Profile cover photo
Profile photo
BrasilRad
3 followers
3 followers
About
Posts

Post has attachment
Físico da Basilrad Ministrará duas palestras no 36º Encontro Catarinense de Hospitais.


Promovida pela FEHOESC (Federação dos Hospitais de Santa Catarina) o Encontro Catarinense de Hospitais é o principal encontro científico e técnico-comercial hospitalar do estado e acontecerá nos dias 27,28 e 29 de Agosto de 2014 em Florianópolis.
A feira e a mais completa mostra de produtos para a área de saúde, apresentando milhares de itens em equipamentos médicos, produtos e serviços, funcionando como palco de novos lançamentos e ponto de encontro entre fornecedores e seus clientes. Nesta edição o evento contará com mais de 77 expositores de todo país.
São esperados Mais de 500 participantes, incluindo pesquisadores, os pensadores do setor da saúde, de dirigentes hospitalares, médicos, enfermeiros e demais profissionais.  
Neste ano o evento contará com a participação do físico Walmoli Gerber Jr. que proferirá duas palestras: “Consolidação de um pólo de tecnologias inovadoras para a saúde em SC” e “Proteção radiológica e gestão da radiação”. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.ahesc-fehoesc.com.br/ech e a programação pode ser conferida em: www.ahesc-fehoesc.com.br/ech/programacao/  
Add a comment...

Post has attachment
Proteção radiológica e gestão da radiação é tema de palestra no 36º Encontro Catarinense de Hospitais.

A programação do 36º Encontro Catarinense de Hospitais contará com a palestra, “Proteção radiológica e gestão da radiação”.  Proferida pelo Físico Walmoli Gerber Jr. diretor-executivo da Brasilrad Consultoria em Radioproteção. A palestra será no dia 29 de agosto na Sala Joaquina com inicio previsto para as 11h da manhã.
O evento é uma realização da Associação e Federação dos Hospitais de SC e Federação das Santas Casas (AHESC-FEHOESC-FEHOSC), sendo organizado pelo Instituto Santé, neste ano o tema central do evento é a Gestão Hospitalar com Foco na Segurança do Paciente
O tema central do evento é a Gestão Hospitalar com Foco na Segurança do Paciente. A solenidade de abertura acontece no dia 27 de agosto a partir das 19:30h no Centrosul em Florianópolis.
A programação pode ser conferida pelo site: www.ahesc-fehoesc.com.br/ech/programacao/
Add a comment...

Post has attachment
Add a comment...

Post has attachment
Quando a física médica teve inicio ?

O evento, que começou a era moderna da física médica é de comum acordo, com a descoberta da radiação X por Wilhelm Röntgen. No entanto, física médica foi uma disciplina conhecida bem antes da descoberta de Röntgen. Por exemplo, Leonardo da Vinci, no século XVI já realizada estudos do movimento do coração e do sangue no sistema cardiovascular. Séculos mais tarde,  Adolf Fick publicou em 1858 o livro die medizinische Physik e Neil Arnott publicou pela primeira vez em 1827 o livro Elements of Physics, or Natural Philosophy, general and medical, explained independently of technical mathematic.

A primeira utilização do termo “física médica” (ou para ser mais preciso, Physique Médicale) foi em 1.779 por Félix Vicq D’Azir (1748-1794) (figura 1) em publicações da Société Royale De Medicine na cidade de Paris (França). De 1776 a 1779, a sociedade, publicou anualmente, sob o título de Les Mémoires de Médecine & de Physique Métdicale  um conjunto de resumos e relatórios de seus membros, incluindo uma seção de para “Observações gerais da física aplicada à medicina”. Nos documentos eram abordados assuntos como, por exemplo, os efeitos terapêuticos da eletricidade estática e a utilização de magnetos para o tratamento de doenças do sistema nervoso.
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Vigilância Sanitária – SC, publica nova Instrução Normativa

Com o objetivo de implementar ações de gerenciamento de riscos relacionados às radiações ionizantes, a Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária publicou no Diário Oficial – SC nº 19.786 (27/03/2014) a Instrução Normativa nº 001/2014, onde lança o “Sistema de Informação Estadual de Radiações Ionizantes – SIERI.

O SIERI (Sistema de Informação Estadual de Radiações Ionizantes), está disponível via web e permite o gerenciamento das exposições de todos os indivíduos ocupacionalmente expostos às radiações ionizantes na área da saúde. O sistema também permite o acompanhamento das exposições médicas relacionadas a procedimentos de radiologia intervencionista constituindo-se assim, em uma ferramenta inovadora e pioneira entre as Autoridades reguladoras da América Latina.

http://brasilrad.com.br/vigilancia-sanitaria-sc-publica-nova-instrucao-normativa/
Photo
Add a comment...

Post has attachment
Photo
Add a comment...
Wait while more posts are being loaded