Profile cover photo
Profile photo
Dra. Andreia Torres
234 followers -
Consultora em Saúde
Consultora em Saúde

234 followers
About
Dra. Andreia Torres's interests
View all
Dra. Andreia Torres's posts

Post has attachment
Vigorexia, bigorexia, síndrome de Adônis ou transtorno dismórfico muscula é uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo. Pode-se dividir o transtorno em dois grupos de acordo com seus principais sintomas:
- Treinamento excessivo (principalmente musculação), muitas vezes acompanhado do uso de anabolizantes;
- Obsessão pela aparência e insatisfação persistente com a forma e tamanho do corpo.
Assim como outras atividades prazerosas, a musculação pode também se tornar uma vício que afeta principalmente os homens. Aprenda mais no vídeo 3 da série sobre o Transtorno Dismórfico Corporal.

Post has attachment
Você está satisfeito com sua aparência? A insatisfação com a aparência é comum na sociedade contemporânea, em que se supervaloriza a beleza física, a juventude e a saúde. Entretanto, a preocupação excessiva com o corpo pode gerar tristeza e dificuldades na vida social. Embora pouco conhecido, o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) foi descrito há mais de um século. Assim como outras desordens obsessivo-compulsivas, o TDC resulta de um desequilíbrio neuroquímico, envolvendo prin- cipalmente a serotonina, a qual, fisiologicamente, atua mantendo ideias e pensamentos sob controle. Pessoas ansiosas, perfeccionistas e tristes são mais suscetíveis a desenvolver o transtorno. A principal característica do TDC é “preocupação com um defeito imaginário na aparência. Se uma discreta anormalidade está presente, a preocupação da pessoa é despro- porcionalmente excessiva, ocupando grande parte do dia. Neste vídeo 2 explico mais sobre o transtorno:

Post has attachment
O transtorno dismórfico corporal (TDC) é um diagnóstico psiquiátrico cujo principal componente é a intensa preocupação quanto a um defeito imaginário ou mínimo na aparência levando a incômodos ou problemas significativos no dia-a-dia. Aprenda mais no vídeo. Para não perder nenhum episódio assine meu canal: http://www.andreiatorres.com.br/youtube
#AndreiaTorres #dicasdanutricionista #psicologiadanutrição

Post has attachment
Tratamento da compulsão alimentar - Parte 4
Assine o canal do youtube para não perder nenhum vídeo:
www.andreiatorres.com.br/youtube

Post has attachment
Tratamento da compulsão alimentar - Parte 3
Assine o canal do youtube para não perder nenhum vídeo:
www.andreiatorres.com.br/youtube

Post has attachment
Mais algumas técnicas para o tratamento da compulsão alimentar (2o vídeo da série).
Saiba mais em www.andreiatorres.com.br

Post has attachment
Começo hoje uma sequência de vídeos sobre a compulsão alimentar. Espero que possa te ajudar!

Pra muita gente quem come muito não tem força de vontade. Mas o caso não é tão simples assim. A compulsão pode ser resultado de um conflito psíquico. Não comemos apenas quando estamos com fome. Podemos comer quando estamos entediados, cansados ou sofrendo. Este comportamento, se repetitivo, pode desencadear um comportamento compulsivo, incontrolável. Questões emocionais, afetivas, tentativas frustradas de controlar o peso, problemas de autoimagem e autoestima podem ser as causas da compulsão.

Neste primeiro vídeo explico estratégias para que possa lidar com o problema:

Post has attachment
Nosso corpo passa o tempo todo conversando com a gente mas nem sempre paramos para ouvir suas mensagens. Meu vídeo sobre o tema:

Post has attachment
O abuso no uso de medicamentos prescritos por profissionais de saúde preocupa em todo mundo. O uso indiscriminado e excessivo de drogas pode expor as pessoas a efeitos colaterais desnecessários e a interações medicamentosas perigosas. Idosos são os que consomem maiores quantidades de remédios, por isto estão em maior risco. Contudo, o problema atinge outras faixas etárias.

Por isto, no Brasil, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente precisou publicar uma resolução (177/2015) recomendando que médicos reduzam a prescrição de Ritalina (metilfenidato) para menores com problemas relacionados a aprendizagem, comportamento e disciplina. O Brasil é, por exemplo, o segundo consumidor mundial de Ritalina cujos efeitos colaterais podem incluir palpitações, batimentos cardíacos irregulares, variações no humor, alterações na percepção da realidade, pensamentos suicidas, descontrole dos movimentos do corpo e da fala, insônia, alteração do apetite, dores de cabeça, ataques de pânico, febre, tremores, dores musculares dentre outros. E apesar do risco, a taxa de sucesso em termos de melhoria da aprendizagem ou do comportamento não são das melhores.

Aprendizagem, bom comportamento, concentração, memória e disciplina dependem de muitos fatores. Quando há deficiência de dopamina e/ou noradrenalina, o remédio vai sim ajudar. Mas se as causas dos problemas são outras (problemas entre os pais, punições corporais severas, pobreza, baixa valorização, negligência, abuso, problemas de saúde, anemia etc) outras intervenções seriam muito mais apropriadas.

O Brasil detém a maior diversidade biológica do mundo. Tanto é que a partir das plantas são extraídos compostos usados na produção de analgésicos, tranquilizantes, diuréticos, laxativos, antibióticos entre outros tipos de medicamentos. A indústria farmacêutica está entre as mais lucrativas do mundo. Já o uso de suplementos, vitaminas, ervas, chás, massagens, amor, sorrisos, gargalhadas e abraços são considerados alternativos. Será que a nossa vida moderna está mesmo valendo a pena? Discuto mais no vídeo:

Post has attachment
O aumento da esperança de vida nos abriu muitas oportunidades. Mas também nos traz novos desafios. Por exemplo, com o envelhecimento o risco de vários tipos de demência aumenta, inclusive aquela associada ao Alzheimer. A doença deteriora a capacidade de raciocinar, aprender, comunicar, fazer as coisas normais da vida. Estamos envelhecendo agora, neste instante mas podemos reduzir o risco de demência adotando um estilo de vida mais saudável. Saiba mais:
Wait while more posts are being loaded