pelo profissional de saúde ou pelo serviço que prestar o primeiro atendimento ao paciente, pelo meio mais rápido disponível, de acordo com a Portaria 1.271, de 6 de junho de 2014. Todo caso suspeito deve ser notificado imediatamente às autoridades das secretarias municipais, estaduais e à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

O vírus ebola está relacionado à ocorrência de surtos de febre hemorrágica no Continente Africano desde 1976. Atualmente, seus casos foram identificados em Serra Leoa, na Libéria, Guiné e Nigéria.

O período de incubação da doença pode variar de 1 a 21 dias e sua transmissão ocorre somente após o início dos sintomas, por meio do contato direto com o sangue e/ou secreções da pessoa infectada (incluindo cadáveres), assim como por contato com superfícies ou objetos contaminados. São consideradas suspeitas pessoas que estiveram em algum dos quatro países citados acima nos últimos 21 dias e que apresentem febre de início súbito, acompanhada de sinais de hemorragia.

Via: tempo Brasil
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Zuckerberg supera criadores do Google no ranking dos mais ricos

Depois de ultrapassar o valor de mercado de Intel e Samsung, o Facebook continua dando lucro. Nessa semana, ao atingirem quase US$ 75, as ações da rede social renderam ao criador Mark Zuckerberg US$ 1,6 bilhão em sua fortuna pessoal.

Com isso, de acordo com ranking da Bloomberg, Zuckerberg soma US$ 33,3 bilhões, tornando-se o 16º mais rico do mundo e deixando para trás os criadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, que ocupam a 17ª e 18ª posições, respectivamente. Jeff Bezos, presidente da Amazon, também ficou para trás, caindo para a 20ª posição.

À frente do criador do Facebook - entre os nomes de tecnologia - ainda estão Bill Gates, com patrimônio estimado em US$ 84 bilhões, e Larry Ellison, cofundador e diretor executivo da Oracle, que possui US$ 45,2 bilhões e ocupa a 7ª posição no ranking.

Via Bloomberg 
Photo
Add a comment...

Post has attachment
As 11 coisas que você não pode fazer no Facebook

Violência e ameaças -  O Facebook se compromete a remover qualquer conteúdo que indique que alguma pessoa esteja em risco de sofrer violência. Organizações terroristas também são vetadas, assim como posts que promovam atos de vandalismo, roubo, ou que causem danos financeiros a outras pessoas.

Autoflagelação - O Facebook remove conteúdo que encoraje a automutilação, distúrbios alimentares ou o uso de drogas pesadas. Pessoas com tendências suicidas poderão receber auxílio de agências de prevenção.

Bullying e assédio - Comportamento abusivo direcionado a pessoas específicas, como envio de solicitações de amizade repetidamente, ou mensagens indesejadas são consideradas assédio, e o Facebook não aceita.

Discurso de ódio - A empresa faz distinção em discursos sérios e humor e encoraja discussões de ideias, mas não tolera que grupos ou indivíduo ataquem pessoas baseado em “raça, etnia, nacionalidade, religião, gênero, orientação sexual, deficiência ou doença”.

Conteúdo gráfico - O Facebook não veta imagens violentas indiscriminadamente: existe uma subjetividade. A rede social permite a divulgação de material como decapitações, desde que seja com intuito de condená-lo. Para fins sádicos ou glorificação da violência, não é permitido.

Nudez e pornografia - Material pornográfico é proibido. Para a nudez existem limites: fotos de amamentação são permitidas, assim como esculturas e “conteúdo de importância pessoal” como um todo.

Identidade e privacidade - A empresa pede que usuários não divulguem informações pessoais de outros sem a devida permissão. Além disso, a criação de “fakes” com intuito de se passar por outra pessoa ou organização é proibida.

Propriedade intelectual - O Facebook não permite uso e divulgação de material protegido por direitos autorais na rede se o usuário não tiver permissão para isso.

Produtos controlados - Não é permitido vender produtos regulamentados como armas, álcool e tabaco. Posts promovendo estes conteúdos devem obedecer a legislação local.

Phishing e spam - O Facebook tenta evitar estas práticas e solicita que não se entre em contato com outras pessoas com fins comerciais sem permissão.

Segurança - A rede social também não tolera fraude ou enganação, bem como “tentativas de comprometimento de sua privacidade ou segurança”.

Como denunciar conteúdo?

Para marcar um post para análise, acesse a timeline da página ou usuário que postou o material que você considera impróprio e encontre o post em questão. Em seguida, pressione a setinha cinza e clique em "Denunciar/Marcar como spam". O post será escondido; então, pressione "Denunciar" para concluir o processo e selecione o tipo de reclamação que tem a fazer.


Como funciona a remoção de conteúdo?

O Facebook diz que todas as denúncias são analisadas manualmente pela equipe. Segundo a empresa, a exclusão acontece apenas em caso de violação dos termos e mediante ordem judicial.

As denúncias são classificadas de acordo com o tipo e entram em uma fila de análise da equipe. Alguns casos, como conteúdo suicida e usuários menores de 13 anos (proibidos de criar contas) acabam passando na frente. No primeiro caso, a rede pode sugerir o encaminhamento para instituições de ajuda.

Depois de fazer uma denúncia, o usuário pode conferir a o status da análise no painel de suporte. 
Veja no link ao lado: http://goo.gl/f2HIwR
 O Facebook também diz que não adianta denunciar o mesmo conteúdo várias vezes; se ele não for considerado impróprio, ele não será removido.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
#Facebook vai permitir ler post mais tarde, com nova função ‘Save’

O Facebook vai introduzir uma nova funcionalidade chamada “Save” (Salvar), que permitirá a seus usuários ler links de mídia ou manter registro de locais, filmes, músicas e programas de TV que tenham sido assinalados anteriormente. A ideia é manter o usuário por mais tempo no site ou no app da rede social.
Segundo o “Times of India”, para salvar conteúdo no Facebook, usuários precisarão clicar no botão “More” (Mais), no canto superior direito do post. Clicar em “Save” salvará o conteúdo para ser lido mais tarde. Itens salvos no app móvel e na web podem ser lidos depois em qualquer uma das plataformas.
Quando quiser ler o conteúdo salvo, o usuário precisará abrir a aba “More” no aplicativo móvel ou clicar no botão “Saved” (Salvo) no painel esquerdo do navegador. O conteúdo salvo não poderá ser lido em modo off-line e permanecerá privado a menos que o usuário compartilhe-o com seus amigos no site.
A novidade será liberada gradativamente em breve na web e nos aplicativos do Face para iOS e Android. Na Índia, a funcionalidade já está operacional.
Caso o usuário esqueça sobre o conteúdo que salvou, o site lhe enviará lembretes.
Via: O Globo
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Volta de #Dunga à seleção deve acabar com ‘mamata’ da Rede Globo

O treinador, que já esteve no cargo entre 2006 e 2010, teve críticas pesadas pela eliminação na Copa de 2010, mas também conseguiu resultados importantes com o time.

Fora das quatro linhas, Dunga também oscilou. Se a postura do técnico com a imprensa sempre foi agressiva e um tanto rancorosa, por outro lado ele democratizou o acesso às informações de dentro da seleção.

Caso repita a maneira de lidar com os veículos, a Rede Globo, que sempre leva vantagem em assuntos ligados à CBF, deve sair perdendo.

Durante o Mundial do Brasil, a Globo foi quase uma autoridade na cobertura do time verde-amarelo. Com o rabo preso, os membros da seleção — do roupeiro ao centroavante —, sempre tratavam o canal com preferência e deixavam de lado outros veículos que também têm grande visibilidade na audiência brasileira.

#Kaká   e #Robinho  podem ganhar lugar da molecada na seleção de Dunga

Uma das críticas dos jornalistas aos trabalhos de Felipão foi sobre a falta de treinos da equipe. Nesse ponto, a Globo também tem culpa no cartório. A emissora chegou a parar uma atividade para que o apresentador Luciano Huck gravasse um quadro ao vivo com uma criança de cadeiras de roda. Nesse momento, Neymar se emocionou e abraçou o garoto.

E assim foram os dias na Granja Comary durante a Copa do Mundo. Globais sempre à frente, com os outros jornalistas ‘’apanhando’’ da comissão técnica quando tinham a chance de uma breve conversa.

A volta de Dunga deve resolver esse problema. A mamata da Rede Globo está com os dias contados se o treinador gaúcho assumir, e o torcedor poderá ter as notícias também por outros lados.

Além de Dunga, outro fator facilita a cobertura de outros veículos em relação à seleção: a demissão de Rodrigo Paiva. Assessor de imprensa da CBF por 12 anos, ele blindava os jogadores e membros da CBF de emissoras menores e não tinha vergonha de mostrar que tinha um lado a defender, o da Rede Globo.
Photo
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded