Profile cover photo
Profile photo
2ª Guerra Mundial
92 followers -
1939 - 1945
1939 - 1945

92 followers
About
Posts

Post is pinned.Post has attachment
A Operação Valquíria

A Operação Valquíria, foi mais um dos 15 planos idealizados para assassinar Adolf Hitler. O criador dessa Operação foi o coronel Claus Schenk Graf von Stauffenberg que fazia parte do Movimento da Resistência Alemã. Também eram integrantes muitos outros oficiais alemães que eram contrários a muitas determinações do Führer. Stauffenberg, em março de 1942, foi nomeado oficial do Estado Maior da 10ª Divisão de Tanques. Sua missão era dar proteção para as tropas de Rommel, comandante do Afrika Korps logo após o desembarque das forças aliadas no norte da África. Em 7 de abril de 1943, após ter sofrido ferimentos decorrentes de um ataque aéreo , e já recuperado, retornou à Alemanha e aliou-se com vários oficiais: General Friedrich Olbricht, Albrecht Mertz von Quirnheim e Henning von Tresckow e outros membros da resistência . O principal objetivo da operação era a preparação do período que se seguiria após o golpe de Estado e não apenas aplacar algumas inquietações internas. Carl Friedrich Goerdeler e de Ludwig Beck participaram dos planos do atentado. O alvo principal não era apenas Hitler mas seus possíveis sucessores: Hermann Göring e Heinrich Himmler.
Em 15 de julho, em Rastenburg (Polônia), a primeira tentativa fracassou. Em 20 de julho de 1944, Stauffenberg e seu ajudante, o tenente Werner von Haeften dirigiram-se a Wolfsschanze (Toca do lobo), na Prússia Oriental ,com o objetivo de detonar a bomba. Sob pressão de outros militares, por ter a reunião já iniciado, foi dado tempo de armar apenas um dos explosivos. A bolsa foi posicionada perto do Führer porém um de seus generais afastou-a involuntariamente. Às 2h42, após Stauffenberg e seu ajudante fugirem, o artefato explodiu matando, instantaneamente, 24 oficiais e ferindo muitos outros além de Hitler. Por volta das 15 horas do mesmo dia, os conspiradores ligaram para a Berlim comunicando o êxito da missão: - "O Führer Adolf Hitler está morto." Mas duas horas após, a notícia foi desmentida. A perseguição a Stauffenberg e seus oficiais deu início na mesma noite. Stauffenberg, Von Haeften, Von Quinheim e Friedrich Olbricht , após serem presos, foram sumariamente executados por traição. Stauffenberg, segundos antes de ser executado gritou: “Vida Longa para a sagrada Alemanha!” ( Es lebe das heilige Deutschland ! ) . Todos foram enterrados com seus uniformes e condecorações em 21 de julho mas Hitler ordenou desenterrá-los e cremá-los e suas cinzas espalhadas pelos campos. O coronel von Stauffenberg nasceu em Suábia, Alemanha, em 15 de novembro de 1907 . Como patriota e conservador alemão, inicialmente foi simpatizante com os aspectos nacionalistas e militaristas do nazismo, mas com o passar do tempo, começou a discordar do genocídio contra judeus, polacos, russos e outros grupos da população oprimida pelo regime. Também não concordava com a forma como Hitler comandava militarmente. Mesmo assim, como muitos outros militares alemães, preferiu no começo manter-se fiel ao regime. Sua esposa chamava-se Nina Schenk Gräfin Von Stauffenberg com quem teve 5 filhos: Berthold Maria Schenk Graf Von Stauffenberg ,Heimeran Schenk Graf Von Stauffenberg ,Franz Ludwig Schenk Graf Von Stauffenberg,Valerie Ida Huberta Karoline Anna Maria Schenk Von Stauffenberg Gräfin e Konstanze Gräfin Schenk Von Stauffenberg. Nina. após a morte de seu esposo, foi presa pela Gestapo e levada sob custódia e seus filhos colocados num orfanato. No término da Segunda Guerra, Nina voltou a se reunir com sua família na sede da família Stauffenberg em Albstadt, Baden-Württemberg.

Abaixo:  Coronel  Claus Schenk Graf von Stauffenberg 
Photo

Fotos da Segunda Guerra - Clique no link e depois toque em cada foto e verá o mesmo ambiente atual. Se você fizer o movimento inverso sobre essa mesma foto, ela voltará a 1944.

http://interactive.guim.co.uk/embed/2014/apr/image-opacity-slider-master/index.html?ww2-dday

Post has attachment
Começou no dia 11.02.2016 o julgamento de Reinhold Hanning, de 94 anos, um ex-guarda do campo de concentração de Auschwitz. 

Post has attachment
A Batalha do Bulge em cores

Post has attachment
A Batalha do Atlântico em cores

Post has attachment
U-869 - O Submarino perdido de Hitler - Parte 2

Post has attachment
U-869 - O Submarino perdido de Hitler - Parte 1

Post has attachment
Heróis do Dia D

Assista este impressionante documentário sobre O Desembarque na Normandia  - Dia D - em 6 de Junho de 1944.

Post has attachment
Os rostos da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra deixou rastros de destruição deixando marcas irreparáveis em todas as pessoas que vivenciaram este capítulo da história da humanidade. No vídeo abaixo podemos observar algumas expressões registradas em seus rostos.

Post has attachment
Assista o confronto de  um tanque Sherman VS um Tiger ?
Wait while more posts are being loaded