Profile cover photo
Profile photo
Blogueiras Feministas
450 followers -
De olho na web e no mundo.
De olho na web e no mundo.

450 followers
About
Blogueiras Feministas's posts

Post has attachment
Photo

Post has attachment

Post has attachment
Photo

Post has attachment
20/11 - Dia da Consciência Negra

"Fiz faculdade de psicologia, me formei achando que ia para um lado, mas o meu caminho me levou para outro. Hoje me encontro realizada trabalhando principalmente com mulheres negras. Algumas como eu, que não sabiam que racismo podia acontecer com elas, e várias outras que querem fazer terapia comigo, pois querem uma psicóloga negra, como elas."

Post has attachment
#BlogFem - Texto de Jessica Tome.

— Mas elas gostam de elogio e, além disso, não ataco ninguém.

Bom, chegamos num ponto importante. Pra você, homem, é surreal que um simples elogio ou um assovio venham a se tornar algo a mais, mas para as mulheres esse é um medo real enfrentado inúmeras vezes durante suas vidas. Mulheres foram ensinadas que receber um “elogio” como esse é algo bom, algo que fará bem para a autoestima, mas já aprendemos que não, que a partir do momento que você invade a atmosfera de um total desconhecido para elogiar você está faltando com respeito.

Post has attachment
Uma mãe cis descobre que sua filha trans está muito doente e decide visitá-la, depois de muito tempo distantes. Em um leito de hospital, a encontra fragilizada, com as unhas pintadas, e rememora a cena em que a viu escondida dentro de uma geladeira, quando criança, pintando as unhas. A mãe, nesse instante, retira o esmalte das unhas da filha doente e potencializa o conflito dessa relação.

O quarto fica na Praça da Sé, em um hospital ao ar livre, fato que incomoda muito a mãe, que teme olhares e atitudes das pessoas que passam por ali. Em um misto entre ficção e realidade, desenrola-se um complexo reencontro, que coloca em praça pública reflexões sobre mulheres, negritude, transexualidade, identidade e preconceito, temas muito atuais, e que encontram na arte a possibilidade de se reinventarem e se livrarem das representações do senso comum.

Post has attachment
Atualmente, o Brasil ocupa o 4º lugar entre os países com maior população carcerária com 607.371 pessoas nesses espaços prisionais (Infopen, 2014, p. 12), perdendo apenas para Estados Unidos, China e Rússia, que ocupam respectivamente o pódio dos países com a maior população carcerária. A população de mulheres nesses espaços é de aproximadamente 37.380 mulheres (CNJ, 2015). Esse número num primeiro momento pode parecer inexpressivo e, talvez por isso, estas mulheres se tornem invisíveis para a sociedade que nada quer saber de pessoas que cometeram algum delito e, se esta pessoa for uma mulher, a punição acaba sendo maior ainda, pois como mulher ela foi contra os papéis de gênero que nos são impostos desde cedo, a docilidade e passividade.

Qual o perfil dessas presas? Segundo o Infopen, a população penitenciária feminina no Brasil apresentou crescimento de 567,4% entre 2000 e 2014, enquanto a dos homens, no mesmo período, foi 220,20%. Cerca de 50% têm de 18 a 29 anos. A maioria, duas em cada três presas, é negra. Outro ponto analisado pelo levantamento é o motivo da prisão. “O encarceramento feminino obedece a padrões de criminalidade muito distintos, se comparados aos do público masculino. Enquanto 25% dos crimes pelos quais os homens respondem estão relacionados ao tráfico, para as mulheres essa proporção chega a 68%. Por outro lado, o número de crimes de roubo registrados para homens é três vezes maior do que para mulheres”, diz o texto.

Post has attachment
#BlogFem - Duas mulheres viajando sozinhas... Como assim? Como uma mulher quer viajar sem companhia?

Texto de Lara Ramos para as Blogueiras Feministas. Fiz uma viagem de 50 dias nas férias, passando cerca de 20 dias pela Bolívia e quase um mês no norte do Brasil (Acre, Rondônia, Amazonas e Pará). Ainda estou processando mais da metade das coisas que vi e…

Post has attachment
#BlogFem - Mulheres e quadrinhos: 2º Encontro @ladyscomics

Desde 2010, o coletivo Lady’s Comics promove as mulheres nos quadrinhos. Não apenas personagens femininas, mas muitas mulheres que produzem na área. Em 2014, organizaram por meio de financiamento coletivo seu primeiro encontro nacional com o tema:…

Post has attachment
No #BlogFem - 5 Textos das @blognegras que você precisa ler!

Ontem, 25 de julho, foi Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha. Por muitos anos, o Brasil teve como principal data negra o 13 de maio. Porém, graças há tantas negras e negros brasileiros, essa data tornou-se um espantalho para mostrar que não…
Wait while more posts are being loaded