Profile cover photo
Profile photo
Astronomia
18,440 followers -
Belezas do universo, um olhar para o passado...O céu é apenas o início...
Belezas do universo, um olhar para o passado...O céu é apenas o início...

18,440 followers
About
Astronomia's posts

Post has attachment
JÚPITER EM 4K ULTRA HD DE RESOLUÇÃO!

Novas imagens do Telescópio Espacial Hubble da NASA revelam detalhes nunca antes vistos em Júpiter. Mapas de alta resolução e globos giratórios (com formato 4K Ultra HD) são os primeiros produtos que virão a cada ano a partir de um programa para estudar os planetas externos do Sistema Solar.

As observações são projetadas para capturar uma ampla gama de funcionalidades, incluindo ventos, nuvens, tempestades e química da atmosfera. Estes estudos anuais ajudarão os atuais e futuros cientistas a verem como tais mundos gigantes mudam ao longo do tempo.

Este vídeo é de domínio público. Ele pode ser baixado junto com os novos globos e mapas de Júpiter em: http://svs.gsfc.nasa.gov/goto?12021

Fonte: http://www.nasa.gov/

Post has attachment
ONDAS MISTERIOSAS SÃO DESCOBERTAS EM DISCO DE FORMAÇÃO PLANETÁRIA!

Com o auxílio de imagens do Very Large Telescope (VLT) do ESO e do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, astrônomos descobriram estruturas nunca antes observadas em um disco de poeira que rodeia uma estrela próxima. As estruturas que se deslocam rapidamente no disco da estrela AU Microscopii não se parecem com nada que tenha sido observado, ou mesmo previsto, até hoje.

Cinco arcos em forma de onda em diferentes distâncias da estrela aparecem nas novas imagens, fazendo lembrar pequenas ondas propagando-se numa poça d'água. Após ter descoberto estas estruturas nos dados do SPHERE, a equipe verificou imagens anteriores do disco obtidas com o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA em 2010 e 2011 para ver se também aí apareceriam tais estruturas.

A equipe não só conseguiu identificar estas estruturas nas imagens mais antigas do Hubble, como também descobriu que estas variam com o tempo. Aparentemente estas ondas estão se deslocando, e muito rapidamente!

A estrela próxima AU Microscopii, ou AU Mic, é jovem e encontra-se rodeada por um grande disco de poeira. Estudos de discos de detritos como este fornecem pistas valiosas sobre como é que os planetas se formam a partir deles.

Vídeo: http://www.eso.org/public/brazil/videos/eso1538a/
Fonte: http://www.eso.org/
Photo

Post has attachment
CÉU DA SEMANA - 14/09 A 20/09/15

Veja no vídeo o que pode ser visto nesta semana no céu noturno a olho nu. E uma aula rápido com o astrofísico Gustavo Rojas, falando sobre a origem do nome Plutão e as curiosidades de seu batismo.

Vale a pena conferir :)

Post has attachment
SONDA NEW HORIZONS ENCONTRA SEGUNDA CORDILHEIRA NO CORAÇÃO DE PLUTÃO

A cordilheira recém-descoberta fica perto da margem sudoeste da região chamada Tombaugh (o famoso coração de Plutão), situada entre as brilhantes planícies geladas e escuras do terreno, rica em crateras.

Agora a New Horizons da NASA descobriu uma nova cadeia de montanhas aparentemente menos elevada na borda inferior esquerda de Tombaugh. Estes picos congelados recém-descobertos são estimados em 1 a 1,5 km de altura, a mesma altura das Montanhas Apalaches dos Estados Unidos.

Esta imagem foi adquirida pela câmera LORRI da sonda New Horizons em 14 de julho de 2015 a uma distância de 77.000 km e enviado de volta para a Terra em 20 de julho.

Fonte: http://www.nasa.gov/image-feature/nasa-s-new-horizons-finds-second-mountain-range-in-pluto-s-heart
Photo

Post has attachment
SONDA NEW HORIZONS CHEGA EM PLUTÃO!

Após 9 anos e meio de muita expectativa, a sonda New Horizons chega ao planeta-anão Plutão, a Nasa ainda está recebendo inúmeros dados da sonda e as primeiras imagens já dão uma ideia da quantidade de detalhes e perguntas que irão surgir, realmente o sistema de Plutão tem muitas novidades.

Montanhas geladas em Plutão e um novo ponto de vista de sua maior lua, Caronte, estão entre as várias descobertas anunciadas nesta quarta-feira pela equipe New Horizons da NASA, apenas um dia após a primeira demonstração aérea da espaçonave.

"A New Horizons é uma verdadeira missão de exploração que nos mostra por que a pesquisa científica básica é tão importante", disse John Grunsfeld, administrador associado da Direção de Missão Científica da NASA em Washington. "A missão teve nove anos para construir expectativas sobre o que veríamos durante a abordagem mais próxima de Plutão e Caronte. Hoje, temos a primeira amostragem do tesouro científico recolhido durante esses momentos críticos, e posso dizer-lhe que dramaticamente ultrapassa as mais elevadas expectativas ".

Uma nova imagem do close-up de uma região equatorial, perto da base brilhante de Plutão em forma de coração mostra uma cordilheira com picos que se projetam a 3.500 metros acima da superfície do corpo gelado.

As montanhas em Plutão provavelmente não se formaram a mais de 100 milhões de anos atrás, meros jovens em um Sistema Solar de 4,56 bilhões de anos de idade. Isto sugere que a região do close-up, que abrange cerca de 1% da superfície de Plutão, ainda pode ser geologicamente ativa hoje.

"Esta é uma das superfícies mais jovens que já vimos no Sistema Solar", disse Jeff Moore, do Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, Califórnia.

Ao contrário das luas geladas de planetas gigantes, Plutão não pode ser aquecido por interações gravitacionais com um corpo planetário muito maior. Algum outro processo deve estar gerando a paisagem montanhosa.

"Isso pode nos levar a repensar o poder da atividade geológica em muitos outros mundos gelados", diz GGI vice-líder da equipe de John Spencer em SwRI.

A nova visão de Caronte revela um terreno jovem e variado. Os cientistas estão surpresos com a aparente falta de crateras. A faixa de penhascos e vales que se estende cerca de 1.000 km sugere fratura generalizada da crosta de Caronte, provavelmente o resultado de processos geológicos internos. A imagem também mostra um canyon estimado em 7 a 9 km de profundidade. Na região polar norte de Caronte, as marcas na superfície escuras têm uma fronteira difusa, sugerindo um depósito fino ou mancha na superfície.

Fonte: www.nasa.gov
PhotoPhotoPhoto
2015-07-15
3 Photos - View album

Post has attachment
PLUTÃO E CARONTE MOSTRAM SUAS CORES REAIS

Este é o primeiro filme criado pela sonda New Horizons para revelar as características da superfície colorida de Plutão e sua maior lua Caronte. "É um pouco incomum ver tanto detalhe na superfície a esta distância", disse o co-investigador William McKinnon da Universidade de Washington em Saint Louis. "O que é especialmente digno de nota é o nível de detalhe em ambos os corpos. É certamente aguçado nosso apetite para o que está por vir ".

As imagens foram tiradas entre 23 de junho e 29 de junho de 2015, é possível perceber como a distância da New Horizons de Plutão diminuiu de uma distância de 24 a 18 milhões de km.

A sonda New Horizons foi lançada em janeiro de 2006, e chega na órbita de Plutão em 14 de julho de 2015, é a primeira missão para o planeta-anão Plutão.

Fonte: http://www.nasa.gov/feature/exploring-the-unexplored-new-horizons-mission-to-pluto
Animated Photo

Post has attachment
CÉU DA SEMANA - 29/06 a 05/07/15

Veja no vídeo o que pode ser visto nesta semana a olho nu. E uma aula rápida com o astrofísico Gustavo Rojas, falando sobre a descoberta do Big Bang. Vale a pena conferir :)

Post has attachment
CÉU DA SEMANA - 21/06 A 27/06/15

Veja no vídeo o que pode ser visto no céu noturno esta semana a olho nu. E uma aula rápida com o astrofísico Gustavo Rojas, falando sobre a Lei de Hubble e sua incrível descoberta que mudou o estudo da cosmologia. Vale a pena conferir :)

Post has attachment
CÉU DA SEMANA - 01/06 A 07/06/2015

Vejam no vídeo o que pode ser visto nesta semana no céu noturno a olho nu. E uma aula rápida com o astrofísico Gustavo Rojas, falando sobre o tamanho da Via Láctea e a história dos estudiosos no passado.

Post has attachment
CÉU DA SEMANA - 20/04 A 26/04/15

Veja no vídeo o que pode ser visto esta semana no céu noturno a olho nu. E uma aula rápida com o astrofísico Gustavo Rojas falando sobre a história de descobrimento da velocidade da luz!

Vale a pena conferir :)
Wait while more posts are being loaded